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Mon Jun 05 15:21:05 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 truques para organizar as prateleiras do seu minimercado

Descubra cinco truques incríveis que vão te ajudar a organizar as gôndolas do seu minimercado de forma mais eficaz, e o melhor, ainda vão te ajudar a vender mai

· 05/06/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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Organize as prateleiras do seu minimercado com estas dicas e venda mais

Ter um espaço otimizado e bem organizado é fundamental em todo comércio, principalmente nos minimercados. Dessa forma, seu cliente vai conseguir visualizar todos os itens com clareza, encontrar o que procura e ainda descobrir novos produtos.

Pensando nisso, separamos alguns truques que vão te ajudar a organizar seus produtos, mesmo que você tenha um espaço reduzido no seu mercado. Vem ver!

O poder das gôndolas do seu minimercado

Cada negócio tem os seus próprios desafios. Enquanto uma loja online precisa se esforçar para atrair clientes para o site, um minimercado precisa superar a limitação de espaço e distribuir os produtos de forma estratégica nas prateleiras.

Por isso é que costumamos falar no poder das gôndolas, afinal, quando bem organizadas e com os produtos dispostos da forma correta, você ganha espaço e seu cliente consegue visualizar tudo.

5 truques para ganhar mais espaço e vender mais

Para que você consiga aproveitar todo o potencial do seu estabelecimento, dê uma olhada nas dicas que reunimos para melhorar o layout das suas gôndolas.

1 - Conheça os modelos de organização

O primeiro passo para aproveitar melhor todo o seu espaço é conhecer os modelos de organização. Só assim você vai conseguir determinar qual o melhor para a sua realidade. Veja quais são, sua vantagens e desvantagens:

  • vertical: tem um bom impacto visual e facilita a observação dos produtos pelo consumidor durante a sua caminhada pelo espaço do supermercado;
  • horizontal: apresenta alguns problemas, como a dificuldade de visualizar os itens, já que eles costumam ser enfileirados em níveis;
  • em blocos: aqui, as mercadorias são separadas por marca ou por tipo, o que ajuda o cliente a escolher o produto e a comparar os preços, por exemplo;
  • sazonal: muito eficaz em datas comemorativas, como o Carnaval e a Festa Junina, pois facilita a visualização e estimula a compra.

2 - Seja estratégico na organização dos níveis

A gôndola do seu minimercado é cheia de níveis, certo? Ao distribuir seus produtos nela, é preciso levar em consideração alguns fatores, nada de colocá-los de forma aleatória.

Cada mercadoria tem uma relevância maior ou menor para o consumidor, e você deve identificar muito bem esse fator para melhorar as vendas. Veja:

  • acima da cabeça: coloque os produtos que você precisa oferecer, mas que não apresentam um grande volume de vendas;
  • na altura dos olhos: esse é o local de destaque e deve ser reservado aos itens com maior giro e mais lucratividade.
  • na linha da cintura: também em função do apropriado campo de visão, o ideal é que essa área seja destinada aos produtos com uma boa saída;
  • abaixo da cintura: reserve esse espaço para itens com um preço mais em conta e que apresentam uma boa rotatividade;
  • no chão: nesse nível, organize os produtos mais pesados, a fim de evitar perdas durante o deslocamento e de reduzir os riscos de acidentes.

3 - Faça um planograma

O planograma nada mais é do que um documento em que você realiza o planejamento das suas prateleiras. Ele é essencial para gerenciar a tarefa e aumentar a saída dos produtos em estoque.

Para isso, é preciso ter um desenho especificando a localização de cada categoria, como as marcas concorrentes ficarão dispostas e as orientações para quem for realizar a reposição.

Vale lembrar que esse desenho pode ser feito à mão, não precisa ser algo muito tecnológico.

4 - Identifique os pontos de maior circulação

Todo comércio tem os chamados pontos quentes, aqueles que têm maior circulação de pessoas, e os pontos frios, os com menor circulação. Conhecer quais são esses pontos é muito importante.

Isso porque, com essa informação você consegue direcionar os produtos com maior lucratividade para os pontos frios. Ainda, você pode estimular a compra de itens com baixa saída, posicionando-os nos locais de maior circulação.

5 - Aproveite a ponta das gôndolas

Por fim, nossa última dica para aproveitar melhor o espaço do seu minimercado é aproveitar a ponta das gôndolas. Esses locais são bastante estratégicos, já que os consumidores tendem a notar mais rapidamente os itens ali posicionados.

Aqui, vale a dica de expôr poucos produtos, de dois a três. Afinal, quando diversas mercadorias são agrupadas nesses espaços, o efeito oposto pode ser desencadeado. Então, em vez de os produtos serem notados com mais facilidade, eles podem passar despercebidos.

 


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