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Tue Feb 07 17:44:49 BRT 2023
Planejamento | MODELO DO NEGÓCIO
Conheça os melhores modelos de negócios para sua barbearia

Saiba a diferença entre modelo e plano de negócio, e quais são as principais práticas de cultura maker, que estimula o desenvolvimento de habilidades.

· Atualizado em 07/02/2023
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O segmento de beleza e bem-estar, no qual estão incluídas as barbearias, cresceu 13,4% nos primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os dados confirmam a retomada da economia brasileira, com a volta do público aos salões de beleza devido aos baixos índices de contaminação pelo novo coronavírus, mas também indicam a maior preocupação do público masculino com a estética. O cenário é ideal para montar modelos de negócios de sucesso.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é um modelo de negócio, caracterizando a diferença entre modelo e plano de negócio. Além disso, o material mostra quais são os principais modelos de negócio para barbearia e informa como se dá a prestação de serviço nesse segmento.

Ao final, o artigo indica, ainda, quais são as principais práticas de cultura maker, que estimula o desenvolvimento de habilidades, agregando valor aos profissionais de estética e bem-estar. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que é um modelo de negócio?

Antes de tudo, é fundamental entender o que é um modelo de negócio. Esse conceito indica como a empresa cria, entrega e captura valor, definindo previamente as etapas sobre o funcionamento do negócio. Em outras palavras, o modelo de negócio é o "modo de fazer", sendo uma ferramenta para registrar todas as fases do empreendimento, permitindo, ainda, que as diferentes áreas da organização operem integradas.

Devem constar no modelo de negócio as atividades desenvolvidas pela empresa, de modo similar a um panorama de 360º sobre o empreendimento, destacando as interfaces entre as várias áreas operacionais e os pontos estratégicos que devem concentrar a atenção da equipe administrativa.

Assim, ao elaborar o modelo de negócio, a gestão deve responder estas questões:

  • o que a empresa vende (proposta de valor)?;
  • quais são os diferenciais da empresa?;
  • o que a empresa propõe de inovação para o mercado competitivo?;
  • para quem a empresa deve vender (público-alvo)?;
  • quais serão as operações da empresa (produtos e serviços)?
  • como o negócio gerará dinheiro (monetização)?

Qual é a diferença entre modelo e plano de negócio?

Muitas pessoas se perguntam sobre a diferença entre modelo e plano de negócios. Mas, apesar de serem expressões semelhantes, os dois conceitos envolvem ações e atores diferentes. Isso ocorre porque, enquanto o modelo de negócio é um documento prático, oferecendo uma visão macro da barbearia, o plano de negócio destaca as etapas constitutivas de cada empreendimento.

Para ficar mais claro, o plano de negócio mostra se os indicadores são viáveis para a empresa, auxiliando a gestão a identificar gargalos na estruturação empresarial e sendo uma ferramenta imprescindível na captação de investimentos, já que calcula em quanto tempo o negócio começará a ser lucrativo e define as principais metas a serem alcançadas pela equipe.

Por isso, diferentemente do modelo de negócio, o plano de negócio envolve uma análise aprofundada do mercado competitivo, traçando um plano de marketing robusto, definindo todas as etapas operacionais a ser seguidas pelas diferentes áreas e mobilizando uma análise das finanças, para equilibrar as contas e atrair investimentos.

Em resumo, o modelo de negócio estrutura em seu documento prático o que a empresa precisa fazer para se consolidar no mercado, sendo realizado em um primeiro momento. Depois, com a estruturação do modelo, a gestão implementa o plano de negócio, indicando como fazer para alcançar os objetivos traçados previamente.

Quais são os principais modelos de negócio para barbearia?

Respondendo a questão, o B2C é um dos principais modelos de negócio operados em barbearias. A sigla, que corresponde à expressão Business to Consumer (da empresa para o consumidor, em tradução livre do inglês), define empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor final, na relação direta entre a pessoa jurídica e a física.

Além do modelo B2C, a franquia é uma das mais tradicionais operações exigentes no mercado de beleza e bem-estar. Nesse formato, o franqueador oferece uma licença para o franqueador usar a sua marca, os seus serviços e, se for o caso, os seus produtos. A maior vantagem do modelo é que o empreendedor adquire o direito de trabalhar com uma marca já existente, com segurança e reputação no mercado.

Outro modelo que vem sendo aderido pelas barbearias é o de empreendimento social, estrutura que une a responsabilidade sustentável com o empreendedorismo, gerando impacto positivo para a sociedade, atendendo um público de renda mais baixa e gerando, ainda que paralelamente, lucros para os atores envolvidos na operação.

Como se dá a prestação de serviço na barbearia?

Na hora de estruturar o modelo de negócio da sua barbearia, é fundamental situar como serão as relações de trabalho na empresa. Nesse sentido, a prestação de serviços, que ocorre quando o empreendimento contrata outra organização (terceirização) para realizar determinada tarefa, é uma opção interessante para quem atua no mercado de beleza e bem-estar.

Na prestação de serviço, o produto a ser oferecido é a mão de obra qualificada, já que a função corresponde a um trabalho oferecido por terceiros na barbearia. Dessa forma, existem os prestadores de serviços fixos, que trabalham em uma sala ou sede, fornecendo serviços específicos, e os prestadores de serviços contratados, profissionais que prestam atividades conforme um contrato.

