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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Saiba como planejar o lançamento de um produto

Dúvidas sobre o lançamento de produtos? Confira um guia completo para implementar esse processo na sua empresa.

· Atualizado em 08/10/2021
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O lançamento de produto é uma etapa de grande importância dentro das empresas. Por meio dele, é possível apresentar ao mercado novas e inovadoras soluções que podem resultar em grandes ações de venda, potencializando os resultados do seu negócio.

O grande problema, no entanto, é conseguir entender uma necessidade latente do público e oferecer soluções diferenciadas para ele. Além disso, também existe a dificuldade de realizar outros detalhes importantes, como a publicidade, a precificação e a estratégia de vendas.

Neste artigo, forneceremos dicas valiosas para que você possa fazer um lançamento de produtos de forma eficiente. Acompanhe!

A importância do lançamento de produto

Primeiro, discorreremos sobre a importância do lançamento de produtos para uma empresa. Continue lendo!

Diversificar o mix de produtos

Um dos primeiros pontos que devemos destacar é a diversificação do mix de produtos. É claro que vale a pena ter itens que são considerados os “carros chefes” da empresa, nos quais ela foca a maior parte do seu marketing e esforço de vendas.

Por outro lado, é importante ter um bom mix de itens para complementar a venda realizada, fazendo com que o seu cliente tenha a solução completa no seu estabelecimento. Por exemplo, uma loja de calçados para esportes pode oferecer meias, caneleiras, luvas, capacetes, entre outros acessórios.

Um mix de produtos diversificado também pode contribuir para aumentar o seu ticket médio, ou seja, quanto cada cliente gasta ao fazer uma compra no seu site ou loja. O desenvolvimento de novos produtos pode ser feito para atender necessidades diversas dentro do seu próprio nicho de mercado, o que abre um leque de opções para diversificar esse mix.

Atender as necessidades dos clientes

Outro detalhe importante sobre o lançamento de produtos é a possibilidade de atender as necessidades dos seus clientes. Não há nada mais cômodo para um consumidor do que conseguir resolver todas as suas necessidades em um único estabelecimento.

Além disso, quando um cliente entra na loja e consome diversos produtos do seu mix, você também economiza com estratégias de marketing e publicidade para tentar fazer esse consumidor voltar ao seu estabelecimento mais vezes.

Aumentar as vendas

Por fim, o lançamento de novas soluções no mercado possibilita o aumento das vendas, especialmente nos dias ou semanas seguintes à data em que foram lançadas. Enquanto essa avalanche de vendas acontece, o empresário pode utilizar esses recursos para investir em outros lançamentos ou campanhas de marketing para novas estratégias de vendas desse mesmo produto.

O planejamento do lançamento de produtos

Como você pode perceber, o lançamento de produtos proporciona benefícios interessantes para a empresa que culminam em um único resultado, que é a melhoria nos seus resultados financeiros e o crescimento da sua empresa. Porém, para que isso aconteça, é importante que você saiba como o lançamento funciona. Descubra nos passos listados abaixo!

Realize uma pesquisa de mercado

Antes de pensar no lançamento de produtos é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Muitas pessoas que desejam criar novas soluções já têm em mente um escopo ou, pelo menos, uma ideia do que desejam fazer.

Antes de gastar tempo e dinheiro com isso, é importante analisar o seu mercado e verificar se já existem soluções semelhantes. Além disso, essa pesquisa também tem como objetivo encontrar eventuais gargalos ou falhas que os seus concorrentes estão cometendo, possibilitando o surgimento de novas ideias de produtos ou serviços a serem desenvolvidos e oferecidos ao mercado.

Conheça os interesses e necessidades dos seus clientes

O próximo passo é fazer uma pesquisa aprofundada do seu público-alvo para entender as suas principais necessidades e interesses. Essa etapa do processo de lançamento de produtos tem como objetivo verificar se a solução oferecida ao mercado terá uma boa receptividade.

Afinal, não adianta dedicar tempo de estudo e desenvolvimento em um produto que não será vendido pelo simples fato de os seus clientes não perceberem a necessidade, problema, dor, medo ou objeção que ele pode solucionar.

O mercado está repleto de produtos lançados que foram verdadeiros fracassos de venda. Isso acontece porque, quando eles foram idealizados, não foi realizada nenhuma pesquisa para verificar se os consumidores daquela solução, realmente, sentiam necessidade dela.

Avalie os exemplos de produtos que deram certo analisando a necessidade do consumidor

Isso não significa que os produtos são ruins, mas, sim, que não têm valor frente ao mercado. Por outro lado, o mundo está repleto de soluções que se transformaram em verdadeiros sucessos de venda — e alguns desses produtos, inclusive, são muito simples.

