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Thu Aug 25 23:27:39 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Como encantar e transformar consumidores em clientes fiéis

Entenda a importância de investir em estratégias para tornar seus clientes fiéis para o crescimento do seu negócio.

· Atualizado em 25/08/2022
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Desenvolver ações para atrair clientes é um processo que requer doses diárias de empenho e de dedicação por parte do empreendedor. Agora, torná-los fiéis é a chave para que seu negócio seja reconhecido e procurado pelos consumidores continuamente. O dinamismo do mercado, graças ao surgimento diário de novas marcas, empreendimentos e ao uso constante de canais e ferramentas digitais, faz com que esse esforço precise ser cada vez maior. E é bom dizer que vale muito a pena. 

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento de empresas. Ou seja, adotar estratégias para reter consumidores pode causar impacto significativo nos lucros do seu negócio.

Mas, afinal, o que é fidelização de clientes?

O processo de fidelizar clientes consiste em garantir que o consumidor, a partir de uma experiência positiva, deseje voltar a fazer negócios com a sua empresa sempre que possível e, mais que isso, tenha confiança em indicar seu produto ou serviço para outras pessoas. Em poucas palavras, fidelizar é construir um relacionamento para conquistar a confiança dos clientes.

Qual a real importância de fidelizar clientes?

Focar em estratégias de fidelização não é relevante apenas para que clientes compartilhem espontaneamente suas experiências e recomendem os serviços e/ou produtos oferecidos pela sua marca. Existem diversos outros benefícios, como a contribuição para a previsibilidade de receita e o equilíbrio do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que se traduz na soma de investimentos de marketing e vendas, dividida pelo número total de clientes conquistados - uma das principais métricas para mensurar a saúde financeira da sua empresa.

Além disso, o investimento para manter clientes fidelizados é menor do que os custos realizados para captar novos consumidores. Como já afirmou Philip Kotler, o pai do marketing moderno, as cifras para reter um cliente já conquistado podem ser até cinco vezes menores do que as investidas na tentativa de conquistar um novo consumidor.

Fidelização real

Chamamos de fidelização real aquele cliente que está com a sua empresa independentemente de qualquer coisa. Ele é realmente leal à sua marca e dificilmente vai deixar de consumir seus produtos.

Esse cliente é mais estável e irá consumir frequentemente seus serviços, além de estar disposto a aumentar o valor de compra sempre que um novo produto surge. 

E o melhor, esse cliente fiel será fundamental para promover o buzz marketing, aquela divulgação boca a boca, que ocorre de forma totalmente espontânea e sem custo para a sua marca.

Como fidelizar consumidores?

Para fidelizar clientes não basta oferecer brindes e/ou descontos na aquisição de um produto ou serviço. Você até pode disponibilizar mimos para o seu público, mas o sentido real da fidelização passa por diferentes ações.

Veja abaixo algumas das práticas mais comuns quando o objetivo é fidelizar clientes:

Preço

O cliente que prioriza o valor do produto ou serviço para decidir por sua aquisição, comprará continuamente da sua empresa enquanto o preço for o melhor do mercado. Ele, no entanto, não é fiel à marca e tampouco está preso à qualidade do produto, o que significa que, caso um dos seus concorrentes ofereça um valor mais atrativo, ele não pensará duas vezes antes de trocar o local de compra.

Experiências

Uma outra estratégia para conquistar consumidores fiéis à sua marca é proporcionar experiências, visando sempre à satisfação do cliente. 

Esse cliente é um ótimo promotor, mas, cuidado, se uma parte dessa engrenagem se solta, ele pode ficar propenso a procurar uma experiência diferente em outro lugar. 

Comodidade

Consumidores também podem ser fidelizados por simples confortos. Normalmente, aqueles que se enquadram nesse aspecto levam em consideração fatores como frete grátis, localização próxima do trabalho e facilidade no pagamento. É um cliente um pouco menos volátil e com altas chances de se tornar fiel, basta você compreender o que pode melhorar a experiência dele.

