A sucessão de práticas culturais mantém vivos os costumes e hábitos dos povos. Leia mais sobre o assunto!
A sucessão de práticas culturais é um assunto muito debatido por ONGs, governos e entidades que têm como foco preservar as principais culturas originárias dos hábitos e costumes dos povos. O que poucos conseguem enxergar é que esse elemento pode ser trabalhado até mesmo nos ambientes empresariais.
Dar mais foco e atenção a essas práticas pode auxiliar as instituições responsáveis a manterem vivas as práticas e manifestações culturais locais. Essa também pode ser uma excelente estratégia para monetizar o seu negócio. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo.
Aqui, mostramos o que é a sucessão de práticas culturais, sua importância e como a sua empresa deve se posicionar em relação a esse assunto. Acompanhe!
O que é a sucessão de práticas culturais e qual é a sua importância?
Quando falamos em sucessão de práticas culturais, nos referimos ao modo como os hábitos, os costumes e até mesmo algumas manifestações relacionadas à cultura são passados adiante. O foco é transmitir toda essa riqueza às novas gerações, implementando esses elementos no modo de vida das pessoas, fazendo com que a cultura de uma região fique impregnada na mente de quem vive por ali.
Dessa forma, é possível manter os jovens no seu próprio território, tendo orgulho da sua história e de seus antepassados. Consequentemente, gera-se desenvolvimento para a localidade, especialmente com o turismo e o comércio.
A sucessão cultural tem um impacto direto no desenvolvimento de uma região. Por meio dela, é possível explorar o turismo, promovendo o empreendedorismo e gerando riquezas para diversas pessoas que vivem no local.
As manifestações culturais devem ser colocadas em pauta pelos empresários. Além de mantê-las vivas, essa prática também pode proporcionar bons frutos em termos de resultados financeiros para os empreendimentos. Apesar de esse não ser o foco principal do processo, é importante mencionarmos esse ponto — principalmente para incentivar os empreendedores a colocar essa sucessão em prática.
Quais são as práticas que auxiliam na sucessão cultural?
Confira algumas práticas que podem contribuir para o processo de sucessão cultural.
Demonstrar a visão de negócio em cima da cultura
O primeiro ponto que pode ser explorado é demonstrar a visão do negócio em relação às práticas culturais do ambiente em que ele está inserido. Em outras palavras, é importante que o empresário adote medidas que promovam e apoiem essas manifestações.
Isso pode ser feito de diversas formas. Por exemplo: você pode alterar a identidade visual da sua loja em períodos festivos locais, inserindo elementos que lembrem determinada cultura. Além disso, é possível promover campanhas com promoções para produtos que levem as pessoas a lembrar de algum movimento cultural.
Monetizar esses aspectos
A monetização também é um aspecto importante na sucessão de práticas culturais. Quando uma empresa é capaz de gerar recursos financeiros com o uso de manifestações culturais, é aberta uma grande oportunidade de desenvolvimento de um negócio e, consequentemente, de toda a região.
Esse dinheiro que entra nas empresas é redistribuído à sociedade em forma de novos postos de trabalho, gerando empregos para os moradores e aquecendo todo o mercado local. Assim, a estrutura da cidade é melhorada, contribuindo para que mais pessoas tenham vontade de visitá-la.
Desse modo, também temos a existência de um ciclo interessante. Ao melhorar a estrutura de uma região, mais pessoas chegarão para visitá-la. Assim, mais recursos serão empregados, fomentando cada vez mais o desenvolvimento local.
Preservar a riqueza cultural da região
Outro aspecto importante a ser desenvolvido é a preservação da riqueza cultural, de modo geral. Isso significa que o empresário deve ser responsável por divulgar e demonstrar as manifestações culturais, culinárias, os hábitos e costumes da sua região.
Além disso, é importante disseminar essa ideia para todos os colaboradores — especialmente os jovens, que serão os próximos a fomentar a cultura da região. Também é interessante incentivar as pessoas que trabalham na sua empresa a levarem essa ideia de sucessão cultural para dentro de suas casas, mostrando a riqueza da sua própria região aos familiares, disseminando toda a beleza que existe na cultura local.
Quais são os benefícios de investir na sucessão de práticas culturais?
Investir na sucessão de práticas culturais pode proporcionar benefícios muito interessantes para um negócio. Além de preservar a cultura de uma região, ela também impacta diretamente nas vendas e na lucratividade dos empreendimentos — especialmente quando mais pessoas despertam curiosidade para conhecer mais sobre a região.
Outro ponto importante a ser destacado é a redução do número de pessoas que saem da cidade em busca de outras oportunidades. Isso pode gerar complicações para o seu negócio, especialmente na hora de encontrar talentos para atuarem na sua empresa.
Quando uma cidade tem uma forte influência cultural, os jovens tendem a ter orgulho do lugar que nasceram. Consequentemente, preferem permanecer na cidade e encontrar formas de se desenvolver nela. Isso facilita muito o encontro de pessoas engajadas na manutenção da cultura local.
Além disso, evita um grande problema que existe nas pequenas cidades que não têm uma cultura muito arraigada: a falta de profissionais para atuar em determinadas áreas. Além desses fatores, investir na sucessão de práticas culturais passa uma mensagem muito interessante para o mercado.
Essa atitude demonstra aos demais fornecedores, prestadores de serviços, bancos e, principalmente, clientes, que sua empresa entende a importância da riqueza cultural da região e trabalha firmemente para mantê-la viva.
Por fim, podemos concluir que investir na sucessão de práticas culturais é um processo que proporciona dois benefícios muito interessantes. O primeiro deles, sem dúvidas, é a possibilidade de rentabilizar o seu negócio, utilizando as manifestações culturais locais. O papel mais importante desse processo, no entanto, é manter viva a principal riqueza de um povo: sua cultura.
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8 dicas práticas para trabalhar com colorimetria e personal shopper
Ao fazer uma pesquisa na internet, você identifica que há várias atividades novas que estão se popularizando, convertendo-se em carreiras promissoras e, principalmente, conquistando nichos de mercado cada vez mais expressivos. Isso ocorre principalmente devido à influência das mídias sociais na população — é o caso do colorimetrista e do personal shopper. Neste artigo, vamos mostrar o que são essas profissões, como andam as tendências de mercado que as envolvem e as perspectivas de futuro para as duas áreas. Para completar, você verá dicas estratégicas para atuar em ambos os segmentos e ser reconhecido por um trabalho de qualidade. Acompanhe! Conceitos de colorimetria e personal shopper Para começar, explicaremos as diferenças entre as duas áreas. Assim, você se familiariza com as atividades e compreende por que elas vêm ganhando espaço no mercado atual. O que é colorimetria? O profissional que trabalha com colorimetria se aprofunda na teoria da psicologia das cores. Ou seja, em como os seres humanos percebem e processam visualmente as diferentes tonalidades existentes e como isso, inclusive, se reflete nas emoções, no humor e no comportamento. Muitos colorimetristas atuam especificamente com a coloração pessoal no visual dos indivíduos, permitindo que, a partir de escolhas adequadas dentro de uma paleta pré-definida, os sujeitos possam potencializar a própria aparência, alcançar um maior alinhamento estético e aumentar a autoestima. Na internet, por exemplo, é possível encontrar profissionais que atuam com consultoria no ramo da moda. O que é personal shopper? O personal shopper, por sua vez, é alguém que realiza compras para terceiros. É um especialista em compras pessoais para indivíduos que não dispõem de tempo livre para essa atividade, estão restritas ao lar (por questões de saúde, por exemplo) ou simplesmente não estão na região onde os comerciantes atuam. 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Como mostra uma matéria de 2023 da CNN Brasil, só no Tik Tok são mais de 1,5 bilhão de visualizações em conteúdos que trazem o tema de coloração pessoal. Muitos deles feitos por profissionais que expõem como funciona o trabalho, qual a importância dele e o impacto que é gerado na vida dos clientes. Quanto ao desempenho dos especialistas em compras pessoais no mercado, é possível avaliar o crescimento da área por meio da adesão a ela não só por pessoas físicas, mas também por pessoas jurídicas. Prova disso, é que a procura de consumidores por personal shoppers aumentou durante a pandemia de Covid-19, como relata um artigo da Veja São Paulo. Simultaneamente, empresas passaram a investir em serviços próprios de personal shopper para estimular o consumo e personalizar a experiência de compra dos clientes, como mostra matéria do portal Mercado&Consumo. 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Há casos onde ele viaja até o destino e cenários onde a pessoa mora no local e faz o envio das mercadorias. Principalmente quando se trata de eletrônicos, produtos de informática, vestuário e perfumaria. Gestão e desenvolvimento profissional Investir na sua capacitação profissional é indispensável para valorizar o serviço que presta ao público, conquistar diferentes nichos de mercado e impulsionar um negócio a crescer e ser financeiramente rentável. Por isso, veja as nossas indicações para você se desenvolver cada vez mais! 1. Faça cursos que aumentem sua capacidade empreendedora Ao trabalhar com consultoria em compras e colorimetria, é comum que a pessoa abra um CNPJ, atuando como microempreendedor individual ou pequeno negócio. As razões por trás dessa iniciativa são formalizar o serviço, organizar aspectos tributários e contábeis do trabalho e ter um limite de faturamento adequado quanto aos ganhos previstos. Porém, uma vez que o seu negócio esteja ativo e com clientes, você não deve deixar essas questões de lado. Ao contrário, é preciso aperfeiçoar constantemente a sua capacidade de gestão. Em especial, quando há o objetivo de crescer, expandir a empresa e continuar empreendendo em novos serviços. Por isso, faça cursos, workshops e oficinas que apresentem conhecimento estratégico sobre gestão de empreendimentos. O Sebrae Pernambuco, por exemplo, conta com diferentes formações e eventos para ajudá-lo a organizar empresas e operacionalizar da melhor forma os produtos e serviços que você oferece. 2. Participe de eventos de moda Outra dica útil é participar de eventos de moda. Afinal de contas, esse é um dos setores onde colorimetristas e personal shoppers têm mais oportunidades de atuação e crescimento profissional. Além de permitir que você conheça tendências do ramo e saiba como aproveitá-las para enriquecer a experiência de atendimento ao cliente, você vai saber mais sobre estatísticas e previsões de consumo, marcas em evidência, panorama da moda circular na atualidade, influenciadores com mais alcance na internet etc. Ou seja, são conhecimentos que vão contribuir diretamente com as consultorias que você presta e, em particular, com o perfil de cliente que você tem. Isso porque você pode se especializar em públicos de alto poder aquisitivo, pessoas politicamente expostas, famosos e artistas de projeção regional/nacional. Relacionamento com os clientes O contato com o público é a chave para o sucesso dos negócios — e com o colorimetrista e o personal shopper não é diferente. Com as estratégias corretas, você pode fidelizar o cliente, tornando-o um consumidor regular dos seus serviços, e fazer com que ele divulgue de maneira orgânica o seu negócio para outras pessoas. Por isso, coloque em prática as dicas abaixo! 