Por exemplo, a pessoa que pensou na necessidade de criar um dispositivo que coubesse no bolso e que fosse capaz de carregar dezenas ou centenas de arquivos teve uma ideia revolucionária que alcançou o mundo. Estamos falando do pendrive.

Da mesma forma, o primeiro a imaginar um aplicativo que reúne motoristas que levam as pessoas aos seus destinos sem ter que perder tempo aguardando um ônibus ou se dirigir a um ponto de taxi solucionou uma dor latente em um determinado público e se tornou um sucesso mundial.

Conhecer bem os interesses e necessidades do seu público pode fazer toda a diferença entre ter um produto de sucesso ou uma solução que ficará estocada em algum lugar da sua empresa com poucos ou nenhum interessado. Essa pesquisa pode ser feita analisando o mercado, por meio de ferramentas de mídias sociais ou de questionários feitos com os seus próprios consumidores.

Valide a ideia do produto

Depois de fazer as pesquisas de mercado e das necessidades do seu consumidor, você deve desenvolver uma versão de testes e promover a validação dessa nova solução. Essa etapa é fundamental para verificar se existem algumas adaptações que devem ser feitas antes de lançar o produto para o mercado.

Além de criar uma versão beta, também é importante escolher um grupo bem diversificado de pessoas para testar o seu produto ou serviço. Essas podem ser clientes já fidelizados ou pessoas que se inscreveram em alguma lista de cadastro de consumidores por meio de uma página na internet.

O produto deve ser entregue a elas e, como contrapartida desse fornecimento gratuito de uma solução, elas se comprometeriam a dar feedbacks sobre a sua experiência com o mesmo. Ao final do processo de validação, você terá um grandioso banco de dados, com informações diversas sobre o item que está em processo de lançamento.

Com essas informações em mãos, é possível (e necessário) promover mudanças e melhorias antes de lançar o produto para o mercado.

Analise a precificação do produto

O próximo passo é avaliar a precificação do produto. É comum que os empresários realizem todo o trabalho de forma correta, fazendo testes e adequações ao item antes de levá-lo ao mercado. Mas quando chega esse tão esperado momento, eles cometem um erro que faz todo o trabalho ser perdido.

Essa falha está relacionada à precificação do produto. Tal definição deve atender ao pagamento de todos os custos existentes para o desenvolvimento, divulgação e venda do produto, no entanto, não pode ter um valor maior que o percebido pelos clientes.

Se um item resolve uma dor pequena do consumidor, logo, o seu preço não pode ser tão alto. Por outro lado, dores maiores também demandam aplicação de valores elevados.

Tocar no ponto precificação e medição de dores e problemas de pessoas pode parecer muito superficial. Por isso, na etapa de validação você também pode aproveitar e pedir aos avaliadores uma sugestão de preço para o produto. Isso vai ajudar a sentir como o mercado pode receber os preços que serão cobrados.

Também é importante deixar claro que os valores podem mudar à medida que o produto vai conquistando o seu espaço no mercado. Os preços cobrados pelas soluções não são imutáveis e eles devem acompanhar as nuances e variações dos seus próprios mercados.

Planeje uma estratégia de divulgação do lançamento

Por fim, é essencial que, após toda a etapa de desenvolvimento, validação e precificação, você planeje a sua estratégia de divulgação. Afinal, não adianta desenvolver a solução perfeita para surpreender os seus clientes e não comunicar isso ao mercado.

O próximo passo, portanto, é definir em quais canais de divulgação os seus produtos ou serviços serão enviados ao público. Atualmente, existe a possibilidade de fazer o lançamento e vendas utilizando o marketing digital.

Por exemplo, você capta e-mails de pessoas interessadas em produtos e serviços comercializados pela sua empresa. Em seguida, envia e-mails ou mensagens para “aquecer” essas pessoas para a novidade que será lançada. Esses contatos devem conter conteúdos valiosos para o público.

O ideal é que eles não sejam totalmente promocionais e forneçam informações ou dados técnicos relacionados à solução que será lançada em breve. Ao final de um prazo, o destinatário recebe as informações sobre o produto, preços ou link para a compra.

Além dessa, também existem outras formas de publicidade. O seu papel, nesse caso, é verificar onde está o seu público e criar estratégias de marketing eficientes que atinjam essas pessoas em especial.

Por fim, é importante que você saiba que todas as etapas do lançamento de produto devem ser acompanhadas de perto. É fundamental que os gestores tenham conhecimento de tudo, desde a concepção da ideia até o planejamento da estratégia de divulgação.

Quer continuar aprendendo sobre este assunto? Então, confira o post que preparamos sobre a precificação de produtos, uma das etapas mais importantes desse processo que discorremos no artigo que você acabou de ler.


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