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Mon Feb 06 17:32:46 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDOS DO CLIENTE
Mapa da jornada do cliente: o que é e como criar o seu

O mapeamento da jornada de um cliente permite que uma empresa represente visualmente todo o caminho que o seu consumidor percorre até a fidelização.

· Atualizado em 06/02/2023
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A expressiva competitividade do mercado atual já não é mais uma novidade. Hoje em dia, um mesmo cliente em potencial é "disputado" por diversas marcas. Por essa razão, as empresas que o conhecem a fundo, compreendendo verdadeiramente suas dores, suas necessidades e seus anseios, ganham destaque. Afinal, esse é o ponto de partida para ser possível entregar uma experiência verdadeiramente satisfatória ao consumidor.

No entanto, como é possível assumir essa posição empática, colocando-se no lugar do cliente para realmente entender o que ele está buscando e quais são as dificuldades que vem enfrentando? Se você pensou no mapa da jornada do cliente, está no caminho certo!

Neste post, vamos explicar o seu conceito e a sua importância, elencar as etapas que o compõem, orientá-lo sobre a melhor forma de definir os estágios da jornada, entre outros pontos igualmente relevantes. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é o mapa da jornada do cliente?

Em termos simples, o mapa da jornada do cliente é uma forma de visualizar os estágios pelos quais os consumidores passam a partir da descoberta de uma necessidade — ou de um problema — até a decisão de adquirir um produto e/ou serviço que poderá supri-la.

Portanto, o mapeamento desse "percurso" oportuniza o entendimento de todo o caminho que uma pessoa atravessa desde o momento em que se torna um lead (ou um potencial cliente) até se transformar em um consumidor fidelizado.

Essa ferramenta foi importada do conceito de User Experience — Experiência do Usuário —, já que visa a analisar o comportamento do público consumidor, tornando possível melhorar os processos e os resultados.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Esse caminho que o consumidor percorre — entre o surgimento de uma demanda e a compra de uma solução que a resolverá — é também conhecido como "funil de vendas" ou como "jornada de compra".

Nesse caso, existem diversas etapas envolvidas, com meios específicos tanto de atrair a atenção dos clientes em potencial quanto de se comunicar com eles. Falaremos sobre elas a seguir!

Aprendizado e descoberta

No início da jornada, geralmente, o consumidor ainda não está cogitando a compra de um produto e/ou a aquisição de um serviço. Nesse primeiro momento, é comum que dúvidas comecem a surgir. Então, é importante que o negócio se coloque no lugar de quem o auxiliará a identificar o próprio problema.

Ou seja, é hora de captar a atenção dos visitantes — daqueles que acessam os diversos pontos de contato disponibilizados ao público-alvo —, oferecendo conteúdos ricos que possam ajudá-los a responder os próprios questionamentos.

Nesse caso, é preciso ter em mente que existe a possibilidade de essas pessoas nunca terem ouvido falar da sua empresa. Por conta disso, o mais indicado é apostar em táticas de atração, como:

  • posts nas redes sociais;
  • anúncios patrocinados;
  • estratégias de SEO para melhorar o ranqueamento das páginas da empresa no Google.

Reconhecimento do problema

A partir da compreensão e do reconhecimento do problema, o potencial cliente inicia a busca para sanar dúvidas relativas a temas mais específicos — já que, nessa etapa, ele sabe sobre o que pesquisar —, e a empresa pode começar a gerar a necessidade de uma solução.

Nesse momento, contudo, ela ainda não está no centro das atenções. Outra medida que já pode ser colocada em prática é a captura de leads por meio da oferta de materiais ricos, a exemplo de:

  • planilhas;
  • e-books;
  • cursos;
  • webinars etc.

Consideração da solução

Já ciente do problema, o potencial cliente inicia, então, a busca pelas soluções. Nessa etapa da jornada do cliente, as marcas precisam dar visibilidade aos seus diferenciais em relação à concorrência, impulsionando a tomada de decisão e, é claro, qualificando os leads.

Uma estratégia muito empregada nesse estágio é o uso de gatilhos mentais, como o de urgência, que mostra ao prospect o que pode acontecer se o problema identificado não for solucionado. 

Nessa etapa, é possível começar a compartilhar alguns materiais, como tutoriais, que demonstram como o seu produto e/ou serviço funciona. Outra boa opção é mostrar cases de sucesso de outros clientes, que destacarão a efetividade daquilo que a sua marca oferece.

Decisão de compra

Nesse estágio, o potencial cliente já sabe o que quer e domina até mesmo as especificações daquilo que está procurando. Logo, ele começa a buscar a alternativa ideal para efetuar a compra — é o momento da escolha da marca.