3. Faça um atendimento personalizado ao contratante dos seus serviços Ao ser contatado pelo cliente, demonstre interesse genuíno na demanda que ele traz, busque conhecer os prazos e orçamentos dos quais ele dispõe e como você pode solucionar os problemas que ele enfrenta. Durante a realização do serviço, mantenha-o informado sobre cada atividade realizada. Uma forma prática e simples de fazer isso é por meio de notificações no WhatsApp. Após a finalização do seu trabalho, não corte completamente a comunicação. Mantenha-se à disposição da pessoa, inclusive pedindo feedbacks sobre o serviço e anunciando em primeira mão para ela novidades do seu negócio, como serviços de consultoria que serão lançados nos próximos meses. 4. Faça pacotes de serviço para fidelização dos clientes Após o trabalho inicial prestado e com a certeza de satisfação do cliente, proponha a ele pacotes de serviços de coloração pessoal ou assessoria em compras. Eles podem ser semanais, quinzenais, mensais ou completamente personalizáveis de acordo com a preferência do público. Para tornar a oferta mais atrativa e conseguir fidelizar o consumidor, você pode propor descontos, prazos mais curtos para o atendimento ou programas de recompensas. Posicionamento nas redes sociais Ter perfis ativos nas redes sociais é importante não só como estratégia de marketing digital, mas como mecanismo de comunicação e relação com o público. Afinal, é por meio das mídias (como Facebook, Tik Tok, Instagram e afins) que você se posiciona profissionalmente no mercado e promove os seus diferenciais e resultados. Por isso, veja duas dicas importantes para estar em evidência nas plataformas! 5. Produza conteúdo relevante Evite apenas divulgar o serviço que faz como se o seu perfil nada mais fosse do que um mero catálogo comercial. É importante contextualizar o seu trabalho com as necessidades do público. Por exemplo, reels que mostram como a colorimetria renova o guarda-roupa do cliente, deixando-o mais versátil e coerente, além de que postagens sobre como ter um assistente de compras permitem que as pessoas otimizem o tempo livre na rotina e possam se dedicar a outros compromissos. Quanto mais o conteúdo dialoga com as dores do consumidor, mais fácil é aumentar o alcance e o engajamento da sua conta e converter essa audiência para sua cartela de clientes. 6. Faça colaborações nas plataformas Pesquise por influenciadores da internet com quem seja interessante realizar permutas. Por exemplo, você oferece seu serviço de colorimetrista para fulano sem custo, vocês gravam vídeos mostrando o processo de testagem de cores e divulgam nas redes. Elas podem ser publicações no feed com marcação, stories e lives. Outra possibilidade são parcerias com profissionais do ramo da moda, onde vocês podem criar conteúdos sobre curiosidades e tendências da área, fazer indicações de produtos e/ou serviços e compartilhar dicas para ajudar as pessoas. De ambas as maneiras, você conquista mais visibilidade nas plataformas e cria uma comunidade sobre consultoria em compras e coloração pessoal. Parcerias estratégicas Por fim, trouxemos duas dicas que ajudam você a construir parcerias estratégicas para gerar mais autoridade para o seu nome no mercado e aumentar a sua presença na internet. Confira quais são elas! 7. Participe de programas de mídia online e offline A primeira dica é participar de programas de rádio e TV, além de podcasts e entrevistas em jornais digitais. Você pode usar essas plataformas para divulgar o seu serviço, falar da experiência profissional que tem e tirar dúvidas de pessoas interessadas em contratar um profissional como você. Para tanto, é possível entrar em contato com os editoriais, estúdios ou mesmo emissoras que produzem esses programas e propor uma parceria com eles. Você pode dar entrevistas sobre o seu setor, realizar projetos que envolvam os seguidores/espectadores, ser parceiro de quadros comerciais etc. 8. Lance cursos voltados para a formação de outros profissionais A segunda dica é preparar cursos de formação de personal shopper/colorimetrista. A ideia aqui é se tornar referência na sua área por meio da educação profissional. Para tanto, você realiza a mentoria de carreira. Nela, ensina sobre as atividades que realiza, explica como funciona a captação de clientes e como criar um negócio que tenha êxito no mercado atual. Além de ampliar sua visibilidade, você aumenta o seu faturamento e pode, inclusive, descobrir uma oportunidade extra para empreender. Atuar como colorimetrista ou personal shopper é optar por uma carreira dinâmica e promissora. Porém, é preciso ter conhecimento de mercado, aprimorar seus conhecimentos e competências, fazer um planejamento de serviços e adotar ações que coloquem o seu nome em evidência tanto no online quanto no offline. Por essas razões, inspire-se nas nossas dicas e se torne um empreendedor! Gostou de saber mais sobre colorimetristas e personal shoppers? Então aproveite para conferir nossos conteúdos sobre o mercado de moda!
September, 2024
Personal organizer: saiba como se destacar profissionalmente
Muitos brasileiros estão em busca de áreas do mercado nas quais possam empreender, inovar com serviços exclusivos e, com o tempo, se consolidar perante o público. Um desses segmentos que tem chamado a atenção é o do personal organizer — no bom português, organizador pessoal. Neste post, você vai conhecer mais sobre essa atividade, entendendo não apenas quais serviços ela oferece, como também as tendências para os profissionais que a exercem. Além disso, ainda compartilhamos algumas das principais estratégias para fazer crescer sua marca no ramo e atrair mais clientes. Confira! O que faz um personal organizer? O serviço prestado por esse profissional é o de organização, visando mais funcionalidade, otimização de espaço, praticidade na rotina, potencialização da decoração e bem-estar. Em geral, ele atua mais em ambientes residenciais, seja ajustando e readaptando todo o imóvel ou focando em cômodos específicos (como quartos, cozinhas e áreas de serviço). Há também aquele especialista em organização que presta assessoria exclusiva para arrumar e sistematizar guarda-roupas e closets. Personalizando assim a disposição das peças e deixando os itens de vestuário pré-combinados conforme as demandas semanais de visual dos clientes. Algo que faz diferença para quem trabalha com imagem, como modelos, artistas, influenciadores digitais, personalidades da mídia, entre outros. Além disso, há indivíduos que trabalham na área como organizadores de ambientes comerciais. É o caso de escritórios, consultórios particulares, lojas, agências e afins. Nesses lugares, o profissional planeja não só a organização, mas também soluções que aumentem o conforto e a ergonomia para os colaboradores do estabelecimento. Como está o mercado de personal organizing? Quem escolhe atuar no ramo encontra oportunidades de trabalho com clientes de diferentes perfis (classe, gênero, idade, tipo de moradia), mas com uma necessidade em comum. Isso porque se tratam de indivíduos que não dispõem de tempo livre para se dedicar como gostariam à organização do lar. Afinal, a rotina é tomada por trabalho, estudo, compromissos sociais e familiares. Portanto, o personal organizer entra em cena para solucionar esse problema. Em uma matéria de 2019, o portal IG mostrou que o setor movimentou cerca de R$ 10 bilhões no cenário nacional. Isso ressalta como esse tipo de serviço vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e se expandindo para outras demandas, como suporte na arrumação de vestuário, organização de espaços comerciais, otimização de organização em processos de mudanças e redecorações do lar etc. Quais as tendências para personal organizer? Entre as tendências para profissional organizer se destaca o trabalho voltado para aumentar a acessibilidade dos cômodos para pessoas com limitações ou mesmo deficiências físicas, motoras e mentais. Ele altera a disposição do ambiente e compartilha soluções de ordenação de móveis, objetos e itens decorativos para facilitar a vida de todos os moradores. Um segundo exemplo é a contratação de profissionais especialistas em organização de espaços compactos, como os de apartamentos com metragem inferior a 60m². Afinal, muitos brasileiros lidam com dificuldade para aproveitar melhor os ambientes, torná-los multifuncionais e adotar um décor minimalista. Portanto, o organizer personal auxilia nessa tarefa, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Uma terceira tendência é a organização e estruturação dos cômodos de forma a tornar a residência mais sustentável. Para isso, o profissional traz estratégias de reaproveitamento de itens domésticos e o uso de recursos tecnológicos que reduzam desperdícios e, inclusive, impactos ambientais. Como construir bons relacionamentos? Para fortalecer o relacionamento com os clientes, há algumas ações que podem ser empregadas na sua prestação de serviço. Por exemplo, exercite uma comunicação eficaz sobre que atividades realiza, bem como prazos, valores cobrados e resultados esperados. Fora isso, disponibilize a personalização de tarefas conforme o tamanho da residência, o tipo de ambiente ou a contratação de um pacote de serviços. Isso torna o leque de opções mais extenso para o consumidor. Por fim, mantenha o contato com o público mesmo após a finalização do trabalho. Essa parte é importante para receber feedbacks e fidelizar essas pessoas pela atenção e cuidado com o cliente. Como melhorar o posicionamento nas redes sociais? As redes sociais são uma das principais vitrines para profissionais que querem divulgar o serviço que realizam na internet. Afinal, além de produzir conteúdo especializado sobre personal organizing, você pode realizar anúncios para se promover na sua região. Por isso, é importante melhorar e consolidar a sua imagem nas plataformas. Para tanto, invista nos seguintes passos: crie uma identidade visual unificada nas redes sociais em que está presente; tenha perfis comerciais para você ter estatísticas e insights sobre seguidores, desempenho de postagens, engajamento e afins; faça uso dos recursos das plataformas, como botões de ação, banners e links de contato; impulsione semanalmente seus conteúdos para alcançar um público maior; publique conteúdo relevante para o seu público (como dicas de organização e personalização do lar); interaja regularmente com o público em publicações, stories e mensagens. Como conseguir parcerias estratégicas? A primeira dica é contatar profissionais da área que estão em evidência nas redes sociais e realizam parcerias para divulgação. Afinal, esse tipo de indicação ajuda a atrair público para o seu serviço. Uma segunda sugestão é participar de eventos de personal organizers. Essa é uma forma estratégica de fazer networking para conhecer projetos dos quais você pode participar para se autopromover. Como o personal organizer pode se destacar no mercado? Uma estratégia importante para o seu negócio é montar um portfólio de serviços com imagens e, inclusive, depoimentos de outros clientes mostrando o resultado do seu trabalho e a satisfação deles. Assim, você tem um material profissional e atual para apresentar aos clientes que entram em contato, além de conteúdo para promover nas redes sociais. Ao longo do post, mostramos que um personal organizer é uma área em ascensão justamente por prestar um serviço que supre necessidades de muitos trabalhadores modernos com a rotina corrida: ambientes e itens pessoais bem-arrumados, ordenados e personalizados. Por isso, é importante saber se promover, especialmente na internet, para fortalecer uma imagem de autoridade no assunto e aumentar a clientela. Portanto, siga nossas estratégias e impulsione sua marca! Gostou do post e quer saber mais sobre como atuar na área? Então veja o conteúdo que preparamos sobre como montar um serviço de organizador de ambientes!
