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6 motivos por que sua carreira como profissional de beleza não decola

Descubra quais são os seis motivos que podem atrasar a sua evolução profissional na área de beleza e estética e comece a mudar essa realidade

· 19/09/2023 · Atualizado em 19/09/2023
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6 motivos por que a sua carreira como profissional de beleza não decola

Você já se perguntou o que falta para que o seu salão de beleza e estética decole e alcance as metas profissionais que você sempre sonhou?

É claro que higiene e beleza é um setor extremamente concorrido, mas você tem a sensação de que até as pessoas que acabaram de entrar no mercado já têm mais clientes e um faturamento maior que o seu?

Chega de desânimo! Neste post, vamos listar os seis motivos que podem estar atrasando o crescimento da sua carreira e do seu negócio. Confira!

Por que minha carreira como profissional da beleza não decola?

São muitos os motivos que podem atrasar a ascensão da sua carreira como profissional de beleza e estética. Alguns são bem simples, e você pode mudar essa realidade sem muito esforço, já outros vão exigir mais dedicação e tempo para colher os resultados, mas a gente garante que você não vai se arrepender. 

Portanto, analise a sua carreira atual e descubra quais destes motivos estão atrasando o seu sucesso.

1.    Não estar atualizado quanto às tendências do mercado

Com a correria do dia a dia e os muitos afazeres que, muitas vezes, nem estão relacionados ao negócio ou à carreira profissional, acabamos deixando o tempo passar e não vamos atrás de novos cursos ou capacitações.

Esse é um grande erro do profissional de beleza e estética, já que esse mercado muda com uma frequência muito grande e novas técnicas, produtos e tendências surgem regularmente.

Por isso, é fundamental que os profissionais da área se mantenham atualizados para atender às demandas dos clientes e oferecer serviços de qualidade. Além disso, a concorrência nesse setor é enorme, e aqueles que não se atualizam correm o risco de ficarem para trás, perdendo oportunidades de negócios e clientes.

Em outras palavras, estar sempre atualizado é um diferencial importante para se destacar no mercado e garantir o seu sucesso e o sucesso do seu salão de beleza e estética.

1.    Não saber escutar as necessidades do público

Seja você um profissional autônomo trabalhando no espaço de outras pessoas ou tendo o próprio salão de beleza e estética, é muito importante conhecer quem são as pessoas que vão até você e entender as suas necessidades.

Cada cliente é único e possui as próprias necessidades e expectativas em relação aos serviços que serão prestados. Ao entender o que o público espera, o profissional pode identificar as demandas específicas dos clientes e adaptar seus serviços para atendê-las de maneira personalizada. Isso aumenta a satisfação do cliente e sua fidelização, além de atrair novos clientes por meio de recomendações e indicações.

Se já perdeu muitos clientes por não utilizar produtos veganos na execução do seu trabalho, que tal procurar um novo fornecedor e poder atender a um novo público? Ou se você recebe muitos clientes da terceira idade, pode aumentar a acessibilidade do seu negócio, garantindo que seu público com necessidades especiais se sinta seguro e acolhido ao ir até o seu espaço.

2.    Esquecer que você é a sua maior propaganda

Você sabe o tamanho do seu talento, mas será que as pessoas que vão até o seu salão de beleza e estética ou contratam os seus serviços acreditam no seu potencial? 

Aproveite todo o seu conhecimento e a sua experiência na área e invista em si mesmo. Faça os cortes que estão na moda nos seus próprios cabelos, cuide da sua pele com os novos tratamentos que você conheceu recentemente, teste os produtos que você oferece para seus clientes em você mesmo para assegurar a qualidade, ou seja, seja a maior propaganda do seu negócio! 

3.    Não planejar os próximos passos da sua carreira

Quem não planeja os próximos passos acaba estagnado. Isso porque, como dissemos acima, é preciso seguir um plano não apenas financeiro, mas também de carreira, para saber para onde e quando evoluir.

Fazer um planejamento financeiro é importante porque ajuda a garantir a saúde financeira do negócio em longo prazo. Quando temos uma visão clara das receitas e despesas, é possível tomar decisões mais conscientes em relação aos investimentos necessários e, assim, adquirir novos equipamentos e produtos ou investir em outras estratégias para melhorar o negócio.

Além disso, o planejamento financeiro permite que o profissional tenha controle sobre as finanças e possa estabelecer metas de crescimento, bem como identificar possíveis problemas com antecedência e tomar medidas para evitá-los.

4.    Trocar de salão de beleza e estética com muita frequência

Quando você faz um bom trabalho, com certeza muitos dos seus clientes irão atrás de você caso você mude de estabelecimento e comece a trabalhar em outro local. Contudo, se essa troca de salão de beleza e estética for muito frequente, você vai acabar perdendo clientes fiéis nesse processo.

É claro que seu bem-estar pessoal, profissional e financeiro sempre devem ser levados em consideração durante essas mudanças, mas elas também trazem um lado ruim, que é ter que buscar novos públicos e refazer a sua cartela de clientes.

Por isso, se você descobrir um novo espaço que tenha mais a ver com a sua personalidade e com suas habilidades profissionais, lembre-se de que essa mudança também trará certos prejuízos, mesmo que momentâneos. Além disso, racionalize sobre todos os prós e contras para ter a certeza de que sua escolha poderá trazer os resultados positivos que você espera.

5.    Manter o salão de beleza e estética offline

Na rotina de um profissional de beleza e estética, as indicações têm um papel relevante na conquista de novos clientes. Porém, esperar que apenas essa estratégia dê o destaque que o seu negócio precisa e leve seu salão para um público maior é um grande erro que você pode estar cometendo.

Existem muitas formas de criar uma presença online para a sua atividade ou para o seu salão de beleza e estética. Nesse ponto, vale a pena descobrir quais redes sociais seu público-alvo prefere e pensar em conteúdos que vão afirmar seus diferenciais e qualidades profissionais.

A Vitrine Sebrae tem inúmeros materiais e cursos, muitos dos quais gratuitos, que podem ajudar você a iniciar suas estratégias digitais com eficiência e de maneira que tragam um retorno rápido para o seu negócio.   

Agora que você já sabe os seis motivos que podem estar atrasando o seu sucesso, é hora de mudar essa realidade e começar a investir nas ações que vão trazer a evolução do seu negócio e o reconhecimento da sua profissão.

Boa sorte!


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