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Mon Feb 06 18:08:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Quais são os impactos dos influenciadores digitais para vendas?

Basicamente, são pessoas que conseguem atrair e engajar os outros por meio de seus conteúdos em canais online. Confira!

· Atualizado em 06/02/2023
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No momento da decisão de compra, existem muitas estratégias que podem ajudar uma empresa. Porém, há uma específica que não só auxilia na escolha do cliente, como também é fundamental para gerar a sua fidelização: o uso de influenciadores digitais.

Hoje em dia, desde que a internet se consolidou, eles são um grande setor da publicidade digital e têm um impacto muito forte não só para influenciar na compra de produtos ou serviços, como interferir na opinião pública.

Quer saber como utilizá-los pode ajudar o seu negócio a crescer? Confira os benefícios e a importância deles, a seguir! 

O que são influenciadores digitais?

Provavelmente, se você procurar na sua memória, já deve ter tido algum momento em que perguntou a algum familiar ou amigo sobre um produto ou serviço. As dúvidas são várias: se é bom, se é mais barato, se gostaram etc.

Acontece que querer saber da opinião e até das experiências dos outros é um comportamento humano. Nós somos bem suscetíveis às visões de terceiros, pois, se algo é bom para eles, também deve ser bom para nós.

A ideia de influenciadores digitais tem um pouco disso em seu fundamento. Basicamente, são pessoas que conseguem atrair e engajar os outros por meio de seus conteúdos em canais online.

Essas pessoas não necessariamente precisam ter isso como sua carreira principal. Podem estar nessa categoria: jogadores de futebol, músicos, especialistas em beleza etc. Basicamente, são indivíduos que não só chamam a atenção de vários usuários, como suas postagens viralizam e conseguem influenciar o comportamento e o poder de decisão de seus seguidores.

Para ser um influenciador, principalmente, na tomada de decisão, é preciso ter:

  • credibilidade;
  • engajamento digital;
  • autoridade;
  • alinhamento com o público.

Quais são os benefícios dos influenciadores?

Deu para perceber que os influenciadores não são qualquer usuário com muitos seguidores. É necessário que essa pessoa seja relevante o suficiente para que o que fale tenha autoridade para as pessoas. 

O bom de fechar parcerias com esse tipo de profissional é que a empresa torna o seu nome relevante para o meio online. Mas, além disso, é um investimento que pode garantir outras vantagens. A seguir, vamos conhecer as principais. Confira!

Atração

A atração é um dos primeiros objetivos das estratégias de marketing. A marca ou empresa quer, inicialmente, ser percebida como uma possibilidade, e chamar a atenção é sempre o foco nesse momento. Por isso, nada mais importante do que conseguir atrair o máximo de pessoas possíveis.

Utilizar os influenciadores digitais é uma maneira de conseguir isso, justamente, porque ao falar da sua marca e compartilhar conteúdos relacionados, eles conseguem mostrar o seu negócio para um público muito mais amplo, composto por pessoas que seriam dificilmente atraídas se não fosse por eles.

Fidelização

A fidelização vem com a atração, porque um dos grandes poderes dos influenciadores é passar credibilidade. Em tópicos anteriores, falamos de que, quando alguém que confiamos recomenda ou elogia um produto ou serviço, isso faz com que acreditemos que aquilo deve ser bom.

Basicamente é esse tipo de sentimento que o influenciador causa em seus seguidores. Muitos pensam que, se ele está recomendado, significa que a marca tem um valor. Logo, para poder ter o mesmo “valor” que o influenciador, o público utiliza o produto.

Diversidade de canais

Uma parte essencial do marketing, principalmente digital, é alcançar o público por diferentes canais. Isso é imprescindível para aumentar as chances de atração, além de ser fundamental para que a marca tenha autoridade. Porém, não é um trabalho fácil, pois exige não só uma produção de conteúdo extensa, mas, também, entender as características de engajamento de cada canal.

Por isso, uma das grandes vantagens dos influenciadores digitais é o fato de que eles, geralmente, utilizam diferentes plataformas. É muito difícil encontrar um que não tenha canal no YouTube, perfil no Instagram, TikTok, página no Facebook, Twitter etc.

O melhor é que todas essas plataformas são gerenciadas de uma maneira a atender às suas principais características de engajamento. Dessa forma, a marca consegue divulgar-se em diferentes canais de maneira profissional.

Geração de valor

A percepção de valor é algo primordial para a atração e venda. Quanto mais se tem, menos resistência a marca enfrenta. No entanto, para construí-la, é preciso de uma estratégia que junte a eficiência daquilo que se oferece com a capacidade de divulgação.