September, 2024
Recife Criativo
A Prefeitura do Recife e o Sebrae vão iniciar um plano de ação para chacoalhar a atividade econômica nas periferias da cidade, o projeto, batizado de Recife Criativo, tem como finalidade principal, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Recife, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos, relacionados à Economia Criativa, além das cadeias tradicionalmente desenvolvidas.A primeira etapa será voltada para a gastronomia, entendida como o conjunto de atividades ligadas à criatividade e à cultura, com a capacitação de 60 estabelecimentos distribuídos nos bairros de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta, em processos como culinária e design de pratos, além de formas para faturar mais e agregar valor ao produto.Além de realizar um estudo da realidade e potencialidades criativas de cada comunidade, o projeto tem como objetivo:
August, 2024
GO MEI Recife
O GO MEI é uma política pública que visa gerar oportunidades para os pequenos empreendedores do Recife. Através da plataforma GO Recife, os MEIs (Microempreendedores Individuais) credenciados são conectados às oportunidades de serviço.As demandas abrangem diversos serviços de manutenção de equipamentos públicos, incluindo pintura, hidráulica, manutenção predial, pequenos reparos, elétrica, serralheria, e muito mais.
July, 2024
Conheça o guia "Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio"
Para fortalecer os pequenos negócios e impulsionar a economia, o Sebrae criou a cartilha "Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio". Este documento propõe uma agenda estratégica focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico, com políticas públicas destinadas a fortalecer os pequenos negócios, visando auxiliar futuros gestores na implementação de medidas que promovam o crescimento sustentável e a prosperidade local. O guia inclui propostas em diversas áreas, como: • Compras Governamentais • Cooperativismo e Crédito • Empreendedorismo Feminino • Empreendedorismo na Escola • Gestão Municipal • Inclusão Socioprodutiva • Inovação • Lideranças Locais • Marketing Territorial • Microempreendedor Individual (MEI) • Sala do Empreendedor • Simplificação e Desburocratização • Sustentabilidade Os pequenos negócios representam um verdadeiro motor na economia Brasileira. Confira os números: Em 2023: Em 2024: O objetivo desse trabalho é auxiliar futuros gestores a ampliar o desenvolvimento territorial, proporcionar mais oportunidade e impactar de forma positiva a vida da população por meio do empreendedorismo. Assista aqui ao vídeo com informações gerais sobre o material produzido pelo Sebrae!
July, 2024
Descubra como administrar um salão de beleza com eficiência
Entender como administrar um salão de beleza pode ser bastante desafiador para quem busca começar a empreender nesse ramo. Afinal, a maioria dos profissionais que apostam no segmento fica responsável também pelos serviços oferecidos no estabelecimento, como corte, coloração etc. — pelo menos, inicialmente. Portanto, é comum que muitos proprietários cometam deslizes na hora de gerenciar o negócio, inclusive, deixando determinadas questões de lado, como o planejamento, o controle de custos e a gestão financeira, para atender à clientela. O grande problema é que tudo isso é igualmente fundamental para garantir a saúde e a viabilidade do empreendimento, tanto quanto a entrega de uma experiência positiva ao público-alvo. Então, pensando na relevância do tema, elaboramos um post para mostrar como você pode contornar esse entrave e passar a ter o controle total do seu salão. Continue a leitura e fique por dentro! Como está o mercado de salões de beleza no Brasil? Entre os anos 2020 e 2022, por exemplo, foram abertos 343 mil novos salões de beleza. Inclusive, comparando os meses de junho de 2020 e de junho de 2022, houve um crescimento de 63,3% da quantidade de CNPJs criados na área de estética. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza, considerando países do mundo inteiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apenas em 2022, o setor teve uma evolução de 13,2%. Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou, no balanço do mesmo ano, que as franquias do setor de beleza alcançaram um crescimento de 21,5%. Ou seja, oportunidades não faltam para quem deseja abrir as portas e começar a empreender no nicho, aproveitando que o mercado está muito aquecido. Entretanto, não podemos esquecer que, mesmo diante de um cenário promissor, é essencial ter habilidades e conhecimentos em gestão para saber como administrar um salão de beleza. Afinal, é esse know-how que vai garantir a estabilidade do negócio, gerando diferenciais e preservando a sua capacidade de superar a concorrência. Qual é a importância da boa administração de um salão de beleza? A inserção no mercado de salões de beleza não é difícil. Normalmente, o investimento é baixo, e o acesso à formação e à capacitação é facilitado. Por isso, é até bastante comum que essa atividade seja desenvolvida de maneira informal. No entanto, ainda é imprescindível saber como administrar um salão de beleza, haja vista que estamos falando de uma empresa como qualquer outra. Ou seja, empreendimentos desse segmento também têm os seus custos operacionais e precisam igualmente observar a legislação vigente para preservar a regularidade da operação. Nesse sentido, é imperativo manter um adequado controle das finanças e do estoque, entender como o marketing pode se tornar um aliado, dominar os principais aspectos relativos à precificação de produtos e de serviços, entre outros detalhes essenciais. O intuito é assegurar que o estabelecimento será organizado e terá um bom faturamento. Além disso, é essencial apresentar diferenciais para o salão de beleza se destacar da concorrência. Portanto, saber como gerenciá-lo da melhor forma é indispensável para atrair a atenção do público-alvo, manter a agenda sempre cheia e, claro, oferecer um serviço de excelente qualidade. Como administrar um salão de beleza? Agora, mostraremos algumas dicas de como administrar um salão de beleza da maneira adequada para você ser bem-sucedido na condução do seu empreendimento. Confira! Faça parcerias Apesar de o trabalho em um salão de beleza ser bastante focado no profissional responsável, pode ser difícil crescer no segmento sem estabelecer parcerias. Então, uma boa alternativa, por exemplo, é ter parceiros encarregados de serviços que estão fora da sua especialidade e/ou do fornecimento de produtos que poderão ser comercializados no seu estabelecimento ou utilizados no atendimento à clientela. Entretanto, lembre-se de que é preciso ter um extremo cuidado com as marcas que você associará à imagem do seu salão de beleza. Afinal, uma escolha equivocada pode prejudicar a imagem do empreendimento e provocar um efeito adverso em um processo que deveria ser benéfico para a empresa. Participe de eventos Outro ponto importante da administração de um salão de beleza envolve a participação em eventos. Inclusive, há um leque muito amplo de oportunidades para quem é empreendedor do ramo. Existem inúmeros congressos, cursos e outros tipos de encontros promovidos por marcas e/ou por profissionais de referência. Aliás, nesses espaços, você terá a oportunidade de encontrar bons parceiros de negócios e de trabalhar o networking para eventuais contatos futuros. Ainda seguindo a linha de raciocínio, outra possibilidade envolve a participação em eventos sociais. Trata-se de uma excelente oportunidade de mostrar o seu trabalho para o público-alvo e até de conquistar novos clientes. Ou seja, marcar presença funcionará como uma estratégia de marketing para o seu salão de beleza. Até porque, ainda que você não tenha ganhos diretamente com o evento, será viável colocar a sua marca em evidência e atrair olhares, ampliando o alcance de pessoas do empreendimento. Escolha bem o seu ponto O ponto é algo que precisa ser escolhido a partir de um estudo bem-feito. Muitas pessoas têm dúvidas no que diz respeito à decisão ideal, já que, aparentemente, espaços localizados dentro de shoppings ou de centros comerciais parecem ser as melhores — e, portanto, únicas — alternativas. Contudo, isso não é uma verdade absoluta. De modo geral, a definição do ponto deve estar estreitamente alinhada com o público que você pretende atender no seu estabelecimento. A propósito, é muito comum encontrarmos salões de beleza que se "acomodaram" dentro de um bairro e crescem atendendo apenas aos moradores daquela região. No entanto, também existem aqueles que expandiram tanto que passaram a receber clientes de outras localidades. Inclusive, esse é um cenário típico de cidades pequenas, que ocorre quando um profissional começa a se destacar. Outro fator a ser levado em consideração se refere à concorrência que já está instalada naquele local. Além disso, você precisa voltar a sua atenção à qualidade do imóvel no qual cogita se instalar. Tenha em mente que é indispensável optar por um espaço adequado para atender ao volume de clientes que chegarão até o seu estabelecimento, oferecendo o máximo possível de conforto e de comodidade. Como, em alguns casos, quem está consumindo os seus serviços precisa ficar muito tempo no salão, é imprescindível entregar uma boa experiência no local. Cuide da experiência do cliente Aliás, aproveitando o gancho do tópico anterior, também é essencial ter atenção à experiência oferecida ao cliente no empreendimento. De maneira geral, o conceito engloba o tipo de atendimento prestado, a qualidade da infraestrutura e o nível de excelência do serviço. Por exemplo: você pode gostar (ou não) da marca, mas concorda que, ao comprar um aparelho da Apple, o cliente sempre é surpreendido, desde o momento em que abre a caixa do produto, com uma experiência que vai além das suas expectativas? A verdade é que tudo é projetado pensando na emoção que o consumidor sentirá