this is an h1

this is an h2

Wed May 24 18:49:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Quando é a hora de pensar em delivery?

O volume de frequentadores do estabelecimento vem aumentando, o número de pedidos também, mas você quer ter certeza de que é a hora certa? Descubra aqui!

· Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

É inegável que o ramo gastronômico — independentemente do porte do seu estabelecimento e até mesmo do nicho — está cada vez mais competitivo. Novos restaurantes, bares e lanchonetes vêm se instalando nas cidades e, consequentemente, aumentando expressivamente as opções de consumo de refeições fora de casa.

No entanto, em contrapartida, em razão do período pandêmico que atravessamos, muitas pessoas ainda optam por manter as medidas preventivas, evitando deslocamentos que não sejam vistos como essenciais. Inclusive, o aumento de pedidos de refeição para entrega em domicílio durante o pico de Covid-19, que "pulou" de 40,5% para 66,1%, reforça essa percepção da mudança de hábitos. O fato é que, em razão da grande praticidade, essa foi uma das mudanças comportamentais que acabaram por ser mantidas.

Houve, contudo, uma parcela de negócios que não aderiu à modalidade, seja em razão da inexperiência com a prestação do serviço, seja pela ausência de estrutura para ofertá-lo, seja por outras motivações. Mas a realidade é que mesmo essas empresas, atualmente, vêm cogitando essa possibilidade, embora um questionamento surja com frequência na mente desses empreendedores que receiam dar um passo em falso: "Quando é hora de pensar em delivery?".

Para auxiliá-lo nessa empreitada, neste post, buscaremos responder essa dúvida. Continue a leitura!

O que é necessário entender para criar um delivery bem-sucedido?

Antes de começar a cogitar a implementação de um sistema de delivery, é indispensável que, previamente, você se certifique de ter um estabelecimento gastronômico já muito bem estruturado. Afinal, ter todos os processos internos em perfeito funcionamento é fundamental para o seu sucesso nas entregas em domicílio.

Se o seu quadro de pessoal, por exemplo, já estiver sobrecarregado, com um cotidiano apertado, possivelmente não se trata do momento ideal para disponibilizar esse tipo de serviço. Isso porque, para que essa estratégia seja bem recebida pelos seus clientes e não provoque insatisfação, até mesmo prejudicando a reputação do seu empreendimento, é preciso "colocar ordem" no que já está em funcionamento no restaurante.

Além disso, mais um ponto que jamais deve ser negligenciado é a localização do seu público-alvo. Lembre-se de que, ao disponibilizar a entrega de pedidos em domicílio, não será mais o seu cliente que irá até você, mas o contrário. Nesse contexto, estar instalado em uma área em que o acesso às principais avenidas e ruas seja fácil é um diferencial.

O que deve ser levado em conta para descobrir se é hora de oferecer o serviço de entregas em domicílio?

Passar a oferecer o serviço de delivery pode representar, para diversos estabelecimentos, uma chance de se reinventar e até de dar a volta por cima, trazendo inúmeros benefícios, como:

  • a redução de determinados gastos operacionais inerentes ao modelo tradicional;
  • a ampliação do alcance de público, dando, inclusive, mais visibilidade ao seu empreendimento;
  • a elevação do número de vendas, mesmo porque o seu restaurante deixa de ter um limite de clientes a serem atendidos, haja vista que o consumo não se dará no espaço físico;
  • um investimento reduzido, especialmente se você deseja focar essa modalidade de serviço, já que as despesas relativas à manutenção de um grande salão, de material de higienização, de louças, de equipe para atendimento etc. são diminuídas;
  • uma comodidade maior, tanto para você, empreendedor, quanto para o seu público-alvo.

Entretanto, para ter a certeza de que é o momento certo para estender os serviços, investindo em um sistema de delivery, faz-se necessário considerar alguns fatores determinantes. A seguir, elencamos os principais.

O comportamento de consumo do seu público-alvo

É indispensável entender como os seus clientes se comportam no cotidiano. Afinal, embora saibamos, como dito, que a pandemia do novo coronavírus potencializou expressivamente essa busca pela conveniência na vida da maior parte das pessoas, é necessário ter em mente que, via de regra, você lidará com consumidores não apenas imediatistas, mas também muito exigentes. Portanto, conhecer a fundo os seus clientes — inclusive os potenciais — pode ser de grande valia.

Os produtos que podem ser oferecidos na modalidade de entrega em domicílio

Além de avaliar a estrutura do seu estabelecimento, como já destacado, é indispensável validar o que se faz necessário para que as refeições cheguem devidamente preservadas até o destino. Isso requer desde uma análise acurada da capacidade produtiva até a escolha das embalagens adequadas para cada tipo de pedido.

Os canais nos quais o serviço de delivery será divulgado

De nada adianta passar a oferecer a modalidade de entrega dos pedidos em domicílio se o público-alvo não tiver ciência dessa novidade, certo? Nesse sentido, é muito importante determinar como será a divulgação no mercado, intensificando especialmente essa comunicação com o seu nicho nas mídias sociais.

