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Mon Jun 05 15:09:42 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Aprenda a organizar o espaço da sua loja para vender mais

Você sabia que mudar a organização da sua loja pode fazer você vender mais? Dá uma olhada nas super dicas que a gente separou neste artigo.

· 05/06/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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5 dicas matadoras para organizar sua loja e vender mais

Um dos grandes desafios de quem trabalha no varejo, seja uma mercearia, hortifruti ou loja de bebidas, é atrair clientes e fechar boas vendas. No entanto, contar com um bom mix de produtos, um preço competitivo e um bom atendimento não é suficiente.

Pesquisas indicam que grande parte das decisões de compra são tomadas quando o cliente se encontra de frente para a gôndola. Por isso, conhecer as estratégias para deixar seu espaço mais atrativo é fundamental.

Quer saber mais sobre o assunto? Vem comigo que vou te contar cinco dicas incríveis para organizar a sua loja.

Qual a importância de organizar as prateleiras da sua loja?

Você já deve saber que a organização de um negócio diz muito sobre ele, principalmente quando falamos de empresas do ramo de alimentos e bebidas. Essa organização vai muito além do chão.

As suas prateleiras também precisam estar organizadas e limpas, com produtos dispostos corretamente e todos dentro do prazo de validade. A falta de cuidado nessa área pode influenciar negativamente seu cliente na hora da compra.

Quando o seu espaço está atrativo, organizado, limpo e com layout bem pensado, existem mais chances de:

  • melhorar a experiência de compra;
  • fortalecer a imagem do supermercado;
  • aumentar o ticket médio dos consumidores;
  • otimizar o processo de compra;
  • conquistar a fidelidade dos clientes.

5 dicas para organizar as gôndolas e vender mais

Agora que você já sabe da importância de manter suas gôndolas bem organizadas, que tal descobrir algumas dicas para torná-las mais atrativas aos seus clientes?

1 - Produtos de alto giro

A nossa primeira dica é em relação aos produtos de maior giro, ou maior procura.
É natural que você queira deixá-los logo na entrada para facilitar a vida do seu consumidor.

No entanto, aconselhamos que eles sejam colocados um pouco mais longe da entrada. Um exemplo são as padarias dos mercados, que estão posicionadas nos fundos para que as pessoas passem por outros produtos e acabem levando algo a mais.

Outra dica é colocar outros produtos que podem ser consumidos juntos perto um do outro. Voltando à padaria, é normal ter queijo, presunto e outros acompanhamentos perto, não é mesmo? Isso estimula o consumo por parte dos clientes.

2 - Produtos para as crianças

Quando as crianças vão às compras com os pais, elas se tornam potenciais compradoras. Por isso, a dica aqui é: coloque os produtos indicados a esse público na parte de baixo das prateleiras, na altura deles.

Embalagens e produtos coloridos, que chamem a atenção das crianças, precisam ficar na altura dos seus olhos. Entre esses produtos estão doces, salgadinhos, brinquedos e muito mais.

3 - Organize de acordo com um destes modelos

Para tornar a organização das prateleiras mais prática, existem alguns modelos que dão muito certo. Veja quais são.

  • Vertical: dispondo seus produtos de forma vertical, a parte visual fica agradável e torna a vida do seu cliente muito mais fácil.
  • Horizontal: já esse é bem pouco usado, pois dificulta a observação por parte do consumidor na hora de procurar algum item.
  • Blocos: aqui, os produtos são separados por tipo ou marca, facilitando muito para o comprador, por isso ele é um dos mais comuns.
  • Sazonal: formato muito eficaz para ser usado em datas comemorativas. Esse modelo facilita a visualização e estimula a compra.

Agora é só ver qual deles se encaixa melhor no seu espaço e na sua realidade.

4 - Acompanhe o share de gôndola

Para definir a melhor maneira de organizar suas prateleiras, é importante ficar de olho em algo chamado “share de gôndola”. Ele nada mais é do que o espaço físico ocupado pelos produtos de determinado fabricante.

Aqui, você vai precisar observar se os produtos com maior nível de exposição têm mesmo uma maior saída. Caso contrário, vale a pena recalcular e mudar a sua organização.

5 - Utilize gôndolas por níveis

Falando em níveis de exposição, uma dica bem bacana é organizar a sua gôndola por níveis. Esse método é super útil e produtivo e se baseia no seguinte:

  • Nível 1 - acima da cabeça: como aqui eles têm pouca visibilidade, o recomendado é deixar os itens com pouco volume de vendas.
  • Nível 2 - altura dos olhos: essa é a área nobre da gôndola, pois os produtos têm uma melhor visualização. Deixe nesse espaço os produtos com maior saída e margem de lucro.
  • Nível 3 - na linha da cintura: esse nível também tem uma boa visibilidade. É interessante colocar produtos que são mais procurados pelos clientes.
  • Nível 4 - Abaixo da cintura: aqui a visualização é menor, então aproveite para colocar produtos mais baratos e que têm uma boa saída. Como eles são bem procurados, o seu posicionamento na prateleira não atrapalha sua venda.
  • Nível 5 - no chão: esse local pode ser usado para expor itens pesados e de grandes volumes, a fim de evitar perdas durante o deslocamento e reduzir os riscos de acidente.

 

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