ao começar a manusear o dispositivo. Estamos falando de um contexto extremamente clássico da experiência do cliente — e é nisso que você deve investir no seu negócio. Portanto, olhe para dentro do seu estabelecimento e veja o que pode ser melhorado para garantir que o seu cliente terá uma experiência única. Além disso, capriche no conforto oferecido e na decoração do ambiente, sempre levando em conta o que o fará querer voltar várias vezes ao seu espaço. Aposte em um atendimento de qualidade Não há como oferecer uma boa experiência para o cliente sem entregar um atendimento de qualidade. Da mesma maneira, é impossível imaginar um negócio realmente bem-sucedido em que os responsáveis por lidar diretamente com o público não tiveram cuidado com a forma como o fizeram. Por isso, além de aprender os elementos-chave inerentes a uma boa gestão para saber como administrar um salão de beleza, é essencial dar o máximo de atenção a esse aspecto. O mais recomendável é investir continuamente em cursos e em treinamentos que ensinam como conduzir um atendimento de excelência, de modo a encantar a sua clientela e, claro, oferecer a melhor experiência possível. Ofereça diversas formas de pagamento Outro ponto que merece destaque — e ao qual você precisa ter atenção quando se trata de como administrar um salão de beleza pequeno, médio ou grande — é a oferta de diversas formas de pagamento. A medida permite que eventuais barreiras que geralmente fazem os clientes desistirem de consumir algum serviço no seu estabelecimento sejam "derrubadas". A propósito, a diversificação traz mais oportunidades de negócio para o seu salão de beleza e, ao mesmo tempo, também é uma forma de oferecer uma experiência positiva ao público. Afinal, a iniciativa implica o aumento do seu poder de decisão. Agregue valor e diferencie os seus produtos e serviços Outra ação indispensável envolve agregar valor aos seus produtos e serviços. Em outras palavras, isso significa que, no intuito de encantar os seus clientes, o estabelecimento deve adotar a política de sempre oferecer mais valor utilitário do que o valor monetário que foi pago por eles. Simplificando, a ideia é de que você venda, por exemplo, não somente um corte de cabelo, mas, sim, um procedimento estético que vai elevar a autoestima da clientela e fazê-la vivenciar a sua melhor versão. Percebeu a diferença?! Quando adotamos essa mentalidade, não estamos tratando o corte apenas como um serviço, mas, na verdade, como uma solução que vai trazer algum tipo de impacto positivo para a vida do cliente. A proposta é que o seu salão de beleza traga esse valor para as pessoas, fazendo realmente a diferença. Com essa finalidade em mente, o passo inicial é estudar os seus clientes e avaliar o que é verdadeiramente valorizado por eles. Às vezes, é necessário ter um custo adicional para agregar essa diferenciação e inovar. Porém, o ganho que pode ser auferido é consideravelmente maior. Além disso, essa agregação de valor aos seus produtos e serviços facilita o marketing boca a boca, que é uma das estratégias mais fortes de divulgação do seu negócio. Afinal, não há nada mais poderoso do que uma boa indicação feita por um conhecido. O contrário, porém, também é uma verdade. Ou seja, quando um consumidor não fica satisfeito com o atendimento e com o serviço prestado, faz esse mesmo trabalho de divulgação — com a mesma intensidade —, mas de forma negativa, prejudicando severamente a imagem da empresa. Acerte na precificação Outro fator que demanda muito cuidado diz respeito à precificação dos seus produtos e serviços. Para tanto, é preciso analisar dois elementos. Então, inicialmente, conheça todos os seus custos e as suas despesas — tanto os fixos quanto os variáveis. A soma de todos esses valores vai indicar quais são os seus gastos operacionais. Ou seja, quanto dinheiro o seu salão de beleza precisa faturar todos os meses para conseguir manter as contas em dia. Nesse momento, é altamente recomendável levar o seu salário em conta também. Assim, você chegará a um valor mínimo que poderá ser cobrado pelos seus serviços. Feito isso, avalie o mercado da sua região. Afinal, não adianta fazer todo o trabalho de levantamento desses dados e chegar a um preço que esteja totalmente fora da média cobrada nos outros salões de beleza. Inclusive, essa regra vale tanto para os preços altos quanto para os baixos. Mesmo que você tenha condições de praticar valores inferiores na comercialização dos seus produtos e serviços, é fundamental que eles sempre flutuem de acordo com a média do mercado. Na prática, cobrar pouco, ainda que não gere prejuízos, pode despertar algum receio no público-alvo acerca da qualidade do trabalho desenvolvido pelo empreendimento. Lembre-se de que muitas pessoas associam o preço cobrado com o nível de excelência percebido nos serviços prestados. Então, um valor muito baixo tenderia a gerar desconfiança no que se refere ao seu profissionalismo. Selecione parceiros que agreguem valor Voltando à seleção de parceiros, você precisa escolher empresas e/ou profissionais que agreguem valor ao seu negócio. Ter marcas de sucesso aliadas ao seu estabelecimento gera mais autoridade e confiança aos olhos dos clientes. Além disso, contratar colaboradores reconhecidos no mercado pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, proporcionando uma visão mais profissional e qualificada do negócio. Inclusive, também é viável firmar parcerias com profissionais que ofereçam algum tipo de serviço diferente do que é encontrado nos demais espaços do nicho. Assim, o seu empreendimento terá algo exclusivo, que o destacará perante a concorrência. Conte com uma boa agenda Essa é uma das mais importantes dicas de como administrar um salão de beleza, já que esse tipo de estabelecimento costuma ter horários diferentes das empresas de outros ramos. Afinal, é preciso atender à necessidade do cliente. De modo geral, as pessoas procuram os salões de beleza não somente no dia a dia, mas, em muitos casos, quando há eventos especiais. Casamentos, aniversários, formaturas e outras datas de celebração são excelentes oportunidades para o faturamento de um salão. O "problema" é que, geralmente, os eventos acontecem nos fins de semana. Portanto, é altamente recomendável manter uma boa agenda de horários, prezando pela flexibilidade, de acordo com o tipo de serviço que o seu estabelecimento oferece. Ou seja, leve em conta a necessidade e a expectativa do seu público-alvo. No entanto, não se esqueça de que você também precisa de um tempo de descanso. Então, procure organizar os seus horários para que eles sejam compatíveis com os do seu público, mas reserve um período de folga para que você também possa se dedicar a questões pessoais, preservando a satisfação profissional. Tenha um bom controle financeiro Essa é uma dica que não se limita à administração de salões de beleza, mas, na verdade, é aplicável à gestão de qualquer outro tipo de estabelecimento. Afinal, o controle financeiro é a base para a sobrevivência de qualquer negócio, já que o faturamento precisa cobrir as despesas e ainda trazer lucro. Um detalhe muito importante se refere à separação daquilo que é da empresa e daquilo que é pessoal. As despesas e as contas do salão não devem ser misturadas com as do proprietário. Ou seja, o caixa do empreendimento não pode ser utilizado como fonte para retiradas no intuito de resolver aspectos pessoais. Foi justamente por isso que explicamos que, entre as despesas fixas e variáveis, deve ser considerado também o seu salário. Você precisa contar apenas com esse valor e definir um dia certo para fazer a retirada do montante, pois as contas precisam ser administradas de forma separada. A propósito, é interessante ter uma conta bancária jurídica para o seu salão de beleza — separada da sua conta pessoal. Assim, não haverá uma confusão entre os valores. Mesmo que você recorra ao papel e à caneta, já será um excelente começo. O importante é fazer o registro de todos os valores que entram e que saem e fechar o caixa no final do dia para identificar o faturamento. Aposte no marketing As pessoas precisam saber que o seu salão de beleza existe, e isso só é possível quando há investimentos em marketing. Nesse caso, uma boa pedida é ir além dos panfletos. Esteja presente nas redes sociais também, já que, atualmente, grande parte do público usa muito a Internet para buscar referências. Outra excelente iniciativa é mostrar o resultado do seu trabalho, falando também sobre os tipos de procedimentos disponíveis. Além disso, dê algumas dicas de cuidados com os fios no dia a dia. Assim, pouco a pouco, você vai transmitindo o seu conhecimento — e senso de profissionalismo — e ganhando a confiança das pessoas. Como os salões de beleza costumam ter uma atuação mais local, também é interessante apostar no Google Meu Negócio. Com ele, é possível colocar o nome do seu estabelecimento na lista de opções para quem fizer buscas pela região. Ainda nesse contexto, não se esqueça de que as estratégias de marketing precisam ser elaboradas de acordo com o perfil do seu público-alvo. A intenção é "falar a língua" dessas pessoas para que elas se identifiquem com o seu estabelecimento e confiem realmente nele. Percebeu como administrar um salão de beleza corretamente é fundamental para ter sucesso nesse tipo de empreendimento? Agora, mantenha em mente que, tão indispensável quanto uma boa gestão, é sempre pensar na experiência do público, levando em consideração os seus hábitos de consumo e o seu perfil de compra. Quer descobrir como alavancar o seu estabelecimento? O Sebrae/PE disponibiliza cursos, consultorias e outros serviços para você aprender a realizar a melhor gestão do seu salão de beleza! Fale conosco! Confira também esse vídeo que separamos para te ajudar a identificar as forças e fraquezas de sua empresa, e monte estratégias ainda mais assertivas para transformar seus resultados!
