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Mon May 29 15:18:50 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
E-commerce: as principais tendências para bombar suas vendas em 2023

Fique por dentro das sete principais tendências para fazer as vendas da sua loja online bombarem em 2023.

· 29/05/2023 · Atualizado em 29/05/2023
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Em quais tendências apostar no seu e-commerce em 2023?

O mercado das lojas virtuais está cada vez mais concorrido; por isso, estar atento às tendências do mercado é fundamental. Dessa forma, você consegue ficar mais bem preparado para enfrentar os desafios, se destacar e, claro, fechar muito mais vendas.

Pensando nisso, separamos as principais tendências para o seu comércio eletrônico arrasar em 2023. Vem ver!

1 - Ofereça uma experiência omnichannel

A primeira tendência que separamos é promover uma experiência omnichannel para seus clientes. O nome pode parecer complicado, mas na prática quer dizer estar com seus canais todos conectados, incluindo a loja física, a rede social e o e-commerce.

Dessa forma, seu cliente pode ver um produto no instagram e com um clique ser direcionado para sua loja online, por onde efetua a compra. Tudo de forma simples e descomplicada.

Além disso, é possível que a compra seja realizada de forma online e retirada na loja física rapidamente. Dessa forma, o cliente não precisa arcar com os custos de frete ou se preocupar em estar em casa no momento da entrega.

Não importa se essa será a primeira ou a décima compra do seu cliente, a experiência precisa ser única e perfeita para que ele continue comprando e, claro, indicando sua loja.

2 - Marque presença nos marketplaces

Outra tendência que está super em alta são os marketplaces. Além de ter seu produto ou serviço no seu e-commerce, é muito importante marcar presença nos principais marketplaces do país. Isso porque neles, a sua visibilidade vai ser bem maior, já que possuem um fluxo de acessos gigantesco.

Além do número de usuários acessando, as vendas também também são bem significativas. Uma pesquisa feita pela Webshoppers mostra que 78% das vendas na internet são feitas por meio de plataformas de marketplace. E o esperado é que o faturamento só aumente, viu?

 

3 - Invista em conteúdos em vídeo

O vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido ultimamente. Ele é rápido, prático e super fácil de visualizar, certo? Além disso, as redes sociais estão investindo cada vez mais nesse formato, alguns exemplos são o TikTok e o Reels do Instagram.

Além de ter um alcance muito maior do que fotos e textos, com os vídeos você pode explicar melhor como seu produto ou serviço funciona, mostrando seu uso na prática.

Muitas empresas, sejam grandes ou pequenas, já estão aproveitando esse sucesso dos vídeos e investindo nesse formato. Você não vai ficar de fora, vai?

4 - Venda usando as redes sociais

Cada vez mais pessoas e empresas estão usando as redes sociais para se relacionarem. Agora, imagina ver um produto no perfil da marca e conseguir efetuar a compra por ali mesmo? Isso já é possível, e muitos negócios já estão lucrando muito com o social selling.

Essa tendência é confirmada em uma pesquisa da Accenture, que aponta que as vendas pelas redes sociais chegaram a 492 bilhões de dólares em todo o mundo. Ainda, esse número deve chegar a 1,2 trilhão até 2025.

Aqui você pode fazer uso das famosas lives de vendas ou até do Instagram Shopping.

E você, já está aproveitando ou vai deixar para a concorrência? O seu negócio precisa estar onde seus clientes estão, ou seja, nas redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook.

5 - Inove com os serviços de assinatura

A chave para um negócio evoluir é a realização de vendas constantes. De olho nisso, muitas empresas estão apostando nos serviços de assinatura. Mas como isso funciona?

Imagine que você faça marmitas. Você pode oferecer pacotes de assinatura para seus clientes, nos quais eles escolhem a quantidade de marmitas que querem receber durante a semana. Além de você conseguir se organizar melhor, saberá que todo mês vai entrar uma quantia fixa de dinheiro no seu caixa.

Essa tendência ainda pode ser aplicada em floriculturas, hortifruti, açougues e outros tipos de comércio de produtos ou serviços.

6 - Tenha meios de pagamento instantâneos

Com o avanço da tecnologia, novos meios de pagamento acabaram surgindo, facilitando muito para o vendedor e o comprador. Eles são o Pix e a carteira digital, conhecidos também por serem instantâneos.

O Pix é um grande sucesso desde o seu lançamento, em 2020. Já as carteiras digitais tornam as compras online mais rápidas, já que não é preciso digitar várias vezes os números do cartão de crédito.

Apostar nesses meios de pagamento na sua loja online facilita para o seu cliente, que faz o pagamento com um ou dois cliques, e para você, que em instantes já vê o dinheiro na conta.

7 - Use a realidade aumentada

Na nossa lista de tendências para o e-commerce em 2023, não pode ficar faltando a realidade aumentada, que nada mais é do que uma combinação do virtual com o real.

Um ótimo exemplo são os provadores virtuais, muito usados por lojas do ramo de moda e beleza. Com ele, seu cliente insere alguns dados, como altura, peso e idade, para criar um manequim próximo das suas medidas. Dessa forma, é possível “provar” as roupas e criar combinações sem medo de errar.

E aí, gostou de conhecer essas sete tendências para o comércio eletrônico? Agora é arregaçar as mangas, começar a colocar em prática e ver suas vendas na internet bombarem!

Para mais dicas, continue de olho aqui no Blog do Sebrae-SP.


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