Se você quer se capacitar e não sabe por onde começar, dá uma olhada nesta lista de cursos do Sebrae-SP que separamos para o seu salão de beleza.

Cursos do Sebrae-SP que todo profissional da beleza precisa fazer
Todos sabemos que o mercado da beleza está cada vez mais competitivo. E para que você consiga se destacar, além de talento, é preciso seguir se capacitando. Essa capacitação pode ser feita a partir de cursos, palestras e eventos da área que falem sobre a parte técnica e também a respeito da gestão do seu negócio.
Afinal, se a gestão não estiver em dia, fica difícil manter a sua empresa aberta, pagando seus fornecedores em dia e realizando os investimentos necessários, não é mesmo? Com isso em mente, separamos alguns cursos essenciais para tornar a sua jornada empreendedora na área da beleza muito mais fácil. Vamos lá?
Por que realizar cursos na área de gestão para salão de beleza?
Realizar cursos na área de gestão para salão de beleza é essencial para profissionais que desejam alcançar o sucesso e a sustentabilidade em seus negócios. Embora a expertise técnica e criativa seja fundamental no setor da beleza, a gestão eficiente do salão é tão importante quanto para garantir o crescimento e a rentabilidade da empresa.
A gestão de um salão de beleza envolve uma série de responsabilidades, desde a administração financeira e meios para atrair novos clientes até o gerenciamento da equipe e a criação de uma experiência incrível para os clientes. Ao investir em cursos de gestão, como os do Sebrae-SP, você pode adquirir conhecimentos e habilidades específicas para lidar com os desafios únicos enfrentados nesse ramo.
4 cursos essenciais do Sebrae-SP para profissionais da beleza
Agora que você já está convencido de que os cursos de gestão são essenciais para que o seu salão alcance o sucesso, que tal descobrir os cursos que o Sebrae-SP preparou especialmente para você? Confira a nossa lista!
Fluxo de caixa
Entender de finanças é fundamental para o sucesso de um empreendimento na área da beleza. Isso porque é esse conhecimento que vai te dar uma visão de tudo o que você tem para receber, o quanto está gastando, se há possibilidade para cortar gastos ou condições de fazer novos investimentos.
Essa visão de fluxo de caixa vai profissionalizar ainda mais a sua empresa e te dar as ferramentas necessárias para negociar prazos com fornecedores e ter um capital de giro equilibrado.
Devido a sua importância, o Sebrae-SP lançou o curso perfeito, o fluxo de caixa para beleza. O curso é totalmente online, gratuito e tem duração de 3 horas. Demais!
Com ele, você vai compreender a importância de organizar as finanças, aplicar as informações e os conceitos e utilizar as ferramentas apresentadas para melhorar a gestão do fluxo de caixa de um pequeno negócio do segmento de beleza.
Aproveite e faça sua matrícula agora!
Preço de venda
Outro aspecto muito importante para o sucesso do seu salão ou barbearia é a precificação correta dos seus serviços. Isso porque ela não pode estar muito abaixo da média para não gerar prejuízos nem muito acima para não espantar a clientela e se manter competitivo.
O segredo aqui é conhecer todos os custos para manter o seu espaço aberto para, aí sim, começar a precificar corretamente todos os produtos e serviços que você oferece.
E para que você aprenda a colocar o preço certo em todos os seus serviços, o Sebrae-SP tem o curso ideal: Preço de vendas para beleza. Um curso online, para fazer onde quiser, gratuito e com apenas 3 horas de duração.
Aqui você vai entender o que é preço, quais os elementos e as variáveis que compõem o preço de venda de produtos no segmento de beleza, entre outros aspectos da formação do preço de venda, de modo a contribuir com a sustentabilidade dos pequenos negócios deste ramo.
Está esperando o que para fazer a sua matrícula?
Conhecer e valorizar o cliente
Conhecer a fundo a sua clientela, seus hábitos e desejos é fundamental. Só assim você vai conseguir oferecer serviços personalizados, fazendo com que se sintam felizes e valorizados. E claro que tudo isso vai refletir na rentabilidade do seu negócio.
Além disso, ter um bom relacionamento com seus clientes vai te ajudar a conseguir novos clientes, já que pessoas satisfeitas com o seu serviço podem te indicar para amigos e familiares.
Para isso, o nosso curso Conhecendo e valorizando seu cliente vai ser fundamental na sua jornada. São apenas 2 horas de um curso online e gratuito que vai te ensinar as melhores técnicas para agradar e vender ainda mais!
Inscreva-se agora!
Usando as redes sociais
Para fechar a nossa lista de cursos, não poderia faltar o de redes sociais, né? Quase todas as pessoas e empresas estão presentes na internet, e o seu salão não poderia ficar de fora. Afinal, as redes sociais são um ótimo canal para divulgar o seu espaço e atrair novos clientes.
Pensando nisso, o nosso curso Como impulsionar seu negócio usando redes sociais vai ser perfeito para você. Além de ser super rápido, apenas 2 horinhas, ele é gratuito e você pode fazer de onde quiser, pois é online.
Ele vai te ajudar a desenvolver habilidades de marketing e aplicar os conteúdos em atividades práticas. Demais! Aproveite e garanta sua vaga.
Espero que você tenha gostado da nossa seleção de cursos para tornar o seu negócio da beleza ainda mais competitivo, diferenciado e rentável!
A nossa Vitrine conta com muitos outros cursos online e gratuitos que podem te interessar, dá uma olhadinha! Até a próxima.
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Tráfego pago: O que é, como funciona e principais ferramentas
Quando criamos um site ou uma loja virtual, queremos que ele seja um grande sucesso, certo? Uma das estratégias mais utilizadas para melhorar a visibilidade e atrair pessoas e potenciais clientes para o seu negócio virtual é utilizando o tráfego pago. Porém muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente sobre o que é essa busca paga e como pode ajudar sua empresa a ter um maior destaque na internet. Nós te explicamos tudo neste artigo, vem ver! O que é tráfego pago? Para começar, tráfego pago nada mais é do que investir dinheiro nas plataformas de anúncios para que o seu site seja mostrado com mais frequência às pessoas, atraindo um número maior de visitantes para a sua página na internet. Aqui, você pode usar esses anúncios para as redes sociais também, ampliando o número de acessos. Entre as plataformas de tráfego pago mais comuns estão o Google Ads, plataforma de anúncios do Google, e o Facebook Ads ou Instagram Ads, do grupo Meta. Mais adiante nós vamos falar sobre cada uma delas, não se preocupe. No entanto, somente o investimento nesses anúncios não irá garantir vendas, viu? É importante que as pessoas encontrem um conteúdo relevante, que gere identificação e as ajude a solucionar algum problema. Qual a sua importância para as empresas? Como você já deve ter percebido, o tráfego pago é uma excelente ferramenta para melhorar a visibilidade do seu site na web, principalmente para as micro e pequenas empresas. Além disso, você vai atrair pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Isso acontece porque ao criar um anúncio, é possível selecionar uma série de características de quem verá o anúncio, como localização, faixa etária e até mesmo interesses. Dessa forma, você atrai clientes em potencial para o seu site ou rede social, pessoas que têm um interesse genuíno em efetuar uma compra ou contratar um serviço com você. 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Aqui, você paga cada vez que o seu anúncio receber um clique ou, então, define um orçamento máximo e deixa a campanha rodando. Ela é parada quando o valor do seu orçamento chegar ao fim. Isso é muito bom, já que você vai pagar só quando houver uma visita propriamente dita. Essa estratégia é muito eficiente para gerar visitas na página da sua empresa e vendas. Custo por Mil Impressões (CPM) Outra estratégia é o CPM, ou custo por mil impressões. Nessa modalidade, o pagamento acontece cada vez que mil usuários visualizarem o seu anúncio. Nesse formato, quanto mais relevante for seu anúncio, maiores as chances de aparecer em uma melhor posição. Ele é recomendado se o seu objetivo for reconhecimento de marca e melhorar sua presença online. 5 ferramentas de tráfego pago para sua empresa Agora que você já está por dentro do que é tráfego pago e da importância para sua empresa, vamos conhecer as cinco ferramentas mais utilizadas atualmente para fazer anúncios. 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November, 2023
Saiba como seu salão de beleza pode crescer com o apoio do Sebrae
Saiba como seu salão de beleza pode crescer com o apoio do Sebrae Empreender na área da beleza é um grande desafio. Além de ter que se atentar sempre às novidades do segmento, como tratamentos capilares, cortes e tinturas, a gestão do negócio não pode ser deixada de lado. Dessa forma, cuidar das finanças, do marketing e do atendimento exige bastante do empreendedor. Além disso, caso você tenha um sócio, as dificuldades podem ser ainda maiores e exigem uma boa capacitação. Para te ajudar a ter uma empresa forte e competitiva, você pode contar com o apoio do Sebrae. Aqui, você encontra uma série de soluções, a grande maioria gratuitas, que vão te ajudar a superar qualquer desafio. Que tal saber mais? Benefícios em se tornar cliente Sebrae O Sebrae é especialista em apoiar micro e pequenas empresas de todos os segmentos, em especial na área da beleza. Nossos consultores são treinados para trazer inovação ao seu negócio, seja por meio do uso de um software específico ou um serviço diferenciado. Ainda, você encontra cursos e treinamentos para administrar com maestria seu salão ou barbearia. Sem contar que você vai conhecer outros empreendedores e poder trocar ideias, aprender mais e descobrir novas oportunidades. Tudo isso de forma ágil e segura. E quais serviços você encontra no Sebrae? Abaixo, listamos os principais serviços do Sebrae que podem fazer a diferença na sua jornada empreendedora na área da beleza. Topa conhecer? Atendimento presencial ou remoto Ao realizar uma visita ao Sebrae ou agendar um atendimento (presencial ou online), você pode tirar todas as suas dúvidas e conversar diretamente com um consultor-especialista. Dessa forma, é possível receber orientações iniciais e descobrir os próximos