June, 2024
8 golpes que atingem o MEI
Quando se trata de golpe, o MEI também pode ser vítima — assim como muitas outras categorias de empresas, profissionais e assim por diante. No entanto, isso não deve ser um fator que desencoraje você a se formalizar ou a seguir com seu empreendimento. Registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para quem é autônomo e deseja se formalizar. Nessa modalidade, você tem direito a benefícios previdenciários, pode emitir nota fiscal, tem acesso a linhas de crédito especiais e outras facilidades. Para operar com segurança, é importante conhecer os principais golpes que atingem o MEI. Afinal, quanto maior for o seu grau de informação, menor será a probabilidade de cair em um deles. Neste artigo, você pode conferir oito exemplos notórios, além de dicas para se proteger. Continue a leitura para saber mais! Formalização de empreendedores: expansão e características O número de microempreendedores individuais aumentou bastante nos últimos anos — especialmente durante a pandemia, quando as oportunidades de trabalho se tornaram mais escassas. Nesse contexto, muitas pessoas se viram forçadas para fora da zona de conforto e, então, começaram a buscar ideias para empreender. Para se formalizar como MEI, é necessário faturar até R$ 81 mil por ano e não pode participar de outra empresa como sócio ou titular. Com o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é possível garantir os benefícios previdenciários. O microempreendedor individual pode contratar um empregado, que receba um valor correspondente ao salário-mínimo ou ao piso estipulado pela categoria. Além disso, é importante que a função escolhida pelo empreendedor faça parte da lista de atividades permitidas. Golpes que atingem o MEI: conheça 8 deles O que é ótimo para a economia pode ser a chance perfeita para criminosos que buscam formas de lucrar, enganando quem deseja realizar o sonho de levar o próprio negócio ao sucesso. Os golpistas criam páginas falsas para aplicar golpes nos MEIs, por exemplo, tirando dinheiro das vítimas e roubando informações pessoais. Esses dados são utilizados para cometer outras fraudes. Portanto, é fundamental ter muita atenção para não cair em golpes. Saiba, a seguir, oito dos principais golpes que têm como alvo os microempreendedores individuais. 1. Boletos de cobranças indevidas Nessa modalidade de golpe, os fraudadores enviam cobranças indevidas por e-mail ou correspondência, como boletos de registro de domínio na Internet (endereço de site), por exemplo. Esses boletos geralmente vêm com o logotipo da Caixa Econômica Federal e valores cobrados baixos, além de uma observação indicando que o pagamento é facultativo. O objetivo é arrancar dinheiro do empreendedor sem que ele desconfie. Muitas vezes, o MEI acaba efetuando o pagamento do documento por falta de conhecimento, mesmo que não tenha um site. Outra variação desse golpe é o envio de boletos sob o pretexto de que o empreendedor precisa pagar algum tipo de taxa relacionada à associação com entidades da classe ou fazer alguma contribuição mensal. 2. Sites falsos de abertura do MEI A formalização do MEI é sempre feita pelo portal Gov.br, de forma gratuita. Então, desconfie e evite qualquer oferta que fugir desse padrão. É comum que golpistas criem sites falsos, que se parecem muito com o original, para ter acesso a informações pessoais e tirar dinheiro das vítimas. Os estelionatários usam o logotipo do Governo Federal para dar um toque de realidade à página da web e induzem o empreendedor a acreditar que é preciso pagar uma taxa para abrir a empresa. Em alguns casos, mesmo que o pagamento seja feito, o CNPJ não é registrado. Existem, também, sites de empresas que oferecem o serviço de assistência para a abertura da empresa, mas que cobram valores muito acima do mercado, tornando o processo caro e inviável. 3. E-mails com solicitação de retificação Fraudadores costumam enviar e-mails solicitando que o microempreendedor faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre pendências em sua declaração de Imposto de Renda. Eles aproveitam para incluir links e anexos maliciosos para infectar seu computador e obter acesso aos seus dados pessoais e bancários. Mas você pode identificar quando essas mensagens são fraudulentas observando o endereço de e-mail de onde elas foram enviadas, que costuma ter um nome que não faz sentido. É importante lembrar que a Receita Federal não entra em contato por e-mail sem o consentimento do contribuinte. Todas as comunicações são realizadas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). 4. Falso auxílio empreendedor Devido à crise causada pela pandemia do Covid-19, muitos empreendedores enfrentaram dificuldades financeiras. Por essa razão, fraudadores começaram a oferecer, em nome do Sebrae, um suposto auxílio para ajudar empresas financeiramente. Para aplicar o golpe no MEI, os criminosos criaram sites e perfis falsos na internet. É importante lembrar que o Auxílio Emergencial foi uma iniciativa do Governo Federal. Portanto, quem estava apto a receber deveria se cadastrar por meio do portal oficial da Caixa Econômica Federal. Essa informação é útil para evitar cair em outros golpes. Afinal, você pode encontrar sites que oferecem linhas de crédito facilitadas para o MEI, ou que prometem acesso a benefícios que, na verdade, não existem. 5. Golpe DAS-MEI Nesse golpe, os criminosos enviam uma falsa guia do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) para o empreendedor MEI, contendo o logotipo do Simples Nacional e utilizando linguagem técnica para parecer legítimo. Eles ameaçam multar o MEI caso ele não faça o pagamento, e oferecem apenas a opção de pagamento via Pix. Para evitar cair nesse golpe, o MEI deve lembrar que o DAS verdadeiro não é enviado pelo correio, e que é responsabilidade dele próprio acessar o sistema e pagar o imposto dentro do prazo. Existem quatro formas de pagamento disponíveis: boleto, aplicativo MEI, pagamento online (somente para clientes do Banco do Brasil) e débito automático. Além disso, é importante prestar atenção ao valor que está sendo cobrado, já que os valores do DAS MEI em 2023 são diferentes para cada tipo de atividade exercida. Caso receba uma guia com valores diferentes do esperado, o MEI deve descartá-la imediatamente. 6. Empréstimo falso Nessa situação, os criminosos entram em contato com microempreendedores por meio de canais como: WhatsApp; SMS; ligação telefônica; redes sociais. A partir disso, fazem propostas de supostos empréstimos vantajosos, com juros mais baixos do que estão sendo praticados pelo mercado. A mensagem enviada costuma conter um link. Caso a vítima clique nesse endereço eletrônico, ela é direcionada a um chat, onde vai ser solicitada a enviar os documentos pessoais. Aqui já começa o golpe no MEI, que poderá ter os seus dados utilizados de forma fraudulenta. Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma quantia em dinheiro para liberar o empréstimo em algumas horas. O problema é que isso nunca acontece, e a vítima fica no prejuízo. 7. Falsos fornecedores de produtos e serviços Esse tipo de golpe envolve a oferta de produtos e serviços, incluindo aqueles que já foram mencionados em outros golpes, como a cobrança de taxas para abrir o CNPJ ou para fornecer informações que estão disponíveis gratuitamente na internet. Os golpistas podem oferecer ajuda para cumprir as obrigações do MEI. Como mencionado anteriormente, é possível encontrar golpistas que prometem liberar linhas de crédito mais facilmente para o microempreendedor. 8. Golpe da DECORE Esse é um dos tipos de golpe no MEI que envolvem linhas de crédito. Nesse caso, os golpistas entram em contato com o microempreendedor informando que está liberado um crédito de determinado valor e se a pessoa teria interesse. Para receber o dinheiro, seria necessário obter uma DECORE registrada (ou seja, uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Ao entrar em contato com o escritório de contabilidade, o MEI é informado de que esse tipo de documento não existe. Os golpistas, por sua vez, fornecem o contato de um escritório que emite a DECORE. A vítima segue todo o processo e paga para obter a declaração e liberar o dinheiro em sua conta. Quando tenta entrar em contato com a instituição financeira, não recebe resposta e também não consegue falar mais com o escritório de contabilidade que emitiu a DECORE. Prevenção: confira dicas para não cair em golpes Depois de conhecer os tipos de fraude mais frequentes, é necessário entender melhor como evitar armadilhas. Reunimos algumas dicas para ajudar você a se prevenir. Verifique a segurança do site Sempre que acessar um site, verifique se há um cadeado antes do endereço, indicando que aquela página da web é segura. Em seguida, analise se o site termina com gov.br. Cabe ressaltar que todos os portais do governo têm essa terminação. Faça renovações pelos canais oficiais Caso você receba um boleto de renovação de domínio ou qualquer outra cobrança por e-mail ou via Correios, desconsidere. Se você for proprietário de um website, deve renovar o seu domínio diretamente na página do registro.br ou da empresa que você contratou o serviço. Desconfie de cobranças e pedidos de documentos Compreenda que o registro do MEI é grátis, fácil e sem burocracia. Em poucos minutos, você consegue obter o seu CNPJ. Desse modo, é possível realizar todo processo por conta própria. Tudo é feito de forma digital, sem a necessidade de enviar documentos. Se alguém cobrar algum valor para efetuar o serviço, você saberá que se trata de um golpe. Tenha atenção com links, downloads e senhas Não clique em links ou faça o download de arquivos enviados por remetentes desconhecidos, pois eles podem conter vírus. Nunca forneça senhas ou informações pessoais por e-mail, SMS, ligação telefônica ou WhatsApp. Conheça as obrigações do MEI Entenda que o único pagamento que o empreendedor deve efetuar mensalmente refere-se à guia DAS. Ela vence todo dia 20 e serve para a arrecadação de impostos. Além disso, o primeiro pagamento é realizado apenas no mês seguinte. Por exemplo: se você se registrou em abril, só começará a pagar em maio. Sendo assim, ignore qualquer outro tipo de cobrança. Cuidado com ofertas de crédito Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas que já estão consolidadas no mercado. Tenha bastante cuidado na hora de fazer a solicitações pela internet, para ter certeza de estar no site oficial dessas empresas. Se possível, prefira solicitar pessoalmente. Se você cair em algum desses golpes, é importante fazer o Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente ou online. Leve todas as provas que tiver, tais como mensagens, e-mails, comprovantes de pagamento e assim por diante. Também é essencial entrar em contato com o banco para relatar o ocorrido e contestar os valores das transações efetuadas pelos fraudadores. Mudanças para o MEI: saiba as principais Em 2023, algumas alterações nas regras para MEIs já foram implantadas, enquanto outras têm prazo para acontecer. Por exemplo: para emitir notas fiscais, o cadastro já não é feito na prefeitura, e sim no sistema da Receita Federal. Todo MEI deve emitir o documento ao prestar serviços para pessoas jurídicas. Para evitar ser pego de surpresa, confira, a seguir, as mudanças mais relevantes. Novos valores de contribuição O MEI tem direito a benefícios, como auxílio-Brasil, auxílio-doença, aposentadoria e outros, quando realiza corretamente o pagamento da guia DAS — que precisa ser emitida todos os meses. O valor tende a mudar a cada ano, acompanhando os ajustes do salário mínimo no Brasil. Uma das mudanças no MEI 2023, que já foi implantada, é o novo valor de contribuição. Os atuais valores cobrados na guia DAS-MEI são: R$ 66,10 para quem trabalha com comércio e indústria — R$ 65,10 de INSS e R$ 1,00 referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 70,10 para o MEI que atua como prestador de serviços — R$ 65,10 de INSS e R$ 5,00 relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS); R$ 71,10 para quem exerce atividades ligadas ao comércio e serviços — R$ 65,10 de INSS, R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS. Como mencionado, é essencial observar a