this is an h1

this is an h2

Fri Feb 09 14:38:22 BRT 2024
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Como melhorar a produtividade dos negócios? Acompanhe 7 ideias

A produtividade influencia a lucratividade, a qualidade e o bem-estar dos funcionários. Conheça 7 ideias para melhorar a produtividade do seu negócio!

· 08/02/2024 · Atualizado em 09/02/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

7 ideias para você melhorar a produtividade da sua empresa

 

Produtividade é um tema mais relevante a cada dia. Com o fácil acesso a tecnologias e ferramentas de todos os tipos, existem diversas oportunidades de melhorar processos e otimizar recursos, fazendo com que empresas que não se preocupam com essas questões fiquem defasadas.

 

Além de garantir maior competitividade entre empresas, a produtividade impacta positivamente os lucros, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a satisfação dos clientes.

 

Principalmente para micro e pequenas empresas que precisam vencer concorrentes e se estabilizar no mercado, alcançar uma produtividade maior é uma meta importante para melhorar resultados, devendo fazer parte de todo planejamento estratégico.[link BP 4 job 46.1]

 

Aqui no Portal do Sebrae, esse tema já foi abordado muitas vezes, como neste artigo, que dá dicas para melhorar o desempenho no trabalho,[link BP 2 job 46.1] ou este, que explica o papel da gestão na busca pela produtividade.[link BP 7 job 46.2] Agora, vamos mostrar sete ideias para você melhorar a produtividade no seu negócio.  

Como saber se preciso melhorar a produtividade da minha empresa?

 

Melhorar a produtividade é o objetivo de todo proprietário ou proprietária de uma micro ou pequena empresa. No entanto, como saber se os desafios atuais do seu negócio serão solucionados com mais produtividade? E como identificar quais áreas precisam ser melhoradas?

 

A melhor forma de chegar a essas respostas é através de pesquisas e dados, e os indicadores financeiros são um ótimo exemplo. Comece analisando a margem de lucro, o retorno sobre o investimento (ROI) e o fluxo de caixa. Se esses indicadores estiverem abaixo das metas estabelecidas, pode ser um sinal de baixa produtividade. 

 

Outro ponto a ser observado é o desperdício de tempo e de recursos. Muitas vezes, colaboradores podem estar perdendo um tempo precioso executando tarefas pouco prioritárias. Avalie o desempenho dos funcionários por meio de KPIs e métricas, como metas atingidas, tempo médio de execução de tarefas e qualidade do trabalho.

 

Ouça as sugestões e os feedbacks dos clientes relacionados à qualidade, aos prazos de entrega e ao serviço. Ao mesmo tempo, entregue uma pesquisa de satisfação para seus funcionários para identificar possíveis problemas de motivação, treinamento ou condições de trabalho que possam afetar a produtividade.

 

Calcule o tempo médio necessário para produzir um produto ou entregar um serviço. Um gasto de tempo excessivo nessas entregas também indica uma produtividade baixa.

 

Por último, acompanhe a quantidade de retrabalho causada por erros ou problemas de qualidade. Um alto índice de retrabalho também ocasiona uma taxa de produtividade ruim.

 

7 ideias para melhorar a produtividade

Analisar os tópicos descritos acima proporciona uma visão mais ampla de quais áreas precisam de melhorias em relação à produtividade. Agora, vamos mostrar quais ideias e ações podem ser executadas para aumentar a produtividade das equipes e da empresa como um todo.

1.    Invista em tecnologia

Existem softwares de gestão e ferramentas de colaboração online disponíveis no mercado para todas as necessidades e tamanhos de orçamento. Procure por tecnologias que ajudem a sua equipe a executar as tarefas com mais rapidez, principalmente as operacionais ou repetitivas, economizando tempo, reduzindo erros e melhorando a produtividade.

2.    Promova treinamentos e revisões periódicas 

Mesmo os funcionários de mais experiência precisam passar por treinamentos regulares para aprimorar suas habilidades, conhecer novos processos e ferramentas e se tornar cada vez melhores em suas funções. Nesse ponto, é possível promover workshops e oferecer treinamentos regulares, quem sabe até de gestão do tempo, para que toda a equipe saiba gerenciar melhor o tempo de trabalho e de ócio. Ao mesmo tempo, realize revisões periódicas em cada processo do seu negócio para identificar áreas que precisam de melhorias.

3.    Dê feedbacks construtivos, reconheça e incentive o bom desempenho

Nada melhor para manter uma equipe motivada do que reconhecimento e recompensa, não é mesmo? Reconheça o bom desempenho da equipe, dê feedbacks construtivos para identificar desafios e oportunidades de melhoria, crie um programa de recompensas, dando brindes e bônus para os funcionários que alcançarem as metas, e mostre que cada um deles é importante.

4.    Defina metas e indicadores de desempenho

A definição de indicadores-chave de desempenho (KPI) proporciona direção, foco e meios de avaliar o progresso individual e da equipe. Para uma meta de aumento da produção em 10% nos próximos três meses, é possível avaliar tempo médio de produção por unidade, taxa de retrabalho, nível de satisfação do cliente, entre outros.

 

Por meio desses dados, o gestor pode tomar medidas específicas para alcançar a meta,[link BP 6 job 46.1] como otimizar processos, treinar a equipe ou melhorar a qualidade do produto. Isso promove produtividade, eficiência e o crescimento da empresa.

5.    Adote uma política de home office ou trabalho flexível

Nem todas as pessoas têm os mesmos hábitos e horários. Ao adotar uma política de home office em alguns dias da semana, aqueles que trabalham mais longe podem ter mais tempo para se dedicar a outras atividades ou até mesmo descansar, estando mais dispostos para trabalhar. Os horários flexíveis também podem melhorar a satisfação e, consequentemente, a produtividade da equipe.

6.    Avalie seus fornecedores e parceiros

Parceiros e fornecedores têm um impacto direto na cadeia de suprimentos e nas operações. Ao avaliar regularmente seus fornecedores e parceiros, a empresa pode identificar oportunidades de reduzir custos, melhorar a qualidade dos insumos e serviços, além de aumentar a eficiência dos processos. Isso resulta em menor desperdício, maior confiabilidade na entrega de produtos ou serviços, e, em última instância, uma operação mais eficaz e produtiva.

7.    Padronize os processos da empresa

Padronizar os processos da empresa é uma forma de melhorar a produtividade, pois cria consistência e eficiência nas operações. Com o estabelecimento de procedimentos claros e documentados, os funcionários podem executar suas tarefas de forma mais rápida e precisa, reduzindo erros e retrabalho.

Além disso, a padronização permite identificar gargalos e oportunidades de melhoria com mais facilidade, possibilitando ajustes que resultam em maior eficiência e produtividade para a empresa.

 

Durante este artigo, vimos que a produtividade é fundamental para manter a lucratividade e a competitividade dos negócios, seja através da venda de produtos e serviços de qualidade, seja na hora de evitar desperdícios ou agilizar processos operacionais. Agora, coloque nossas dicas em prática e melhore a produtividade na sua empresa também!

Para continuar a sua jornada de aprendizado, acesse a nossa Vitrine e encontre diversos cursos e materiais, todos gratuitos.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?