Como montar o modelo de negócio?

Você deve estar se perguntando, agora, como montar o modelo de negócio da sua barbearia. Para ajudar nessa tarefa, listamos os principais passos, desde a definição do serviço a ser oferecido para o público-alvo até a indicação sobre os recursos disponíveis. Confira!

Segmento e proposta de valor

Para definir a modelagem do negócio, é preciso compreender em que segmento a sua empresa atuará e quais são os clientes em potencial para a sua barbearia. Nessa etapa, a gestão deve descrever a persona, orientando o desenvolvimento de produtos e serviços e auxiliando na elaboração de estratégias de relacionamento.

Já a proposta de valor deve indicar as características que agregam valor aos produtos e serviços comercializados pelo negócio. Por isso, a gestão deve compreender qual é o motivo que leva os clientes até a marca, isto é, quais são os diferenciais da sua barbearia em relação à concorrência.

Clientes e canais

Para crescer no mercado, é preciso definir quais serão os pontos de contato com o cliente. Atualmente, as empresas estão optando pela abordagem omnichannel, que prevê convergência de canais e maior satisfação do público.

Mas, além de saber como contactar o consumidor, é importante definir como os produtos e serviços chegarão ao cliente. Nessa etapa, é fundamental pensar na persona, perfil que deve ajudar a montar uma estratégia de comunicação, com canais de comunicação eficazes, envolvendo as pessoas desde o primeiro contato com a marca.

No caso de barbearias, os canais e as redes mais utilizadas são o Facebook, o Instagran e o YouTube, ferramentas que ajudam a mostrar os resultados, captar novos clientes, demonstrar inovações técnicas e manter um relacionamento com o público.

Fonte de renda e atividades

Outra pergunta que o modelo de negócio não deve deixar de responder é sobre a origem dos recursos do negócio. A gestão aproveita o momento para descrever e analisar as possibilidades de monetização da empresa. Além disso, a equipe precisa destacar qual será a atividade principal da barbearia, priorizando a entrega de valor ao consumidor e os recursos essenciais para a realização desse serviço.

Estrutura de custos e parcerias

Na hora de modelar o negócio, a gestão deve entender, também, quanto custa a estrutura da barbearia. Por isso, é essencial planejar aspectos como a infraestrutura física, a manutenção dos recursos humanos e o custo envolvido com a aquisição de materiais. O quadro ajuda a entender se o negócio é rentável, ampliando o conhecimento sobre o mercado e os pontos de melhoria no dia a dia da barbearia.

Quais são as principais práticas de cultura maker?

A cultura maker vem sendo muito aplicada ao segmento de beleza e bem-estar. Isso se deve ao estímulo dessa prática no desenvolvimento de habilidades e competências a partir da criatividade, invenção e recriação.

Desenvolvida nas empresas, a cultura maker exercita a investigação dos colaboradores sobre práticas inovadoras, a colaboração dos parceiros na jornada produtiva e, principalmente, o reconhecimento de problemas do mundo real.

Isso ocorre porque o principal objetivo dessa cultura, que poderia ser resumida pela expressão popular "colocar a mão na massa", é engajar os colaboradores no descobrimento de perspectivas sobre determinada situação ou um problema. Assim, o conceito ajuda a transmitir conhecimentos para que a equipe consiga resolver os desafios, além de inovar nas formas de atendimento e agregar valor nas entregas.

O quanto as consultorias na cultura maker agregam valor para esse público?

Consultorias alinhadas com a cultura maker são estruturadas por quatro pilares, seja a criatividade, a colaboratividade, a sustentabilidade e a escalabilidade. Sendo assim, o objetivo dessa prática inovadora é tornar o colaborador protagonista do seu próprio desenvolvimento profissional, o que não poderia ser mais bem aplicado ao segmento de beleza e bem-estar.

O motivo é que o barbeiro deve desenvolver, constantemente, habilidades técnicas, como o uso de luz e sombras no degradê do penteado e o manuseio de navalhas, tesouras e máquinas. Além disso, o profissional, motivado a "colocar a mão na massa" pela cultura maker, deve dominar as ferramentas comunicacionais para lidar com o público, fidelizando os clientes.

Para agregar valor à barbearia, o profissional pode realizar um corte e disponibilizar, em até 15 dias após o serviço, uma consultoria online por chamada de vídeo com o cliente, oferecendo-lhe dicas de como fazer o penteado durar mais tempo, demonstrando como pentear o cabelo de forma a valorizar o degrade e como aplicar uma hidratação caseira, por exemplo.

Neste artigo, você entendeu quais são os modelos de negócios disponíveis para as barbearias, que, geralmente, operam no modelo Business to Consumer (B2C), franquia ou empreendimento social. Em todo caso, é fundamental implementar práticas da cultura maker para qualificar e motivar os colaboradores diariamente, fidelizando clientes e superando a concorrência no mercado de estética.

O conteúdo foi relevante para você? Se sim, dê o primeiro passo para montar a sua empresa. Aprenda a montar uma barbearia agora!


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