passos. Além disso, caso você esteja na fase de implantação do negócio, pode ter acesso a uma análise do Sebrae da sua região sobre a viabilidade do seu negócio no local pretendido. Assim, você já começa em um local com melhor perspectiva de crescimento. Trilhas de desenvolvimento As trilhas são cursos e oficinas coletivas, nas quais é possível adquirir conhecimentos gerais e ter contato com outros empreendedores, buscando referências para o seu negócio. Entre os temas mais procurados em toda São Paulo, estão: comportamento empreendedor; planejamento empresarial; gestão financeira (controle financeiro, indicadores e metas, como mensurar empresas, controle da operação); gestão de pessoas e processo; marketing e atendimento ao cliente; planejamento e mensuração sistemática; fluxo de caixa e projeção financeira. Consultorias e programas Agora, se deseja algo individualizado, você encontra alguns programas e consultorias mais focados no seu negócio. Assim, é possível se aprofundar nas especificidades da sua empresa e descobrir soluções únicas para você. As consultorias precisam ser agendadas previamente e podem acontecer de forma presencial ou virtual. Aqui, nosso especialista te dará orientações e poderá esclarecer todas as dúvidas. Ainda, irá trazer as dores do negócio para vocês discutirem as possíveis soluções. Entre os assuntos mais frequentes estão a elaboração de um plano estratégico de ações práticas, além de planos mais complexos, voltados para vendas, finanças, marketing e crescimento da empresa. Hora de crescer Mas se você já passou pelas etapas iniciais e deseja um atendimento mais focado no crescimento do seu negócio, o Sebrae também é para você. Aqui, você encontra soluções práticas para desenvolver projetos mais robustos, pensados especialmente para o fortalecimento da sua marca e a atração de novos clientes. O Sebrae tem a solução perfeita para você, seja qual for o seu momento. Programas que todo empreendedor de salão de beleza precisa conhecer Agora que você já sabe como o Sebrae atua nas empresas, que tal conhecer alguns programas voltados para empreendedores da área da beleza? Vem ver! Empretec O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Aqui, você aprenderá as dez características de um empreendedor de sucesso, em um processo transformador e individual. Empreenda rápido Já o empreenda rápido é uma solução mais prática, voltado para a gestão ou para a parte técnica. O primeiro é mais voltado para quem está iniciando e precisa de apoio para se planejar. Já o segundo, é focado no desenvolvimento de habilidades técnicas, como o nome já diz. O interessante é que, ao final do curso, você recebe um certificado de conclusão e é encaminhado para solicitação de linha de crédito para sua empresa. Sebraetec Agora, se você precisa de um apoio para investir em inovação, o Sebraetec é a solução perfeita. Aqui, o Sebrae oferece atendimento personalizado com especialistas de mercado, além de tecnologias e serviços diferenciados. Além disso, subsidiamos até 70% do valor do projeto para a empresa que deseja implantar melhorias nas áreas de desenvolvimento tecnológico, design, marketing e/ou sustentabilidade. Solução Sebrae na sua empresa Já imaginou ter um agente do Sebrae na sua empresa, vivenciando suas dificuldades de perto e podendo te ajudar a superar todos os desafios na prática? Com a solução Sebrae na sua empresa, isso é possível. Aqui, um agente do Sebrae vai até a sua empresa e te ajuda a identificar oportunidades de crescimento e a superar diversos desafios para melhorar a gestão do seu negócio. É o Sebrae pertinho de você. Esse programa é exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte (ME e EPP). Programa Brasil Mais Produtivo Para finalizar, tem o Programa Brasil Mais Produtivo, ou ALI (agente local de inovação). Aqui, você recebe um acompanhamento individualizado contínuo para aumentar a produtividade e o faturamento do seu negócio. O programa leva inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade e gerar mais transformação digital nos pequenos negócios, por meio de melhorias rápidas e de alto impacto. Esse programa também é exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte (ME e EPP). Esperamos que você tenha gostado de conhecer as nossas soluções para negócios da beleza. Temos certeza que elas vão te ajudar muito. Aproveite e fique por dentro da programação do Sebrae mais perto de você clicando aqui.
September, 2023
Salão de beleza: Por que é importante realizar cursos e treinamentos?
Qual a importância dos treinamentos no mercado da beleza? Por que você precisa se manter atualizado para atuar no ramo da beleza? O mercado da beleza é um dos setores mais dinâmicos e está em constante evolução em todo o mundo. Com o surgimento de novas tendências, produtos e técnicas a cada temporada, é fundamental que profissionais da área e donos de salões de beleza estejam atualizados e preparados para atender às demandas de seus clientes. E é aí que entra a relevância dos treinamentos. Aqui, vamos te mostrar a importância de estar sempre antenado às novidades do setor, bem como do aprendizado contínuo no mercado da beleza. Afinal, os benefícios que os treinamentos podem trazer para os profissionais da área são a melhor forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Vamos lá? Por que a capacitação no mercado da beleza é diferencial competitivo? Se você tem um salão de beleza, saiba que se manter atualizado e ter uma equipe bem treinada pode fazer a diferença para o seu negócio. Afinal, esse mercado anda muito competitivo. Quando você se mantém bem informado, é capaz de oferecer aos seus clientes as últimas novidades, proporcionando uma experiência diferenciada em relação à concorrência. Além disso, a capacitação pode te ajudar a aprimorar suas habilidades e a oferecer serviços de alta qualidade ao seu público. Treinamentos em técnicas avançadas de corte, coloração, maquiagem e estética podem aprimorar a sua capacidade de atender às necessidades de seus clientes, oferecer resultados incríveis e, claro, fazer a sua carreira decolar. Vantagens de se capacitar para o mercado da beleza Como você já percebeu, a realização de cursos e treinamentos na área da beleza é algo muito importante. Além das vantagens que já mencionamos, separamos mais alguns benefícios, confira: Aumento da confiança: por meio da capacitação, você pode aprimorar suas habilidades e conhecimentos, o que aumenta sua confiança e segurança ao realizar serviços em seus clientes. Melhora da qualidade do trabalho: os treinamentos podem ensinar técnicas avançadas, novas formas de utilizar produtos e equipamentos e estratégias para melhorar a qualidade do trabalho prestado. Isso pode levar a um aumento da satisfação dos clientes, o que por sua vez pode resultar em mais recomendações e clientes fiéis. Acesso a novos mercados: ao se especializar em uma técnica ou serviço, você pode abrir novas portas em seu mercado. Por exemplo, um cabeleireiro que se especializa em penteados para noivas pode atrair mais clientes para serviços de casamento. Possibilidade de aumentar a renda: a capacitação pode permitir que você ofereça serviços mais especializados, que geralmente são mais caros e podem gerar mais renda. Networking: participar de treinamentos e eventos do setor é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas do mesmo ramo e estabelecer contatos. Isso pode levar a novas parcerias, oportunidades de negócios e até mesmo empregos. Muitas pessoas que atuam na área da beleza já estão se especializando e colhendo bons frutos. Para se inspirar nessas histórias de sucesso, clique aqui. Cursos e capacitações para o seu salão de beleza Acredito que você já esteja bastante empolgado para começar a se especializar, acertei? Por isso, separei algumas sugestões de cursos incríveis para você. A seguir, você encontra cursos e treinamentos tanto para aprimorar a sua técnica como para a gestão do seu negócio de beleza. Vamos juntos? Para você se especializar Entre as opções de cursos para você se especializar e atrair mais clientes para o seu espaço de beleza, podemos destacar: Técnicas de corte e coloração de cabelo: cursos de atualização em técnicas de corte e coloração são essenciais para cabeleireiros que desejam oferecer serviços modernos e atualizados aos seus clientes. Maquiagem profissional: cursos de maquiagem podem ajudar profissionais a aprimorarem suas habilidades em maquiagem para eventos especiais, como casamentos e festas. Estética facial e corporal: cursos de estética podem ensinar técnicas para tratamentos, como limpeza de pele, massagem, depilação e outros procedimentos estéticos. Especialização em cabelos cacheados e crespos: com o aumento da valorização da beleza natural, ter uma especialização em técnicas para cabelos cacheados e crespos pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes. Design de sobrancelhas: cursos de design de sobrancelhas são uma ótima opção para esteticistas que desejam expandir seus serviços. Técnicas de alongamento de unhas: cursos de alongamento de unhas podem ajudar manicures a aprimorarem suas habilidades em técnicas como acrigel, fibra de vidro e outras. Para a gestão do seu negócio A administração do seu salão de beleza também é um aspecto em que você precisa ficar de olho, afinal, se ela não estiver bem, seu negócio pode ir à falência. Pensando nisso, separamos algumas opções de cursos. Vem ver! Fluxo de caixa: entender o movimento financeiro do seu negócio é fundamental para conseguir pagar as contas em dia e realizar investimentos. O Sebrae-SP tem o curso perfeito, a distância e gratuito, conheça! Marketing digital: a internet é uma ótima maneira de conseguir novos clientes e se relacionar com os atuais. Se você quer saber mais sobre o marketing digital, dê uma olhada neste curso gratuito do Sebrae-SP: Como impulsionar seu negócio usando redes sociais. Atendimento: cuidar da maneira como o seu cliente é atendido no seu espaço também é fundamental, não só para vender mais como também para que ele recomende seu serviço para outras pessoas. Por isso, separei um curso para você aprender mais, veja: Entenda seu cliente e venda mais. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Para continuar aprendendo mais, navegue pela Vitrine Sebrae, aqui você encontra muitas informações para fazer seu negócio bombar!
