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Tue May 09 01:11:57 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Voice Commerce é estratégia para engajar novos tipos de consumidores

O comércio por voz, ou voice commerce, permite que consumidores façam compras apenas pelo comando de voz e é estratégia poderosa para alavancar vendas.

· Atualizado em 09/05/2023
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O mundo muda rapidamente e a pandemia acelerou várias mudanças. Uma das mais notadas é a mudança de comportamento do consumidor, que passou a utilizar o e-commerce de maneira intensiva. Essas mudanças exigiram novas estratégias para chegar ao cliente e promover o seu engajamento. Uma delas é o voice commerce, ou comércio por voz. 

Basicamente, foram identificados quatro tipos de comportamento de consumidor. Há os controladores, que querem ter tudo à mão no momento em que necessitam; os conectores, focados em estabelecer relações e que costumam consumir itens como bicicletas e imóveis no esquema de economia compartilhada; os criadores de memórias, normalmente pessoas mais velhas que buscam mais qualidade de vida; e, finalmente, os novos sensorialistas, que privilegiam produtos do mundo digital, como criptomoedas, NFTs e tudo o que estiver relacionado a novas tecnologias. 

Com a mudança no comportamento dos consumidores, surgem também novas estratégias de engajamento para fisgá-los.

O voice commerce é a isca ideal para o consumidor controlador, que não suporta ficar sem o controle de sua vida, pois basta um comando de voz para obter o que ele quer. Trata-se da modalidade de comércio virtual destinada a consumidores que usam dispositivos com assistentes virtuais com comandos de voz para comprar, como o Siri, da Apple, ou a Alexa, da Amazon. Esses assistentes podem ser instalados em computadores, celulares e outros dispositivos compatíveis, como televisores, caixas de som (smart speakers), relógios e pulseiras inteligentes (smartbands e smartwatches). 

No voice commerce, o consumidor diz que quer, por exemplo, um tênis de corrida número 40, preto. O assistente virtual faz uma procura e apresenta as opções ao consumidor, que pode fechar a compra com um simples comando de voz. A apresentação dos produtos pode ser uma descrição falada ou, se o dispositivo tiver tela, por meio de uma imagem.  

Entre as vantagens do voice commerce está a possibilidade de concluir todo o processo sem ser preciso tocar no aparelho. Isso permite que o consumidor compre o produto quando estiver com as mãos ocupadas, trabalhando, dirigindo ou comendo. Também é uma facilidade que atrai pessoas que não gostam de digitar, não têm paciência para pesquisar produtos (o assistente faz isso automaticamente), querem agilidade na compra, entre outros motivos. 

É preciso observar que o voice commerce tem algumas limitações. Muitos consumidores podem se sentir incomodados ou intimidados com a voz robótica do aparelho. Algumas pessoas com sotaque forte ou problemas de dicção terão dificuldade para serem entendidas pela inteligência artificial (IA) dos assistentes de voz. Mas a tecnologia está caminhando rapidamente, a ponto de se imaginar que esses obstáculos devem ser superados em breve. 

Para fisgar consumidores através do voice commerce, é preciso antes adaptar o site com uma API (interface de programação de aplicações, conforme a sigla em inglês), uma interface de aplicação que faz comunicação com o assistente virtual e os softwares de IA. Algumas plataformas de e-commerce podem contar com essa tecnologia. Imprescindível deixar disponíveis todos os filtros necessários (como tamanho, cor, variações etc.), para que o cliente encontre facilmente o que deseja e possa fazer uma boa compra. 

Além disso, os clientes precisam saber que têm esse recurso disponível. É bom investir em meios para informar o cliente que a loja conta com essa possibilidade e procurar resolver todas as suas dúvidas para estimular as compras feitas por voz. Outro investimento fundamental é o SEO (da sigla em inglês para otimizador de mecanismo de busca), que fará com que o negócio seja localizado pelo assistente de voz. 

Ainda há outras estratégias de engajamento para esses novos consumidores que serão abordadas nos próximos artigos do Sebrae. Fique atento, que vêm mais novidades por aí. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam aperfeiçoar seus canais de contato com os consumidores através do voice commerce. Procure auxílio na agência do Sebrae de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

Consulte também os artigos Vantagens e desvantagens do comércio eletrônico e Aprimore sua loja e atenda às exigências dos usuários do e-commerce

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