A estrutura para o atendimento às demandas

É indispensável que você, empreendedor, avalie o perfil de colaborador mais apropriado para interagir com os pedidos que chegarão, independentemente do meio utilizado — app próprio, telefone, WhatsApp etc. Nesse caso, é fundamental ter em mente que é preciso haver muita dedicação por parte do profissional e, principalmente, muita atenção para evitar erros e/ou eventuais atrasos nas entregas.

As formas de pagamento que serão disponibilizadas aos clientes

Nesse contexto, é altamente recomendável que você avalie a possibilidade de disponibilizar o pagamento a distância e antecipado. Isso, além de oferecer mais comodidade ao comprador, evitará problemas de inadimplência.

O pós-venda e a fidelização do público consumidor

Por fim, lembre-se de que a avaliação do sistema de delivery é muito importante, inclusive para que você tenha a chance de identificar eventuais gaps e pontos de melhoria. Então, certifique-se de viabilizar algum tipo de interação, para que os clientes possam opinar acerca do serviço prestado e para que as sugestões viáveis possam ser analisadas e colocadas em prática.

Como estruturar de forma eficiente um serviço de delivery no seu estabelecimento?

Identificar o momento ideal para a implementação de um sistema de delivery e descobrir quais são os fatores a serem avaliados antes de oferecer esse tipo de prestação ao seu público-alvo — ainda que seja essencial — não garante a eficiência do serviço. No entanto, para ajudá-lo a ser bem-sucedido nessa empreitada, elencamos, a seguir, uma espécie de passo a passo que poderá fazer toda a diferença se levado em consideração. Confira!

Pense grande, mas comece pequeno

É inegável que o delivery tem um gigantesco potencial para elevar o seu alcance de público e, consequentemente, o seu faturamento. No entanto, o mais recomendável é que você comece pequeno, mesmo que pensando grande (em longo prazo). Ou seja, não inicie fazendo entregas em domicílio por toda a cidade. Opte, na verdade, por começar fazendo uma espécie de "teste" somente na região onde fica localizado o seu estabelecimento.

Além disso, é interessante dar preferência também a pratos que não exijam embalagens especiais, que demandam altos investimentos. Então, observe: se tudo der certo, você pode — e deve — estender o serviço. Nesse caso, é válido avaliar alguns fatores, como:

  • o nível de interesse dos clientes, pois, às vezes, a proposta de um negócio não necessariamente combina com um sistema de entregas;
  • o quão homogênea é a procura, avaliando se vale a pena restringir a oferta do delivery somente para os fins de semana, por exemplo;
  • o retorno financeiro, afinal, se, ao longo do período de testagem, você perceber que o serviço nem mesmo "se pagou", não vale a pena apostar nessa modalidade.

Diferencie-se dos seus concorrentes

Acredite: um serviço de delivery bem implementado pode ser o que chamamos de "mina de ouro". Contudo, se você realmente pretende oferecer essa modalidade no seu estabelecimento, é fundamental saber que a concorrência será acirrada. Logo, uma das missões mais importantes que você deve cumprir é sair do lugar-comum, ou seja, entregar aquele "algo a mais", dando ao seu público-alvo uma boa razão para optar pelo seu serviço em vez de procurar os demais empreendimentos do mesmo nicho.

Nesse sentido, avalie a possibilidade de disponibilizar brindes, descontos, programas de fidelidade etc. Uma excelente pedida é estudar a sua concorrência e descobrir uma demanda que ela não vem suprindo ainda.

Mantenha o cardápio do seu estabelecimento sempre atualizado

Poucas coisas são tão frustrantes para os clientes do que ficar com "água na boca" para apreciar um prato e, ao entrar em contato com o estabelecimento, descobrir que o item está esgotado ou não é mais oferecido pelo restaurante, por exemplo. Entenda: não há qualquer problema em parar de servir determinada opção, mas, sim, em não atualizar o seu cardápio.

Portanto, se você decidir remover um item do menu — seja porque a saída é baixa, seja porque os ingredientes têm alto custo, entre outras razões —, jamais os mantenha no cardápio. Por mais que haja, sim, a possibilidade de perder alguns clientes por essa razão, tenha a certeza de que vale mais preservar a boa reputação do seu restaurante.

Entendeu como são variados os itens a serem avaliados para decidir quando é a hora de pensar em delivery? Contudo, mesmo que muitos fatores precisem ser analisados com profundidade, não negligencie essa etapa. Do contrário, você pode não somente perder dinheiro com um investimento que não fazia sentido naquele momento, mas também prejudicar a imagem do seu empreendimento perante o público-alvo, incluindo, até mesmo, os clientes já fidelizados.

Agora, que tal aproveitar a visita ao nosso blog e conferir dicas fundamentais para organizar as finanças da sua empresa? Vamos lá!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?