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Mon Jan 30 19:04:10 BRT 2023
Planejamento | ESCOLHA DA FRANQUIA
Taxa de franquia: entenda como funciona antes de abrir a sua

Veja tudo sobre como funciona a taxa de franquia, quais são os tipos mais comuns e como começar a cobrar essa taxa dos franqueados.

· Atualizado em 30/01/2023
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No modelo de franquia, o franqueado pode se beneficiar do reconhecimento e dos ativos do franqueador. Esse empreendedor tem a oportunidade de se juntar a uma empresa com renome no mercado e de vender os seus produtos, mas todos esses benefícios dependem de um custo, que é a taxa de franquia.

Antes de transformar oficialmente a sua empresa em uma rede de franquias, existem algumas etapas que você precisa conhecer bem para evitar surpresas pelo caminho. A cobrança da taxa de franquia é uma dessas questões cruciais.

Neste post, vamos explicar em detalhes o que é taxa de franquia, quais são os seus tipos e como planejar esse aspecto do seu negócio. Confira e tire as suas dúvidas!

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é um pagamento que o franqueado faz para uma empresa franqueadora para usar o nome da marca, oferecer os produtos/serviços da empresa e se beneficiar de toda a sua propriedade intelectual.

A primeira taxa de franquia costuma ser o pagamento que o franqueado realiza quando assina o contrato. Como o novo parceiro vai se beneficiar dos ativos da franquia por muito tempo, o franqueador também pode cobrar taxas contínuas, como o pagamento de royalties e as taxas de marketing, que são calculadas de várias maneiras.

Ao contrário do que alguns pensam, incluir taxas extras na parceria com os franqueados não afugenta potenciais parceiros. Na verdade, taxas de franquia realmente apropriadas podem atrair candidatos mais qualificados porque eles reconhecerão que a sua rede está, de fato, empenhada em crescer no segmento.

Por que é importante planejar as taxas da franquia?

Cada rede de franquias deve ter um conjunto próprio de taxas cobradas aos franqueados. Então, ao abrir a sua, você terá que definir bem as taxas se quiser ter uma previsão precisa dos seus futuros gastos e das suas futuras receitas com a empresa.

As franqueadoras usam o dinheiro recolhido com as taxas para cobrir despesas próprias das suas operações e isso acaba refletindo em valores diferentes pagos pelos franqueados. Franqueadoras de cosméticos, por exemplo, tendem a cobrar taxas com valores diferentes em comparação às redes de fast food.

O motivo é simples: os custos dessas empresas são muito diferentes. Portanto, as taxas repassadas aos franqueados tendem a ser distintas.

Mesmo comparando redes de franquias do mesmo segmento, você não encontrará valores idênticos. Ao contrário, o que você vai encontrar são valores ligeiramente diferentes. Isso acontece porque o investimento que cada uma faz no franqueado normalmente não é o mesmo.

Uma rede de franquias de grande porte tende a investir mais em marketing do que a sua concorrente de pequeno porte. As duas, então, tendem a cobrar valores diferentes na taxa de marketing porque o orçamento dedicado a essa área é distinto em cada empresa.

É muito importante que você entenda como isso funciona antes mesmo de começar a abrir a sua rede. O ideal é sempre considerar a média do mercado e as despesas da própria empresa para oferecer taxas não só competitivas, mas também justas aos parceiros.

Quais são os benefícios das taxas de franquia?

Embora muitos franqueadores hesitem em ampliar o conjunto de taxas, há benefícios comprovados em relação à receita recolhida por essas despesas, tanto para a franqueadora quanto para os franqueados. A seguir, elencamos os principais.

Promoção de treinamentos para franqueados

É comum que os franqueadores forneçam um treinamento inicial longo e abrangente para ensinar aos novos franqueados tudo que aprenderam para lançar e operar o negócio. Os custos associados ao treinamento inicial geralmente são cobertos pela taxa de franquia inicialmente cobrada de novos parceiros.

No entanto, o franqueador também fornece vários treinamentos contínuos enquanto os franqueados estão operando os seus negócios. Nesse caso, as taxas cobradas de forma fixa ajudam a franqueadora a cobrir as despesas com os treinamentos.

Garantia da propriedade intelectual

A taxa de royalties é uma pequena taxa paga pelos franqueados aos franqueadores pelo direito de uso da marca e da propriedade intelectual da empresa. A propriedade intelectual é uma parte importante do que torna um negócio escalável e capaz de ser franqueado.

No modelo de franquia, a empresa fundadora é aquela que assumiu todo o risco, pagou por todos os erros ao longo do caminho e se esforçou para construir uma rede de franquias bem-sucedida e escalável. Agora, ela tem direito a royalties pagos pelos franqueados.

