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Tue Aug 22 15:37:41 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Como encontrar o fornecedor ideal? 7 dicas para o varejo de moda

Procurando fornecedores para o seu varejo de moda? Veja as dicas que separamos exclusivamente para você!

· 22/08/2023 · Atualizado em 22/08/2023
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Fornecedor de moda: como escolher o parceiro ideal?

O varejo de moda está cada vez mais concorrido com lojas online e físicas disputando o mesmo público. Por isso, encontrar uma maneira de se destacar e melhorar o seu faturamento nesse mercado é fundamental, e contar com boas parcerias é um ótimo caminho para ser seguido.

A escolha dos fornecedores é algo que precisa ser visto com muita cautela no mercado de vestuário e calçados, já que isso vai interferir diretamente no funcionamento do seu negócio. Decisões como preço, qualidade e prazos de entrega serão afetadas.

Para que você não passe por situações difíceis, separamos algumas dicas que vão te ajudar muito no momento de escolher os fornecedores corretos para o seu varejo de moda. Quer saber quais são? Então continue a leitura!

Como encontrar bons fornecedores de moda?

A primeira parte é ter em mente quais os objetivos do seu negócio e como você irá comercializar os produtos, se em uma loja física, online ou ambas. Somente com uma marca bem definida será possível localizar os fornecedores ideais para a sua loja.

Depois disso, é só seguir as dicas que separamos para você. Vamos lá?

1 - Saiba para quem você irá vender

Conhecer seu público é a nossa primeira dica. Apesar de parecer um pouco óbvia, muitas empresas não têm definido o perfil de cliente que desejam atingir, o que pode prejudicar o seu marketing e também a escolha do fornecedor.

Afinal, se o público-alvo da sua loja procura roupas de grife, não adianta oferecer outro tipo de produto, não é mesmo? Por isso, saiba quais os gostos e o que a sua clientela busca. Esse é o primeiro passo para escolher os fornecedores ideais.

2 - Saiba quais produtos você venderá

Agora que você já entende o que o seu público está buscando, você já sabe quais produtos oferecer. Portanto, escolha peças e modelos que estejam alinhados aos padrões de compra da sua audiência.

Por exemplo, se a sua ideia é vender roupas para moradores de cidades litorâneas, encher o seu estoque de casacos não é a melhor escolha, certo? Nesse contexto, roupas de banho e acessórios de praia são os itens com maior potencial de venda.

3 - Tenha em mente qual modelo de estoque você irá utilizar

Atualmente, existem diversos modelos de estoque com que você pode trabalhar, principalmente se a sua loja for online. Você pode ter estoque próprio (físico), terceirizado ou optar pelo modelo dropshipping.

Esses dois últimos são ideais para quem vende na internet. No terceirizado, quem faz a gestão é uma empresa contratada, e no dropshipping o lojista recebe o pedido do cliente e repassa a ordem de compra ao fornecedor, que é responsável pelo envio.

Com diversos modelos de estoque, você pode analisar e escolher aquele que melhor atende suas necessidades e expectativas. Mas seja qual for a sua escolha, tenha em mente que a gestão de estoque é uma parte crucial para o sucesso do seu negócio.

4 - Esteja de olho nas novidades

Quem trabalha ou deseja trabalhar no varejo de moda sabe a rapidez com que as novidades surgem. Por isso, estar bem informado é fundamental. Uma das formas é realizando visitas aos polos de moda, pois você poderá identificar tendências e acabar conhecendo novos fornecedores.

Além de ajudar a aumentar a sua rede de contatos, é possível conhecer parceiros que possam entregar exatamente o que você precisa. Entre os polos de moda no Brasil, podemos citar:

  • Brás (SP): reúne os mais diversos tipos de roupas;
  • Bom Retiro (SP): conhecido pela venda de roupas femininas, porém é possível encontrar outros tipos de peças;
  • Jacutinga (MG): popular pelo comércio de malhas;
  • Nova Friburgo (RJ): um dos maiores polos de jeans do Brasil;
  • Juruaia (MG): conhecido como o melhor lugar para encontrar lingeries para vender.

5 - Pesquise fornecedores online

Outro local para encontrar bons fornecedores é na internet. Com o e-commerce em constante crescimento, muitos fabricantes já vendem seus produtos diretamente de suas lojas virtuais.

Você pode encontrar fornecedores e parceiros para sapatos, roupas de festas, uniformes, roupas infantis, moda masculina e feminina. Vale a pena dar uma procurada.

6 - Converse com outros lojistas

Trocar experiências com outros empreendedores do ramo de varejo de moda pode ser muito vantajoso para você e seu negócio, principalmente quando falamos da escolha de fornecedores.

Pedir referências, perguntar como foi o processo, se houve erros ou atrasos nos pedidos irá poupar transtornos futuros, tanto para o negócio como para sua clientela.

7 - Tenha mais de um fornecedor

Todo mundo sabe que imprevistos acontecem, né? E para evitar que o seu negócio seja impactado pela falta de mercadorias, é importante contar com mais de um fornecedor para o mesmo produto.

Isso porque, caso algum parceiro não consiga cumprir a entrega ou reposição das suas peças, outro fornecedor pode ajudar a resolver o problema. Seja agilizando um envio de urgência, seja fornecendo um número maior de itens, por exemplo.

Aqui na Vitirne de Moda você encontra muitas outras dicas que irão te  ajudar a ter uma empresa forte e competitiva no ramo de varejo de moda.

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