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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Como o CRM pode potencializar seu negócio digital

Conheça as vantagens do sistema CRM e aprimore o atendimento e o relacionamento com o seu cliente.

· 02/08/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que automatiza os processos, além de cruzar dados e informações, promovendo um atendimento de qualidade e mais próximo do consumidor. Essa proximidade no atendimento ao público é um dos diferenciais das pequenas empresas e, por isso, investir em um CRM se torna fundamental para potencializar o negócio. 

Por que ter um CRM?

Com um CRM a pequena empresa consegue definir estratégias de vendas mais assertivas e evita perder clientes. Isso porque o sistema fornece subsídios para uma análise do perfil do cliente. É possível saber em que ponto do funil de vendas está o consumidor. A produção de relatórios auxilia tanto a equipe de vendas quanto a de marketing, além de outras áreas. O CRM fornece dados como as preferências de produtos dos clientes, momento do ano em que ele costuma comprar, entre outros. 

Além disso, o CRM ajuda na produtividade da empresa porque ele mostra as metas e as lacunas nos processos. Por exemplo, como está o pedido do cliente? Já foi atendido ou já saiu para entrega? O sistema otimiza e dá agilidade aos procedimentos e à gestão. O resultado final é a satisfação do cliente e fidelização. 

Benefícios do CRM

As vantagens de se implementar um CRM na pequena empresa são inúmeras. Confira alguns benefícios que seu negócio pode alcançar:

Planejamento

O planejamento é essencial para o alcance de resultados positivos e aumento das vendas. O Sistema de Gestão do Relacionamento com Cliente gera dados sobre o perfil do cliente e seus interesses, de maneira que é possível definir metas e estratégias mais assertivas. 

Com o CRM você consegue perceber quem são os clientes que mais compram e quais os produtos ou serviços que dão mais lucro. Assim, você pode investir mais tempo e propor ações direcionadas. 

Análise do cliente e das suas dores

O CRM fornece informações sobre o momento em que o cliente opta pela compra, em qual época do ano ele costuma comprar mais e que benefícios o seu cliente gosta de receber, como descontos, brindes ou opções de pagamento. 

Gestão do portfólio de clientes

Conhecendo seu cliente, você consegue manter um bom relacionamento e obter feedbacks sobre a satisfação do consumidor. Quando uma pessoa entra em contato com a sua empresa, por exemplo, o CRM já identifica o cliente e você consegue personalizar o atendimento, chamando pelo nome.

Fortalecer relacionamento

Pequenos detalhes, como chamar pelo nome ou adaptar a linguagem ao perfil do seu cliente, fortalecem o relacionamento porque criam proximidade. Com o CRM é possível analisar as interações, verificar as insatisfações e personalizar ainda mais o seu atendimento. 

Cultura de excelência no atendimento

Tudo que foi dito acima ajuda na construção de uma cultura de excelência no atendimento. O foco do CRM é no relacionamento, por isso, a automatização dá agilidade e também a sensação de conhecimento, de identificação. As respostas passam a ser mais rápidas e integradas com todas as áreas da empresa. 

Alinhamento marketing e vendas

Ao integrar todos os dados e informações dos clientes e dos processos, o CRM alinha todas as equipes, principalmente a de marketing e a de vendas. Todos os colaboradores têm acesso ao sistema e podem utilizá-lo de maneira segura e ágil. Essa integração ainda simplifica a rotina da equipe de vendas, que está na ponta e tem mais contato com o cliente. 

Ofertas segmentadas

Sabendo o histórico de vendas e os interesses dos clientes, é mais fácil direcionar ofertas e ações que gerem resultados positivos. A ideia é que essas informações sirvam de subsídios para um atendimento de qualidade e que satisfaça as necessidades do cliente. 

Dicas para implementação do CRM

O sistema CRM é estratégico para a fidelização do cliente. No entanto, não basta ter uma plataforma, é preciso saber utilizá-la. Por isso, separamos algumas dicas:

  • Estabeleça objetivos: faça uma análise do seu negócio e defina seus objetivos. Você quer aumentar suas vendas, conquistar novos mercados ou aumentar o grau de satisfação dos clientes? 
  • Capacite seus colaboradores: sua equipe precisa estar envolvida nos processos e deter os conhecimentos necessários para usar o CRM. 
  • Priorize seus clientes: cada atendimento deve ser personalizado para que o cliente seja fidelizado. 
  • Use as ferramentas de CRM de maneira correta: escolha ferramentas com funcionalidades adequadas ao seu negócio e suas estratégias, que sejam práticas e seguras. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Marketing de serviços: uma visão baseada nos 8 Ps

Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso 


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