Os influenciadores digitais fornecem isso, porque, com a sua autoridade e o seu alcance, conseguem passar para o público a ideia de que sua marca é boa. Eles ajudam a gerar essa percepção de valor, já que, para os seus seguidores, o que eles aconselham é relevante e deve ser considerado.

Custos negociáveis

Quando se trata de marketing e publicidade, pode ser difícil equilibrar aquilo que se investe com o retorno esperado. Pior, essa relação, até entregar um resultado justo, pode demorar bastante. Nesse ponto, muitas das estratégias devem ser escolhidas visando ao quanto a empresa deixa de ganhar no momento, para lá na frente conseguir receber de forma satisfatória.

Uma das vantagens de fechar parcerias com influenciadores digitais é o fato de ser possível adaptar a estratégia de acordo com aquilo que a empresa pode arcar financeiramente. Muitos, inclusive, possuem até pacotes de postagens.

Como utilizar o marketing de influência?

O marketing de influência funciona como uma forma de gerar valor para o negócio por meio do discurso dos influenciadores digitais. Apesar de os produtores de conteúdo terem um papel decisivo para o sucesso dessa estratégia, a empresa precisa preparar-se para atingir o público com eficiência. Aqui, apresentamos algumas dicas de como fazer isso. Continue!

Considere o público-alvo

É impossível fazer qualquer coisa, quando se trata de marketing, sem saber o público-alvo. As estratégias precisam ter uma direção, e conhecer para quem se fala, é válido justamente para que a comunicação seja mais efetiva.

Nesse ponto, antes de pensar em escolher um influenciador digital, é fundamental saber quem é o seu consumidor e qual é o seu comportamento nas redes. Algumas perguntas do tipo: qual é a sua rede social preferida; quais são os influenciadores que segue; essas pessoas se relacionam com o produto ou serviço que oferece; entre outras, serão essenciais nesse momento. 

Estude os perfis de influenciadores

Com o comportamento na rede de seus clientes bem claro, agora é mais fácil selecionar os influenciadores. É imperativo que se verifique se o tipo de conteúdo que oferecem tem relação com o que a empresa faz. Além disso, é bom observar como ocorre a interação com a audiência.

Isso deve ir além do número de seguidores. É claro que, em um primeiro momento, pode parecer útil, no entanto, quando se trata de conquistar o público, os números é o segundo plano. É indispensável que a escolha seja por pessoas que tenham uma relação de autoridade para poderem realmente influenciar os consumidores.

Analise o tripé de influência

O tripé de influência consiste em três variáveis que representam elementos para medir o nível de importância de uma pessoa. Logo, é um elemento essencial para avaliar com cuidado os influenciadores e escolher o certo para o seu negócio. Ele é constituído por:

alcance – quantas pessoas são atingidas pelo conteúdo produzido? Vale avaliar isso também pelo tempo em que o material foi gerado;

relevância – qual é o nível de engajamento que esse influenciador gera? Qual é a importância que ele tem para as decisões de compra do público?

ressonância: é possível que os seguidores compartilhem e repassem os conteúdos para outras pessoas? Se sim, quanto?

A ideia do tripé é analisar esses três elementos e chegar em um equilíbrio ou, pelo menos, um valor que seja satisfatório para o negócio. Por exemplo, o influenciador pode alcançar muitas pessoas e ter um número alto de ressonância, porém não consegue gerar relevância.

Nesse caso, pode não ser tão interessante para a empresa se ela pretende utilizá-lo em conteúdos de fundo de funil, já que o objetivo é levar o consumidor a realizar uma ação. Por outro lado, talvez para o início da jornada de compra, em que o foco é chamar atenção, esse tipo de estratégia pode ser fundamental para gerar um bom resultado para essa etapa.

A decisão de compra é um aspecto da jornada do consumidor que todas as empresas querem controlar. Mais importante do que chamar a atenção, todo o esforço é feito com o intuito de fazê-lo adquirir o produto ou serviço. Por isso, investir em estratégias mais diretas pode ser uma boa solução para isso.

Os influenciadores digitais acabam sendo uma boa escolha, pois não só garantem que o consumidor decida, mas ajudam o negócio a ganhar autoridade e popularidade. No entanto, é preciso ter atenção ao escolhê-los: mais do que número de seguidores, eles precisam ser pessoas capazes de gerar relevância e ressonância. Desse modo, a pesquisa em relação a como eles interagem com o público é essencial.

Este texto foi útil para você? Quer continuar aprendendo mais sobre gestão de negócios? Então, veja o nosso texto sobre Community-commerce e aprenda o que é e como usar!


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