September, 2023
6 motivos por que sua carreira como profissional de beleza não decola
6 motivos por que a sua carreira como profissional de beleza não decola Você já se perguntou o que falta para que o seu salão de beleza e estética decole e alcance as metas profissionais que você sempre sonhou? É claro que higiene e beleza é um setor extremamente concorrido, mas você tem a sensação de que até as pessoas que acabaram de entrar no mercado já têm mais clientes e um faturamento maior que o seu? Chega de desânimo! Neste post, vamos listar os seis motivos que podem estar atrasando o crescimento da sua carreira e do seu negócio. Confira! Por que minha carreira como profissional da beleza não decola? São muitos os motivos que podem atrasar a ascensão da sua carreira como profissional de beleza e estética. Alguns são bem simples, e você pode mudar essa realidade sem muito esforço, já outros vão exigir mais dedicação e tempo para colher os resultados, mas a gente garante que você não vai se arrepender. Portanto, analise a sua carreira atual e descubra quais destes motivos estão atrasando o seu sucesso. 1. Não estar atualizado quanto às tendências do mercado Com a correria do dia a dia e os muitos afazeres que, muitas vezes, nem estão relacionados ao negócio ou à carreira profissional, acabamos deixando o tempo passar e não vamos atrás de novos cursos ou capacitações. Esse é um grande erro do profissional de beleza e estética, já que esse mercado muda com uma frequência muito grande e novas técnicas, produtos e tendências surgem regularmente. Por isso, é fundamental que os profissionais da área se mantenham atualizados para atender às demandas dos clientes e oferecer serviços de qualidade. Além disso, a concorrência nesse setor é enorme, e aqueles que não se atualizam correm o risco de ficarem para trás, perdendo oportunidades de negócios e clientes. Em outras palavras, estar sempre atualizado é um diferencial importante para se destacar no mercado e garantir o seu sucesso e o sucesso do seu salão de beleza e estética. 1. Não saber escutar as necessidades do público Seja você um profissional autônomo trabalhando no espaço de outras pessoas ou tendo o próprio salão de beleza e estética, é muito importante conhecer quem são as pessoas que vão até você e entender as suas necessidades. Cada cliente é único e possui as próprias necessidades e expectativas em relação aos serviços que serão prestados. Ao entender o que o público espera, o profissional pode identificar as demandas específicas dos clientes e adaptar seus serviços para atendê-las de maneira personalizada. Isso aumenta a satisfação do cliente e sua fidelização, além de atrair novos clientes por meio de recomendações e indicações. Se já perdeu muitos clientes por não utilizar produtos veganos na execução do seu trabalho, que tal procurar um novo fornecedor e poder atender a um novo público? Ou se você recebe muitos clientes da terceira idade, pode aumentar a acessibilidade do seu negócio, garantindo que seu público com necessidades especiais se sinta seguro e acolhido ao ir até o seu espaço. 2. Esquecer que você é a sua maior propaganda Você sabe o tamanho do seu talento, mas será que as pessoas que vão até o seu salão de beleza e estética ou contratam os seus serviços acreditam no seu potencial? Aproveite todo o seu conhecimento e a sua experiência na área e invista em si mesmo. Faça os cortes que estão na moda nos seus próprios cabelos, cuide da sua pele com os novos tratamentos que você conheceu recentemente, teste os produtos que você oferece para seus clientes em você mesmo para assegurar a qualidade, ou seja, seja a maior propaganda do seu negócio! 3. Não planejar os próximos passos da sua carreira Quem não planeja os próximos passos acaba estagnado. Isso porque, como dissemos acima, é preciso seguir um plano não apenas financeiro, mas também de carreira, para saber para onde e quando evoluir. Fazer um planejamento financeiro é importante porque ajuda a garantir a saúde financeira do negócio em longo prazo. Quando temos uma visão clara das receitas e despesas, é possível tomar decisões mais conscientes em relação aos investimentos necessários e, assim, adquirir novos equipamentos e produtos ou investir em outras estratégias para melhorar o negócio. Além disso, o planejamento financeiro permite que o profissional tenha controle sobre as finanças e possa estabelecer metas de crescimento, bem como identificar possíveis problemas com antecedência e tomar medidas para evitá-los. 4. Trocar de salão de beleza e estética com muita frequência Quando você faz um bom trabalho, com certeza muitos dos seus clientes irão atrás de você caso você mude de estabelecimento e comece a trabalhar em outro local. Contudo, se essa troca de salão de beleza e estética for muito frequente, você vai acabar perdendo clientes fiéis nesse processo. É claro que seu bem-estar pessoal, profissional e financeiro sempre devem ser levados em consideração durante essas mudanças, mas elas também trazem um lado ruim, que é ter que buscar novos públicos e refazer a sua cartela de clientes. Por isso, se você descobrir um novo espaço que tenha mais a ver com a sua personalidade e com suas habilidades profissionais, lembre-se de que essa mudança também trará certos prejuízos, mesmo que momentâneos. Além disso, racionalize sobre todos os prós e contras para ter a certeza de que sua escolha poderá trazer os resultados positivos que você espera. 5. Manter o salão de beleza e estética offline Na rotina de um profissional de beleza e estética, as indicações têm um papel relevante na conquista de novos clientes. Porém, esperar que apenas essa estratégia dê o destaque que o seu negócio precisa e leve seu salão para um público maior é um grande erro que você pode estar cometendo. Existem muitas formas de criar uma presença online para a sua atividade ou para o seu salão de beleza e estética. Nesse ponto, vale a pena descobrir quais redes sociais seu público-alvo prefere e pensar em conteúdos que vão afirmar seus diferenciais e qualidades profissionais. A Vitrine Sebrae tem inúmeros materiais e cursos, muitos dos quais gratuitos, que podem ajudar você a iniciar suas estratégias digitais com eficiência e de maneira que tragam um retorno rápido para o seu negócio. Agora que você já sabe os seis motivos que podem estar atrasando o seu sucesso, é hora de mudar essa realidade e começar a investir nas ações que vão trazer a evolução do seu negócio e o reconhecimento da sua profissão. Boa sorte!
