A data que desde 2010 tem se tornado tradicional no Brasil, aumentam as perspectivas de vendas de produtos de diversos segmentos. O seu caixa está preparado?
A data que desde 2010 tem se tornado tradicional no Brasil, aumentam as perspectivas de vendas de produtos de diversos segmentos
O ano de 2021 ainda impactou as empresas por causa da pandemia, mas há muitas oportunidades até o final do ano. E sua empresa, pode aproveitar a data, que este ano será 26 de novembro e já se preparar para as vendas de final do ano considerando no seu planejamento a nova forma de comportamento do consumidor nas suas compras.
Dados do Google Trends mostram os clientes online começam suas buscas para a data na quarta e decresce no domingo. Segundo a pesquisa essa é uma tendência de muitos países, inclusive no Brasil.
Em 2020 a Black Friday registrou crescimento de faturamento em torno de 25% em relação a 2019, mesmo com toda mudança do mercado, por conta do Covid-19, em que não se viu grandes filas enormes em lojas físicas e disputas presenciais por produtos, mas um aumento considerável nas vendas online.
Para chamar atenção dos clientes, algumas lojas transformam o mês de novembro em um marco de ofertas e oportunidades de compra. Mas importante ser honesto com seu cliente, ainda mais com a facilidade de comparar preços que existe no online: o cliente busca promoções reais e relevantes, por isso planeje suas ações e mostre reais benefícios e descontos de seus produtos.
A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil têm ficado em torno de 56%.
As categorias de produtos mais populares entre os brasileiros são eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes.
Mas como se planejar para a data, considerado que o caixa da empresa será impactado?
Planeje as ações que você fará:
- Qual será o período de ofertas? Somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana?
- Estoque: analise como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas. Caso já tenha feito alguma outra vez a Black Friday, analise como foram suas vendas. Analisar métricas ajuda muito no seu planejamento de vendas, até para entender quais são os melhores produtos para vender nesse período.
Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes.
Uma dica: aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque.
- Descontos e outras promoções: calcule os descontos para que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro. E veja também outros tipos de promoções que pode fazer como frete grátis, algum outro brinde, desconto em próximas compras, além de claro, analisar antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder.
Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a compra a vista, como por exemplo conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX.
Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.
- Seu caixa: analise todos os itens abaixo para garantir que não terá prejuízo nas suas vendas:
- Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas.
- Analise qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa
- Conheça seu ponto de equilíbrio.
- Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho das suas vendas no período. Isso pode te ajudar a planejar o Natal.
- Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com custos extras, como por exemplo com divulgação das promoções, pois esses custos também afetarão seu fluxo de caixa.
- Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor dos produtos que serão repostos.
- As datas comemorativas são boas oportunidades para fidelizar o cliente, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente. A ideia de dar um desconto para a próxima compra, é uma estratégia bastante utilizada para que o consumidor retorne.
- Tenha várias formas de contato para que o cliente entre em contato com sua empresa: redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras).
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