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Mercado e Vendas | VENDA
Social commerce: entenda o que é e como utilizar no negócio

Lembrando um pouco o famoso "boca a boca", o social commerce conta com a poderosíssima força que as redes sociais têm. Entenda!

· 08/09/2022 · Atualizado em 08/09/2022
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Provavelmente, você já ouviu — ou comprovou, na prática — que o bom e velho marketing boca a boca continua sendo um dos aliados mais valiosos para qualquer empreendimento, não?! Agora, imagine impulsionar esse formato em uma plataforma oficial, gerenciando os seus perfis, aproveitando para trocar informações sobre a marca e os produtos.

Estamos falando do social commerce, que, com a alavancagem da transformação digital, fez com que as mais diversas mídias se tornassem espaços altamente estratégicos para os negócios alcançarem melhores resultados e, especialmente, manterem um relacionamento mais estreito com o seu público.

Quer entender melhor esse conceito, as suas principais vantagens e muito mais? Continue a leitura!

O que é o social commerce?

Ainda que o seu significado permaneça um pouco divergente no mercado, de forma simplificada, é possível dizer que o social commerce se trata de uma estratégia que utiliza as interações humanas — principalmente nas redes sociais — para concretizar e elevar as vendas.

No entanto, a sua definição também abrange a troca de informações entre grupos e pessoas acerca de um produto e/ou de uma marca. Assim, ele representa, na verdade, qualquer atividade que, envolvendo pessoas, vá desde a descoberta da empresa (ou da solução) até a decisão de compra.

Nesse sentido, podemos afirmar que o social commerce é uma estratégia verdadeiramente revolucionária no que diz respeito às relações de consumo, afinal, possibilita que o público-alvo compre as suas soluções diretamente por meio das mídias.

Ou seja, o seu cliente nem mesmo precisa sair do seu perfil do Instagram, por exemplo, para ir até uma loja virtual para adquirir um item. A experiência de compra se desenvolve ali: ele visualiza um anúncio, clica sobre o item desejado e compra — essa é a mágica da tendência.

Qual é a importância de estar atento ao social commerce?

A resposta é bastante simples: as projeções são as melhores possíveis. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, por exemplo, é esperado que o social commerce movimente U$ 1,2 trilhão no ano de 2025.

Acredita-se que esse crescimento será impulsionado pelos nascidos entre 1981 e 1995 — a geração millennial — e pelos nascidos a partir da segunda metade dos anos 90 — que compõem a geração Z.

Inclusive, só para se ter uma ideia do expressivo impacto da tendência e do quanto o social commerce pode aumentar o seu número de vendas, a mesma pesquisa mostrou que, em apenas um dia, Li Jiaqi e Viya, os dois maiores influencers digitais da China, venderam, juntos, U$ 3 bilhões em produtos.

Ou seja, mesmo se apoiando no e-commerce para a criação de algo mais eficaz e que gere uma proximidade maior com os clientes, a estratégia imprime transparência e credibilidade, elevando a reputação das marcas.

Diferentemente das ferramentas convencionais, nas quais se faz necessário trabalhar a divulgação em massa e apostar em medidas publicitárias que podem demandar um grande investimento, as redes sociais e o seu efeito viral facilitaram e reduziram o custo dessas ações. E as vantagens não param por aí. Entenda!

Os benefícios da estratégia

Entre os benefícios mais marcantes do social commerce estão alguns gatilhos mentais bastante relevantes, a exemplo da possibilidade de criar autoridade e de transmitir confiança para o público-alvo por meio da prova social.

Afinal, quando refletimos sobre a jornada de compra, a importância das opiniões e das referências para a conclusão da compra pelo consumidor se torna ainda mais evidente.

É justamente por isso que é possível observar cada vez mais avaliações e depoimentos de outros compradores nos sites e nos perfis nas redes sociais das empresas. Trata-se, em suma, de um meio de "validar" a qualidade daquele produto, além de tornar a marca mais humanizada.

Além disso, ao implementar a estratégia, torna-se viável perceber:

  • o aumento da visibilidade do negócio;
  • a atração de mais clientes, muito em razão do compartilhamento nas mídias;
  • a fidelização do público-alvo por meio da entrega de uma experiência mais positiva;
  • o aumento da taxa de conversão;
  • a entrega de mais praticidade e facilidade aos compradores;
  • a elevação das interações com os consumidores.

Como colocar o social commerce em prática no seu negócio?

De modo geral, são duas as formas de utilizar esse modelo de negócio: a primeira envolve o uso da plataforma das próprias redes sociais para montar uma loja virtual, enquanto a segunda faz uso desses espaços no comércio eletrônico para produzir conteúdos que agregam valor à audiência e para divulgar a página da marca.

