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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
8 dicas práticas para trabalhar com colorimetria e personal shopper

Veja quais são as estratégias que podem ajudar você a crescer profissionalmente e se consolidar nessas áreas.

· Atualizado em 19/09/2024
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Ao fazer uma pesquisa na internet, você identifica que há várias atividades novas que estão se popularizando, convertendo-se em carreiras promissoras e, principalmente, conquistando nichos de mercado cada vez mais expressivos. Isso ocorre principalmente devido à influência das mídias sociais na população — é o caso do colorimetrista e do personal shopper.

Neste artigo, vamos mostrar o que são essas profissões, como andam as tendências de mercado que as envolvem e as perspectivas de futuro para as duas áreas. Para completar, você verá dicas estratégicas para atuar em ambos os segmentos e ser reconhecido por um trabalho de qualidade. Acompanhe!

Conceitos de colorimetria e personal shopper

Para começar, explicaremos as diferenças entre as duas áreas. Assim, você se familiariza com as atividades e compreende por que elas vêm ganhando espaço no mercado atual.

O que é colorimetria?

O profissional que trabalha com colorimetria se aprofunda na teoria da psicologia das cores. Ou seja, em como os seres humanos percebem e processam visualmente as diferentes tonalidades existentes e como isso, inclusive, se reflete nas emoções, no humor e no comportamento.

Muitos colorimetristas atuam especificamente com a coloração pessoal no visual dos indivíduos, permitindo que, a partir de escolhas adequadas dentro de uma paleta pré-definida, os sujeitos possam potencializar a própria aparência, alcançar um maior alinhamento estético e aumentar a autoestima. Na internet, por exemplo, é possível encontrar profissionais que atuam com consultoria no ramo da moda.

O que é personal shopper?

O personal shopper, por sua vez, é alguém que realiza compras para terceiros. É um especialista em compras pessoais para indivíduos que não dispõem de tempo livre para essa atividade, estão restritas ao lar (por questões de saúde, por exemplo) ou simplesmente não estão na região onde os comerciantes atuam.

Essas aquisições podem ser de produtos diversos, desde roupas e acessórios até itens de decoração e produtos de alimentação. O serviço é agendado previamente e o cliente pode indicar um orçamento X para as compras. Nesse contexto, o personal shopper faz uma pesquisa de mercado, realiza comparações entre marcas concorrentes e encontra a mercadoria desejada pelo melhor custo-benefício.

Outra possibilidade é a ausência de um teto de gastos, algo mais comum quando o consumidor final quer adquirir itens específicos (como os vendidos por grifes) ou em grandes quantidades (por conta de eventos). Portanto, o papel do especialista se resumirá a intermediar e executar a compra com total discrição, cuidado e rapidez.

Crescimento da profissão

A colorimetria é uma área que ainda não conta com dados oficiais de quanto se movimenta no mercado. Porém, os números desse segmento nas redes sociais não mentem: ela já é uma tendência no mercado da moda.

Como mostra uma matéria de 2023 da CNN Brasil, só no Tik Tok são mais de 1,5 bilhão de visualizações em conteúdos que trazem o tema de coloração pessoal. Muitos deles feitos por profissionais que expõem como funciona o trabalho, qual a importância dele e o impacto que é gerado na vida dos clientes.

Quanto ao desempenho dos especialistas em compras pessoais no mercado, é possível avaliar o crescimento da área por meio da adesão a ela não só por pessoas físicas, mas também por pessoas jurídicas. Prova disso, é que a procura de consumidores por personal shoppers aumentou durante a pandemia de Covid-19, como relata um artigo da Veja São Paulo.

Simultaneamente, empresas passaram a investir em serviços próprios de personal shopper para estimular o consumo e personalizar a experiência de compra dos clientes, como mostra matéria do portal Mercado&Consumo.

Importância da colorimetria no personal shopper

Embora se tratem de duas atividades distintas, não há impedimento quanto a elas serem combinadas. Na realidade, a colorimetria pode beneficiar e muito quem atua como personal shopper. O motivo disso é simples: essa expertise permite que o profissional ofereça um serviço mais completo.

Dessa forma, ele não apenas faz compras de peças de vestuário conforme a demanda do cliente, mas também disponibiliza uma consultoria que ajuda a pessoa a vestir-se melhor, a revitalizar o próprio guarda-roupa e a ter uma imagem mais condizente com a carreira e as atividades sociais que ela exerce. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade para aumentar a clientela e ter um melhor rendimento financeiro.