Planos de fidelidade

Trata-se de uma estratégia utilizada para oferecer vantagens a clientes que realizam compras recorrentes em estabelecimentos e uma forma eficiente de fidelizar os consumidores, fazendo com que o relacionamento com a marca seja mais duradouro.

Há diversas possibilidades de planos. Existem empresas que oferecem cupons de desconto para quem compra com frequência, enquanto outras já elaboram suas ações de fidelização baseadas no acúmulo de pontos, gamificação ou outras soluções criativas que buscam transformar ideias simples em valor para os seus públicos, bem como fortalecer a atividade comercial.

Atendimento de excelência 

Todas os perfis acima descritos precisam do suporte de um bom atendimento ao cliente, que funciona como uma espécie de trilho capaz de levar o seu negócio para o sucesso. 

E para oferecer excelência nesse momento tão importante, é fundamental que os seus colaboradores conheçam os detalhes dos produtos e/ou serviços comercializados por sua empresa. Sendo assim, é imprescindível treinar constantemente sua equipe e motivá-la. Crie um ambiente de trabalho saudável, um clima organizacional forte e complemente suas ações com funcionários atenciosos e empáticos, que atuem sempre na resolução das demandas dos consumidores.

Se você focar na qualidade de atendimento, sua marca tem grandes chances de se tornar especial na memória dos clientes.

Utilize diversos meios para interagir com os clientes de sua marca

Consumidores sempre oferecem informações interessantes que ajudam a traduzir suas preferências e aquilo que buscam. Esse fluxo pode ocorrer tanto presencial quanto virtualmente, por meio de canais e ferramentas digitais.

Portanto, é preciso estar atento na loja, mas também ter presença digital. As redes sociais são, atualmente, pontes que facilitam o relacionamento e o atendimento ao cliente.  Invista em tecnologia e canais de interação para melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Monitore a satisfação do cliente pós-venda

Atente-se ao pós-venda! Desenvolva um conjunto de ações direcionadas para saber a satisfação do cliente após ter adquirido o seu produto e/ou serviço. Realizar pesquisas de satisfação, solicitar avaliações acerca do atendimento, da qualidade dos itens adquiridos, bem como observar se há feedbacks sobre a sua empresa nas redes sociais são algumas das ações que podem ser realizadas pelo empreendedor e seu time de colaboradores.

Os consumidores atuais estão em busca de empresas que dão essa abertura. O envolvimento gera sensação de familiaridade e ainda se configura como uma oportunidade ímpar para sua marca entender quais pontos precisam de melhoria e, assim, aprimorar o relacionamento e as experiências que levem à fidelização.

Fique atento às tendências

Uma dica bastante recorrente, mas extremamente valiosa, é conhecer o mercado em que atua, assim como o perfil dos clientes e as tendências de consumo que estão em voga. Analise esses aspectos e procure com frequência por pesquisas que estudam o mercado em que você atua. 

O DataSebrae é uma das soluções que pode te ajudar. A solução é gratuita e reúne materiais interativos, mapas georreferenciados, estudos e pesquisas sobre o universo dos pequenos negócios.

Ofereça o que seu cliente procura

Interprete os dados de suas pesquisas para conhecer com precisão o perfil do consumidor de sua empresa. Os resultados certamente serão amplos, mas o empreendedor deve estar atento ao que eles significam e traduzi-los na intenção de desenvolver ações específicas e certeiras para ofertar o produto e/ou serviço que o consumidor tanto deseja.

Está pronto para dar início à estruturação de uma estratégia de fidelização de clientes para a sua empresa?

Não se esqueça de contar sempre com o apoio do Sebrae para aprimorar cada vez mais a sua gestão empresarial. 

Faça o curso por WhatsApp Comunicação e relacionamento com seus clientes e compreenda as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.


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