quantia que está sendo cobrada. Caso você receba uma guia com valores diferentes dos que foram citados, o correto é descartá-la imediatamente. Caminhoneiros Para o MEI caminhoneiro, o valor total da guia DAS muda de acordo com o CNAE registrado. Para 2023, valem as seguintes regras: R$ 161,24 para transportadores municipais de cargas (CNAE 4930-2/01); R$ 157,24 para caminhoneiros de cargas não perigosas (CNAE 4930-2/02); R$ 162,24 para transportador autônomo de produtos perigosos (CNAE 4930-2/03); R$ 164,40 para transportadores de mudanças (CNAE 4930-2/04). Formas de pagamento e impostos O DAS pode ser pago de quatro formas: boleto: você tem a opção de gerar um boleto e quitá-lo em bancos, lotéricas e caixas eletrônicos; app MEI: basta baixar o aplicativo MEI no seu smartphone para emitir o DAS e solicitar restituição, quando for preciso; pagamento online: essa é uma alternativa apenas para quem tem conta corrente no Banco do Brasil; débito automático: é possível acessar o site gov.br e ativar essa opção até o dia 10 do mês atual, para que a cobrança do DAS anterior seja realizada automaticamente. Embora o valor total da arrecadação tenha passado por mudanças, o percentual dos impostos continua o mesmo: INSS: 5% para MEI convencional e 12% para caminhoneiros; ICMS: R$ 1,00 para comércio e/ou indústria; ISSQN: R$ 5,00 para serviços. Aumento do limite de faturamento Uma das mudanças mais aguardadas para o MEI em 2023 é o aumento do limite de faturamento anual. Até o momento, o limite continua sendo de R$ 81 mil e ainda não há previsão de alteração. O Projeto de Lei Complementar PLP 108/21 está em tramitação no Congresso Nacional, com a proposta de aumentar o limite de faturamento para o teto de R$ 144,9 mil por ano, alterando a proposta inicial de R$ 130 mil. No entanto, ainda não há certeza sobre a aprovação da proposta. Mudança no nome empresarial Anteriormente, quem se registrava como microempreendedor individual tinha como padrão o nome empresarial composto pelo nome do titular seguido do seu CPF. Com o objetivo de proteger o empreendedor de possíveis golpes com seus dados, houve uma mudança nesse padrão. Agora, o nome empresarial se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Então, as novas empresas registradas como MEI agora vêm com o nome completo do titular seguido pelo CNPJ que está sendo registrado. Isso não pode ser alterado, mas o empreendedor continua tendo liberdade para escolher o nome fantasia que quiser. Implantação do Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços Antes, para fazer a emissão de notas fiscais de serviço, o MEI precisava procurar a prefeitura da cidade em que registrou o seu CNPJ para cadastrar os dados no sistema municipal. Esse sistema era acessado pelo empreendedor para fazer as emissões. No entanto, o governo está padronizando as notas de serviço emitidas pelo MEI. Para isso, está implantando o Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços. Então, em vez de utilizar o sistema municipal, todos os MEIs prestadores de serviço deverão emitir suas notas por esse sistema nacional e padronizado. A mudança é obrigatória e estava prevista para ser implantada em abril de 2023, mas houve um adiamento do prazo para setembro de 2023. É importante destacar que o MEI que não se adequar a esse novo sistema não poderá emitir suas notas, já que os serviços oferecidos pelas prefeituras não serão mais válidos. A formalização como MEI proporciona muitas vantagens ao empreendedor, mas é preciso ficar de olho para administrar o seu negócio com segurança e evitar fraudes. À medida em que o número de empresas aumenta, as ocorrências de golpe no MEI também tendem a crescer. Nesse sentido, é fundamental buscar conhecimento, para não ser vítima de terceiros. Gostou do conteúdo? Tem outras dúvidas sobre o MEI? Confira o mateiral completo com as principais informações sobre essa modalidade de empreendedorismo. Gostou do conteúdo? Estar ligado nos golpes faz você evitar situações difíceis para o seu negócio. E pensando nisso, separamos um vídeo sobre modelo de negócio eficiente, confira:
June, 2024
Jornada MEI: 8 golpes que atingem o MEI
Quando se trata de golpe, o MEI também pode ser vítima — assim como muitas outras categorias de empresas, profissionais e assim por diante. No entanto, isso não deve ser um fator que desencoraje você a se formalizar ou a seguir com seu empreendimento. Registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para quem é autônomo e deseja se formalizar. Nessa modalidade, você tem direito a benefícios previdenciários, pode emitir nota fiscal, tem acesso a linhas de crédito especiais e outras facilidades. Para operar com segurança, é importante conhecer os principais golpes que atingem o MEI. Afinal, quanto maior for o seu grau de informação, menor será a probabilidade de cair em um deles. Neste artigo, você pode conferir oito exemplos notórios, além de dicas para se proteger. Continue a leitura para saber mais! Formalização de empreendedores: expansão e características O número de microempreendedores individuais aumentou bastante nos últimos anos — especialmente durante a pandemia, quando as oportunidades de trabalho se tornaram mais escassas. Nesse contexto, muitas pessoas se viram forçadas para fora da zona de conforto e, então, começaram a buscar ideias para empreender. Para se formalizar como MEI, é necessário faturar até R$ 81 mil por ano e não pode participar de outra empresa como sócio ou titular. Com o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é possível garantir os benefícios previdenciários. O microempreendedor individual pode contratar um empregado, que receba um valor correspondente ao salário-mínimo ou ao piso estipulado pela categoria. Além disso, é importante que a função escolhida pelo empreendedor faça parte da lista de atividades permitidas. Golpes que atingem o MEI: conheça 8 deles O que é ótimo para a economia pode ser a chance perfeita para criminosos que buscam formas de lucrar, enganando quem deseja realizar o sonho de levar o próprio negócio ao sucesso. Os golpistas criam páginas falsas para aplicar golpes nos MEIs, por exemplo, tirando dinheiro das vítimas e roubando informações pessoais. Esses dados são utilizados para cometer outras fraudes. Portanto, é fundamental ter muita atenção para não cair em golpes. Saiba, a seguir, oito dos principais golpes que têm como alvo os microempreendedores individuais. 1. Boletos de cobranças indevidas Nessa modalidade de golpe, os fraudadores enviam cobranças indevidas por e-mail ou correspondência, como boletos de registro de domínio na Internet (endereço de site), por exemplo. Esses boletos geralmente vêm com o logotipo da Caixa Econômica Federal e valores cobrados baixos, além de uma observação indicando que o pagamento é facultativo. O objetivo é arrancar dinheiro do empreendedor sem que ele desconfie. Muitas vezes, o MEI acaba efetuando o pagamento do documento por falta de conhecimento, mesmo que não tenha um site. Outra variação desse golpe é o envio de boletos sob o pretexto de que o empreendedor precisa pagar algum tipo de taxa relacionada à associação com entidades da classe ou fazer alguma contribuição mensal. 2. Sites falsos de abertura do MEI A formalização do MEI é sempre feita pelo portal Gov.br, de forma gratuita. Então, desconfie e evite qualquer oferta que fugir desse padrão. É comum que golpistas criem sites falsos, que se parecem muito com o original, para ter acesso a informações pessoais e tirar dinheiro das vítimas. Os estelionatários usam o logotipo do Governo Federal para dar um toque de realidade à página da web e induzem o empreendedor a acreditar que é preciso pagar uma taxa para abrir a empresa. Em alguns casos, mesmo que o pagamento seja feito, o CNPJ não é registrado. Existem, também, sites de empresas que oferecem o serviço de assistência para a abertura da empresa, mas que cobram valores muito acima do mercado, tornando o processo caro e inviável. 3. E-mails com solicitação de retificação Fraudadores costumam enviar e-mails solicitando que o microempreendedor faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre pendências em sua declaração de Imposto de Renda. Eles aproveitam para incluir links e anexos maliciosos para infectar seu computador e obter acesso aos seus dados pessoais e bancários. Mas você pode identificar quando essas mensagens são fraudulentas observando o endereço de e-mail de onde elas foram enviadas, que costuma ter um nome que não faz sentido. É importante lembrar que a Receita Federal não entra em contato por e-mail sem o consentimento do contribuinte. Todas as comunicações são realizadas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). 4. Falso auxílio empreendedor Devido à crise causada pela pandemia do Covid-19, muitos empreendedores enfrentaram dificuldades financeiras. Por essa razão, fraudadores começaram a oferecer, em nome do Sebrae, um suposto auxílio para ajudar empresas financeiramente. Para aplicar o golpe no MEI, os criminosos criaram sites e perfis falsos na internet. É importante lembrar que o Auxílio Emergencial foi uma iniciativa do Governo Federal. Portanto, quem estava apto a receber deveria se cadastrar por meio do portal oficial da Caixa Econômica Federal. Essa informação é útil para evitar cair em outros golpes. Afinal, você pode encontrar sites que oferecem linhas de crédito facilitadas para o MEI, ou que prometem acesso a benefícios que, na verdade, não existem. 5. Golpe DAS-MEI Nesse golpe, os criminosos enviam uma falsa guia do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) para o empreendedor MEI, contendo o logotipo do Simples Nacional e utilizando linguagem técnica para parecer legítimo. Eles ameaçam multar o MEI caso ele não faça o pagamento, e oferecem apenas a opção de pagamento via Pix. Para evitar cair nesse golpe, o MEI deve lembrar que o DAS verdadeiro não é enviado pelo correio, e que é responsabilidade dele próprio acessar o sistema e pagar o imposto dentro do prazo. Existem quatro formas de pagamento disponíveis: boleto, aplicativo MEI, pagamento online (somente para clientes do Banco do Brasil) e débito automático. Além disso, é importante prestar atenção ao valor que está sendo cobrado, já que os valores do DAS MEI em 2023 são diferentes para cada tipo de atividade exercida. Caso receba uma guia com valores diferentes do esperado, o MEI deve descartá-la imediatamente. 6. Empréstimo falso Nessa situação, os criminosos entram em contato com microempreendedores por meio de canais como: WhatsApp; SMS; ligação telefônica; redes sociais. A partir disso, fazem propostas de supostos empréstimos vantajosos, com juros mais baixos do que estão sendo praticados pelo mercado. A mensagem enviada costuma conter um link. Caso a vítima clique nesse endereço eletrônico, ela é direcionada a um chat, onde vai ser solicitada a enviar os documentos pessoais. Aqui já começa o golpe no MEI, que poderá ter os seus dados utilizados de forma fraudulenta. Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma quantia em dinheiro para liberar o empréstimo em algumas horas. O problema é que isso nunca acontece, e a vítima fica no prejuízo. 7. Falsos fornecedores de produtos e serviços Esse tipo de golpe envolve a oferta de produtos e serviços, incluindo aqueles que já foram mencionados em outros golpes, como a cobrança de taxas para abrir o CNPJ ou para fornecer informações que estão disponíveis gratuitamente na internet. Os golpistas podem oferecer ajuda para cumprir as obrigações do MEI. Como mencionado anteriormente, é possível encontrar golpistas que prometem liberar linhas de crédito mais facilmente para o microempreendedor. 