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Wed May 31 13:13:15 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Tendências de comidas e bebidas para colocar no cardápio em 2023

Quer saber como atrair clientes para o seu restaurante incluindo novas opções de comidas e bebidas no seu cardápio? Você chegou no lugar certo!

· Atualizado em 31/05/2023
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Separamos uma lista das principais tendências gastronômicas para este ano.

Veja o que mais se encaixa no perfil do seu estabelecimento e aposte nestas tendências para atrair e fidelizar clientes em 2023.

 

Algas marinhas

 

Quem trabalha com culinária japonesa já conhece as algas marinhas: elas são usadas, principalmente, no preparo de temakis e sushis. Porém, as algas têm tudo para invadir outros pratos, como sopas, molhos e refogados de vegetais, e ser uma das principais tendências de 2023.

 

Além de saborosas, o motivo desse sucesso é que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em adotar um estilo de vida saudável. Isso mesmo, as algas marinhas proporcionam diversos benefícios à saúde: possuem baixa caloria e são ricas em fibras, nutrientes e vitaminas.

 

Comidas e bebidas fermentadas

 

Outra forte tendência para 2023 são as comidas e bebidas fermentadas. Os processos de fermentação estão mais populares entre os consumidores, e deve se tornar comum encontrar em cardápios palavras como “lactofermentação”, um dos métodos de preservação desses produtos.

 

Além disso, drinks com ingredientes fermentados, como missô, saquê e kombucha, também terão destaque neste ano. Eles são ótimas alternativas para atingir os objetivos do seu restaurante, como atrair clientes.

 

Bebidas com pouco ou zero álcool

 

Essa é outra tendência que pega carona nas mudanças de hábito dos consumidores. Como falamos, as pessoas estão buscando uma vida mais saudável e, para isso, muitas delas reduziram o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Então, como atrair clientes que adotaram esse hábito na sua rotina? Incluindo opções de bebidas com pouco ou zero álcool no cardápio do seu restaurante, claro. A kombucha, por exemplo, que citamos anteriormente, é uma bebida fermentada sem álcool que também deve fazer sucesso por causa disso.

 

Sabores do passado

 

Aqui, o foco principal são as bebidas e as sobremesas. Os clientes estão valorizando mais drinks e doces que tragam alguma sensação de nostalgia.

 

A marca de bebidas Bacardi, por exemplo, apontou no seu relatório de tendências 2023 que 58% dos bartenders notaram o aumento da procura por bebidas clássicas com toques especiais. Nas sobremesas, o foco devem ser os “doces com cara de casa de avó”, como compotas, tortas e doces de fruta.

 

Comfort food

 

Traduzindo de forma livre, “comfort food” significa “comida confortável”. E tem comida mais confortável do que a caseira? Isso mesmo, uma das principais tendências de 2023 na gastronomia são os pratos com sabor caseiro, ou seja: as pessoas querem sentir o gostinho de casa e lembrar de temperos familiares ao fazer refeições em restaurantes.

 

Além de ser simples de incluir no cardápio, a comfort food também é uma ótima opção para o seu restaurante se destacar nos aplicativos de delivery. Afinal, se as pessoas querem comidas que trazem conforto, nada melhor do que recebê-las em casa, não é? Então, aproveite essa oportunidade.

 

Orgânicos

 

A procura por alimentos orgânicos cresceu muito nos últimos tempos e deve continuar crescendo em 2023. Os principais motivos são a valorização da agricultura familiar e dos produtores locais e a preocupação das pessoas em consumir alimentos com menos impacto ao meio ambiente.

 

Por isso, vale a pena incluir no seu cardápio pratos com ingredientes orgânicos. Além de serem frescos e ótimos para cozinhar, você ainda ajudará a valorizar os negócios locais: mais um ponto positivo para o seu negócio.

 

Restrições alimentares

 

Mais uma tendência relacionada à saúde, os pratos especiais para quem possui restrições alimentares devem ser cada vez mais procurados. Por isso, é uma boa ideia incluir no seu cardápio opções sem glúten, sem lactose e sem açúcar, por exemplo. Além disso, vale a pena pensar em opções vegetarianas e veganas, outro tema que já está e deve continuar em alta entre os consumidores.

 

Bônus: tendências que vão além do cardápio

 

Além das tendências de comidas e bebidas para colocar no cardápio em 2023, separamos outras apostas que podem ajudar você a atrair clientes para o seu restaurante.

 

Experiências presenciais

 

Depois de tanto tempo em isolamento por causa da pandemia, as pessoas estão buscando experiências presenciais. Veja algumas dicas de como atrair clientes e se destacar oferecendo essas experiências no seu restaurante:

 

  • tenha opções de pratos no cardápio que, além de saborosos, sejam “instagramáveis”: as pessoas querem postar fotos e compartilhar suas experiências;

 

  • aposte em noites temáticas ou com música ao vivo;

 

  • informe-se sobre eventos gastronômicos na sua região e, se puder, participe: eles devem atrair um grande público em 2023.

 

Comida para compartilhar

 

Essa tendência também chega como resposta às restrições da pandemia. Durante esse período, compartilhar comidas e bebidas era perigoso.

 

Agora, esse costume deve voltar. Por isso, uma dica é apostar em promoções, como “pague 1 e leve 2”, “refrigerante grátis na compra de dois lanches” ou “desconto para mesas com mais de 5 pessoas”. Isso porque a presença de grupos de amigos nos restaurantes deve aumentar consideravelmente.

 

Take away

 

 

Take away, também conhecido como “compre e retire”, é uma modalidade na qual o cliente faz o pedido por telefone ou pela internet e retira no seu restaurante. Esse sistema de pedido deve estar em alta em 2023.

 

Se você ainda não oferece essa opção no seu restaurante, vale a pena apostar nela. O investimento é baixo, já que você não precisa de entregador nem de mesas disponíveis para os clientes e só precisa se preocupar com o preparo do prato.

 

 

E aí, o que achou das tendências de comidas e bebidas para 2023? Como você viu, existem diversas opções para incluir no cardápio e atrair mais clientes para o seu restaurante.

 

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