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Tue Aug 22 15:05:45 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Varejo de moda: os segredos para fidelizar clientes

Conheça 5 estratégias utilizadas pelo varejo de moda de luxo que você pode começar a usar hoje para fidelizar seus clientes.

· Atualizado em 22/08/2023
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Qual o segredo das grifes para fidelizar clientes? Aprenda agora!

Aprenda como as marcas de luxo fidelizam seus clientes e comece hoje mesmo

O mercado do varejo de moda no Brasil é bastante grande, seja o comércio popular ou as marcas de luxo. Mas para que uma loja consiga se destacar e fazer sucesso, é preciso fidelizar a clientela. Dessa forma, as pessoas retornarão ao estabelecimento e farão novas compras, garantindo boas vendas.

O mercado de moda de luxo é especialista nesse assunto e pode nos ensinar lições valiosas de como atrair e sobretudo fidelizar os clientes, já que muitas dessas táticas podem ser aplicadas por outras lojas do ramo da moda. Que tal aprender e começar a colocá-las em prática hoje mesmo?

Mas por que a fidelização de clientes é tão importante?

Fidelizar o cliente é o ato de mantê-lo comprando repetidas vezes no seu negócio após a primeira conversão. Ou seja, ele irá retornar ao seu estabelecimento para realizar uma nova compra.

Esse ato é muito importante, já que ele mostra a satisfação do cliente com o seu produto, preço e atendimento. Além disso, contribui para aumentar a margem de lucro da sua loja, reduzindo custos de marketing e, claro, atraindo novos clientes por meio de indicações.

5 estratégias de fidelização usadas no mercado de luxo

Os resultados que você pode obter com a fidelização de clientes podem ser incríveis, e chegou a hora de aprender com quem mais entende, o mercado de moda de luxo.

Separamos algumas estratégias usadas nesse nicho e que podem ser aplicadas em todo o varejo de moda. Vamos lá?

1 - Fique atento à qualidade dos produtos

Esse é o princípio básico de todo negócio, especialmente no varejo de moda. No entanto, muitos lojistas acabam pecando nesse ponto tão básico. É muito complicado fazer alguém voltar quando a qualidade dos seus produtos forem diferentes do anunciado, né?

Para que isso não aconteça com a sua marca, é fundamental alinhar as expectativas e ser sincero na hora da venda. Assim, seu cliente saberá exatamente o que está comprando e poderá se surpreender de forma positiva com o seu produto.

2 - Aposte na exclusividade

Quem compra no segmento de luxo, além da qualidade, busca a exclusividade das peças. Você já reparou que essas lojas têm uma quantidade pequena de peças iguais, no máximo uma de cada tamanho? Elas investem na variedade e não na quantidade.

Essa estratégia pode ser facilmente seguida no seu estabelecimento, basta deixar de lado aquelas araras repletas de peças iguais e começar a exposição de peças com estampas e modelos de roupas e calçados escolhidos. Quem sabe seu cliente não se empolga e acaba comprando mais também?

3 - Saiba quem é o seu público

Essa é outra tática que podemos aproveitar das lojas de grife. Elas têm bem definido quem é o público-alvo que desejam atingir, ou seja, as pessoas para quem elas querem vender.

Ficar “atirando para todo lado” pode ser uma estratégia boa no começo, porém pode atrair um público que não condiz com o que você deseja e os valores da sua marca. Já imaginou ter um brechó de roupas infantis e atrair somente quem deseja peças novas?

Além disso, fique atento às mudanças que ocorrem com o seu público. Pode ser que eles comecem a preferir comprar pela internet e apenas retirar na loja ou, então, perguntar sobre outros tipos de produtos. Isso vai te dar pistas de como continuar a agradá-los.

4 - Comunique-se de forma personalizada

A comunicação é a alma do negócio, não é mesmo? E disso as marcas de luxo entendem bem. Mas você também pode se inspirar nessa estratégia, independentemente do tamanho do seu comércio.

Você pode começar enviando mensagens personalizadas pelo WhatsApp para os seus clientes, informando que chegaram novidades no tamanho ou estilo que eles costumam adquirir.

Não esqueça de chamar seu cliente pelo nome e de utilizar outras informações para customizar ainda mais a mensagem. Isso vai fazer toda a diferença na hora da venda, fazendo seu cliente se sentir único.

5 - Ofereça uma experiência de compra completa

A experiência do cliente compreende muitos fatores, e a de compra é um deles. Os clientes estão procurando motivos para permanecerem fiéis às lojas, e tornar as compras mais fáceis e agradáveis é uma ótima maneira de ajudá-los a fazer isso.

Você pode pensar, por exemplo, em uma estratégia de marketing de proximidade, que utiliza os movimentos dos clientes para enviar alertas para seus telefones para ajudar a personalizar sua experiência na loja.

Assim, conforme um cliente se aproxima ou entra em sua loja, você pode enviar uma mensagem personalizada informando-o de uma condição especial ou lançamento.

Todas essas dicas podem ser aplicadas no seu comércio de vestuário e calçados e com certeza trarão muitos resultados positivos. E para ficar por dentro de outras dicas como essa, é só continuar navegando em nossa Vitrine de Moda


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