this is an h1

this is an h2

Wed Feb 09 11:29:41 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Sucessão de práticas culturais: entenda qual é a sua importância

A sucessão de práticas culturais mantém vivos os costumes e hábitos dos povos. Leia mais sobre o assunto!

· 09/02/2022 · Atualizado em 09/02/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A sucessão de práticas culturais é um assunto muito debatido por ONGs, governos e entidades que têm como foco preservar as principais culturas originárias dos hábitos e costumes dos povos. O que poucos conseguem enxergar é que esse elemento pode ser trabalhado até mesmo nos ambientes empresariais.

Dar mais foco e atenção a essas práticas pode auxiliar as instituições responsáveis a manterem vivas as práticas e manifestações culturais locais. Essa também pode ser uma excelente estratégia para monetizar o seu negócio. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo.

Aqui, mostramos o que é a sucessão de práticas culturais, sua importância e como a sua empresa deve se posicionar em relação a esse assunto. Acompanhe!

O que é a sucessão de práticas culturais e qual é a sua importância?

Quando falamos em sucessão de práticas culturais, nos referimos ao modo como os hábitos, os costumes e até mesmo algumas manifestações relacionadas à cultura são passados adiante. O foco é transmitir toda essa riqueza às novas gerações, implementando esses elementos no modo de vida das pessoas, fazendo com que a cultura de uma região fique impregnada na mente de quem vive por ali. 

Dessa forma, é possível manter os jovens no seu próprio território, tendo orgulho da sua história e de seus antepassados. Consequentemente, gera-se desenvolvimento para a localidade, especialmente com o turismo e o comércio.

A sucessão cultural tem um impacto direto no desenvolvimento de uma região. Por meio dela, é possível explorar o turismo, promovendo o empreendedorismo e gerando riquezas para diversas pessoas que vivem no local. 

As manifestações culturais devem ser colocadas em pauta pelos empresários. Além de mantê-las vivas, essa prática também pode proporcionar bons frutos em termos de resultados financeiros para os empreendimentos. Apesar de esse não ser o foco principal do processo, é importante mencionarmos esse ponto — principalmente para incentivar os empreendedores a colocar essa sucessão em prática.

Quais são as práticas que auxiliam na sucessão cultural?

Confira algumas práticas que podem contribuir para o processo de sucessão cultural.

Demonstrar a visão de negócio em cima da cultura

O primeiro ponto que pode ser explorado é demonstrar a visão do negócio em relação às práticas culturais do ambiente em que ele está inserido. Em outras palavras, é importante que o empresário adote medidas que promovam e apoiem essas manifestações.

Isso pode ser feito de diversas formas. Por exemplo: você pode alterar a identidade visual da sua loja em períodos festivos locais, inserindo elementos que lembrem determinada cultura. Além disso, é possível promover campanhas com promoções para produtos que levem as pessoas a lembrar de algum movimento cultural.

Monetizar esses aspectos

A monetização também é um aspecto importante na sucessão de práticas culturais. Quando uma empresa é capaz de gerar recursos financeiros com o uso de manifestações culturais, é aberta uma grande oportunidade de desenvolvimento de um negócio e, consequentemente, de toda a região.

Esse dinheiro que entra nas empresas é redistribuído à sociedade em forma de novos postos de trabalho, gerando empregos para os moradores e aquecendo todo o mercado local. Assim, a estrutura da cidade é melhorada, contribuindo para que mais pessoas tenham vontade de visitá-la.

Desse modo, também temos a existência de um ciclo interessante. Ao melhorar a estrutura de uma região, mais pessoas chegarão para visitá-la. Assim, mais recursos serão empregados, fomentando cada vez mais o desenvolvimento local.

Preservar a riqueza cultural da região

Outro aspecto importante a ser desenvolvido é a preservação da riqueza cultural, de modo geral. Isso significa que o empresário deve ser responsável por divulgar e demonstrar as manifestações culturais, culinárias, os hábitos e costumes da sua região.

Além disso, é importante disseminar essa ideia para todos os colaboradores — especialmente os jovens, que serão os próximos a fomentar a cultura da região. Também é interessante incentivar as pessoas que trabalham na sua empresa a levarem essa ideia de sucessão cultural para dentro de suas casas, mostrando a riqueza da sua própria região aos familiares, disseminando toda a beleza que existe na cultura local.

Quais são os benefícios de investir na sucessão de práticas culturais?

Investir na sucessão de práticas culturais pode proporcionar benefícios muito interessantes para um negócio. Além de preservar a cultura de uma região, ela também impacta diretamente nas vendas e na lucratividade dos empreendimentos — especialmente quando mais pessoas despertam curiosidade para conhecer mais sobre a região.

Outro ponto importante a ser destacado é a redução do número de pessoas que saem da cidade em busca de outras oportunidades. Isso pode gerar complicações para o seu negócio, especialmente na hora de encontrar talentos para atuarem na sua empresa.

Quando uma cidade tem uma forte influência cultural, os jovens tendem a ter orgulho do lugar que nasceram. Consequentemente, preferem permanecer na cidade e encontrar formas de se desenvolver nela. Isso facilita muito o encontro de pessoas engajadas na manutenção da cultura local.

Além disso, evita um grande problema que existe nas pequenas cidades que não têm uma cultura muito arraigada: a falta de profissionais para atuar em determinadas áreas. Além desses fatores, investir na sucessão de práticas culturais passa uma mensagem muito interessante para o mercado.

Essa atitude demonstra aos demais fornecedores, prestadores de serviços, bancos e, principalmente, clientes, que sua empresa entende a importância da riqueza cultural da região e trabalha firmemente para mantê-la viva.

Por fim, podemos concluir que investir na sucessão de práticas culturais é um processo que proporciona dois benefícios muito interessantes. O primeiro deles, sem dúvidas, é a possibilidade de rentabilizar o seu negócio, utilizando as manifestações culturais locais. O papel mais importante desse processo, no entanto, é manter viva a principal riqueza de um povo: sua cultura.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades que postarmos a partir de agora. Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?