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Mon Jul 31 16:55:39 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Frases prontas para atender clientes pelo WhatsApp

Como atender clientes pelo WhatsApp? Existem frases para WhatsApp prontas que posso usar para responder meus clientes? Fique ligado nas dicas!

· Atualizado em 31/07/2023
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No atendimento online, um dos pontos mais importantes é usar uma linguagem leve e simples, até mesmo em momentos difíceis, como reclamações. Além disso, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Por isso, ter frases para WhatsApp prontas e pré-programadas para momentos específicos é uma forma de trazer rapidez para o atendimento e não deixar o cliente esperando.

Mas, antes de mostrar a você alguns exemplos de frases para WhatsApp, vamos ver quais as vantagens de atender clientes por esse canal? Se você ainda não utiliza essa ferramenta, fique de olho, pois ela pode melhorar muito a experiência do seu cliente e até otimizar suas vendas.

Vantagens de atender clientes pelo WhatsApp

O WhatsApp já se tornou o principal canal de atendimento ao cliente. Afinal, se são 2 bilhões de usuários no aplicativo, então as empresas também devem estar nele, não é? Veja quais são as principais vantagens de atender clientes pelo WhatsApp:

  • facilidade de uso: o cliente não precisa baixar um aplicativo específico nem acessar sites para falar com o seu restaurante;
  • agilidade: um atendente pode falar com diversas pessoas ao mesmo tempo utilizando o WhatsApp;
  • humanização: mesmo se você usar frases de WhatsApp prontas, elas podem ser leves e até conter emojis e figurinhas, deixando a comunicação mais humanizada;
  • métricas e relatórios: no WhatsApp Business, é possível acessar os dados do seu atendimento para conhecer melhor o público do seu negócio;
  • aumento das vendas: por ser um ótimo canal para tirar dúvidas dos clientes, o WhatsApp tende a aumentar o número de pedidos de um restaurante.

Frases prontas para atender clientes pelo WhatsApp

Veja, agora, alguns exemplos de frases para WhatsApp que você pode utilizar em casos variados para atingir os melhores resultados com o seu atendimento ao cliente.

Mensagem para o primeiro contato com o cliente no WhatsApp

A primeira mensagem que o cliente vai receber, ou seja, a mensagem de saudação, precisa ser gentil e criativa para que ele se sinta bem e motivado a continuar a conversa. Também é importante não encher o cliente de perguntas: envie a primeira mensagem e espere a pessoa responder.

Outro ponto para prestar atenção é que, nesse primeiro momento, você pode não saber o gênero da pessoa que está atendendo, por isso prefira frases neutras. Veja alguns exemplos:

  • Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e vou atender você hoje. Me conta: como eu posso te ajudar?
  • Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e estou à sua disposição. Primeiro, me conta melhor o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você?
  • Boas-vindas a [nome da sua empresa]! O que eu posso fazer por você hoje?
  • Boas-vindas a [nome da empresa]! Como posso te ajudar?

Mensagem para confirmar que você entendeu o problema do cliente

Para não ter falhas na comunicação e garantir que os problemas e as dúvidas dos clientes sejam solucionados de forma correta, mantenha o hábito de confirmar o que eles falaram durante o atendimento. Muitas vezes, você pode entender errado ou precisar de mais informações para resolver o que ele precisa, e é importante não deixar nada subentendido.

Veja exemplos:

  • [Nome do cliente], quero entender melhor. Vou fazer umas perguntinhas rápidas para você, ok?
  • Certo, vou repassar o que você me contou para eu ter certeza que entendi bem, ok?
  • Ok, entendi o que aconteceu. Aguarde um momento que vou buscar uma solução para você.

Mensagem para resolver o problema do cliente

Você pode achar que o cliente está errado, mas nunca diga isso a ele. Em vez disso, mostre de uma forma gentil que você se importa, que buscará uma solução para o problema e, dependendo da situação, informe a pessoa sobre o tempo que vai demorar. Não deixe o cliente sem respostas e informações. Veja exemplos:

  • Entendo o que aconteceu e como você se sentiu. Vamos resolver isso o quanto antes. Dentro de [x dias ou x horas] te dou um retorno, ok?
  • Sinto muito que isso tenha acontecido! Mas não se preocupe, vamos resolver isso agora. Você poderia, por gentileza, aguardar [x minutos]?
  • [Nome do cliente], vamos resolver isso já, fique tranquilo! Aguarde [x minutos] e eu já te dou um retorno sobre isso.

Mensagem de ausência

Também é importante deixar frases de WhatsApp prontas para responder os clientes que entrarem em contato fora do horário de atendimento do seu bar ou restaurante. Com isso, eles saberão qual o melhor horário para falar com você. Listamos alguns exemplos:

  • Olá! Obrigada por entrar em contato com a [nome da empresa]. No momento, nossos atendentes estão descansando para te atender melhor no próximo horário disponível. Assim que eles voltarem, entrarão em contato com você!
  • Olá, no momento não estamos atendendo. Nosso time atende de segunda a sexta, das 11h às 21h.
  • Olá! É uma pena, mas não podemos atender você agora. Estaremos online novamente amanhã, a partir das 11h, ok? Esperamos sua mensagem!

Mensagem de agradecimento

Sempre que receber feedbacks, sugestões ou elogios de um cliente, é importante responder com uma mensagem de agradecimento que deixe você ainda mais próximo dele. Veja algumas frases de WhatsApp prontas para esses momentos:

  • Obrigado pela sua sugestão! Vou repassar para o nosso gerente.
  • Obrigado pelo seu feedback. Vamos trabalhar nessa questão para podermos te atender melhor.
  • Obrigado por escolher a [nome da sua empresa]. Você é muito importante para nós!
  • Bom saber que você está gostando dos nossos serviços! Muito obrigado pelo seu feedback!

Mensagem para clientes irritados

Clientes que procuram seu atendimento para fazer reclamações normalmente estão irritados. A melhor maneira de lidar com isso é pedindo desculpas e mostrando que você se importa com a situação que ele está contando. Veja exemplos:

  • Sinto muito que isso tenha acontecido e peço desculpas. Você poderia descrever o que aconteceu para eu poder ajudar você?
  • Peço desculpas por isso. Você pode me contar em detalhes o que aconteceu? Vou buscar a melhor forma de resolver isso para você.

Mensagem de despedida

Tão importante quanto começar a conversa com a mensagem certa é encerrar a conversa com a mensagem certa. Lembre-se: nunca se despeça do cliente sem saber se ele precisa de mais alguma coisa. Separamos alguns exemplos que você pode usar:

  • [Nome do cliente], posso ajudar você em mais alguma coisa?
  • [Nome do cliente], obrigado pelo seu contato. Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui!

Depois disso, aí sim, se despeça:

  • Tchau, [nome do cliente]. Até logo!
  • Até logo, [nome do cliente]. Tenha um ótimo dia/tarde/noite!

Gostou das nossas dicas? Ao usar frases como essas, levando em consideração a particularidade dos clientes para que o atendimento seja humano e personalizado, o resultado é o melhor possível: mais agilidade nos pedidos, mais clientes atendidos e satisfeitos e mais chances de lucratividade para o seu estabelecimento e de fidelização do seu público.

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