September, 2023
Espaços de beleza: principais erros para evitar
Principais erros de espaços de beleza e como corrigi-los Como dono de um espaço de beleza, é fundamental garantir que seu negócio ofereça aos clientes um ambiente seguro e confiável. No entanto, mesmo com as melhores intenções, erros podem acontecer. E quando se trata de serviços de beleza, esses erros podem ter consequências graves para a satisfação do cliente, podendo prejudicar a reputação do seu negócio. Neste artigo, vamos discutir os erros mais comuns cometidos por espaços de beleza e fornecer dicas úteis para te ajudar a evitá-los. Leia atentamente e aprenda como garantir que seu salão ofereça aos clientes serviços de qualidade, seguros e satisfatórios. 1 - Deixar de lado a gestão financeira Saber cuidar do dinheiro que entra e sai do seu salão é uma parte fundamental de qualquer negócio, e os espaços de beleza não são exceção. Se você não mantém registros financeiros atualizados ou não gerencia seu fluxo de caixa de forma correta, pode acabar enfrentando sérias dificuldades que podem te levar à falência. Outro erro muito comum é misturar o dinheiro da empresa com o seu, pagando contas pessoais com o dinheiro do negócio, entre outras coisas. A solução, aqui, é separar as finanças e realizar apenas uma retirada, como se fosse o seu salário. Todo o restante deve permanecer no caixa do salão a fim de pagar as contas do espaço, realizar investimentos, comprar os produtos necessários, etc. 2 - Não se manter atualizado O mercado da beleza está em constante mudança, com novas tendências e tecnologias surgindo a cada dia. Muitos espaços vêm se especializando em determinados nichos, como cabelos cacheados, afros ou tinturas. Caso você não acompanhe essas mudanças e não ofereça serviços e produtos inovadores, pode acabar perdendo clientes para concorrentes mais atualizados. Por isso, faça cursos, procure pelas novidades do seu setor e se especialize. Só assim você vai conseguir novos clientes e manter os atuais. Podemos destacar aqui também a falta de treinamento dos seus funcionários, caso você tenha. Se a sua equipe não estiver atualizada sobre técnicas e tendências, não conseguirá oferecer um bom atendimento aos clientes, o que pode levar a uma redução da clientela e à consequente queda nas receitas. 3 - Negligenciar os investimentos em marketing Falando em atrair e manter clientes no seu espaço de beleza, uma coisa fundamental é investir em marketing e propaganda. É por meio do marketing que você vai conseguir promover seus serviços, ganhando uma maior visibilidade no mercado e, consequentemente, atraindo novos consumidores. Para isso, você pode utilizar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, postando um pouco sobre o dia a dia do seu salão, compartilhando fotos dos clientes, falando um pouco sobre as novas tendências, produtos que você utiliza e muito mais. Outra ferramenta muito interessante para aparecer na internet é o Google Meu Negócio. Com ele, você cria um card que aparece no Google sempre que alguém pesquisar pelo seu espaço. Nesse card, você pode incluir informações como telefone de contato, endereço, serviços prestados, fotos e até responder dúvidas de clientes e potenciais clientes. Além disso, você pode criar campanhas e pacotes específicos para algumas épocas do ano, como Dia das Mães, Natal e Carnaval. Temos certeza que isso vai movimentar ainda mais o seu negócio. 4 - Não ter foco no cliente O sucesso de um espaço de beleza depende da satisfação do cliente. Por isso, é importante que você, enquanto dono ou dona, tenha sempre o foco na experiência do cliente e se preocupe em satisfazer suas necessidades e expectativas, visando sempre a um atendimento de excelência. Um grande exemplo em que muitos espaços erram é no atendimento. Quando chega alguma reclamação, seja via redes sociais ou mesmo presencialmente, ouvir com atenção, definir os pontos de melhoria e corrigir o erro é essencial. Evite “bater boca” com o consumidor, pois isso pode prejudicar a sua reputação e afastar os clientes. 5 - Não prestar atenção em higiene e segurança A higiene e a segurança são fundamentais em qualquer espaço de beleza. Os clientes esperam que o local esteja limpo, organizado e que os funcionários sigam padrões de higiene e segurança rigorosos. Além disso, a utilização de equipamentos, ferramentas e produtos inadequados ou mal conservados pode resultar em danos à saúde e à integridade física dos clientes. Por isso, é fundamental que você fique atento às normas e regulamentações específicas do setor, garantindo que o ambiente seja limpo e higienizado regularmente e que os equipamentos e produtos sejam mantidos em bom estado e substituídos quando necessário. A falta de atenção à higiene e segurança pode resultar em danos irreparáveis à imagem do negócio, perda de clientes e, claro, de faturamento. 6 - Não ter um planejamento estratégico Por fim, um outro erro fatal que muitos negócios de beleza cometem é não ter um planejamento estratégico, ou seja, não sabem onde querem estar daqui a alguns anos. Sem um planejamento adequado, é complicado tomar decisões, e você pode acabar perdendo grandes oportunidades, além de não estar preparado para lidar com imprevistos. Um bom planejamento estratégico deve incluir análise do mercado, estudo dos concorrentes, identificação das principais oportunidades e desafios, definição de metas e objetivos claros e estabelecimento de um plano de ação para alcançá-los. Além disso, é importante que o plano seja revisto e atualizado todo ano para garantir que o negócio esteja sempre adaptado às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. A sua falta pode levar a decisões de investimento inadequadas, perda de oportunidades, aumento dos custos e redução da eficiência, prejudicando as finanças do negócio e podendo até mesmo levar à falência. Agora que você já conhece os principais erros que podem levar seu espaço de beleza à falência, saiba que o Sebrae-SP pode te ajudar a corrigir todos eles, além de identificar alguns outros problemas. Aqui na Vitrine Sebrae, você encontra diversos artigos com dicas práticas, ou você pode ir ao Sebrae mais próximo e conversar com um de nossos especialistas.
September, 2023
Varejo de moda: dicas para organizar suas finanças e lucrar mais
Gestão financeira para varejo de moda: dicas essenciais para melhorar seu lucro A maioria das pessoas, ao abrir um varejo de moda, começa a se preocupar com as tendências do setor, vendas e marketing. Afinal, sem clientes a loja não vai para frente. Porém, elas acabam esquecendo de um ponto muito importante: a gestão financeira. Sem uma correta organização do dinheiro que entra e sai da empresa, fica difícil se organizar para realizar investimentos, atualizar o estoque, desenvolver ações de divulgação da marca e atrair clientes. Pensando nisso, reunimos as melhores estratégias financeiras para te ajudar a organizar o dinheiro da sua loja. Vamos juntos? O que é gestão financeira, afinal? A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações e ferramentas que permitem organizar toda a parte financeira de uma empresa, gerando um maior entendimento do dinheiro que entra e sai e também da saúde do negócio. Com uma boa gestão financeira, é possível verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, identificar as falhas e melhorar o planejamento estratégico da loja, visando a melhores resultados. É claro que uma loja de roupas e calçados precisa de uma gestão completa, com estoque, vendas, atendimento e muito mais. Contudo, as finanças precisam de uma atenção extra. Estratégias de gestão financeira para o varejo de moda Agora que você já sabe o que é gestão financeira e qual a sua importância para os negócios de moda, chegou a hora de aprender as melhores estratégias para organizar o seu dinheiro e melhorar seus lucros. Faça uma análise da saúde financeira da sua loja Antes de mais nada, é importante fazer um raio-x da saúde financeira do seu negócio. Comece fazendo a soma do seu faturamento mês a mês e também de todas as suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Com essas informações em mãos, você consegue realizar comparativos entre os meses e estimar se houve um aumento nas vendas. Mas fique atento, pois lucro é diferente de faturamento, viu? >>Saiba a diferença entre lucro e faturamento neste artigo<< Quando você tem um histórico do lucro da sua loja, consegue saber se a empresa realmente é rentável. Muitos lojistas cometem o erro de gastar o mesmo tanto que ganham. Assim, a loja pode estar gerando prejuízo e o lojista ainda não se deu conta. Calcule o ponto de equilíbrio do negócio Ponto de equilíbrio é o valor em que os ganhos da sua loja são iguais à soma de todos os custos, como as contas de água, luz, internet, telefone, aluguel da loja, salários de funcionários, o seu pró-labore, os impostos, etc. É a partir desse ponto que o negócio começa a ter lucro de forma efetiva. Por isso é tão importante conhecer todos os custos e despesas da empresa. Aproveite para rever os seus gastos para ver se há oportunidades de gerar economia e reduzir o ponto de equilíbrio, melhorando seu lucro. Não misture o dinheiro do negócio com o seu Essa dica pode parecer óbvia, porém muitos empreendedores acabam cometendo o erro de misturar as suas finanças com as da empresa. O dinheiro é da empresa, e o lojista precisa ter definido um valor para ser o seu salário. Esse valor de pró-labore, ou salário do dono, precisa ser incluído nas despesas do negócios, e todo o valor restante, o lucro, é da empresa e pode ser usado para realizar diversos investimentos, além de criar um caixa para emergências. Claro que, com o tempo e o crescimento do negócio, o valor do pró-labore pode aumentar. Mas o importante é nunca confundir o dinheiro do negócio com o do dono. Cuidado com a precificação dos produtos A precificação dos produtos é outro fator que impacta diretamente as finanças e o lucro de um varejo de moda, já que o preço dos seus produtos precisa cobrir as suas despesas para gerar lucro. Afinal de contas, além do preço que pagamos pela peça em si, devemos lembrar de outros custos que temos para vender essa peça na loja. É preciso pagar o aluguel, os funcionários, além de diversos outros gastos para manter a loja em funcionamento. No entanto, o valor não pode ser muito acima do praticado pela sua concorrência, nem muito abaixo. Afinal, se você não vender, não vai ganhar dinheiro. Para que você consiga o preço ideal, existem algumas técnicas, que ensinamos aqui. Como você viu, a gestão financeira é um assunto muito importante e precisa ser levada a sério pelos empreendedores. Aqui na Vitrine de Moda, você encontra outros artigos sobre o tema que vão te ajudar muito, Vem ver!