8. Golpe da DECORE Esse é um dos tipos de golpe no MEI que envolvem linhas de crédito. Nesse caso, os golpistas entram em contato com o microempreendedor informando que está liberado um crédito de determinado valor e se a pessoa teria interesse. Para receber o dinheiro, seria necessário obter uma DECORE registrada (ou seja, uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Ao entrar em contato com o escritório de contabilidade, o MEI é informado de que esse tipo de documento não existe. Os golpistas, por sua vez, fornecem o contato de um escritório que emite a DECORE. A vítima segue todo o processo e paga para obter a declaração e liberar o dinheiro em sua conta. Quando tenta entrar em contato com a instituição financeira, não recebe resposta e também não consegue falar mais com o escritório de contabilidade que emitiu a DECORE. Prevenção: confira dicas para não cair em golpes Depois de conhecer os tipos de fraude mais frequentes, é necessário entender melhor como evitar armadilhas. Reunimos algumas dicas para ajudar você a se prevenir. Verifique a segurança do site Sempre que acessar um site, verifique se há um cadeado antes do endereço, indicando que aquela página da web é segura. Em seguida, analise se o site termina com gov.br. Cabe ressaltar que todos os portais do governo têm essa terminação. Faça renovações pelos canais oficiais Caso você receba um boleto de renovação de domínio ou qualquer outra cobrança por e-mail ou via Correios, desconsidere. Se você for proprietário de um website, deve renovar o seu domínio diretamente na página do registro.br ou da empresa que você contratou o serviço. Desconfie de cobranças e pedidos de documentos Compreenda que o registro do MEI é grátis, fácil e sem burocracia. Em poucos minutos, você consegue obter o seu CNPJ. Desse modo, é possível realizar todo processo por conta própria. Tudo é feito de forma digital, sem a necessidade de enviar documentos. Se alguém cobrar algum valor para efetuar o serviço, você saberá que se trata de um golpe. Tenha atenção com links, downloads e senhas Não clique em links ou faça o download de arquivos enviados por remetentes desconhecidos, pois eles podem conter vírus. Nunca forneça senhas ou informações pessoais por e-mail, SMS, ligação telefônica ou WhatsApp. Conheça as obrigações do MEI Entenda que o único pagamento que o empreendedor deve efetuar mensalmente refere-se à guia DAS. Ela vence todo dia 20 e serve para a arrecadação de impostos. Além disso, o primeiro pagamento é realizado apenas no mês seguinte. Por exemplo: se você se registrou em abril, só começará a pagar em maio. Sendo assim, ignore qualquer outro tipo de cobrança. Cuidado com ofertas de crédito Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas que já estão consolidadas no mercado. Tenha bastante cuidado na hora de fazer a solicitações pela internet, para ter certeza de estar no site oficial dessas empresas. Se possível, prefira solicitar pessoalmente. Se você cair em algum desses golpes, é importante fazer o Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente ou online. Leve todas as provas que tiver, tais como mensagens, e-mails, comprovantes de pagamento e assim por diante. Também é essencial entrar em contato com o banco para relatar o ocorrido e contestar os valores das transações efetuadas pelos fraudadores. Mudanças para o MEI: saiba as principais Em 2023, algumas alterações nas regras para MEIs já foram implantadas, enquanto outras têm prazo para acontecer. Por exemplo: para emitir notas fiscais, o cadastro já não é feito na prefeitura, e sim no sistema da Receita Federal. Todo MEI deve emitir o documento ao prestar serviços para pessoas jurídicas. Para evitar ser pego de surpresa, confira, a seguir, as mudanças mais relevantes. Novos valores de contribuição O MEI tem direito a benefícios, como auxílio-Brasil, auxílio-doença, aposentadoria e outros, quando realiza corretamente o pagamento da guia DAS — que precisa ser emitida todos os meses. O valor tende a mudar a cada ano, acompanhando os ajustes do salário mínimo no Brasil. Uma das mudanças no MEI 2023, que já foi implantada, é o novo valor de contribuição. Os atuais valores cobrados na guia DAS-MEI são: R$ 66,10 para quem trabalha com comércio e indústria — R$ 65,10 de INSS e R$ 1,00 referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 70,10 para o MEI que atua como prestador de serviços — R$ 65,10 de INSS e R$ 5,00 relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS); R$ 71,10 para quem exerce atividades ligadas ao comércio e serviços — R$ 65,10 de INSS, R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS. Como mencionado, é essencial observar a quantia que está sendo cobrada. Caso você receba uma guia com valores diferentes dos que foram citados, o correto é descartá-la imediatamente. Caminhoneiros Para o MEI caminhoneiro, o valor total da guia DAS muda de acordo com o CNAE registrado. Para 2023, valem as seguintes regras: R$ 161,24 para transportadores municipais de cargas (CNAE 4930-2/01); R$ 157,24 para caminhoneiros de cargas não perigosas (CNAE 4930-2/02); R$ 162,24 para transportador autônomo de produtos perigosos (CNAE 4930-2/03); R$ 164,40 para transportadores de mudanças (CNAE 4930-2/04). Formas de pagamento e impostos O DAS pode ser pago de quatro formas: boleto: você tem a opção de gerar um boleto e quitá-lo em bancos, lotéricas e caixas eletrônicos; app MEI: basta baixar o aplicativo MEI no seu smartphone para emitir o DAS e solicitar restituição, quando for preciso; pagamento online: essa é uma alternativa apenas para quem tem conta corrente no Banco do Brasil; débito automático: é possível acessar o site gov.br e ativar essa opção até o dia 10 do mês atual, para que a cobrança do DAS anterior seja realizada automaticamente. Embora o valor total da arrecadação tenha passado por mudanças, o percentual dos impostos continua o mesmo: INSS: 5% para MEI convencional e 12% para caminhoneiros; ICMS: R$ 1,00 para comércio e/ou indústria; ISSQN: R$ 5,00 para serviços. Aumento do limite de faturamento Uma das mudanças mais aguardadas para o MEI em 2023 é o aumento do limite de faturamento anual. Até o momento, o limite continua sendo de R$ 81 mil e ainda não há previsão de alteração. O Projeto de Lei Complementar PLP 108/21 está em tramitação no Congresso Nacional, com a proposta de aumentar o limite de faturamento para o teto de R$ 144,9 mil por ano, alterando a proposta inicial de R$ 130 mil. No entanto, ainda não há certeza sobre a aprovação da proposta. Mudança no nome empresarial Anteriormente, quem se registrava como microempreendedor individual tinha como padrão o nome empresarial composto pelo nome do titular seguido do seu CPF. Com o objetivo de proteger o empreendedor de possíveis golpes com seus dados, houve uma mudança nesse padrão. Agora, o nome empresarial se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Então, as novas empresas registradas como MEI agora vêm com o nome completo do titular seguido pelo CNPJ que está sendo registrado. Isso não pode ser alterado, mas o empreendedor continua tendo liberdade para escolher o nome fantasia que quiser. Implantação do Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços Antes, para fazer a emissão de notas fiscais de serviço, o MEI precisava procurar a prefeitura da cidade em que registrou o seu CNPJ para cadastrar os dados no sistema municipal. Esse sistema era acessado pelo empreendedor para fazer as emissões. No entanto, o governo está padronizando as notas de serviço emitidas pelo MEI. Para isso, está implantando o Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços. Então, em vez de utilizar o sistema municipal, todos os MEIs prestadores de serviço deverão emitir suas notas por esse sistema nacional e padronizado. A mudança é obrigatória e estava prevista para ser implantada em abril de 2023, mas houve um adiamento do prazo para setembro de 2023. É importante destacar que o MEI que não se adequar a esse novo sistema não poderá emitir suas notas, já que os serviços oferecidos pelas prefeituras não serão mais válidos. A formalização como MEI proporciona muitas vantagens ao empreendedor, mas é preciso ficar de olho para administrar o seu negócio com segurança e evitar fraudes. À medida em que o número de empresas aumenta, as ocorrências de golpe no MEI também tendem a crescer. Nesse sentido, é fundamental buscar conhecimento, para não ser vítima de terceiros. Gostou do conteúdo? Tem outras dúvidas sobre o MEI? Confira o mateiral completo com as principais informações sobre essa modalidade de empreendedorismo. Gostou do conteúdo? Estar ligado nos golpes faz você evitar situações difíceis para o seu negócio. E pensando nisso, separamos um vídeo sobre modelo de negócio eficiente, confira:
June, 2024
Feira do Empreendedor do Sebrae Pernambuco
Prepare-se para uma imersão no universo empreendedor mais diversificado e promissor de Pernambuco! A Feira do Empreendedor do Sebrae Pernambuco está de volta em 2024, trazendo consigo um verdadeiro leque de oportunidades, ideias e inspirações para os mais variados segmentos empresariais. E o melhor? Todos são bem-vindos! Se você é estudante, um potencial empresário, um empresário estabelecido, um agente público ou um produtor rural, a Feira do Empreendedor é o lugar certo para você. Para os que sonham em ter seu próprio negócio, a feira oferece uma chance única de construir empreendimentos que se alinhem perfeitamente com sua expertise e ideais de investimento. Já para aqueles que já têm um negócio, a Feira do Empreendedor 2024 apresentará conteúdos e insights valiosos para aplicação imediata em suas operações. Prepare-se para 4 dias intensos de aprendizado, networking e descobertas! A edição de 2024 acontecerá de 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação inclui uma variedade de oficinas, palestras, exposições de produtos e serviços, além de encontros de negócios que prometem ampliar seus horizontes empresariais. INSCREVA-SE Seja um expositor, patrocinador ou parceiro! Você tem um negócio inovador ou oferece serviços essenciais para empreendedores? Seja um expositor, patrocinador ou parceiro na Feira do Empreendedor 2024 e coloque sua marca em destaque! Expositor: Reserve um stand no evento e exponha sua marca e solução para os empreendedores. Será uma ótima oportunidade para mostrar seu negócio. Patrocinador: Adquira uma cota de patrocínio e tenha sua marca em evidência durante toda a Feira. Seja reconhecido como um parceiro estratégico do evento, alcançando visibilidade e reconhecimento da sua marca. Parceiro: Estabeleça uma parceria com o Sebrae, onde há uma troca de serviços em benefício mútuo. Nessa modalidade, não há pagamento financeiro direto, mas sim uma colaboração baseada em interesses comuns entre as partes. Preencha o formulário de interesse agora mesmo e coloque sua marca no maior evento de empreendedorismo de Pernambuco!" Seja um expositor ou patrocinador!
May, 2024
Negócio de mãe e filhas faz sucesso desde a década de 90
Crédito: Thais Lima Texto: Lucas Borba Criada a partir dos nomes das três sócias (Fernanda, Ana e Glaydes), a F.A.G surgiu em 1991 após a demissão de Fernanda Custódio de seu emprego, o que a fez ter a ideia e convidar a mãe e a irmã a começarem o negócio. A empresa de moda autoral vem produzindo produtos exclusivos desde então e já é um nome conhecido para além das fronteiras de Pernambuco. Para conseguir se reinventar e se manter atual durante tanto tempo, a F.A.G opta pela produção local de suas peças e com foco em produtos que sejam duradouros e que possam criar um vínculo com seus clientes, diferenciando-se da moda rápida e descartável. “Essa expectativa de uma relação duradoura com as peças, aliada a um design atemporal e culturalmente referenciado, contribuem para nossa permanência no mercado como produto clássico e sempre atual, seguindo já há muito tempo a tendência de ir na contramão do que é efêmero e descartável”, afirma Fernanda. Sobre o papel da mãe no negócio, Fernanda comenta que é muito sobre gerenciar conflitos e dar os conselhos necessários no momento preciso. “Quem não gosta de ter um colo de mãe por perto quando a coisa aperta, né?”, brinca. O Sebrae vem contribuindo com a F.A.G desde o início, ajudando na profissionalização do negócio e também pensando em novas formas de faturamento em momentos difíceis, como na pandemia, quando a empresa começou a produzir máscaras com seu estilo próprio e ajudou muito em tempos tão complicados. Lidando com questões de expansão e sucessão, a família tem planos de que a F.A.G continue no mercado por mais vários anos. Mesmo que talvez não administrada por suas criadoras. “Uma marca genuinamente pernambucana, nascida na efervescência dos anos 1990, que conseguiu ir além dos seus criadores”, comenta Fernanda.
