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Mon May 29 17:22:52 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Marketplace e e-commerce: qual a real diferença?

Você sabe qual a diferença entre e-commerce e marketplace? Neste artigo, eu te explico e ainda te ajudo a descobrir a melhor opção para o seu negócio. Vem!

· Atualizado em 29/05/2023
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Que a internet mudou muitas coisas na nossa vida, não é novidade. Entre essas mudanças está a maneira como as pessoas vêm fazendo compras. Para acompanhar essa evolução, muitos negócios estão utilizando, ou querendo utilizar, a internet para oferecer seus produtos e serviços.

Acontece que quando as pessoas começam a pesquisar sobre o tema, se deparam com duas opções de lojas online: e-commerce e marketplace. Mas qual delas escolher?

Neste artigo, vamos te explicar a diferença entre as duas e te ajudar a escolher qual é a opção mais indicada para cada tipo de negócio. Vamos juntos?

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Aposto que você já deve ter ouvido falar bastante nessas duas palavrinhas: e-commerce e marketplace. Muitas pessoas acabam confundindo e achando que são a mesma coisa, afinal as duas são formas de vender na internet.

Acontece que elas têm algumas diferenças, principalmente no modo como funcionam. E isso acaba impactando o seu consumidor e, claro, seus custos. Então, vem comigo e entenda, de uma vez por todas, o que difere um e-commerce e um marketplace.

E-commerce

O e-commerce é como se fosse uma loja em uma rua. Assim como na loja, com o e-commerce você é o responsável por tudo, desde a decoração, ou layout no caso dos sites; a compra ou aluguel da sala, ou compra do domínio e hospedagem; formas de pagamento, se vai aceitar cartão de crédito, pix, boleto; até toda a logística, como contrato com transportadoras ou Correios.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, porém ele é um pouco complexo e exige muitas etapas para sua finalização. Caso o processo se torne difícil, é bom contratar a ajuda de profissionais.

Marketplace

Se o e-commerce é uma loja na rua, o marketplace é como se fosse uma loja em um shopping, possibilitando encontrar produtos e serviços de diversas empresas e comparar preços e prazo de entrega.

Aqui, existe uma parceria entre a 

e o lojista. Enquanto o marketplace fica responsável por atrair pessoas, assim como o shopping, o lojista precisa cadastrar corretamente e expor seu produto da melhor forma, além de realizar uma entrega rápida e a emissão da nota fiscal.

O que levar em conta na hora de escolher um para a sua empresa?

Agora que você já conhece a diferença entre marketplace e e-commerce, deve estar se perguntando “qual deles é a melhor opção para o meu negócio?” A resposta é: depende.

Existem alguns fatores que você precisa levar em consideração antes de tomar essa decisão. Afinal, ela impacta todas as áreas da sua empresa.

Investimento

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração na hora de escolher é o investimento. Quando falamos em e-commerce, é preciso que você saiba que deverá arcar com todos os custos e que, dependendo do e-commerce, podem ser bem elevados.

Entre esses custos estão compra de domínio, hospedagem, servidores e eventuais terceiros. Ainda podemos citar sistemas de pagamento, transportadora, integração com outros sistemas, entre outros.

Já no marketplace, você não terá esses custos logo de início. Grande parte das plataformas são fáceis de usar e você mesmo pode alimentar a sua loja online. No entanto, o marketplace costuma cobrar uma comissão a cada venda realizada, esteja ciente disso.

Logística

Outro ponto bem importante diz respeito à logística, ou seja, estoque e envio dos produtos. Nas duas opções é o lojista que fica responsável por essa etapa da venda.

Entretanto, algumas plataformas de marketplace acabaram incluindo esse serviço, como o Mercado Livre. Como ele possui centros de distribuição em todas as regiões do Brasil, você pode deixar as mercadorias estocadas com eles. Quando a venda é realizada, a separação e o envio ficam por conta deles.

Mas fique ciente de que essa é uma exceção e pode ter um custo extra!

Formas de pagamento

Sobre as formas de pagamento, a diferença é que em um e-commerce você precisa decidir quais meios irá aceitar, como cartão de crédito, pix, boleto, transferência, entre outras. Ainda, precisa ir atrás de uma plataforma para integrar ao seu site.

Já no marketplace, a questão dos pagamentos já está configurada e você não precisa se preocupar com nada. Normalmente, seus meios de pagamentos são bem abrangentes, o que é ótimo para o seu cliente.

Volume de acessos

Como você já sabe, o marketplace tem um volume muito grande de acessos, pois conta com uma ampla divulgação, tanto gerada pela própria empresa como das lojas parceiras. Desse modo, as chances de você ser “descoberto” por novos clientes pode ser bem maior.

Quando se tem um e-commerce, você precisa criar meios para atrair o público para sua loja virtual. Isso acaba gerando um grande custo, impactando as suas finanças. No entanto, você consegue realizar uma propaganda muito mais certeira, conseguindo impactar seu público-alvo de uma melhor forma.

Faturamento

Seja qual for a sua escolha, ambos podem gerar um bom acréscimo ao seu faturamento no final do mês, afinal mais de 60% dos brasileiros fazem compras na internet.

Agora, é só avaliar com calma qual das duas opções se encaixa melhor no seu momento e mãos à obra! Aproveite e continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das principais novidades no universo do marketing digital.


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