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Empreendedorismo | GESTÃO
Datas comemorativas para promover seu negócio

O calendário está repleto de datas que envolvem a gastronomia e que por mais que não sejam tão conhecidas pelo público podem ser usadas para promover o negócio

· Atualizado em 19/06/2023
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Eventos, promoções, sorteios, descontos: várias estratégias podem ser utilizadas em datas comemorativas para melhorar suas vendas e atrair clientes. Para ajudar você a identificar as melhores oportunidades de acordo com o segmento do seu restaurante, separamos aqui as principais datas para promover seu negócio.

Datas comemorativas tradicionais

Elas não poderiam ficar de fora, né? Afinal, são as datas comemorativas mais conhecidas pelo público, ou seja: a maioria das pessoas já espera que os estabelecimentos ofereçam promoções nesses períodos. Entre as datas tradicionais que você pode explorar para promover seu negócio, estão:

Uma boa opção para fugir das promoções mais comuns é oferecer vantagens para quem fizer pedidos no seu restaurante pelo delivery na semana anterior à data ou na véspera, por exemplo. Além de ser um grande atrativo, essa alternativa evita um problema comum que ocorre nas promoções feitas nessas datas: não conseguir atender todos os clientes por falta de espaço ou mesas disponíveis. Com a opção do delivery, você não perde nenhum pedido e seu público fica satisfeito.

Datas comemorativas da gastronomia

Como falamos, o calendário anual está cheio de datas comemorativas voltadas ao universo da gastronomia. Escolhendo as datas certas e que mais têm a ver com seu restaurante e com os pratos que você serve, é possível criar ótimas oportunidades para atrair clientes, levar sua marca para novos públicos e, claro, melhorar suas vendas.

Veja, abaixo, algumas ideias e sugestões de datas que você pode aproveitar no seu bar ou restaurante.

Dia do Nhoque da Fortuna

Seu restaurante possui nhoque no cardápio? Então uma boa ideia é aproveitar o Dia do Nhoque da Fortuna, que pode virar uma campanha recorrente no seu estabelecimento, já que ele é comemorado todo dia 29. Nessa data, todos os meses, algumas pessoas têm o costume de colocar moedas ou notas embaixo do prato enquanto saboreiam uma porção de nhoque para atrair dinheiro e prosperidade.

Como é uma data comemorada mensalmente, você pode criar uma promoção, também mensal, para clientes que pedirem nhoque no dia 29, como: oferecer desconto no prato de nhoque; criar combos promocionais que incluam nhoque, bebida e sobremesa, para estimular a venda de outros itens; duas porções de nhoque pelo preço de uma, para estimular a indicação para amigos etc. Além de aumentar suas vendas, ações como essas ajudam a fidelizar seus clientes.

Datas relacionadas a comidas que podem se encaixar no seu segmento

Aqui, é claro que você não vai criar promoções para todas elas. Afinal, a vantagem que você está oferecendo para o seu cliente precisa fazer sentido e estar de acordo com o que é servido no seu restaurante. Por exemplo, se você tem uma pizzaria, não vai criar promoções no Dia do Churrasco, não é?

O ideal é definir um calendário anual para o seu estabelecimento com as datas que fazem sentido para ele e, a partir disso, pensar em ações para cada uma delas . Também é interessante manter essas ações anualmente para criar costume nos clientes, que lembrarão do seu estabelecimento nessas datas. Nem precisamos dizer que isso é excelente para fidelizar seu público, não é?

Então, veja a lista das principais datas relacionadas a comidas e monte o calendário de promoções adequado para o segmento do seu bar ou restaurante:

  • 06/03 - Dia Internacional do Chocolate
  • 14/04 - Dia Mundial do Café
  • 22/04 - Dia da Mandioca
  • 24/04 - Dia do Churrasco
  • 24/05 - Dia Mundial do Hambúrguer
  • 07/06 - Dia Nacional do Vinho
  • 10/07 - Dia da Pizza
  • 07/08 - Dia Internacional da Cerveja
  • 09/10 - Dia Nacional da Sobremesa
  • 16/10 - Dia Mundial do Pão
  • 25/10 - Dia Nacional do Macarrão
  • 01/11 - Dia do Sushi.

Como usar as datas comemorativas para promover seu bar ou restaurante?

Agora que você já sabe quais as principais datas comemorativas para explorar no seu bar ou restaurante, é importante definir como elas serão usadas para atrair seus clientes. Como falamos ao longo do texto, descontos no prato principal, em combos ou até mesmo promoções “pague 1 e leve 2”, que incentivam a compra em conjunto, são as melhores opções. Além disso, oferecer cupons ou vantagens para quem pedir delivery nessas datas é uma alternativa que costuma atrair muitos clientes.

Porém, lembre-se: nenhuma estratégia funciona sozinha. Se você não divulgar sua promoção, principalmente nas redes sociais, as pessoas não vão ficar sabendo. Por isso, nessas ocasiões, o marketing precisa ser bem trabalhado, para que a vantagem que seu restaurante está oferecendo chegue até o máximo de pessoas.

Viu como usar as datas comemorativas é uma ótima opção para promover seu negócio e movimentar seu restaurante? Com estratégia e uma boa divulgação, os períodos sazonais e as datas específicas do universo da gastronomia podem ajudar seu bar ou restaurante a lucrar mais e a fidelizar clientes.

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