August, 2023
Métodos para a gestão de estoque no varejo de moda
Gestão de estoque no varejo de moda: o que é e como fazer? O controle de estoque tem um papel fundamental nas operações de empresas de diversos setores, como alimentos, indústria, atacado, etc. Quando falamos do varejo de moda, então, a gestão eficiente de estoque contribui para o funcionamento da loja como um todo, porque acaba contribuindo também para a fluidez da jornada de compras e na manutenção da competitividade do negócio. Afinal, poucas coisas são mais frustrantes do que encontrar uma roupa, calçado ou acessório perfeito e perceber que exatamente o seu tamanho está em falta. Ou então perder várias horas navegando numa loja virtual ou marketplace, encher o carrinho de compras e, ao tentar pagar, receber a mensagem de que o estoque está esgotado. Aqui no Portal do Sebrae, nós já abordamos temas importantes do varejo de moda, como competitividade, fidelização de clientes e precificação. Agora, vamos mostrar quais metodologias são importantes para transformar o controle de estoque da sua loja numa área estratégica para potencializar resultados. Confira! Os principais métodos de controle de estoque para o varejo de moda A gestão de estoque permite atender à demanda dos clientes de forma ágil e satisfatória, evitando problemas como produtos em falta ou excesso de estoque. Ou seja, um controle adequado de estoque garante que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo, aumentando as oportunidades de venda e reduzindo gastos desnecessários. Existem vários métodos de controle de estoque. Para que você escolha o formato adequado para o seu varejo de moda, é preciso entender como funciona cada um e escolher o que melhor se ajusta à sua rotina. Comece pelas três metodologias descritas a seguir. Método de revisão periódica Nesse método, o estoque é revisado a cada período predeterminado, e as quantidades são abastecidas de acordo com a demanda. Vamos imaginar uma empresária que revisa seu estoque de calçados a cada duas semanas. Para isso, ela analisa as vendas realizadas no período anterior e verifica os níveis de estoque atual. Com base nesses dados e na projeção para as próximas semanas, ela define a quantidade de calçados que precisa encomendar. A partir da análise das vendas anteriores, é possível perceber se a demanda por calçados esportivos cresceu e aumentar o pedido para atender à demanda crescente. Também é possível identificar se determinado modelo de sapato está com baixo giro e diminuir a quantidade desse item no próximo pedido. Com base nas estimativas de demanda, o empresário faz os pedidos aos fornecedores, levando em consideração os prazos de entrega para que os produtos cheguem a tempo de reabastecer o estoque antes que os itens esgotem. Sistema Just-in-Time (JIT) Essa abordagem tem como objetivo reduzir os gastos com compras e armazenamento ao manter um estoque mínimo e comprar produtos conforme a demanda. Quando um cliente faz uma compra na loja, o microempresário registra o pedido e envia a solicitação para o fornecedor correspondente. O fornecedor recebe o pedido e inicia o processo de preparação e envio dos produtos. Os produtos são despachados e chegam à loja em um prazo curto, geralmente dentro de um ou dois dias. É importante ressaltar que o microempresário precisa ter uma gestão rigorosa dos prazos de entrega e uma boa comunicação com os fornecedores para evitar a falta de produtos nas prateleiras. Também é necessário monitorar continuamente a demanda dos clientes e estar preparado para ajustar os pedidos com base nas tendências de venda. Ponto de pedido (PP) Nesse método, um nível de estoque é estabelecido como ponto de pedido. Quando o estoque atinge esse ponto, uma nova ordem de reposição é feita. O ponto de pedido é calculado com base na demanda, no tempo de espera do fornecedor e no nível de estoque de segurança desejado. Para exemplificar, vamos supor que um microempresário venda uma média de 50 camisetas por semana e o fornecedor demore duas semanas para entregar um novo pedido. Ele decide estabelecer um nível de estoque de segurança equivalente a uma semana de vendas, ou seja, 50 camisetas. Assim que o estoque atinge 50 camisetas, o microempresário sabe que é o momento de fazer um novo pedido ao fornecedor. 5 ferramentas de estoque que vão simplificar sua rotina Os métodos de gestão de estoque descritos acima são bastante eficientes, mas sem uma ferramenta para inserir entradas e saídas de mercadoria, quantidades de cada item, preço de custo e preço de venda, necessidade de compra, etc., é quase impossível manter a organização e o controle do seu varejo de moda. Por isso, vamos descrever cinco ferramentas de estoque disponíveis no mercado para que você consiga entender como funciona cada uma delas e investir naquela que realmente trará os benefícios que o seu negócio precisa. Software de gestão de estoque Existem diversos softwares de gestão de estoque disponíveis no mercado, alguns dos quais específicos para o varejo de moda. Essas soluções automatizam tarefas, como registro de produtos, controle de entrada e saída, cálculo de estoque, emissão de relatórios e integração com outros sistemas, facilitando o gerenciamento do estoque. Código de barras e scanner A utilização de códigos de barras em produtos e um scanner para leitura facilitam a identificação e o registro dos itens no estoque. Isso agiliza o processo de entrada e saída de produtos, evita erros de digitação e permite uma contagem mais precisa do estoque. Software de análise de dados e previsão de demanda O uso de ferramentas de análise de dados e previsão de demanda pode auxiliar os micro e pequenos empresários do varejo de moda a identificar padrões de venda, tendências de mercado e sazonalidades. Com base nessas informações, é possível ajustar os níveis de estoque, antecipar necessidades e evitar a falta ou o excesso de produtos. ERP - Sistema de gestão integrada O ERP permite a integração de diferentes áreas do negócio, como vendas, compras, estoque e contabilidade, em um único sistema. Isso simplifica o registro e o controle de informações relacionadas ao estoque, possibilitando um acompanhamento em tempo real das entradas e saídas de produtos. Além disso, um ERP fornece relatórios e análises que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, como a identificação de produtos de maior e menor giro, sazonalidades e tendências de demanda. Como mostrado durante este artigo, existem muitos métodos e ferramentas disponíveis para simplificar a gestão de estoque. No entanto, em alguns momentos, principalmente para novos negócios e lojas que ainda não têm um grande volume de vendas, investir em um software pode ser muito complicado. Nesse caso, se você está começando no varejo de moda ou se ainda não tem um grande orçamento disponível para sistemas de gestão, nós, do Sebrae, desenvolvemos uma planilha gratuita com as principais funcionalidades para controlar seu estoque de forma eficiente. Clique aqui para acessar a sua planilha! Assim como esta ferramenta, temos muitas outras soluções, muitas dessas gratuitas, à sua disposição em nossa Vitrine de Moda. Até a próxima!
August, 2023
Como encontrar o fornecedor ideal? 7 dicas para o varejo de moda
Fornecedor de moda: como escolher o parceiro ideal? O varejo de moda está cada vez mais concorrido com lojas online e físicas disputando o mesmo público. Por isso, encontrar uma maneira de se destacar e melhorar o seu faturamento nesse mercado é fundamental, e contar com boas parcerias é um ótimo caminho para ser seguido. A escolha dos fornecedores é algo que precisa ser visto com muita cautela no mercado de vestuário e calçados, já que isso vai interferir diretamente no funcionamento do seu negócio. Decisões como preço, qualidade e prazos de entrega serão afetadas. Para que você não passe por situações difíceis, separamos algumas dicas que vão te ajudar muito no momento de escolher os fornecedores corretos para o seu varejo de moda. Quer saber quais são? Então continue a leitura! Como encontrar bons fornecedores de moda? A primeira parte é ter em mente quais os objetivos do seu negócio e como você irá comercializar os produtos, se em uma loja física, online ou ambas. Somente com uma marca bem definida será possível localizar os fornecedores ideais para a sua loja. Depois disso, é só seguir as dicas que separamos para você. Vamos lá? 1 - Saiba para quem você irá vender Conhecer seu público é a nossa primeira dica. Apesar de parecer um pouco óbvia, muitas empresas não têm definido o perfil de cliente que desejam atingir, o que pode prejudicar o seu marketing e também a escolha do fornecedor. Afinal, se o público-alvo da sua loja procura roupas de grife, não adianta oferecer outro tipo de produto, não é mesmo? Por isso, saiba quais os gostos e o que a sua clientela busca. Esse é o primeiro passo para escolher os fornecedores ideais. 2 - Saiba quais produtos você venderá Agora que você já entende o que o seu público está buscando, você já sabe quais produtos oferecer. Portanto, escolha peças e modelos que estejam alinhados aos padrões de compra da sua audiência. Por exemplo, se a sua ideia é vender roupas para moradores de cidades litorâneas, encher o seu estoque de casacos não é a melhor escolha, certo? Nesse contexto, roupas de banho e acessórios de praia são os itens com maior potencial de venda. 3 - Tenha em mente qual modelo de estoque você irá utilizar Atualmente, existem diversos modelos de estoque com que você pode trabalhar, principalmente se a sua loja for online. Você pode ter estoque próprio (físico), terceirizado ou optar pelo modelo dropshipping. Esses dois últimos são ideais para quem vende na internet. No terceirizado, quem faz a gestão é uma empresa contratada, e no dropshipping o lojista recebe o pedido do cliente e repassa a ordem de compra ao fornecedor, que é responsável pelo envio. Com diversos modelos de estoque, você pode analisar e escolher aquele que melhor atende suas necessidades e expectativas. Mas seja qual for a sua escolha, tenha em mente que a gestão de estoque é uma parte crucial para o sucesso do seu negócio. 4 - Esteja de olho nas novidades Quem trabalha ou deseja trabalhar no varejo de moda sabe a rapidez com que as novidades surgem. Por isso, estar bem informado é fundamental. Uma das formas é realizando visitas aos polos de moda, pois você poderá identificar tendências e acabar conhecendo novos fornecedores. Além de ajudar a aumentar a sua rede de contatos, é possível conhecer parceiros que possam entregar exatamente o que você precisa. Entre os polos de moda no Brasil, podemos citar: Brás (SP): reúne os mais diversos tipos de roupas; Bom Retiro (SP): conhecido pela venda de roupas femininas, porém é possível encontrar outros tipos de peças; Jacutinga (MG): popular pelo comércio de malhas; Nova Friburgo (RJ): um dos maiores polos de jeans do Brasil; Juruaia (MG): conhecido como o melhor lugar para encontrar lingeries para vender. 5 - Pesquise fornecedores online Outro local para encontrar bons fornecedores é na internet. Com o e-commerce em constante crescimento, muitos fabricantes já vendem seus produtos diretamente de suas lojas virtuais. Você pode encontrar fornecedores e parceiros para sapatos, roupas de festas, uniformes, roupas infantis, moda masculina e feminina. Vale a pena dar uma procurada. 6 - Converse com outros lojistas Trocar experiências com outros empreendedores do ramo de varejo de moda pode ser muito vantajoso para você e seu negócio, principalmente quando falamos da escolha de fornecedores. Pedir referências, perguntar como foi o processo, se houve erros ou atrasos nos pedidos irá poupar transtornos futuros, tanto para o negócio como para sua clientela. 7 - Tenha mais de um fornecedor Todo mundo sabe que imprevistos acontecem, né? E para evitar que o seu negócio seja impactado pela falta de mercadorias, é importante contar com mais de um fornecedor para o mesmo produto. Isso porque, caso algum parceiro não consiga cumprir a entrega ou reposição das suas peças, outro fornecedor pode ajudar a resolver o problema. Seja agilizando um envio de urgência, seja fornecendo um número maior de itens, por exemplo. Aqui na Vitirne de Moda você encontra muitas outras dicas que irão te ajudar a ter uma empresa forte e competitiva no ramo de varejo de moda. Continue navegando!