Investimento contínuo em marketing

O novo franqueado geralmente não precisa se preocupar muito com as estratégias de marketing e com a obtenção de novos clientes. A empresa franqueadora assume, em grande parte, a responsabilidade de garantir o investimento contínuo em marketing para todos os seus parceiros de negócios.

As taxas contínuas ajudam a compensar o custo de produção de materiais publicitários, o licenciamento de ferramentas de marketing e o salário de especialistas na área.

Quais são as taxas comuns atreladas ao modelo de franquia?

Embora cada franqueadora cobre taxas específicas, existem algumas que estão em praticamente todos os segmentos. Quer alguns exemplos? A seguir, conheça as taxas mais comuns envolvidas na participação em uma rede de franquias.

Taxa de franquia

A taxa mais comum leva o nome de "taxa de franquia”. Algumas empresas também se referem a ela como “taxa inicial” ou "taxa de ingresso".

Normalmente, ela é cobrada na forma de um pagamento único quando o contrato é assinado e os ativos da franquia são concedidos à empresa parceira. A partir desse pagamento, os franqueados podem usar a licença da marca e ter acesso às melhores práticas e à propriedade intelectual da rede de franquias.

O valor da taxa inicial varia de empresa para empresa. Algumas marcas assumem que exigir uma taxa mais baixa ajuda a se manter competitiva e abrir as portas para mais parcerias em potencial, especialmente para aqueles que buscam opções acessíveis.

Outras assumem a posição de que uma taxa inicial mais alta é compatível com um mercado cujo potencial de aumento de receita é significativo. Nesse sentido, quanto maior o potencial de receita, mais franqueados estarão dispostos a pagar uma taxa superior.

A maioria das redes de franquia, no entanto, simplesmente alinha a sua taxa inicial com a média do mercado. Em outras palavras, busca-se cobrar um valor igual ou muito próximo àquele que os concorrentes já estão cobrando.

Para novos franqueadores que ainda não desenvolveram uma base substancial de franqueados, a taxa inicial pode não ser um centro de lucro. O foco nos estágios iniciais é tornar a participação na rede convidativa para o máximo de potenciais parceiros, o que geralmente acontece com a definição de um valor mais acessível de entrada.

Royalties

Depois que o negócio do franqueado já está funcionando, há uma série de despesas para manter as operações com sucesso. A taxa contínua mais comum em redes de franquias é a taxa de royalties, que é cobrada principalmente pelo uso contínuo da marca registrada e dos processos patenteados do franqueador.

A taxa de royalties pode ser cobrada de forma semanal ou mensal. Ela geralmente representa uma porcentagem entre 4% e 10% da receita do franqueado no período em questão. Também há redes de franquias que optam por cobrar um valor fixo.

Taxa de marketing

A taxa de marketing ou taxa de publicidade serve para criar um fundo investido em toda e qualquer estratégia de marketing que beneficie e promova a marca como um todo.

A taxa média de marketing varia de local para local e depende do tipo de negócio que você administra. Ela geralmente é cobrada no formato de uma porcentagem das vendas do franqueado no período de um mês, normalmente de 1% a 4%. Por outro lado, também há franqueadoras que decidem cobrar um valor fixo.

O pagamento da taxa de marketing vai contribuir para a realização de reparos, renovações, reformas e manutenções nos pontos comerciais, para a obtenção de novos clientes, para o suporte ao cliente e ao produto etc.

Taxa de sistema

Algumas redes de franquias também exigem que os franqueados paguem uma taxa de sistema, que contribui para a compra, para a manutenção e para o licenciamento de softwares, hardwares e outros equipamentos necessários para as operações cotidianas.

Contudo, não são todas as redes que cobram essa taxa. Dependendo do tamanho das operações, do tipo de franqueadora e do segmento de atuação, a empresa pode decidir não cobrar uma taxa específica para cobrir os custos com tecnologia.

Há, por outro lado, uma desvantagem em não cobrar a taxa de sistema. A sua marca corre o risco de não dispor de orçamento para pagar por tecnologias de ponta, o que pode fazer com que os seus franqueados fiquem para trás em relação aos concorrentes.

O fato é que a taxa de sistema pode equipar os seus franqueados, tornando-os mais eficientes e aptos a oferecer melhores serviços e competir de forma mais eficaz com a concorrência.

Neste artigo, vimos quais são os tipos mais comuns de taxa de franquia. Agora, o mais importante é calcular o retorno financeiro previsto com as taxas que você vai implementar, de modo que o valor recolhido seja o suficiente para alcançar os resultados desejados.

Agora que você conhece as principais informações sobre a taxa de franquia, aproveite para descobrir tudo sobre os aspectos legais desse modelo de negócio: conheça a legislação que rege as franquias.


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