this is an h1

this is an h2

Mon Mar 04 15:43:38 BRT 2024
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Planejamento empresarial: conheça as 5 melhores ferramentas gratuitas

Confira uma seleção de ferramentas gratuitas que vão auxiliar na criação do seu planejamento empresarial.

· 09/02/2024 · Atualizado em 04/03/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O planejamento empresarial desempenha um papel muito importante em negócios de todos os tamanhos. Contudo, na gestão de micro e pequenas empresas, essa importância toma proporções ainda maiores. Com recursos quase sempre limitados, é necessário ter direção, clareza e estrutura para alcançar metas e enfrentar desafios de forma eficaz.

O planejamento empresarial, neste ponto, é o que auxilia líderes e gestores a definirem objetivos claros, alocar recursos de maneira consciente, além de identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões informadas e estratégicas.

Aqui no Portal do Sebrae, nós já explicamos as etapas básicas do planejamento estratégico,[BP 4 job 46.1] assim como o passo a passo para criar um para a sua empresa [BP 6 job 46.1]. Agora, confira as oito melhores ferramentas gratuitas para ajudar você a começar o seu próprio planejamento estratégico!

As 8 melhores ferramentas gratuitas para planejamento estratégico

Existem inúmeros sistemas disponíveis no mercado, com diferentes funcionalidades e preços. Se você está começando uma empresa agora ou não tem um grande orçamento disponível, as ferramentas listadas a seguir são uma ótima forma de criar um planejamento estratégico com simplicidade e eficiência. Confira:

1.    Mapa mental

Esta é uma técnica visual que ajuda a representar ideias, informações e conceitos usando um diagrama que funciona como uma "árvore" de pensamentos. Durante a elaboração de um planejamento empresarial, o mapa mental é importante porque permite estruturar ideias complexas, identificar relações entre diferentes componentes do plano (como metas, estratégias e táticas) e visualizar de maneira clara o panorama do negócio.

Entre as opções de ferramentas disponíveis no mercado, a MindMeister é uma das mais utilizadas e oferece uma versão gratuita. Ao utilizar esse sistema, você consegue criar até três mapas mentais com uma grande variedade de modelos pré-prontos e compartilhar com quantos colaboradores for necessário. 

Além disso, a ferramenta permite que os colaboradores adicionem detalhes, links e anexos para facilitar a visualização das informações do plano.

2.    Agendas e calendários virtuais

Agendas e calendários virtuais são ferramentas que permitem aos líderes, gestores e funcionários organizar eventos, compromissos e tarefas de maneira simples.

Durante a elaboração de um planejamento empresarial, essas ferramentas são fundamentais para o gerenciamento do tempo, a programação de atividades e o acompanhamento de prazos. Isso porque fornecem uma visão clara das atividades, reuniões e demais compromissos, evitando conflitos de horários e garantindo que nada seja esquecido.

O Google Agenda é gratuito e oferece recursos como a criação de eventos, lembretes, compartilhamento de calendários com a equipe e integração com o Gmail. Os eventos podem ser organizados em diferentes calendários para separar atividades pessoais e profissionais, e os lembretes ajudam a garantir que nenhum compromisso seja perdido.

O Microsoft Outlook oferece recursos semelhantes, incluindo a criação de compromissos e tarefas, integração com o e-mail e a possibilidade de compartilhar o calendário com colegas. Além disso, permite definir e configurar lembretes para tarefas regulares. Ambas as ferramentas são valiosas para a gestão do tempo e da manutenção da produtividade de toda a equipe. [BP 3 job 46.1]

3.    Plataformas de comunicação e colaboração

As plataformas de comunicação e colaboração como o Slack e o Trello são sistemas que permitem que equipes de trabalho se comuniquem, compartilhem informações e colaborem em projetos em tempo real.

Essas plataformas facilitam a comunicação entre membros da equipe, possibilitam a coordenação de esforços, o acompanhamento do progresso e a organização de informações, dando mais agilidade ao processo de planejamento.

Entre as principais funcionalidades gratuitas do Slack, temos os canais de comunicação que podem ser separados por projetos ou tópicos e mensagens diretas para colegas de equipe. Além disso, o Slack pode ser conectado a outras ferramentas e serviços para uma colaboração mais eficiente e ainda conta com funcionalidades de chamadas de vídeo ou áudio com colegas.

Já o Trello permite a organização de projetos em quadros, além da possibilidade de dividi-los em listas, tarefas e cartões. Também é possível criar listas de verificação dentro dos cartões para acompanhar o progresso, definir prazos para tarefas e receber lembretes.

4.    Ferramentas de planejamento financeiro

Ferramentas de planejamento financeiro são sistemas desenvolvidos para ajudar as empresas a controlarem, analisarem e otimizarem a gestão financeira, como orçamento, receitas, despesas, fluxo de caixa e relatórios financeiros.

Essas ferramentas auxiliam na definição de metas realistas, no acompanhamento do desempenho dessas metas e na identificação de áreas que exigem ajustes, fornecendo as informações necessárias para tomar decisões conscientes para o negócio.

O Sebrae oferece uma variedade de planilhas financeiras gratuitas para auxiliar na gestão financeira de micro e pequenas empresas. Clique aqui para acessar!

5.    Ferramentas de pesquisa de mercado e análise de dados

Ferramentas de pesquisa de mercado e análise de dados [link BP 5 job 46.1] são recursos que permitem às empresas coletar, analisar e interpretar informações relevantes sobre o mercado, o público-alvo e o desempenho de negócios.

Essas ferramentas auxiliam na compreensão das tendências do mercado, na identificação de oportunidades, no acompanhamento do comportamento dos clientes e na avaliação do impacto de estratégias de marketing e vendas.

Utilizando o Google Trends, é possível descobrir quais termos estão sendo mais pesquisados na web ao longo do tempo e comparar o interesse de pesquisa entre diferentes palavras-chave ou tópicos.

Também é possível refinar sua pesquisa por região geográfica e idioma, receber ideias de tópicos relacionados que estão em alta e ver gráficos que representam as tendências de pesquisa de maneira fácil de entender.

Com o Google Analytics, por sua vez, é possível obter informações sobre o número de visitantes, sua localização e como eles encontraram seu site. Com esses dados, você descobre como os visitantes interagem com seu site, incluindo as páginas mais visualizadas e o tempo médio de permanência.

Além disso, utilizando a ferramenta, você acompanha as fontes de tráfego e imprime relatórios personalizados para medir métricas específicas de acordo com suas necessidades.

Neste artigo, você acompanhou algumas ferramentas que podem auxiliar na criação do seu plano estratégico e tornar os seus objetivos e metas muito mais realistas e alcançáveis. Contudo, nós sabemos que esse tema nem sempre é simples, e muitas vezes é necessário não apenas as ferramentas adequadas, como também um apoio personalizado.

O Sebrae tem muitas soluções disponíveis que podem te ajudar em todos os desafios da sua empresa. Acesse nossa Vitrine e saiba mais!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?