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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Produtividade no trabalho: um guia para fazer mais em menos tempo

Aprenda o que é, a importância e as melhores técnicas para melhorar a sua produtividade no trabalho.

· 08/02/2024 · Atualizado em 22/02/2024
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Produtividade no trabalho: dicas iniciais para melhorar o desempenho

Você já teve a sensação de que o dia poderia durar mais para que fosse possível dar conta de todas as tarefas? Aposto que sim. A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem te ajudar a fazer o seu dia render mais, melhorando a sua produtividade no trabalho.

Sabemos que, no mundo em que vivemos, “tempo é dinheiro”, então nada melhor que aprender a usar as horas do seu dia de forma mais eficiente, gerenciando o tempo de forma adequada para dar conta de todos os afazeres.

Existem algumas técnicas que podem te ajudar muito a potencializar sua rotina e a fazer o dia render muito mais. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra!

O que é produtividade no trabalho e qual a sua importância?

Antes de falarmos sobre como ser mais produtivo no trabalho, é preciso entendermos o conceito. A produtividade nada mais é do que fazer mais tarefas em menos tempo e envolve muito a gestão desse recurso.

Dessa forma, as técnicas que auxiliam no planejamento são muito utilizadas, como a técnica do Pomodoro e a priorização de tarefas. Logo, a produtividade não é apenas sobre trabalhar mais, mas sim sobre trabalhar de forma mais inteligente e eficiente.

Afinal, isso influencia todos os aspectos da vida profissional e pode ter um impacto profundo na realização de objetivos individuais e no sucesso dos negócios. Além disso, aumenta a eficácia, a competitividade das organizações e libera tempo para inovação. Ao equilibrar eficiência e bem-estar, a produtividade promove resultados positivos tanto para indivíduos quanto para empresas.

 

6 técnicas para melhorar a produtividade no trabalho

Agora que você já sabe o conceito e a importância da produtividade no trabalho, chegou a hora de conhecer seis técnicas que vão te ajudar a ser mais produtivo e a construir um ambiente de trabalho mais saudável.

 

1 - Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que envolve dividir o trabalho em intervalos cronometrados, geralmente de 25 minutos, chamados de "pomodoros". Após cada pomodoro, faz-se uma pausa curta de 5 minutos. Após quatro pomodoros, tira-se uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter o foco, aumenta a produtividade e evita a exaustão mental.

 

2 - Getting Things Done (GTD)

Desenvolvido por David Allen, o Getting Things Done (GTD) é um sistema de gerenciamento de produtividade que se concentra em capturar todas as tarefas, ideias e informações em um sistema confiável. Ele enfatiza a necessidade de definir ações claras para cada tarefa, classificá-las por contexto e priorizá-las. O GTD busca reduzir o estresse mental, permitindo que você se concentre no que precisa ser feito no momento certo.

 

3 - Zen to Done (ZTD)

O Zen to Done (ZTD) é um método baseado no GTD e criado por Leo Babauta. Ele simplifica o GTD e procura estabelecer hábitos simples para melhorar a produtividade. Em vez de se concentrar em muitas regras e etapas, o ZTD enfoca dez hábitos-chave, incluindo hábitos como definir metas semanais, fazer uma única coisa de cada vez e revisar seu sistema regularmente.

 

4 - Matriz de Eisenhower

Essa técnica, atribuída ao ex-presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, ajuda a priorizar tarefas dividindo-as em quatro categorias: importante e urgente; importante, mas não urgente; urgente, mas não importante; e nem urgente nem importante. Isso ajuda a concentrar-se nas tarefas que são tanto importantes quanto urgentes, evitando as menos relevantes.

 

5 - Princípio de Pareto (Regra 80/20)

Essa regra afirma que 80% dos resultados são provenientes de 20% dos esforços. Aplicado à produtividade, isso significa focar nas tarefas mais significativas que trarão os maiores resultados. Identificar as tarefas vitais pode melhorar consideravelmente a eficácia do trabalho.

 

6 - Método Konmari

Embora o Método Konmari seja mais conhecido por seu uso para organizar o espaço físico, suas ideias também podem ser aplicadas à produtividade. Desenvolvido por Marie Kondo, o método incentiva a manter apenas o que traz alegria e é verdadeiramente útil. Isso pode ser traduzido para o trabalho, de modo que você foque em tarefas e projetos que são significativos e alinhados com seus objetivos.

A tecnologia (linkar BP 3 job SEB 46.1) também pode te ajudar a alcançar uma melhor produtividade no trabalho, principalmente quando utilizada em conjunto com um dos métodos que listamos neste artigo.

E para continuar se aperfeiçoando cada vez mais, dê uma olhada em nossa Vitrine Lá você encontra diversos cursos e materiais que vão te ajudar muito na gestão da sua empresa.


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