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Tue Aug 22 16:11:27 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Varejo de moda: dicas para organizar suas finanças e lucrar mais

Descubra as melhores estratégias de gestão financeira para o seu varejo de moda decolar e lucrar muito!

· 22/08/2023 · Atualizado em 22/08/2023
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Gestão financeira para varejo de moda: dicas essenciais para melhorar seu lucro

A maioria das pessoas, ao abrir um varejo de moda, começa a se preocupar com as tendências do setor, vendas e marketing. Afinal, sem clientes a loja não vai para frente. Porém, elas acabam esquecendo de um ponto muito importante: a gestão financeira.

Sem uma correta organização do dinheiro que entra e sai da empresa, fica difícil se organizar para realizar investimentos, atualizar o estoque, desenvolver ações de divulgação da marca e atrair clientes.

Pensando nisso, reunimos as melhores estratégias financeiras para te ajudar a organizar o dinheiro da sua loja. Vamos juntos?

O que é gestão financeira, afinal?

A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações e ferramentas que permitem organizar toda a parte financeira de uma empresa, gerando um maior entendimento do dinheiro que entra e sai e também da saúde do negócio.

Com uma boa gestão financeira, é possível verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, identificar as falhas e melhorar o planejamento estratégico da loja, visando a melhores resultados.

É claro que uma loja de roupas e calçados precisa de uma gestão completa, com estoque, vendas, atendimento e muito mais. Contudo, as finanças precisam de uma atenção extra.

Estratégias de gestão financeira para o varejo de moda

Agora que você já sabe o que é gestão financeira e qual a sua importância para os negócios de moda, chegou a hora de aprender as melhores estratégias para organizar o seu dinheiro e melhorar seus lucros.

Faça uma análise da saúde financeira da sua loja

Antes de mais nada, é importante fazer um raio-x da saúde financeira do seu negócio. Comece fazendo a soma do seu faturamento mês a mês e também de todas as suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis.

Com essas informações em mãos, você consegue realizar comparativos entre os meses e estimar se houve um aumento nas vendas. Mas fique atento, pois lucro é diferente de faturamento, viu?

>>Saiba a diferença entre lucro e faturamento neste artigo<<

Quando você tem um histórico do lucro da sua loja, consegue saber se a empresa realmente é rentável. Muitos lojistas cometem o erro de gastar o mesmo tanto que ganham. Assim, a loja pode estar gerando prejuízo e o lojista ainda não se deu conta.

Calcule o ponto de equilíbrio do negócio

Ponto de equilíbrio é o valor em que os ganhos da sua loja são iguais à soma de todos os custos, como as contas de água, luz, internet, telefone, aluguel da loja, salários de funcionários, o seu pró-labore, os impostos, etc.

É a partir desse ponto que o negócio começa a ter lucro de forma efetiva. Por isso é tão importante conhecer todos os custos e despesas da empresa. Aproveite para rever os seus gastos para ver se há oportunidades de gerar economia e reduzir o ponto de equilíbrio, melhorando seu lucro.

Não misture o dinheiro do negócio com o seu

Essa dica pode parecer óbvia, porém muitos empreendedores acabam cometendo o erro de misturar as suas finanças com as da empresa. O dinheiro é da empresa, e o lojista precisa ter definido um valor para ser o seu salário.

Esse valor de pró-labore, ou salário do dono, precisa ser incluído nas despesas do negócios, e todo o valor restante, o lucro, é da empresa e pode ser usado para realizar diversos investimentos, além de criar um caixa para emergências.

Claro que, com o tempo e o crescimento do negócio, o valor do pró-labore pode aumentar. Mas o importante é nunca confundir o dinheiro do negócio com o do dono.

Cuidado com a precificação dos produtos

A precificação dos produtos é outro fator que impacta diretamente as finanças e o lucro de um varejo de moda, já que  o preço dos seus produtos precisa cobrir as suas despesas para gerar lucro.

Afinal de contas, além do preço que pagamos pela peça em si, devemos lembrar de outros custos que temos para vender essa peça na loja. É preciso pagar o aluguel, os funcionários, além de diversos outros gastos para manter a loja em funcionamento.

No entanto, o valor não pode ser muito acima do praticado pela sua concorrência, nem muito abaixo. Afinal, se você não vender, não vai ganhar dinheiro. Para que você consiga o preço ideal, existem algumas técnicas, que ensinamos aqui.

Como você viu, a gestão financeira é um assunto muito importante e precisa ser levada a sério pelos empreendedores. Aqui na Vitrine de Moda, você encontra outros artigos sobre o tema que vão te ajudar muito, Vem ver!


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