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Thu Feb 08 16:34:29 BRT 2024
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Planejamento estratégico: dicas comprovadas para fazer o seu.

Aprenda o passo a passo para elaborar um planejamento estratégico realista e eficiente para o seu negócio.

· 08/02/2024 · Atualizado em 08/02/2024
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Passo a passo para criar um planejamento estratégico para sua empresa

 

Seja para encontrar novas oportunidades de mercado, seja para acompanhar mudanças internas e externas ou definir novas metas e objetivos para o seu negócio, o planejamento estratégico é o que guiará esses projetos por um caminho seguro e realista.

 

Em um artigo anterior, (link BP 4 job 46.1) nós explicamos com mais detalhes o que é um planejamento estratégico e quais os principais pilares de elaboração. Agora, vamos explicar quais passos devem ser seguidos para você começar a criar um para o seu negócio. Acompanhe!

6 passos para criar um planejamento estratégico realista

 

O planejamento estratégico é um processo que envolve a definição de metas, objetivos e estratégias de longo prazo para uma empresa, bem como a alocação de recursos e a identificação de ações necessárias para alcançar esses objetivos.

 

Se você quer elaborar um para o seu negócio, siga os passos a seguir.

1.    Levantamento de dados internos e externos

Para construir um planejamento estratégico, em um primeiro momento, é necessário levantar dados de fontes internas e externas.

As fontes internas são as informações que você já possui sobre sua empresa, como o histórico de vendas, o fluxo de caixa, o perfil dos clientes, etc. As fontes externas são as informações que você obtém do mercado, como a concorrência, o público-alvo, as tendências, etc.

Para o levantamento de dados externos, é possível utilizar pesquisas de mercado, análise de cenários e benchmarking.[link BP 5 job 46.1]. Em relação ao levantamento de dados internos, analisar o histórico financeiro já dá um grande panorama da capacidade atual.

Outra forma eficiente de avaliar a situação atual de uma empresa ou projeto é a análise FOFA. Ao identificar as forças e fraquezas internas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas, você consegue uma visão abrangente do cenário atual da organização. Isso ajuda os líderes a visualizarem áreas em que a empresa pode se destacar e identificarem desafios e oportunidades que devem ser considerados ao desenvolver estratégias.

 

2.    Definição de missão, visão e valores da empresa

A missão, a visão e os valores da empresa são os elementos que estabelecem a identidade e a direção da organização. A missão delineia o propósito essencial da empresa e seu público-alvo, orientando suas atividades diárias.

A visão, por sua vez, cria uma imagem do futuro desejado, inspirando e alinhando a equipe em direção a objetivos comuns.

Já os valores representam os princípios fundamentais da empresa, definindo sua cultura e criando uma base para suas ações.

Juntos, esses elementos ajudam a empresa a tomar decisões coerentes, comunicar sua identidade e estabelecer um caminho para o sucesso no longo prazo.

Como exemplo, vamos citar uma empresa do ramo de alimentação fora do lar que tem como visão "Tornar-se a principal padaria de produtos orgânicos da nossa região nos próximos 5 anos."

A empresa tem como missão "Fornecer produtos de panificação saudáveis e saborosos, feitos com ingredientes orgânicos, para promover um estilo de vida mais saudável na nossa comunidade."

 

3.    Criação dos objetivos 

Objetivos são os alvos de longo prazo de uma empresa, como um sonho a ser alcançado. Já as metas são as ações específicas e práticas que ajudam a realizar esses objetivos.

 

Voltando à padaria, como objetivos do planejamento estratégico, podemos citar a expansão de oferta de produtos orgânicos e o aumento do reconhecimento da marca.

 

Já as metas podem ser introduzir uma nova linha de produtos orgânicos a cada trimestre, incluindo pães, bolos, biscoitos e sanduíches, e aumentar em 30% o número de seguidores nas redes sociais até o final do ano.

Para definir metas realistas, você deve considerar a capacidade e os recursos da sua empresa, bem como o contexto e as condições do mercado.

 

O método SMART é uma abordagem estruturada na qual cada letra representa uma característica importante a ser considerada ao estabelecer os objetivos: específico (specific), mensurável (measurable), alcançável (achievable), relevante (relevant) e temporizável (time-bound).

 

Ao guiar seus objetivos e metas de acordo com as características SMART, você garante que estes:

 

  • sejam claros, específicos e respondam às perguntas: o que, por que, quem, onde e como;
  • permitam que você acompanhe o desempenho e saiba quando o objetivo foi alcançado;
  • sejam realistas e alcançáveis com os recursos disponíveis;
  • façam sentido no contexto do seu negócio e contribuam para os objetivos gerais da organização;
  • tenham um prazo definido para ser concluído.

 

4.    Elaboração dos planos de ação e alocação de recursos

A etapa de plano de ação vem depois da definição dos objetivos e das estratégias que serão adotadas para alcançá-los. A função principal do plano de ação é detalhar como essas estratégias serão implementadas na prática e como os objetivos serão alcançados.

 

No plano de expandir a linha de produtos orgânicos, podem estar a identificação de novos fornecedores, o desenvolvimento de novas receitas, o treinamento da equipe de acordo com as novas demandas e o ajuste do espaço de produção.

 

Além disso, a padaria precisará de um bom investimento em marketing digital para captar novos clientes e melhorar a confiança do público em seus produtos.

 

Portanto, para atingir essa meta, é necessário planejar o orçamento para a compra dos ingredientes orgânicos, assim como os recursos e as etapas de contratação de um especialista em marketing digital e o treinamento da equipe de produção, buscando cursos ou especialistas no assunto.

 

5.    Implementação dos planos de ação

Chegou a hora de tirar as ideias do papel e começar a agir. Para isso, é preciso definir quais estratégias já determinadas serão iniciadas, assim como os responsáveis por cada uma dessas, além de um orçamento, período de conclusão e mão de obra. Certifique-se de que esses recursos estejam disponíveis ou encontre maneiras de obtê-los de forma econômica.

 

Outro passo fundamental para que o projeto seja implementado com eficiência e segurança é a comunicação interna. Garanta que toda a equipe esteja ciente das estratégias e das ações que serão implementadas e mantenha uma comunicação clara e aberta para que todos estejam alinhados com os objetivos.

 

Usando novamente a padaria como exemplo, essa etapa envolverá a introdução de produtos orgânicos no cardápio, o treinamento da equipe sobre produtos e práticas e a criação de ações de marketing para comunicar essa mudança aos clientes.

6.    Monitoramento e ajustes

Após a implementação dos planos de ação, é fundamental acompanhar de perto o progresso de cada projeto. Essa fase visa garantir que as ações planejadas estejam ocorrendo conforme o previsto, identificar desvios e tomar medidas corretivas quando necessário.

 

Além disso, o monitoramento constante permite coletar dados e feedback que podem ser usados para avaliar o desempenho, tomar decisões informadas e ajustar as estratégias conforme as mudanças no ambiente de negócios.

 

Isso inclui acompanhar as vendas de produtos orgânicos, coletar as avaliações dos clientes, medir a satisfação da equipe e avaliar o impacto das estratégias. Com base nesse monitoramento contínuo, a padaria pode fazer ajustes conforme necessário para garantir que as metas de aumento de confiança e vendas de produtos orgânicos sejam alcançadas.

 

Você acompanhou os seis passos da elaboração de um planejamento estratégico. Colocando essas etapas em ação, você visualiza com clareza o que seu negócio precisa para se desenvolver e se destacar e determina os caminhos para conquistar estes objetivos.

 

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