August, 2023
Competitividade e lucro: como garantir equilíbrio no varejo de moda?
Como manter a competitividade no varejo de moda? Confira 3 dicas de precificação A decisão de abrir um novo negócio na área de varejo de moda exige que o empresário tenha inúmeras responsabilidades que vão além de definir um nicho, selecionar os melhores fornecedores e produtos e definir pontos de venda. Ao mesmo tempo que a construção de um portfólio de produtos e da identidade da marca vai garantir que seu negócio se destaque da concorrência, a precificação adequada garante o lucro e o crescimento em longo prazo. E o desafio está aí: encontrar o equilíbrio entre um preço atrativo para os consumidores e uma margem de lucro saudável para o negócio. Afinal, uma precificação inadequada pode levar a prejuízos financeiros, enquanto uma estratégia de preços bem executada pode impulsionar as vendas, aumentar a rentabilidade e potencializar o crescimento. Neste artigo, vamos abordar os principais fatores que precisam ser levados em consideração no momento de definir os preços dos seus produtos e garantir a evolução da sua loja de roupas, calçados e acessórios. Acompanhe! Por que a precificação estratégica é tão importante no varejo de moda? O varejo de moda, assim como muitos outros setores, é muito sensível ao preço e altamente competitivo. Os consumidores estão sempre buscando por produtos que ofereçam qualidade, estilo e valor pelo dinheiro gasto. Uma precificação estratégica permite que as empresas de varejo de moda estabeleçam preços competitivos que atendam às expectativas dos clientes, ao mesmo tempo que garantem uma margem de lucro saudável. Além disso, a definição estratégica de preços ajuda a posicionar a marca no mercado, transmitindo uma imagem de valor e exclusividade, e permite que as empresas acompanhem as tendências, ajustando os preços de acordo com as demandas. Mas como fazer o cálculo correto e ter a certeza de que os preços estão adequados ao mercado enquanto mantém a margem de lucro do negócio? Para isso, algumas análises precisam ser feitas, e nós vamos mostrar os três indicadores nos tópicos a seguir. 1. Faça a análise de custos dos seus produtos A análise do custo de uma peça de vestuário, calçado ou acessório envolve a compreensão dos diferentes componentes desses valores. Para fazer essa análise de forma eficiente, as seguintes etapas precisam ser consideradas: Custos diretos Faça uma lista com todos os custos relacionados à fabricação do produto, como matéria-prima, mão de obra e despesas de fabricação, então some todos os valores para obter o custo direto total do produto. Custos indiretos Assim como os custos diretos, é necessário levar em conta os custos indiretos, como despesas operacionais (aluguel, eletricidade e marketing) e administrativas (salários da equipe de vendas e software de gestão). Todos os valores somados indicam o custo indireto total do produto. Custo total do produto Para obter esse valor, é necessário somar os custos diretos e indiretos. Isso representa todos os gastos relacionados à produção e comercialização do produto. 2. Calcule a margem de lucro adequada A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e os custos associados à sua produção. Esse indicador representa a rentabilidade do negócio, mostrando a proporção do valor das vendas que se transforma em lucro após a dedução dos custos. Para calcular a margem de lucro adequada para seus produtos, você precisa considerar: Lucro bruto Lucro bruto é o valor que sobra após deduzir os custos diretos associados aos produtos. Para calcular, subtraia os custos de compra ou produção dos produtos vendidos do total das vendas. Lucro líquido O lucro líquido é o valor que sobra ao subtrair os custos diretos e indiretos do lucro bruto da compra ou produção de peças de vestuário, calçados ou acessórios. Margem de lucro bruto A margem de lucro bruto é a porcentagem de lucro obtida em relação às vendas. Para chegar ao resultado, é necessário dividir o lucro bruto pelo total das vendas e multiplicar por 100. Margem de lucro líquido Já a margem de lucro líquido é o lucro final do negócio, ou seja, é o valor que sobra para a loja depois da venda. Para obter esse valor, divida o lucro líquido pelo total das vendas e multiplique por 100. 3. Faça o cálculo do preço de venda Com base no custo total e na margem de lucro desejada, calcule o preço de venda do produto. Para isso, utilize a seguinte equação: Preço de venda = Custo Total ÷ (1 - Margem de Lucro) Para que a execução desse cálculo fique mais clara, vamos imaginar um comércio de camisetas com estampas exclusivas fabricadas pelo próprio varejista. Nesse exemplo, suponha que o custo total de produção de uma camiseta seja de R$ 20,00, incluindo os custos diretos e os indiretos, e o varejista deseja obter uma margem de lucro de 40% sobre o custo total. Neste caso, a equação é a seguinte: Preço de venda = 20,00 ÷ (1 - 0,40) Preço de Venda = 20,00 ÷ 0,60 Preço de Venda = 33,33. Portanto, o preço de venda da camiseta seria de R$ 33,33 para obter a margem de lucro desejada de 40% sobre o custo total. É importante lembrar que esse é apenas um exemplo simplificado e que a precificação de produtos no varejo de moda envolve outros fatores, como a demanda do mercado, a percepção de valor dos clientes e os preços cobrados pela concorrência. Dica extra do Sebrae: não esqueça de analisar a sua concorrência! Tão importante quanto calcular a margem de lucro e determinar os preços de venda adequados para seus produtos é fazer uma análise da concorrência. Esse passo é fundamental para compreender o mercado em que sua empresa está inserida. Ao conhecer os preços praticados pelos concorrentes, é possível posicionar os produtos de forma competitiva, ajustar estratégias de precificação e oferecer um valor percebido pelos clientes que seja atrativo. Além disso, a análise da concorrência ajuda a identificar oportunidades de diferenciação, entender as tendências do mercado e reagir de maneira proativa às mudanças nas estratégias dos concorrentes. Ao considerar esses insights, a empresa pode tomar decisões mais informadas e aumentar suas chances de sucesso ao definir preços adequados e competitivos. Essas foram as nossas dicas para você entrar para o varejo de moda com preços competitivos e conseguir lucrar e desenvolver seu negócio sem perder espaço para a concorrência. Navegue pela Vitrine de Moda e conheça outros materiais informativos como este!