Tendências atuais

Neste tópico, trazemos algumas atividades que vêm se popularizando dentro dos dois segmentos de trabalho apresentadas há pouco. É importante conhecê-las, pois você mesmo pode ofertar esses serviços como complementares às atividades padrões de cada área. Por isso, fique atento!

Tendências na colorimetria

Na colorimetria, a tendência é o conhecimento de coloração aplicado à maquiagem, onde as pessoas aprendem a escolher os produtos adequados para cada tipo de pele, realçando os traços faciais, harmonizando tom e subtom, disfarçando com mais precisão e delicadeza pequenas manchas e sinais.

Outro exemplo em alta é a colorimetria capilar. Aqui o propósito é adequar a cor dos fios ao perfil de pele que o cliente tem. Evitando, por exemplo, contrastes excessivos que prejudiquem o visual, além de mudanças frequentes de tinturas que podem trazer danos aos cabelos.

Tendências para o personal shopper

Para o personal shopper, por sua vez, uma das principais tendências é a consultoria em compras internacionais. Ou seja, indivíduos contratam esse profissional para que ele faça compras em outros países. Há casos onde ele viaja até o destino e cenários onde a pessoa mora no local e faz o envio das mercadorias. Principalmente quando se trata de eletrônicos, produtos de informática, vestuário e perfumaria.

Gestão e desenvolvimento profissional

Investir na sua capacitação profissional é indispensável para valorizar o serviço que presta ao público, conquistar diferentes nichos de mercado e impulsionar um negócio a crescer e ser financeiramente rentável. Por isso, veja as nossas indicações para você se desenvolver cada vez mais!

1. Faça cursos que aumentem sua capacidade empreendedora

Ao trabalhar com consultoria em compras e colorimetria, é comum que a pessoa abra um CNPJ, atuando como microempreendedor individual ou pequeno negócio. As razões por trás dessa iniciativa são formalizar o serviço, organizar aspectos tributários e contábeis do trabalho e ter um limite de faturamento adequado quanto aos ganhos previstos.

Porém, uma vez que o seu negócio esteja ativo e com clientes, você não deve deixar essas questões de lado. Ao contrário, é preciso aperfeiçoar constantemente a sua capacidade de gestão. Em especial, quando há o objetivo de crescer, expandir a empresa e continuar empreendendo em novos serviços.

Por isso, faça cursos, workshops e oficinas que apresentem conhecimento estratégico sobre gestão de empreendimentos. O Sebrae Pernambuco, por exemplo, conta com diferentes formações e eventos para ajudá-lo a organizar empresas e operacionalizar da melhor forma os produtos e serviços que você oferece.

2. Participe de eventos de moda

Outra dica útil é participar de eventos de moda. Afinal de contas, esse é um dos setores onde colorimetristas e personal shoppers têm mais oportunidades de atuação e crescimento profissional.

Além de permitir que você conheça tendências do ramo e saiba como aproveitá-las para enriquecer a experiência de atendimento ao cliente, você vai saber mais sobre estatísticas e previsões de consumo, marcas em evidência, panorama da moda circular na atualidade, influenciadores com mais alcance na internet etc.

Ou seja, são conhecimentos que vão contribuir diretamente com as consultorias que você presta e, em particular, com o perfil de cliente que você tem. Isso porque você pode se especializar em públicos de alto poder aquisitivo, pessoas politicamente expostas, famosos e artistas de projeção regional/nacional.

Relacionamento com os clientes

O contato com o público é a chave para o sucesso dos negócios — e com o colorimetrista e o personal shopper não é diferente. Com as estratégias corretas, você pode fidelizar o cliente, tornando-o um consumidor regular dos seus serviços, e fazer com que ele divulgue de maneira orgânica o seu negócio para outras pessoas. Por isso, coloque em prática as dicas abaixo!

3. Faça um atendimento personalizado ao contratante dos seus serviços

Ao ser contatado pelo cliente, demonstre interesse genuíno na demanda que ele traz, busque conhecer os prazos e orçamentos dos quais ele dispõe e como você pode solucionar os problemas que ele enfrenta. Durante a realização do serviço, mantenha-o informado sobre cada atividade realizada. Uma forma prática e simples de fazer isso é por meio de notificações no WhatsApp.

