Encontrar equilíbrio ao precificar produtos e serviços é um desafio para o e-commerce. A análise de mercado e concorrência pode ajudar nesta tarefa.

Estabelecer preços corretamente é uma das maiores dificuldades encontradas por empresas de quaisquer atividades e portes. No e-commerce, não é diferente. O comércio eletrônico é reconhecido pelos menores preços, se comparado às lojas físicas, o que exige mais cuidado no processo de precificação.
Para definir o preço de produtos e serviços, é importante observar todos os aspectos que cercam o negócio, a fim de atrair o cliente e assegurar melhor lucratividade.
O lucro que será obtido sobre o capital empregado é, inclusive, o fator mais importante a ser considerado.
Conheça dicas para você equilibrar o preço de mercado e o valor calculado de produtos ou serviços no seu e-commerce.
Conheça o mercado
O primeiro passo é realizar um planejamento, assim como ocorre em outras etapas do negócio. Há pontos importantes a serem levantados: as condições comerciais do segmento de atuação, qual é a margem de lucro que é possível obter com elas e quem são os principais concorrentes.
Também é necessário apurar os custos. O valor estipulado para o produto ou serviço é o que vai determinar o público-alvo e o posicionamento da empresa. Os dados coletados indicarão o melhor caminho.
Essa análise deve considerar os seguintes pontos:
- Custo de produção (com a adoção de técnicas que evitem o desperdício);
- Custo operacional (equipamentos, mão de obra, funcionários, investimento em marketing e na plataforma onde o site vai funcionar);
- Custo do produto (embalagem, apresentação, design, marca ou fabricante);
- Estruturar a logística de entrega ao cliente (frete);
- Impostos e taxas.
Todos esses aspectos têm incidência direta na determinação do preço, contribuindo para que ele seja mais competitivo. Isso deve entrar no planejamento executado pelo empresário.
Monitoramento
O empresário pode lançar mão de ferramentas que auxiliem na determinação do preço, por meio do monitoramento do mercado. No e-commerce, há o conceito de Price Intelligence (inteligência de preços, no Brasil).
Na internet, ambiente onde as lojas virtuais funcionam, isso é mais fácil e prático de ser realizado, pois não depende de funcionários e analistas, como ocorre nas lojas físicas. Há sistemas que oferecem informações em tempo real, o que agiliza a tomada de decisões.
Trabalhar nessa perspectiva vai ajudá-lo a encontrar o melhor preço para o seu e-commerce, ponderando valor que não seja muito abaixo do mercado, que prejudique a margem de lucro; nem muito alto, para não perder a venda.
Sistemas desse tipo apresentam benefícios, como permitir a redução dos custos operacionais e facilitar a negociação com fornecedores.
Para quem vender
Na pesquisa de mercado, analise aspectos relacionados à demanda e às variáveis do público-alvo (faixa etária e de renda, preferências e hábitos de consumo etc.).
Se o empreendedor optar por vender para nichos, a prioridade é por margens de lucro em detrimento ao volume de vendas. Trata-se de público muito exigente, por isso, o empreendedor deve ter conhecimento aprofundado sobre a atividade onde atuará.
Caso escolha vender para o grande público, ele enfrentará a chamada “guerra de preços” e deve estar preparado para isso. Nesse sentido, a margem de lucro é menor e a necessidade por capital de giro amplia-se.
O desafio é encontrar um ponto de equilíbrio. Isso será fundamental para que a empresa se desenvolva e tenha seu posicionamento reconhecido no mercado de atuação.
Cuidados
O empresário do e-commerce deve evitar práticas que comprometam a sua loja virtual. Copiar o preço do concorrente, por exemplo, é uma medida equivocada porque cada negócio possui um contexto específico.
No levantamento das despesas, não se deve esquecer as tarifas cobradas por bancos e instituições financeiras, lembrando que há vendas que são pagas por boleto, cartão de crédito e débito, além dos parcelamentos.
O empresário deve ter noção do que é margem de lucro e lucratividade. São conceitos que se relacionam, mas funcionam de maneira distinta.
A margem é a contribuição de cada produto ou serviço para que o seu negócio obtenha lucro. Com ela, é possível saber qual item rende mais ou menos ao seu negócio. Lucratividade é o resultado do faturamento (vendas) menos o custo, ou seja, o próprio lucro.
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