Portanto, além de anúncios voltados à conversão de leads, é interessante investir em ações de remarketing e fluxos de nutrição que direcionam o consumidor ao longo da jornada de compras. Ou seja, chegamos à conversão da compra. Por isso, é essencial manter a qualidade da experiência oferecida até aqui.

Nesse caso, prefira criar um modelo de vendas segmentadas e personalizadas. Assim, você mostrará ao lead que realmente conhece as suas dores e as necessidades que precisam ser supridas.

Qual é a sua importância?

A realidade é que, em se tratando de oferecer a melhor experiência para o cliente em âmbito digital, não há meio mais fácil do que compreender a fundo o seu comportamento. Justamente por isso, determinadas ferramentas, como o mapeamento da jornada do cliente, mostram-se tão consideráveis. Inclusive, existe um ditado popular que afirma que, antes de julgarmos alguém, é preciso que caminhemos uma milha com os seus sapatos.

Isso quer dizer que é sempre necessário colocar-se no lugar do outro para identificar as suas necessidades, as suas dores e as suas expectativas. Nesse sentido, o mapeamento da jornada do cliente é um grande aliado.

Como fazer e definir os estágios da jornada?

Até aqui, vimos o quão valioso o mapeamento da jornada do cliente é, especialmente para as marcas que desejam oferecer experiências verdadeiramente positivas e ricas — e até mesmo personalizadas — aos usuários.

No entanto, é válido destacar que esse processo não é necessariamente tão simples, mas, seguindo o passo a passo ideal, como o elencado a seguir, você conseguirá ser bem-sucedido nessa missão:

  • defina a sua persona — esse é o ponto de partida para que o mapeamento da jornada seja realmente efetivo, já que não é possível "rastrear" os movimentos de um potencial cliente sem conhecê-lo, saber do que ele gosta e entender quais são as suas dores;
  • compreenda o objetivo dos seus clientes — a etapa seguinte é entender o que os consumidores desejam alcançar ao longo da jornada do cliente, ou seja, o que eles esperam ganhar a partir das interações com a sua empresa;
  • identifique todos os pontos de contato — afinal, quanto mais detalhes você tiver acerca desses touchpoints, mais fiel o seu mapa da jornada do cliente será, e você não perderá nenhuma oportunidade de ouvir os consumidores e implementar melhorias que os deixarão mais satisfeitos;
  • desenhe a jornada do cliente — é o passo seguinte, que requer que você se coloque no lugar do consumidor e trace o percurso ideal para que o seu objetivo seja atingido, momento em que você também terá a oportunidade de identificar eventuais gargalos e gerir a experiência dos clientes;
  • defina o formato mais adequado para o mapa — afinal, pouco adianta coletar uma série de informações pertinentes se não for possível apresentá-las de um modo que faça sentido para a sua empresa;
  • revisite regularmente o mapa criado — tenha em mente que os clientes em potencial estão frequentemente em processo de evolução, então, o mapa da jornada deve seguir a mesma ideia.

Como elevar a retenção com a jornada do cliente?

Outro fator que deve ser considerado em todo esse processo é a retenção dos clientes, que caminha lado a lado com a sua satisfação. A seguir, veja alguns elementos que contribuem para a boa saúde dessa relação entre a marca e o consumidor:

  • evite a competição entre os canais de contato — o mais indicado é que sejam projetados e pensados para cada estágio e para cada persona do negócio, ofertando conteúdos diversos e não concorrendo entre si;
  • tenha uma única identidade para cada um deles — é válido certificar-se de que tanto a identidade visual da marca quanto a linguagem utilizada estão bem alinhadas em todos os canais, colaborando para uma rápida identificação por parte do público-alvo;
  • inove sempre — o marketing e a maneira de consumir informações mudam constantemente, sendo indispensável que o seu negócio acompanhe esse cenário, portanto esteja atento aos novos canais e ferramentas de comunicação com o consumidor;
  • disponha de um time capacitado — a estrutura do seu time deve estar preparada para suprir a demanda e, é claro, devidamente alinhada com a mensagem que a sua marca deseja transmitir ao longo de toda a jornada do cliente.

Como vimos, o mapa da jornada do cliente é primordial para identificar todo o percurso atravessado pelos consumidores da marca e, a partir disso, definir boas estratégias de conversão, visando à fidelização.

Afinal, para que a solução da sua empresa seja escolhida ao fim de todo o processo, é preciso acompanhar o consumidor em todas as fases e, principalmente, ajudá-lo por meio da oferta de conteúdos valiosos e de acordo com cada fase pela qual ele passa.

Agora, aproveitando o gancho, que tal conferir o nosso curso de planejamento de marketing digital? Torne-se apto a traçar táticas cada vez mais assertivas!


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