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Mon Jun 05 16:26:48 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 ações de relacionamento com o cliente no varejo

Descubra como construir um relacionamento duradouro com seus clientes e ganhar muito com isso.

· 05/06/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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Como construir um bom relacionamento com seus clientes? Veja 5 dicas incríveis

Manter um bom relacionamento com seus clientes é vital para que você tenha um negócio de sucesso. Isso porque, quando bem tratados, as chances de retornarem para realizar novas compras são enormes, além de indicarem seu estabelecimento para os amigos e familiares.

Mas se você está com dúvidas de como criar e manter um bom relacionamento com seu público, vem comigo, que separei ótimas dicas para te ajudar nessa missão.

O que é relacionamento com o cliente?

Antes das dicas, é importante que você saiba o que é relacionamento com o cliente. Ele é um conceito de marketing e vendas que diz respeito à conexão que você cria com a sua clientela.

Essa sua conexão precisa ser saudável e duradoura para que dê bons frutos, como novas vendas e indicações. Para isso, capriche na maneira como você conversa com ele, seja de forma presencial ou digital.

Ao construir um relacionamento com o cliente que seja forte e, digamos, inabalável, você conquista promotores fiéis de sua marca e, sobretudo, uma receita recorrente. Desse modo, pode manter seu negócio relevante no mercado e expandir sua marca.

Quais as vantagens de ter um bom relacionamento com o cliente?

Acredito que você já tenha percebido que manter um bom relacionamento com os clientes no varejo tem grandes benefícios. Entre todas as vantagens, podemos destacar:

  • aumento da fidelização: quando você desenvolve um bom relacionamento com os clientes, é possível entender melhor o seu comportamento e, assim, oferecer soluções e ofertas personalizadas;
  • resolução de problemas com maior agilidade: essa boa relação também permite que você antecipe possíveis problemas e ofereça solução antes que o cliente fique insatisfeito;
  • geração de insights: conhecer o que agrada ou não os seus clientes pode gerar ideias poderosas para que você aperfeiçoe seus produtos e serviços;
  • aumento do faturamento: tudo isso acaba refletindo no seu faturamento, que tende a crescer.

5 ações para melhorar seu relacionamento com os clientes

Agora que você já entendeu o que é relacionamento com o cliente e a sua importância para o varejo, chegou a hora de conhecer algumas ações que podem te ajudar muito a alcançar essa meta. Vamos lá?

1 - Não faça seu cliente esperar

Não tem nada mais chato do que entrar em uma loja e ficar esperando para ser atendido, né? O mesmo se aplica a quando mandamos uma mensagem para algum estabelecimento e a resposta demora horas. Dependendo da situação, perdemos até o interesse na compra.

Por isso, é muito importante que você tenha uma equipe bem treinada para não deixar seu cliente esperando, seja presencial ou virtualmente. Atendimento de excelência e com agilidade faz toda a diferença.

2 - Avalie a satisfação do seu cliente

Outra dica muito importante é avaliar de tempos em tempos a satisfação do seu público. Dessa forma, você não será pego de surpresa e pode trabalhar em algumas ações para elevar o grau de felicidade dos seus clientes com o seu estabelecimento.

Para isso, você pode fazer algumas perguntas na hora do fechamento da venda ou enviar um formulário pequeno por WhatsApp ou e-mail. Para incentivar as respostas, você pode oferecer algum desconto ou sortear algum prêmio entre os participantes da pesquisa.

3 - Entenda o comportamento do seu público

Para que você possa criar promoções e trazer novidades que agradem sua clientela, é importante conhecer seus gostos e comportamentos. Por exemplo, se os seus clientes gostam de comprar à vista, é interessante pensar em algum desconto especial para incentivar o hábito. Isso só é possível quando você observa seu comportamento e mantém tudo documentado. 

4 - Mostre que você é confiável

Em qualquer tipo de relacionamento, a confiança é conquistada aos poucos, inclusive entre empresa e cliente.

É no dia a dia que se ganha a confiança, o respeito e a parceria de clientes. Não adianta começar um negócio com um cliente hoje e sair pedindo indicações logo em seguida.

Certamente o cliente pode duvidar do seu interesse e ter dificuldade em voltar a fechar algum negócio com você.

5 - Tenha uma relação duradoura com seu cliente

Esse é um dos grandes desafios de toda empresa. Afinal, para que o seu cliente se sinta bem e volte a comprar na sua loja, ele precisa se sentir especial. E isso só é possível quando se tem um relacionamento construído dia após dia.

É assim que relações proveitosas e duradouras acontecem. Tenha em mente que ao alimentar as relações de maneira saudável, com o tempo e constantemente, conseguimos criar laços verdadeiros com clientes e produzir negócios mais eficazes.

 


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