this is an h1

this is an h2

Fri Jun 06 14:32:26 BRT 2025
Pessoas | LIDERANÇA
Liderança de equipes: como manter a da sua clínica motivada?

Saiba como a liderança de equipes é essencial para reter talentos, aumentar os resultados e expandir o seu negócio.

· Atualizado em 06/06/2025
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ao empreender na área da saúde, você lida com desafios diários, como o planejamento de marketing, manutenção de estabelecimento, aquisição de insumos, competição com a concorrência etc. Contudo, há uma questão essencial para fazer um negócio dar certo: a liderança de equipes. Um tema que, muitas vezes, é erroneamente negligenciado e acaba afetando o principal capital do do seu empreendimento: as pessoas.

Por isso, trouxemos um post que discute esse assunto, mostrando os principais problemas enfrentados pelos líderes, as consequências de uma gestão ineficiente e a importância de mudar esse cenário. Mas não só isso: apresentamos ainda quais as boas práticas de liderança para você começar a replicar a partir de hoje. Acompanhe o texto e saiba mais!

Quais os desafios de liderança de equipes em clínicas?

Entre os principais desafios de estar à frente de secretários, assistentes adminsitrativos, recepcionistas, auxiliares de limpeza, profissionais de saúde entre outros membros de uma clínica de saúde estão:

  • falta de preparo e organização para delegar atividades e projetos;
  • incapacidade de resolução de conflitos internos;
  • baixa produtividade e desempenho recorrentes;
  • contratação de profissionais sem qualificação teórica e técnica;
  • falta de motivação dos funcionários em continuar no emprego;
  • desligamentos constantes em diferentes setores.

Quais as consequências da má liderança em clínicas?

A mais expressiva delas é a criação de um clima organizacional marcado por comunicação ineficiente entre gestor e funcionários, conflitos, mau desempenho, insubordinação e insatisfação com o trabalho. Tudo isso leva a demissões recorrentes, além de pedidos de desligamento por parte dos próprios trabalhadores. Aumentando, assim, a rotatividade de profissionais (o conhecido índice de turnover).

Ou seja, algo que é insustentável a longo prazo, comprometendo o alcance de metas, prejudicando o atendimento aos clientes, gerando prejuízos financeiros e até afetando a reputação da clínica no mercado.

Por que uma boa liderança de equipes em clínicas é tão relevante?

Porque a liderança é o que estabelece o tom da operação e da qualidade do serviço de um negócio. É o que motiva e engaja os colaboradores, ajuda a desenvolver profissionalmente os funcionários, orienta sobre tarefas e metas, estabelece protocolos de atendimento ao público, resolve e previne conflitos, define o padrão de conduta dos colaboradores e dá direcionamentos sobre resolução de problemas internos e externos.

Quais as boas práticas de liderança de equipes em clínicas?

Neste tópico, reunimos algumas ações que aumentam a eficiência da sua liderança, ajudam na construção de uma cultura organizacional sólida e melhoram a relação com os colaboradores. Confira!

Contratar e reter talentos

A primeira sugestão é aprender a fazer processos seletivos com foco em contratação de talentos — desde auxiliares a corpo clínico. Ou seja, pessoas que realmente são capacitadas (em formação e experiência) para assumirem o cargo ao qual estão concorrendo, que tenham um bom repertório de habilidades sociocomportamentais e tenham potencial de crescimento na organização.

Em paralelo, você desenvolve um projeto interno de retenção desses colaboradores, visando melhorar jornada de trabalho, bonificações, convênios com outras empresas e afins, para reduzir continuamente o índice de turnover da sua clínica.

Usar ferramentas simples para gestão de desempenho e clima organizacional

A boa liderança acontece, entre muitos aspectos, a partir de um acompanhamento contínuo do desempenho individual e coletivo dos trabalhadores e do nível do clima organizacional. A questão é que essas atividades não precisam ser manuais, demoradas e burocráticas.