February, 2024
Agenda Sebrae Delas
BREJO DA MADRE DE DEUS 13/03/202418 às 20HOficina - Empreendedorismo Feminino: do protagonismo ao sucessoLocal: Sala do Empreendedor | Av Cleto Campelo, Nossa Sra do Bom Conselho, 378 Inscreva-se aqui! CARUARU 08/03/202414 às 16hPalestra - Empreendedorismo FemininoLocal: ACIC - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru | Rua Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau Inscreva-se aqui! GARANHUNS 07/03/202415 às 17hPalestra - Mulheres que inspiram mulheresLocal: Sebrae Garanhuns | Avenida Rui Barbosa, 671, Heliópolis Inscreva-se aqui!
February, 2024
Conheça os 7 principais setores da indústrias de Pernambuco
Que Pernambuco é um dos estados mais economicamente pujantes do Brasil, todo mundo já sabe. Há grandes empresas no setor agropecuário e na área de serviços, por exemplo, mas não para por aí. As indústrias de Pernambuco também se destacam dentro dos números elevados do PIB estadual. Este post mergulha no cenário das principais indústrias e setores que impulsionam a economia de Pernambuco. Exploraremos o papel dessas empresas e as oportunidades em áreas como tecnologia, alimentos, veículos automotores e mais. Pronto para desvendar as possibilidades que esses setores oferecem aos empreendedores locais? Vamos lá! A economia de Pernambuco A economia do estado de Pernambuco é bastante diversificada, já que ela não depende de algumas poucas fontes de renda. Não à toa, é uma das mais desenvolvidas da região Nordeste: no primeiro trimestre de 2023, o PIB pernambucano registrou valores de R$ 66,3 bilhões. Em termos de atividades primárias, podemos citar a agricultura, representada principalmente pelas monoculturas de cana-de-açúcar e algodão no litoral pernambucano. Já na região do vale do rio São Francisco, se destaca a fruticultura irrigada. O setor que concentra as indústrias é conhecido como secundário. No Pernambuco, a maioria das empresas que se encaixam nessa classificação está localizada no litoral. Na Zona da Mata, por exemplo, são encontradas muitas fábricas de automóveis, alimentos, produtos farmacêuticos, vidros, produtos metalúrgicos, entre outros. Já no Agreste, há uma concentração de fábricas de roupas. Historicamente, Pernambuco sempre teve na agricultura sua principal atividade econômica, com a cana-de-açúcar como grande destaque. No entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou muito, com a crescente industrialização da região. Como se não bastasse, o setor de serviços também passou a ser um dos elementos cruciais para gerar receita no estado. A atual composição do PIB pernambucano é a seguinte, de acordo com o site Brasil Escola: agropecuária: 4,8%; serviços: 73,3%; indústria: 21,9%. Dados recentes mostram que o setor industrial tem registrado importante crescimento, o que mostra que a tendência é que as empresas da área ocupem um espaço cada vez mais relevante na economia estadual. O papel da indústria na economia de Pernambuco A indústria, como vimos anteriormente, é responsável por ao menos 20% do PIB pernambucano. Com o crescimento de setores como a tecnologia, inevitavelmente esses números subirão em um futuro próximo. Recife, a capital pernambucana, tem um moderno polo de tecnologia e informática, que concentra mais de 300 empresas e tem faturamento de bilhões por ano. Mas não é só de tecnologia que vive a economia pernambucana. Há uma forte indústria petroquímica, assim como empresas dos setores têxtil, de transporte, entre outros, como veremos a seguir. As principais indústrias de Pernambuco Falaremos das principais empresas que integram o setor industrial de Pernambuco e do ecossistema de negócios da região, separando por diferentes áreas de destaque no estado. Vamos conhecê-las! 1. Derivados de petróleo e biocombustíveis Pernambuco tem uma grande tradição na exportação de derivados de petróleo. Os números são tão impressionantes que, até mesmo com uma queda momentânea ocorrida em fevereiro de 2023, de 39%, ainda se tornou o quarto melhor resultado da história desde o mesmo mês em 1997. Assim, embora os números sejam menores que os de 2022, ainda resultaram em ganhos significativos para o estado pernambucano: as exportações nesse setor chegaram aos R$ 873,2 milhões. Um dos principais destinos de vendas do estado é a nação de Singapura, que costuma aparecer em primeiro lugar tanto em termos de óleo combustível como de nafta. O país asiático é um dos mais ricos do mundo e contribui significativamente para o PIB pernambucano. Ainda em termos de vendas de combustíveis, temos que destacar a Refinaria Abreu e Lima, a maior empresa do setor instalada no porto de Suape. Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, esse terminal serve como uma das principais formas de exportar as mercadorias produzidas no estado. A Refinaria Abreu e Lima tem uma capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia. Além dela, operam outras duas organizações que ajudam na estruturação: a Petroquímica Suape (Grupo Alpek) e a Indorama Ventures. As duas são responsáveis pela produção da pré-forma PET, uma resina plástica que é amplamente reconhecida como a mais resistente e duradoura para a fabricação de garrafas e embalagens plásticas. 2. Veículos automotores Na cidade de Goiana, fica a empresa que colocou Pernambuco definitivamente no mapa mundial da indústria automotiva: a Stellantis, grupo automotivo que engloba a Fiat, a Peugeot, a Jeep, a Chrysler, a Citroën, a Dodge, entre outras. Essa fábrica de automóveis, assim como o parque de fornecedores integrado a 16 outras empresas, representa um ponto positivo de transformação da economia pernambucana. Inclusive, a Stellantis em Pernambuco está perto da sua capacidade plena. Até o início de 2023, o investimento já chegava a R$ 13,9 bilhões. A unidade pernambucana tem alguns destaques nos processos, como a sustentabilidade, a otimização de processos e, principalmente, o uso de tecnologia. Um exemplo são os mais de 600 robôs utilizados para desenvolver veículos cobiçados, como os seguintes modelos de Jeep: Commander; Compass e Renegade; Fiat Toro, para os mercados brasileiro e latino-americano. Vale lembrar que Pernambuco se consolidou como um polo automotivo e de autopeças, retirando o monopólio da indústria sediada no eixo Sul-Sudeste. De acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), dos 14,3 milhões de carros produzidos no Brasil entre 2015 e 2021, 7,3% vieram das instalações de Goiana. 3. Bebidas e alimentos Pernambuco tem um dos polos mais desenvolvidos do Brasil quando o assunto é o setor de alimentos e bebidas. Pela localização estratégica do estado e pela presença de um porto movimentado, empresas como a Unilever, a Arcor, a Pepsico, a Camil, a Bunge, a Masterboi, a BRF Foods, a Seara, a Nissin, entre muitas outras, se instalaram na região. Já em relação ao polo de bebidas, são cerca de 150 empresas de todas as etapas da cadeia produtiva, que vão desde as cervejarias até produtoras de garrafas, latas e rótulos, que tornam Pernambuco o estado mais desenvolvido do Nordeste e do Norte no setor. Uma das cervejarias que se destacam é a Petrópolis de Pernambuco, que aparece no top 10 entre as maiores do Brasil no site Econodata. 4. Setor têxtil O setor têxtil mostra que a economia de Pernambuco não se concentra na capital. Isso porque é no Agreste que encontramos o maior mercado de confecções do Nordeste. Ao todo, dez cidades geram produtos e oportunidades de emprego para mais de 250 mil pessoas. Além disso, a região produz mais de 200 milhões de peças por ano, e 18% da produção nacional de jeans vêm de lá. O faturamento anual chega aos 6 bilhões de reais, com a concentração em cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. 5. Tecnologia e games Vez ou outra, encontramos cidades brasileiras associadas ao rótulo "Vale do Silício brasileira", fazendo referência à região de São Francisco (EUA) que concentra algumas das empresas mais poderosas no setor de tecnologia do mundo. Recife é uma séria candidata ao título. Isso se explica, por exemplo, pelo Porto Digital, um parque tecnológico urbano que funciona no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairros vizinhos, como Santo Antônio, Santo Amaro e São José. São mais de 170 hectares de inovação dentro da capital pernambucana. Não à toa, a capital foi destaque em um material publicado pelo portal internacional Rest of World em 2021, o qual cita Recife como uma das seis cidades do mundo que lideram o futuro da indústria de tecnologia. A Faturepag, uma startup legitimamente pernambucana, é uma das fintechs (empresas que misturam os serviços financeiros ao uso de tecnologia de ponta) que já alcançaram bilhões em transações. Além disso, o Porto Digital reúne outras gigantes do setor, como Deloitte, IBM, Microsoft, Samsung e Accenture. Mais de 15 mil pessoas estão empregadas nesse setor, com o Governo do Estado de Pernambuco oferecendo apoio e incentivos fiscais para a instalação de empresas de tecnologia. Como se não bastasse, a capital tem se consolidado como um dos principais centros criadores de games no mundo. Um dos exemplos é a Kokku, que trabalhou diretamente na criação de um jogo que vendeu mais de 20 milhões de cópias, o Horizon Zero Dawn. 6. Produtos petroquímicos A Alpek Polyester é o maior polo integrado de poliéster da América latina e se localiza no complexo industrial do porto de Suape. A empresa também produz o chamado ácido tereftálico purificado (PTA). O polo petroquímico, integrado por empresas como a Alpek, também abastece outras seis organizações instaladas no porto, o que fortalece o sistema de adensamento da cadeia industrial. Nesse caso, temos uma reação positiva em cadeia: essas empresas-âncora integram ao seu entorno dezenas de outras organizações produtoras de bens e serviços, todas com o mesmo direcionamento do desenvolvimento contínuo de tecnologia. 7. Construção civil Diversos gigantes da construção civil estão presentes em Pernambuco, como a MRV, que tem investido cada vez mais no Nordeste. Também podemos citar empresas legitimamente pernambucanas, como o Grupo Referencial, a Moura Dubeux e a Vale do Ave. As oportunidades do setor industrial de Pernambuco A Stellantis é uma das empresas que buscam fornecedores para trabalhar juntamente à multinacional em Pernambuco. Além dela, grandes organizações como a Usina Serra Grande, Kokku e empresas que atuam no porto de Suape estão constantemente oferecendo oportunidades. Uma dica é acompanhar as páginas no LinkedIn e prestar bastante atenção nas vagas abertas, que vão dos cargos em tecnologia até os de especialista na indústria petroquímica. A Refinaria Abreu e Lima faz parte da Petrobrás, então a maioria dos seus cargos são oferecidos via concursos públicos. Vale a pena ficar de olho nos setores aquecidos da indústria nos últimos anos, como é o caso da sondagem. O Sebrae também é parte importante do crescimento e da evolução das indústrias de Pernambuco. Como você viu no artigo, esse setor está em franca expansão no estado, com companhias que vão desde a produção têxtil até a tecnologia de ponta. Gostou do texto e quer conferir outros conteúdos como este? Então, curta e siga as nossas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no X!