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Mon Jun 05 14:52:32 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Os principais mitos e verdades sobre o comércio varejista

Saiba quais são os principais mitos e verdades do comércio varejista e descubra como utilizá-los para vender mais!

· Atualizado em 05/06/2023
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7 mitos e verdades sobre o comércio varejista

Para que um negócio dê certo e alcance o sucesso, é fundamental que seus proprietários estejam sempre atualizados e bem informados sobre o mercado e as tendências.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com o que se ouve por aí, já que o meio do varejo é repleto de informações que não fazem sentido e podem mais atrapalhar do que ajudar.

Pensando nisso, trouxemos os sete principais mitos e verdades sobre o comércio varejista para você ficar por dentro e não cometer nenhum erro no seu estabelecimento.

1 - Posso utilizar a mesma estratégia na loja física e online

MITO: Essa dúvida é bastante comum para quem vende seus produtos em loja física e virtual. Cada forma de vender, seja por meio de loja física ou online, precisa de uma estratégia diferente.

Isso se explica, principalmente, pelo fato de que o comportamento de compra dos clientes não é o mesmo. No entanto, é possível desenvolver uma estratégia integrada, envolvendo ambos os comércios.

2 - Deixar os preços à mostra reduz as vendas

MITO: Esse é outro grande mito que muitos lojistas acreditam ser verdade, pois temem que o fator preço possa ser decisivo na hora da compra. No entanto, não é somente o preço que vai definir se o cliente vai levar ou não determinada mercadoria.

Fatores como atendimento e formas de pagamento são tão importantes quanto, às vezes até mais. Quem nunca acabou comprando um produto mais caro porque a loja fez um parcelamento especial ou deu um super desconto?

3 - Utilizar o termo “a partir de” ajuda a vender mais os produtos que estão em promoção

VERDADE: A estratégia de agrupar produtos em promoção com preços parecidos e usar a identificação “a partir de” é uma prática que dá muito certo. Só não esqueça de colocar os preços de forma individual em cada produto, tá? Isso evita possíveis confusões por parte do cliente.

4 - É obrigatório informar o preço à vista e a prazo

VERDADE: Seja qual for o valor do produto, é obrigatório que você deixe identificado, de forma clara e visível, o preço à vista e parcelado. Além de facilitar o entendimento do consumidor, ele não vai precisar perder tempo fazendo contas.

Na dúvida, facilite o máximo possível para o seu cliente!

5 - Utilizar abreviações nas etiquetas não interfere na venda

MITO: Por mais que alguma abreviação possa parecer óbvia para você, evite usá-las em seu estabelecimento. Deixar todas as informações a respeito do produto claras vai facilitar muito na decisão de compra do seu cliente. Afinal, ele pode ficar confuso e acabar desistindo.

Portanto, deixe o preço do produto evidente, expondo todas as informações necessárias: caracteres, letras e números visíveis com fontes e tamanhos iguais.

6 - Quanto menor o preço, maiores as vendas

MITO: Essa afirmação é um mito parcial. Isso porque o preço é um dos fatores determinantes para o fechamento de uma venda. Ou seja, em alguns momentos, preço menor pode representar mais vendas, mas em outros pode acabar atrapalhando.

Ficou confuso? Calma que vou te dar um exemplo. Imagine que a sua loja venda apenas produtos exclusivos de uma marca de chocolate importado. Ao praticar preços muito abaixo do usual, sem estar associado a alguma promoção, isso pode deixar os clientes desconfiados e fazê-los desistir da compra.

O contrário também é verdadeiro. Oferecer exclusividade e altos preços para quem procura quantidade e redução de gastos também poderá fazer sua empresa perder clientes.

7 - Quanto mais gente, melhor

MITO: Quem não quer ver a sua loja sempre cheia, né? Afinal, quanto mais visitantes seu comércio atrair, maiores serão as chances de apresentar seus produtos, sugerir testes e experiências e destacar os seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Contudo, há uma capacidade máxima de atendimento de sua equipe de vendas que precisa ser respeitada. Caso contrário, o potencial cliente terá uma péssima experiência de compra no interior de sua loja e poderá falar mal dela para outras pessoas.

 

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