Após a finalização do seu trabalho, não corte completamente a comunicação. Mantenha-se à disposição da pessoa, inclusive pedindo feedbacks sobre o serviço e anunciando em primeira mão para ela novidades do seu negócio, como serviços de consultoria que serão lançados nos próximos meses.

4. Faça pacotes de serviço para fidelização dos clientes

Após o trabalho inicial prestado e com a certeza de satisfação do cliente, proponha a ele pacotes de serviços de coloração pessoal ou assessoria em compras. Eles podem ser semanais, quinzenais, mensais ou completamente personalizáveis de acordo com a preferência do público.

Para tornar a oferta mais atrativa e conseguir fidelizar o consumidor, você pode propor descontos, prazos mais curtos para o atendimento ou programas de recompensas.

Posicionamento nas redes sociais

Ter perfis ativos nas redes sociais é importante não só como estratégia de marketing digital, mas como mecanismo de comunicação e relação com o público. Afinal, é por meio das mídias (como Facebook, Tik Tok, Instagram e afins) que você se posiciona profissionalmente no mercado e promove os seus diferenciais e resultados. Por isso, veja duas dicas importantes para estar em evidência nas plataformas!

5. Produza conteúdo relevante

Evite apenas divulgar o serviço que faz como se o seu perfil nada mais fosse do que um mero catálogo comercial. É importante contextualizar o seu trabalho com as necessidades do público.

Por exemplo, reels que mostram como a colorimetria renova o guarda-roupa do cliente, deixando-o mais versátil e coerente, além de que postagens sobre como ter um assistente de compras permitem que as pessoas otimizem o tempo livre na rotina e possam se dedicar a outros compromissos.

Quanto mais o conteúdo dialoga com as dores do consumidor, mais fácil é aumentar o alcance e o engajamento da sua conta e converter essa audiência para sua cartela de clientes.

6. Faça colaborações nas plataformas

Pesquise por influenciadores da internet com quem seja interessante realizar permutas. Por exemplo, você oferece seu serviço de colorimetrista para fulano sem custo, vocês gravam vídeos mostrando o processo de testagem de cores e divulgam nas redes. Elas podem ser publicações no feed com marcação, stories e lives.

Outra possibilidade são parcerias com profissionais do ramo da moda, onde vocês podem criar conteúdos sobre curiosidades e tendências da área, fazer indicações de produtos e/ou serviços e compartilhar dicas para ajudar as pessoas. De ambas as maneiras, você conquista mais visibilidade nas plataformas e cria uma comunidade sobre consultoria em compras e coloração pessoal.

Parcerias estratégicas

Por fim, trouxemos duas dicas que ajudam você a construir parcerias estratégicas para gerar mais autoridade para o seu nome no mercado e aumentar a sua presença na internet. Confira quais são elas!

7. Participe de programas de mídia online e offline

A primeira dica é participar de programas de rádio e TV, além de podcasts e entrevistas em jornais digitais. Você pode usar essas plataformas para divulgar o seu serviço, falar da experiência profissional que tem e tirar dúvidas de pessoas interessadas em contratar um profissional como você.

Para tanto, é possível entrar em contato com os editoriais, estúdios ou mesmo emissoras que produzem esses programas e propor uma parceria com eles. Você pode dar entrevistas sobre o seu setor, realizar projetos que envolvam os seguidores/espectadores, ser parceiro de quadros comerciais etc.

8. Lance cursos voltados para a formação de outros profissionais

A segunda dica é preparar cursos de formação de personal shopper/colorimetrista. A ideia aqui é se tornar referência na sua área por meio da educação profissional. Para tanto, você realiza a mentoria de carreira.

Nela, ensina sobre as atividades que realiza, explica como funciona a captação de clientes e como criar um negócio que tenha êxito no mercado atual. Além de ampliar sua visibilidade, você aumenta o seu faturamento e pode, inclusive, descobrir uma oportunidade extra para empreender.

Atuar como colorimetrista ou personal shopper é optar por uma carreira dinâmica e promissora. Porém, é preciso ter conhecimento de mercado, aprimorar seus conhecimentos e competências, fazer um planejamento de serviços e adotar ações que coloquem o seu nome em evidência tanto no online quanto no offline. Por essas razões, inspire-se nas nossas dicas e se torne um empreendedor!

Gostou de saber mais sobre colorimetristas e personal shoppers? Então aproveite para conferir nossos conteúdos sobre o mercado de moda!


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