Elas podem ser otimizadas com o uso de ferramentas de gestão. Afinal, elas agilizam o processo, trazem dados consolidados e permitem traçar estimativas e comparativos entre diferentes períodos da clínica.

Dar feedback de forma respeitosa e produtiva

O feedback é uma poderosa ferramenta para alinhar expectativas, corrigir problemas e evitar ruídos de comunicação que interferem na qualidade do serviço e na integração do time. Pontos importantes quando se trabalha com pessoas de perfis diferentes.

Portanto, adote isso na cultura da empresa, sempre considerando que esse momento deve ser feito de forma individualizada e respeitosa, pautado tanto por reconhecimento quanto por pontos de melhoria e favorecer a oportunidade do profissional trazer críticas construtivas para a gestão do negócio.

Delegar com clareza

A terceira dica é saber delegar tarefas para os membros da equipe, considerando aspectos como flexibilidade funções, escalas de trabalho, habilidades e competências de cada profissional e equidade e justiça na tomada de decisões.

Assim, não há riscos, por exemplo, de determinados funcionários serem privilegiados enquanto outros ficam mais sobrecarregados na rotina de afazeres. Algo que, a médio e longo prazo, prejudica o desempenho dos colaboradores e pode aumentar a evasão deles.

Criar uma rotina de alinhamento

Um trabalho eficiente começa com o alinhamento de tarefas e resultados esperados. Por isso, estabeleça uma rotina semanal com reuniões de planejamento estratégico. Ela pode acontecer com todo o corpo de colaboradores ou ser dividida por setor (recepção, adminsitração, marketing, clínicos etc.).

A ideia é que isso faça parte da cultura do empreendimento e contribua para que o líder esteja presente em diferentes atividades, mais próximo dos funcionários e consciente de dificuldades ou problemas que surgem no cotidiano de cada área.

Praticar a liderança pelo exemplo

Por último, mas não menos importante, use a liderança como vitrine de comportamentos que deseja estimular nos colaboradores. Você pode demonstrar comprometimento com metas, assiduidade, engajamento com projetos, empatia com os colegas, atendimento humanizado aos clientes etc.

Afinal de contas, nada melhor do que dar o exemplo antes de demandar que os outros apresentem determinadas atitudes ou posturas no ambiente de trabalho.

Como identificar problemas na liderança da clínica?

Se há dúvidas se a liderança de equipes não está sendo efetiva e produtiva, fique atento aos seguintes pontos:

  • você apenas dá ordens e cobra resultados;
  • você não escuta os colaboradores nem se dispõe a democratizar os setores;
  • você não faz melhorias no espaço de trabalho;
  • você delega tarefas em excesso e sem organização;
  • você não supervisiona e orienta os trabalhadores;
  • vocÊ não presta suporte diante de problemas externos à empresa.

Todos esses exemplos são indicativos de que a liderança está comprometida e precisa ser corrigida para reformular e garantir que o seu empreendimento tenha sucesso.

Qual a importância de agir com rapidez?

Quando você identifica que a forma de liderar atual é ineficaz, é fundamental agir com prontidão. Isso leva à melhora da gestão de pessoas, do desenvolvimento e retenção de talentos e da identificação dos colaboradores com os valores e princípios da empresa. Em paralelo, reduz a rotatividade de funcionários, o surgimento de problemas de saúde mental (como burnout) e a ocorrência de conflitos internos.

Como você viu, a liderança de equipes é um pilar essencial em um empreendimento no setor de saúde. Afinal, potencializa a gestão e os resultados do negócio, melhora a comunicação com os funcionários, otimiza o clima organizacional e ajuda a moldar uma cultura de eficiência na sua empresa. Portanto, comece a replicar nossas sugestões e veja a diferença no dia a dia dos seus colaboradores!

Gostou de ler sobre liderança? Então confira nosso artigo exclusivo com dicas de como dar feedback!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?