Confira as principais características e conceitos para o bom desempenho de um salão: do atendimento aos clientes à segmentação e promoção.
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Para ser bem-sucedido no segmento de salões de beleza, existem alguns fatores essenciais que envolvem o conhecimento do mercado e a operação no dia a dia do negócio. Além disto, é fundamental planejamento e gestão eficientes. Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, os salões devem ter uma boa equipe de profissionais capacitados, que atenda e ofereça uma experiência de excelência ao cliente.
Existem alguns fatores que ajudam os donos dos salões e os profissionais de beleza a melhorar o desempenho do negócio, cativar os clientes e oferecer sempre serviços de alta qualidade, garantindo, desta forma, a competitividade e sobrevivência do espaço de beleza.
Os fatores de sucesso de um espaço de beleza
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Atendimento
Investir na melhor experiência possível para o cliente no salão de beleza aumenta a fidelização. O atendimento faz toda a diferença e é um dos principais pontos que levam um cliente a voltar ou a trocar de salão de beleza. O bom atendimento proporciona uma boa experiência ao cliente. Toda a equipe do salão deve saber atender bem, todas as pessoas devem ser atenciosas e cordiais. Este deve ser um dos focos principais de um espaço de beleza, o cliente bem atendido retorna e fala bem do salão. O bom atendimento envolve a personalização, para oferecer uma experiência inesquecível, sempre respeitando o cliente e as suas preferências pessoais.
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Relacionamento com clientes
Investir em um bom relacionamento é muito importante, pois um bom relacionamento com o cliente implica em estar aberto nos diversos canais. Esse relacionamento deve ser promovido nos diversos canais: físicos e digitais, no espaço de beleza, nas mídias sociais. Para o atendimento personalizado, deve-se conhecer o perfil do cliente e ficar atento às suas preferências pessoais. O salão deve ter vários canais para contato, responder aos clientes rapidamente e priorizar a satisfação deles.
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Qualidade e atualização
Oferecer serviços com excelência e produtos de alta qualidade, além de seguir ou criar tendências de mercado, são ótimos diferenciais competitivos que agregam valor ao negócio. Os clientes querem qualidade. Esteja atento à qualidade dos serviços e à atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão.
O salão deve estar sempre atualizado quanto às novas técnicas e tendências, deve, portanto, promover e incentivar o treinamento de sua equipe. Inove sempre, esteja sempre informado sobre as tendências do mercado, participe de cursos, feiras e eventos. Só assim você vai estar sempre atualizado e trazer o que tem de novidade para seu estabelecimento de beleza e, assim, atender seu público.
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Adequação a normas
Seguir as normas técnicas e sanitárias traz segurança tanto para os clientes quanto para os profissionais, além de evitar desperdícios e custos desnecessários. Inclua as informações relevantes das normas no Manual de rotinas e procedimentos de seu salões de beleza.
A contratação de profissionais também deve se adequar às leis vigentes. Já ouviu falar da Lei do Salão-Parceiro? Conheça mais sobre ela, que busca regularizar a contratação de profissionais autônomos nos salões de beleza.
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Marca e reputação
A marca de um negócio é a sua identidade. Investir em uma boa reputação, em uma boa imagem é essencial para criar uma percepção positiva de valor. Isso ajuda a cativar os clientes e a trazer novos clientes.
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Espaço e conveniência
O design dos espaços deve proporcionar conveniência e conforto aos clientes; tudo deve ser pensado para tornar a experiência do cliente no salão mais agradável. Um bom design deve ser pensado nos clientes e nos profissionais, isso aumenta a agilidade dos processos. Hoje em dia a acessibilidade é um fator importante para muitos clientes e deve ser observada.
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Montagem de equipe e fidelização
A gestão de pessoas é um dos grandes desafios dos gestores de salão de beleza. Os melhores produtos e serviços só têm sua plena função quando trabalhados por profissionais especializados e competentes. Os funcionários e colaboradores são os maiores bens de uma empresa. Na montagem das equipes, o processo de contratação é muito importante, sendo necessário se conhecer as habilidades e competências de profissionais como manicures, cabelereiros, depiladoras e barbeiros.
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Controle financeiro e de estoque
A saúde de um negócio depende de rigoroso controle financeiro e de estoque. As contas da empresa precisam estar em dia, tanto para investir, comprar insumos ou mesmo suprir emergências.
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Diversificação
Diversificar produtos e serviços – sem sair do foco do negócio – ajuda a cativar e fidelizar os clientes, aumentando a lucratividade e o faturamento mensal.
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Promoção e segmentação
Planejar e executar estratégias de divulgação em nichos, além de direcionar o negócio para um setor específico do mercado, pode aumentar a competitividade e o valor dos serviços.
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A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação
Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:
- Nível de competitividade mercadológica.
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