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Wed Apr 12 22:47:33 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Venda mais no varejo com um plano de vendas eficiente

Um plano de vendas eficaz é crucial para o sucesso de qualquer negócio varejista, pois ajuda a estabelecer metas e identificar oportunidades de crescimento.

· 27/03/2023 · Atualizado em 12/04/2023
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Para te ajudar a elaborar um plano de vendas eficiente para o seu varejo, selecionamos as melhores dicas do Blog Abri Minha Empresa.

Como fazer um plano de ação de vendas? Trabalhar nesse assunto fará toda a diferença no sucesso das vendas do seu negócio. É uma maneira eficiente de planejar e executar todo o processo de vendas, com metas reais, prazos e ações bem organizadas. Se você quer entender melhor o que é um plano de ação, ele é basicamente uma ferramenta que lista, organiza, executa e monitora todas as ações necessárias para alcançar objetivos e metas, com prazos e responsáveis por cada tarefa. Confira as dicas a seguir:

Definir o objetivo

O primeiro passo é definir muito bem seus objetivos. Literalmente, identificar onde você quer chegar. Isso servirá como um guia e direcionamento para concentrar suas estratégias a favor disso. Ou seja, seu planejamento será muito mais coerente e assertivo. Neste momento, lembre-se de trabalhar em metas e objetivos realistas, que são possíveis de serem alcançados, considerando sempre a estrutura atual de sua empresa e seu respectivo poder de investimento. Pensar, escrever e visualizar as metas ajuda a motivar a equipe e a evitar perda de tempo em atividades que não levarão à sua realização.

Estudar seu público-alvo

Para obter bons resultados de vendas, é preciso conhecer bem seu público-alvo. E assim, entender se seus produtos ou serviços atenderão aos problemas e necessidades deles. Caso contrário, você tentará vender algo que não tem utilidade para pessoas que não têm interesse no que você está vendendo. Ou seja, sua empresa gastará a energia e investimentos de sua equipe nas pessoas erradas. E uma boa ferramenta para encontrar e definir seu público-alvo certo é a segmentação de mercado. Por meio dela, você poderá identificar um grupo de clientes que possuem comportamentos e necessidades semelhantes e que estão condizentes com as soluções oferecidas por seu negócio. Assim, poderá trabalhar em estratégias mais assertivas para conquistar esse mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas também.

Estudar a concorrência

É um ponto importante na elaboração de sua estratégia de negócios. Analisar preços praticados, qualidade do produto, satisfação do cliente, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim, conhecer bem seus concorrentes permitirá identificar se seu negócio possui vantagem competitiva para ganhar espaço no mercado e, consequentemente, conquistar seu público-alvo.

Crie as estratégias

Defina sua estratégia de vendas. Aqui, determine as ferramentas a serem utilizadas, argumentos, ofertas e preços, tipo de abordagem, tom de comunicação, momento de contato com cada cliente, em resumo. Sempre considerando tudo o que já discutimos até agora. Desenvolva a estrutura necessária para colocar sua estratégia em prática. Também é muito importante definir estratégias para enfrentar possíveis barreiras ou rejeições de clientes no momento da venda. 

Outro assunto muito importante a ser considerado neste momento é o funil de vendas (ou pipeline). Que basicamente representa todo o processo de vendas. Ou seja, desde o momento do primeiro contato com o cliente até a venda ser concluída. Em outras palavras, é o caminho que o cliente percorre. Desde o momento em que ele tem o primeiro contato com os produtos ou serviços da sua empresa até o momento em que a venda é fechada. 

Prepare a sua equipe

Treine e alinhe todas as informações com sua equipe de vendas. Faça com que todos os envolvidos estejam cientes dos resultados que precisam ser alcançados. Além disso, mostre como os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são as melhores opções para resolver os problemas ou necessidades do público-alvo. Garanta que todos estejam alinhados e concordem que os objetivos e metas são alcançáveis. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que sua equipe estará bem preparada para trabalhar de forma engajada, atender cada cliente muito bem e, consequentemente, fazer mais vendas.

Defina prazos razoáveis para cumprir suas metas

Neste momento, sempre planeje com datas e prazos realistas que sejam possíveis de serem alcançados. Sempre considerando as condições tanto da empresa quanto do mercado. Muitas vezes, os profissionais trabalham com prazos que não são reais, muito difíceis de serem cumpridos. E isso causa frustração e até mesmo um mal-entendido no processo. 

Portanto, trabalhe com prazos consistentes. Que sejam realmente possíveis de serem respeitados. Ao mesmo tempo, defina quem é responsável por cada tarefa. Determinar as responsabilidades de cada membro da equipe é fundamental. Dessa forma, todos saberão o que precisa ser feito e quem é responsável por cada parte do processo de vendas.

Acompanhamento e monitoramento

Acompanhar de perto o progresso do trabalho e observar de perto os resultados é uma parte fundamental do planejamento de vendas. Ao fazer isso, você será capaz de medir se os resultados estão sendo alcançados e também fazer ajustes, se necessário. Assim, você terá certeza de que o plano está sendo executado conforme o esperado e que os resultados estão sendo alcançados. E, é claro, tendo uma base sólida para construir a fidelidade do cliente e trabalhar em um próximo plano de vendas, certo? 

E como uma dica extra, vamos recomendar dois assuntos aqui que acrescentarão muito valor ao seu plano de ação de vendas. O primeiro é sobre roteiro de vendas. Que, em poucas palavras, é um documento que funciona como um guia para orientar sua equipe de vendas. Ou seja, é um roteiro que mostra passo a passo como os vendedores devem abordar seus potenciais clientes para fechar uma venda ou negociação. 

E o segundo assunto é sobre inteligência de vendas. Que, em resumo, é o conjunto de estratégias, táticas, técnicas, ferramentas e métodos para reunir informações e dados para ajudar a aumentar as vendas de uma empresa. Portanto, é a capacidade da empresa de se preparar bem para diferentes situações de vendas. Assim, tendo uma base muito sólida para poder alcançar os clientes no momento certo e, acima de tudo, com a oferta e solução certas. Portanto, entender e trabalhar bem nesses assuntos fará com que seu plano de ação de vendas seja ainda mais sólido e poderoso. 

Aproveite e acesse o conteúdo que separamos para você:

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Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.

Essas são as dicas para elaborar um plano de vendas eficiente para o seu varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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