August, 2023
Varejo de moda: os segredos para fidelizar clientes
Qual o segredo das grifes para fidelizar clientes? Aprenda agora! Aprenda como as marcas de luxo fidelizam seus clientes e comece hoje mesmo O mercado do varejo de moda no Brasil é bastante grande, seja o comércio popular ou as marcas de luxo. Mas para que uma loja consiga se destacar e fazer sucesso, é preciso fidelizar a clientela. Dessa forma, as pessoas retornarão ao estabelecimento e farão novas compras, garantindo boas vendas. O mercado de moda de luxo é especialista nesse assunto e pode nos ensinar lições valiosas de como atrair e sobretudo fidelizar os clientes, já que muitas dessas táticas podem ser aplicadas por outras lojas do ramo da moda. Que tal aprender e começar a colocá-las em prática hoje mesmo? Mas por que a fidelização de clientes é tão importante? Fidelizar o cliente é o ato de mantê-lo comprando repetidas vezes no seu negócio após a primeira conversão. Ou seja, ele irá retornar ao seu estabelecimento para realizar uma nova compra. Esse ato é muito importante, já que ele mostra a satisfação do cliente com o seu produto, preço e atendimento. Além disso, contribui para aumentar a margem de lucro da sua loja, reduzindo custos de marketing e, claro, atraindo novos clientes por meio de indicações. 5 estratégias de fidelização usadas no mercado de luxo Os resultados que você pode obter com a fidelização de clientes podem ser incríveis, e chegou a hora de aprender com quem mais entende, o mercado de moda de luxo. Separamos algumas estratégias usadas nesse nicho e que podem ser aplicadas em todo o varejo de moda. Vamos lá? 1 - Fique atento à qualidade dos produtos Esse é o princípio básico de todo negócio, especialmente no varejo de moda. No entanto, muitos lojistas acabam pecando nesse ponto tão básico. É muito complicado fazer alguém voltar quando a qualidade dos seus produtos forem diferentes do anunciado, né? Para que isso não aconteça com a sua marca, é fundamental alinhar as expectativas e ser sincero na hora da venda. Assim, seu cliente saberá exatamente o que está comprando e poderá se surpreender de forma positiva com o seu produto. 2 - Aposte na exclusividade Quem compra no segmento de luxo, além da qualidade, busca a exclusividade das peças. Você já reparou que essas lojas têm uma quantidade pequena de peças iguais, no máximo uma de cada tamanho? Elas investem na variedade e não na quantidade. Essa estratégia pode ser facilmente seguida no seu estabelecimento, basta deixar de lado aquelas araras repletas de peças iguais e começar a exposição de peças com estampas e modelos de roupas e calçados escolhidos. Quem sabe seu cliente não se empolga e acaba comprando mais também? 3 - Saiba quem é o seu público Essa é outra tática que podemos aproveitar das lojas de grife. Elas têm bem definido quem é o público-alvo que desejam atingir, ou seja, as pessoas para quem elas querem vender. Ficar “atirando para todo lado” pode ser uma estratégia boa no começo, porém pode atrair um público que não condiz com o que você deseja e os valores da sua marca. Já imaginou ter um brechó de roupas infantis e atrair somente quem deseja peças novas? Além disso, fique atento às mudanças que ocorrem com o seu público. Pode ser que eles comecem a preferir comprar pela internet e apenas retirar na loja ou, então, perguntar sobre outros tipos de produtos. Isso vai te dar pistas de como continuar a agradá-los. 4 - Comunique-se de forma personalizada A comunicação é a alma do negócio, não é mesmo? E disso as marcas de luxo entendem bem. Mas você também pode se inspirar nessa estratégia, independentemente do tamanho do seu comércio. Você pode começar enviando mensagens personalizadas pelo WhatsApp para os seus clientes, informando que chegaram novidades no tamanho ou estilo que eles costumam adquirir. Não esqueça de chamar seu cliente pelo nome e de utilizar outras informações para customizar ainda mais a mensagem. Isso vai fazer toda a diferença na hora da venda, fazendo seu cliente se sentir único. 5 - Ofereça uma experiência de compra completa A experiência do cliente compreende muitos fatores, e a de compra é um deles. Os clientes estão procurando motivos para permanecerem fiéis às lojas, e tornar as compras mais fáceis e agradáveis é uma ótima maneira de ajudá-los a fazer isso. Você pode pensar, por exemplo, em uma estratégia de marketing de proximidade, que utiliza os movimentos dos clientes para enviar alertas para seus telefones para ajudar a personalizar sua experiência na loja. Assim, conforme um cliente se aproxima ou entra em sua loja, você pode enviar uma mensagem personalizada informando-o de uma condição especial ou lançamento. Todas essas dicas podem ser aplicadas no seu comércio de vestuário e calçados e com certeza trarão muitos resultados positivos. E para ficar por dentro de outras dicas como essa, é só continuar navegando em nossa Vitrine de Moda
August, 2023
O que faz as principais marcas do varejo de moda crescerem?
Como se destacar no varejo de moda? Inspire-se nessas ideias! Nos últimos anos, o comportamento de consumo das pessoas ao redor do mundo tem passado por mudanças significativas por conta de fatores sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais. Os consumidores estão mais conscientes dos impactos sociais e ambientais da indústria da moda e buscam informações sobre condições de trabalho nas fábricas, uso de materiais sustentáveis, desperdício e outros valores antes de comprar. Ao mesmo tempo, as compras online garantem acesso a uma variedade de marcas e produtos e a facilidade em comparar os melhores preços e ofertas entre a concorrência. Além disso, os influenciadores digitais têm direcionado tendências e mostrado estilos de moda e lançamentos de produtos, impactando, também, nas escolhas de consumo. Mas como adaptar todas essas mudanças ao seu varejo de moda, conquistar mais clientes e se destacar da concorrência? Neste artigo, nós mostraremos algumas dicas que vão fazer a diferença no sucesso da sua loja de roupas, calçados ou bijuterias. 3 dicas para se inspirar e investir no seu varejo de moda A internet e o amplo acesso a marcas, influenciadores e informações de todos os tipos acabam impactando a forma como a sociedade consome roupas, calçados e bijuterias. Para garantir um bom volume de vendas o ano inteiro e destacar o seu negócio da concorrência, é fundamental compreender essas mudanças e promover melhorias que estejam de acordo com esse novo comportamento de consumo. Preparado para começar? Temos certeza que as dicas a seguir serão um ótimo guia para você: 1. Crie uma presença online para a sua loja É claro que ter uma loja virtual própria, com uma identidade visual que destaque a personalidade e as características do seu varejo de moda e calçados é o sonho de todo empreendedor. Mas essa estratégia, na maioria das vezes, exige um investimento alto e uma manutenção constante que podem ser tarefas difíceis nesse momento. Então vamos começar aos poucos? O primeiro passo é determinar o seu público-alvo e descobrir os principais gostos dessa parte da sociedade: faixa etária, meios de comunicação preferidos, redes sociais que utilizam, tendências da moda, entre outros. A partir daí, você reduz os seus esforços em marketing digital, produzindo conteúdos direcionados às pessoas que realmente irão se interessar pelos seus produtos e aumentar suas chances de vendas. Os marketplaces também são ótimas formas de oferecer os seus produtos pela internet sem ter que investir num site ou loja virtual. Além disso, as grandes plataformas oferecem toda a infraestrutura, o suporte e outras vantagens, como diferentes meios de pagamento. O Sebrae possui inúmeras soluções que podem ajudar você no momento de criar a presença online para o seu varejo de moda. 2. Acompanhe tendências e defina o diferencial do seu varejo de moda Uma das principais formas de se destacar no mercado é através de diferenciais competitivos. Na área de varejo de moda, esse diferencial pode vir de diferentes formas, por exemplo: através de um atendimento ao cliente de excelência, de vitrines chamativas e modernas, de uma presença online forte, de roupas, calçados e bijuterias que acompanhem as tendências atuais, entre outros fatores. O segredo, novamente, é saber quem é seu público-alvo. Dessa forma, você consegue descobrir quais são suas preferências no que diz respeito aos produtos que você oferece, seguir influenciadores digitais e canais de moda e comportamento e fazer pesquisas para ouvir as necessidades de quem vai até a sua loja. Com todas essas informações em mente, você pode procurar fornecedores que ofereçam o que o seu público quer ou criar peças exclusivas e personalizadas de acordo com a personalidade e os gostos dos seus potenciais clientes. Para criar vitrines chamativas e atraentes, utilize uma abordagem minimalista, destacando alguns produtos-chave, e utilize iluminação para realçar as composições, combinando cores e texturas. Além disso, adicione elementos decorativos que transmitam a identidade da marca, garantindo que a vitrine seja convidativa e desperte o interesse dos clientes em conferir a parte interna também. Por último, esteja presente para seus clientes em toda a jornada de compra, seja ela virtual ou presencial. Responda as mensagens e as dúvidas com educação e agilidade, ofereça novos produtos que possam interessar o cliente e, sobretudo, treine sua equipe para que eles também valorizem e ofereçam um atendimento de qualidade para todos. 3. Invista em tecnologia para a gestão do seu negócio Outra estratégia fundamental para manter a competitividade e a organização do seu varejo de moda é investir em sistemas que auxiliem na gestão da sua loja. Nós sabemos que nem sempre um micro ou pequeno empreendedor possui um grande orçamento disponível para tecnologias, mas existem opções baratas, completas e de qualidade disponíveis no mercado. Inclusive nós, do Sebrae, temos opções gratuitas que podem servir como um ótimo começo para melhorar a organização do seu negócio. Para o controle de clientes, por exemplo, uma simples planilha que organize informações como nome completo, data de nascimento e telefone já garante uma maior personalização de atendimento ao cliente e até mesmo a criação de e-mails marketing com mensagens de aniversário, novidades da loja, descontos especiais, etc. Assim como a planilha de clientes, é possível inserir na sua rotina planilhas específicas para vendas, fornecedores, estoque, entre outros. Quanto mais organizada for a gestão do seu varejo de moda, mais eficientes serão as análises e melhorias, como meses de maior e menor faturamento, funcionários que vendem mais, produtos que têm maior ou menor saída, etc. O segredo das grandes marcas do varejo de moda As grandes varejistas do mercado também começaram pequenas e foram expandindo com o tempo e com as estratégias certas. Hoje em dia, elas possuem os próprios diferenciais que as mantêm lucrativas ano após ano. Confira algumas informações a seguir: C&A Essa varejista é conhecida por oferecer moda acessível e atual, seguindo as últimas tendências internacionais. A marca se diferencia pela parceria com estilistas e influenciadores, lançando coleções exclusivas que atraem os consumidores. Além disso, a C&A tem um compromisso com a sustentabilidade, trabalhando para reduzir o impacto ambiental de suas operações e promovendo a moda circular. Marisa A Marisa é conhecida por oferecer moda acessível para mulheres. Seus principais diferenciais incluem uma grande variedade de tamanhos, incluindo opções plus size, e uma abordagem inclusiva em suas campanhas de marketing. Com muitas filiais espalhadas por todo o Brasil, consumidores de todas as regiões podem ir até a loja mais próxima e adquirir seus produtos. Hering Já a Hering é conhecida por suas roupas básicas e casuais. O principal diferencial da marca é o estilo atemporal e a qualidade de suas peças. Além disso, a Hering é reconhecida por sua comunicação simples e direta, conectando-se com o público por meio de campanhas que enfatizam a autenticidade e a identidade individual. Farm Por último, a Farm é uma marca de moda feminina que se destaca por suas estampas exclusivas e inspiração na cultura brasileira. Seus produtos têm um apelo visual único, refletindo um estilo alegre, descontraído e colorido. A marca também investe em uma comunicação diferenciada, contando histórias e envolvendo seus clientes em uma experiência envolvente. Gostou das nossas dicas? Com criatividade, dedicação e o apoio do Sebrae, temos certeza que a sua loja pode ser a próxima entre os grandes varejistas. Navegue pela Vitrine de Moda e descubra que outras soluções vão ajudar você na sua jornada!
