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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Saiba o que é a moda circular e como integrá-la ao seu seu negócio

A moda circular reinventa o uso das roupas, aumenta sua durabilidade e revoluciona relação da moda com o meio ambiente.

· Atualizado em 24/10/2024
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O desperdício nunca esteve tão fora de moda. Inserida na economia circular e priorizando a reutilização de materiais, a reciclagem e o descarte consciente, a moda circular é fruto de um movimento de conscientização coletiva.

A transição do modelo linear para essa proposta tem sido uma mudança significativa na indústria da moda, unindo estilo e sustentabilidade em um só conceito. Neste post, mostraremos o que é a moda circular e quais as vantagens de implementá-la no seu negócio.

Você verá que o conceito não trata apenas de roupas e peças de vestuário, mas de todo um modelo de economia que promove durabilidade e respeito ao meio ambiente. Acompanhe!

O que é a moda circular?

Por muito tempo, o mercado da moda se baseou em fast fashion. O termo, que pode ser traduzido como "moda rápida", tinha ligação com a prática de renovar o guarda-roupa de maneira contínua. O que servia para um trimestre já seria considerado ultrapassado em outro, por exemplo.

No entanto, além de inviável financeiramente para a maioria das pessoas, o modelo fast fashion também não é ambientalmente sustentável. Afinal, com itens sendo descartados a todo momento, o meio ambiente recebia cada vez mais lixo, contribuindo para a sua degradação precoce.

Nesse sentido, o conceito de moda circular surge para unir o melhor de dois mundos:

  1. preocupação socioambiental;
  2. um uso mais duradouro das roupas.

Alternativa que se encaixa no orçamento de grande parte das pessoas, a moda circular inverte a lógica dos sistemas de produção de roupas, calçados e acessórios. Isso porque ela propõe que os itens não sejam descartados ou simplesmente armazenados — e sim reinseridos no mercado após o uso.

Assim, em vez de ter aquela peça guardada e em desuso há anos no guarda-roupa — ou simplesmente jogar fora, contribuindo com a poluição e privando alguém de ter uma peça que ainda está em bom estado —, há a opção de vendê-la.

Saiba mais sobre os princípios por trás desse movimento

Como a proposta é que cada peça seja usada por muito tempo, mesmo que por pessoas diferentes, a moda circular valoriza muito a preservação dos itens, buscando aumentar sua vida útil. Com isso, ela reduz os resíduos produzidos pela indústria da moda e ainda promove o desenvolvimento sustentável desse setor.

O conceito se baseia na certeza de que os recursos do planeta são finitos. Portanto, não se deve usá-los de forma indiscriminada, em uma produção desnecessária de novas peças de vestuário. E, quando esses artigos são confeccionados, é importante buscar usar um número menor de materiais.

Além disso, essa proposta de moda sustentável prega a remoção de materiais não recicláveis e poluentes da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, uma alternativa é buscar novos fornecedores, que pratiquem ativamente a sustentabilidade e repassem esse princípio para os insumos.

Algumas outras características da moda circular são:

  • a reutilização daquilo que sai das fábricas, desde embalagens até peças de vestuário;
  • aproveitamento máximo de todos os insumos;
  • renovação e coleta de materiais;
  • descarte de resíduos apenas conforme necessário e com boas práticas de segurança ambiental, como a separação de lixo por tipo de material e a parceria com empresas que fazem esse descarte de maneira sustentável.

Quais os benefícios da moda circular para a sua empresa?

Quando uma empresa adere ao modelo circular de negócio, ela não só demonstra aos clientes os seus valores, mas também colhe outras vantagens e oportunidades. Você pode conferir alguns desses benefícios a seguir.

Melhoria da imagem da marca

Um estudo de 2021, intitulado O Futuro do E-commerce de Moda e organizado pelo Dafiti Group e pela Worth Global Style Network (WGSN), mostra que algumas das expectativas dos consumidores mudaram muito nos últimos anos.

Agora, tão importante quanto escolher bem as peças e compor um look é se relacionar com lojas que estejam comprometidas com mudanças socioambientais. Nesse caso, algumas das características mais procuradas são:

  • durabilidade das peças;
  • minimalismo na composição;
  • transparência na produção e confecção.

Por isso, quando o seu negócio adere à moda circular, você não apenas ajuda o meio ambiente: também agrada a um público cada vez mais exigente com o comportamento socioambiental das marcas.

Economia de recursos

A moda circular também aposta em um uso melhor direcionado dos recursos, como a água e a energia elétrica. Além disso, como você já sabe, ela coloca em foco a redução do desperdício e incentiva o reaproveitamento de tecidos e outros insumos.

Desse modo, a empresa passa a ter mais atenção em relação aos seus níveis de consumo. Por exemplo, tende a buscar gastar menos energia elétrica. A consequência natural disso é que os custos de produção sejam reduzidos e a alocação de gastos seja feita com precisão.

Parcerias no comércio local

A economia circular tem um foco maior no comércio local. Afinal, trabalhar com parceiros mais próximos ajuda a reduzir a poluição e o uso de combustíveis fósseis, já que isso dispensa longas viagens para transportar mercadorias e matérias-primas.