No primeiro caso, o Instagram e o Facebook são as opções mais comumente utilizadas. Nessas mídias, é possível criar uma loja e disponibilizar uma espécie de vitrine digital (ou catálogo) por meio da qual os potenciais compradores podem fazer buscas, visualizar os produtos comercializados, conferir o depoimento de outros clientes e fechar a compra.

No segundo caso, o objetivo principal é compartilhar informações interessantes acerca dos serviços e/ou produtos oferecidos pela marca e inserir links que direcionam os usuários para o site institucional.

As empresas podem fazer uso de qualquer rede social para a aplicação do social commerce, de modo que a escolha dependerá do perfil do cliente do empreendimento e da persona.

Nesse contexto, é importante levar em consideração que existem mídias que são mais indicadas para a comercialização de produtos — a exemplo do Instagram — e outras mais recomendáveis para a oferta de serviços — como o LinkedIn.

Escolha as redes sociais mais adequadas

Complementando o que foi dito acima, a seleção das redes nas quais você comercializará as suas soluções é extremamente importante. No entanto, antes disso, é indispensável que você pense em qual(is) delas os seus potenciais clientes estão, levando em conta que as mais populares para essa finalidade são o Instagram, o Facebook e o WhatsApp.

O fato é que, independentemente da escolha, você precisa estar presente onde a sua audiência está presente, então, o ponto de partida é levantar essa informação.

Produza um conteúdo de valor

Outro ponto fundamental é o estabelecimento de estratégias de produção de conteúdos para as redes sociais. Afinal, mais do que apenas criar um perfil nas mídias, é necessário mantê-lo ativo para atrair um público maior e engajar a audiência do e-commerce.

Nesse contexto, essa prática, conhecida como marketing de conteúdo, revela-se uma poderosa aliada para o sucesso do social commerce. Por meio dela, torna-se possível apresentar a solução da marca de um modo que não pareça "forçado" e "muito comercial", exibindo-a, na verdade, como um recurso para suprir as necessidades do consumidor.

Utilize as funcionalidades das plataformas digitais

As mídias digitais oferecem inúmeras funcionalidades, que auxiliam na implementação do social commerce, a exemplo da já mencionada possibilidade de criar um catálogo digital com os produtos comercializados pelo negócio e de viabilizar o checkout diretamente na rede social, dispensando o redirecionamento do usuário para outra página.

Portanto, é altamente recomendável que o e-commerce aproveite todos esses recursos. Dessa maneira, a empresa conseguirá entregar uma experiência altamente positiva para o seu público, o que faz toda a diferença na fidelização.

Ofereça um atendimento ao cliente de excelência

Ainda que todo o processo ocorra no meio digital, é fundamental manter em mente que sempre há uma pessoa do outro lado da tela. Sendo assim, uma estratégia realmente efetiva de social commerce precisa priorizar um bom atendimento ao cliente.

Afinal, quanto mais a comunicação entre a marca e a audiência for humanizada, melhor será o relacionamento de confiança construído entre ambas.

Inclusive, um atendimento de excelência se torna ainda mais determinante quando o prospect demonstra alguma insatisfação na internet ao fechar uma compra. Por isso, esteja sempre muito atento ao que os clientes falam sobre a sua empresa e nunca os deixe sem resposta.

Foque o melhor custo-benefício

Nas suas ações de marketing direcionadas ao social commerce, o mais recomendável é que você selecione os melhores produtos, já que, ainda que um loja virtual seja criada, dificilmente será viável inserir todos os itens comercializados no seu catálogo. Além disso, priorize a clareza na descrição das informações, prezando por layouts "despoluídos".

Isso vale, até mesmo, para a criação de anúncios, que devem destacar as soluções que trazem um retorno mais interessante para o negócio.

Invista em acessibilidade digital

A acessibilidade digital é essencial para melhorar o seu alcance de público. Nesse caso, colocá-la em prática envolve a utilização de uma linguagem mais inclusiva, o uso de imagens que contemplem a diversidade e, até mesmo, a definição de políticas de inclusão.

Além disso, a capacitação dos profissionais que integram a sua equipe nesse processo também é fundamental, para que eles repliquem a ideia no mindset de trabalho.

Como vimos, o social commerce é uma estratégia extremamente positiva para as organizações, já que viabiliza uma divulgação muito mais efetiva da marca — o que, por consequência, melhora as vendas e o relacionamento estabelecido com a audiência.

Em suma, o processo oportuniza a construção de uma abordagem de marketing mais consistente, ainda que exija um engajamento maior para que os resultados sejam verdadeiramente efetivos.

Aproveitando o gancho, que tal conferir também o nosso post sobre tudo que você precisa saber sobre comércio eletrônico? Vamos lá!


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