August, 2023
Frases prontas para atender clientes pelo WhatsApp
No atendimento online, um dos pontos mais importantes é usar uma linguagem leve e simples, até mesmo em momentos difíceis, como reclamações. Além disso, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Por isso, ter frases para WhatsApp prontas e pré-programadas para momentos específicos é uma forma de trazer rapidez para o atendimento e não deixar o cliente esperando. Mas, antes de mostrar a você alguns exemplos de frases para WhatsApp, vamos ver quais as vantagens de atender clientes por esse canal? Se você ainda não utiliza essa ferramenta, fique de olho, pois ela pode melhorar muito a experiência do seu cliente e até otimizar suas vendas. Vantagens de atender clientes pelo WhatsApp O WhatsApp já se tornou o principal canal de atendimento ao cliente. Afinal, se são 2 bilhões de usuários no aplicativo, então as empresas também devem estar nele, não é? Veja quais são as principais vantagens de atender clientes pelo WhatsApp: facilidade de uso: o cliente não precisa baixar um aplicativo específico nem acessar sites para falar com o seu restaurante; agilidade: um atendente pode falar com diversas pessoas ao mesmo tempo utilizando o WhatsApp; humanização: mesmo se você usar frases de WhatsApp prontas, elas podem ser leves e até conter emojis e figurinhas, deixando a comunicação mais humanizada; métricas e relatórios: no WhatsApp Business, é possível acessar os dados do seu atendimento para conhecer melhor o público do seu negócio; aumento das vendas: por ser um ótimo canal para tirar dúvidas dos clientes, o WhatsApp tende a aumentar o número de pedidos de um restaurante. Frases prontas para atender clientes pelo WhatsApp Veja, agora, alguns exemplos de frases para WhatsApp que você pode utilizar em casos variados para atingir os melhores resultados com o seu atendimento ao cliente. Mensagem para o primeiro contato com o cliente no WhatsApp A primeira mensagem que o cliente vai receber, ou seja, a mensagem de saudação, precisa ser gentil e criativa para que ele se sinta bem e motivado a continuar a conversa. Também é importante não encher o cliente de perguntas: envie a primeira mensagem e espere a pessoa responder. Outro ponto para prestar atenção é que, nesse primeiro momento, você pode não saber o gênero da pessoa que está atendendo, por isso prefira frases neutras. Veja alguns exemplos: Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e vou atender você hoje. Me conta: como eu posso te ajudar? Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e estou à sua disposição. Primeiro, me conta melhor o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você? Boas-vindas a [nome da sua empresa]! O que eu posso fazer por você hoje? Boas-vindas a [nome da empresa]! Como posso te ajudar? Mensagem para confirmar que você entendeu o problema do cliente Para não ter falhas na comunicação e garantir que os problemas e as dúvidas dos clientes sejam solucionados de forma correta, mantenha o hábito de confirmar o que eles falaram durante o atendimento. Muitas vezes, você pode entender errado ou precisar de mais informações para resolver o que ele precisa, e é importante não deixar nada subentendido. Veja exemplos: [Nome do cliente], quero entender melhor. Vou fazer umas perguntinhas rápidas para você, ok? Certo, vou repassar o que você me contou para eu ter certeza que entendi bem, ok? Ok, entendi o que aconteceu. Aguarde um momento que vou buscar uma solução para você. Mensagem para resolver o problema do cliente Você pode achar que o cliente está errado, mas nunca diga isso a ele. Em vez disso, mostre de uma forma gentil que você se importa, que buscará uma solução para o problema e, dependendo da situação, informe a pessoa sobre o tempo que vai demorar. Não deixe o cliente sem respostas e informações. Veja exemplos: Entendo o que aconteceu e como você se sentiu. Vamos resolver isso o quanto antes. Dentro de [x dias ou x horas] te dou um retorno, ok? Sinto muito que isso tenha acontecido! Mas não se preocupe, vamos resolver isso agora. Você poderia, por gentileza, aguardar [x minutos]? [Nome do cliente], vamos resolver isso já, fique tranquilo! Aguarde [x minutos] e eu já te dou um retorno sobre isso. Mensagem de ausência Também é importante deixar frases de WhatsApp prontas para responder os clientes que entrarem em contato fora do horário de atendimento do seu bar ou restaurante. Com isso, eles saberão qual o melhor horário para falar com você. Listamos alguns exemplos: Olá! Obrigada por entrar em contato com a [nome da empresa]. No momento, nossos atendentes estão descansando para te atender melhor no próximo horário disponível. Assim que eles voltarem, entrarão em contato com você! Olá, no momento não estamos atendendo. Nosso time atende de segunda a sexta, das 11h às 21h. Olá! É uma pena, mas não podemos atender você agora. Estaremos online novamente amanhã, a partir das 11h, ok? Esperamos sua mensagem! Mensagem de agradecimento Sempre que receber feedbacks, sugestões ou elogios de um cliente, é importante responder com uma mensagem de agradecimento que deixe você ainda mais próximo dele. Veja algumas frases de WhatsApp prontas para esses momentos: Obrigado pela sua sugestão! Vou repassar para o nosso gerente. Obrigado pelo seu feedback. Vamos trabalhar nessa questão para podermos te atender melhor. Obrigado por escolher a [nome da sua empresa]. Você é muito importante para nós! Bom saber que você está gostando dos nossos serviços! Muito obrigado pelo seu feedback! Mensagem para clientes irritados Clientes que procuram seu atendimento para fazer reclamações normalmente estão irritados. A melhor maneira de lidar com isso é pedindo desculpas e mostrando que você se importa com a situação que ele está contando. Veja exemplos: Sinto muito que isso tenha acontecido e peço desculpas. Você poderia descrever o que aconteceu para eu poder ajudar você? Peço desculpas por isso. Você pode me contar em detalhes o que aconteceu? Vou buscar a melhor forma de resolver isso para você. Mensagem de despedida Tão importante quanto começar a conversa com a mensagem certa é encerrar a conversa com a mensagem certa. Lembre-se: nunca se despeça do cliente sem saber se ele precisa de mais alguma coisa. Separamos alguns exemplos que você pode usar: [Nome do cliente], posso ajudar você em mais alguma coisa? [Nome do cliente], obrigado pelo seu contato. Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui! Depois disso, aí sim, se despeça: Tchau, [nome do cliente]. Até logo! Até logo, [nome do cliente]. Tenha um ótimo dia/tarde/noite! Gostou das nossas dicas? Ao usar frases como essas, levando em consideração a particularidade dos clientes para que o atendimento seja humano e personalizado, o resultado é o melhor possível: mais agilidade nos pedidos, mais clientes atendidos e satisfeitos e mais chances de lucratividade para o seu estabelecimento e de fidelização do seu público. Além disso, para garantir ainda mais sucesso para o seu negócio, conte com a ajuda do Sebrae. Temos soluções completas para fazer o seu restaurante dar certo e atrair mais clientes, como cursos, conteúdos e programas especiais para empreendedores. Clique aqui e saiba o que o Sebrae pode fazer por você e pela sua empresa.