Desse modo, a empresa que adota esse modelo ainda apoia o desenvolvimento econômico local — o que fortalece a região na qual atua e tende a atrair mais consumidores em potencial para aquele lugar.

Por isso, ao apostar na economia circular, a empresa pode renovar sua base de fornecedores e de parceiros, de modo a ficar geograficamente mais perto deles e reduzir a dependência de longas viagens e também de matérias-primas importadas, cujo transporte tem custos maiores.

Networking

Por falar em parcerias, a moda circular proporciona um meio de acesso a negócios parecidos, que têm preocupações e princípios semelhantes.

Portanto, a empresa se insere em um ecossistema de parceiros que ajudam uns aos outros por conta dos objetivos em comum. Essas organizações podem planejar campanhas coletivas, com cada uma delas tendo acesso a um novo público.

Como inserir a moda circular na sua empresa?

Exercer a moda circular no negócio não precisa envolver apenas roupas, calçados e acessórios de vestuário. A empresa também pode se engajar em um movimento mais amplo, a economia circular, que também preza pela reutilização e o corte de desperdícios.

A seguir, confira nossas dicas para colocar esses conceitos em prática!

Reutilize roupas e tecidos

Para tornar nosso planeta mais sustentável, é importante investir em um uso consciente das matérias-primas. Isso envolve reutilizar sobras e evitar o desperdício.

A moda circular é uma abordagem promissora nesse sentido, já que propõe que as sobras de uma produção sejam usadas como insumo para outra produção, em vez de serem descartadas como lixo.

Um exemplo inspirador é a campanha de reciclagem têxtil da Riachuelo, que utiliza as sobras de tecido como matéria-prima para novas peças de moda. Outras empresas também podem adotar essa prática — por exemplo, ao reutilizar os uniformes dos funcionários, em vez de simplesmente descartá-los.

Essa abordagem pode até mesmo envolver clientes, por meio de concursos para roupas feitas a partir de materiais reutilizados. Isso fortalece o relacionamento da empresa com a clientela e pode gerar uma renda extra com a venda de materiais recicláveis.

Faça o controle de estoque

Quando falamos em sustentabilidade, um dos grandes desafios é combater o desperdício. Nas empresas, muitas vezes isso acontece devido a um controle de estoque ineficiente. Uma solução para esse problema é investir em um programa de gerenciamento, como um software que ajuda a racionalizar os custos.

Com essa tecnologia, a empresa pode ter um melhor controle sobre o que compra e o que descarta. Isso não só reduz o desperdício, mas também evita a perda de vendas por falta de produtos no estoque. Em resumo, investir em um programa de gerenciamento pode ser uma ótima maneira de melhorar a sustentabilidade e a eficiência de uma empresa.

Informe-se sobre os modos de produção das marcas

Caso a sua empresa utilize uniformes padronizados, uma boa ideia é buscar saber mais sobre essas peças: como elas são produzidas, os compromissos dos fornecedores com a preservação do meio ambiente e as suas práticas gerais em relação à sustentabilidade.

O seu negócio pode estar trabalhando com uma empresa que explora mão-de-obra ou que não emprega nenhuma política de sustentabilidade, por exemplo. Associar-se a esse tipo de parceiro pode ser danoso para a imagem da empresa, já que os próprios clientes podem fazer essa conexão e evitar os seus produtos.

Utilize menos embalagens

As embalagens são itens que podem ser reciclados e transformados em algo novo e único. Materiais como metal, plástico e vidro podem ser aproveitados, evitando que a empresa despeje tantos resíduos no lixo.

Além disso, o uso de embalagens plásticas nas entregas pode ser substituído por bolsas de tecido reutilizável. Essa medida é uma excelente opção para reduzir a quantidade de resíduos gerados pela empresa e ajudar a preservar o meio ambiente.

Aposte na comunicação digital

Chega de imprimir milhares de folders, propagandas e outros documentos dedicados à comunicação. Afinal, como a maior parte das pessoas já utiliza a internet, esse contato pode se concentrar no meio online.

As newsletters e memorandos digitais também podem substituir a impressão de documentos no ambiente físico da empresa. Esse movimento é chamado de paperless.

Uma empresa paperless é aquela que evita ao máximo imprimir documentos. É possível transmitir arquivos por meio de celulares, tablets e notebooks — principalmente quando a organização faz uso da computação em nuvem, que permite o acesso aos documentos em qualquer lugar do mundo.

A comunicação online e o marketing digital também proporcionam meios para que a empresa explore a criatividade em seu contato com clientes, fornecedores e colaboradores internos. Um exemplo é a criação de infográficos.

Em resumo, a moda circular é um conceito fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. A indústria da moda é conhecida por ser uma das mais poluentes do mundo, mas essa realidade pode mudar com a adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. E é preciso que empresas, consumidores e toda a sociedade se unam nessa jornada em busca de um planeta mais saudável e equilibrado.

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