Reflexão, planejamento e custo são itens fundamentais para abrir um empreendimento de sucesso com mais segurança.

Embora muitos empreendedores iniciem seus negócios sem realizar uma avaliação do seu real perfil de empreendedorismo e do potencial de mercado, essa não é a forma recomendada para quem deseja empreender. Especialmente se não tiver experiência prévia no segmento escolhido para implantar o negócio.
O planejamento é o pontapé inicial para qualquer empreendedor que deseja abrir um negócio. Elaborar o Plano de Negócios evita que surpresas de última hora possam ocorrer e ocasionar, em muitos casos, a inatividade da empresa. É preciso colocar as ideias no papel para que sejam analisadas as melhores formas de alcance dos objetivos desejados.
Antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa, elabore seu Plano de Negócios, levando em consideração:
1. Certifique-se que tem uma ideia de negócio
Antes de começar a empreender, é importante refletir se a ideia é realmente boa para se transformar em um negócio. Ao invés de pensar primeiro no produto que se deseja vender, é importante pensar no problema que ele vai resolver.
Então, pesquisar junto ao mercado e ao público que “dores” estão por resolver. Depois disso, o empreendedor deve avaliar com quais dessas dores tem mais afinidade e/ou mais facilidade para resolver. Assim, ficará mais fácil pensar no produto/serviço capaz de ajudar, de fato, a comunidade.
2. Entenda sobre o seu perfil empreendedor
Ter conhecimento prévio e aptidão na área na qual se deseja empreender pode ser um diferencial na hora de criar um negócio. Mas, sempre é possível buscar capacitação para preencher algumas lacunas identificadas.
Além disso, reflita sobre as suas expectativas em relação a ser um empreendedor e se realmente está disposto a se dedicar de forma intensa e intensiva ao projeto.
3. Analise o mercado
Analise os fornecedores que vai precisar, os concorrentes que existem na área de atuação que pretende empreender. Identifique o que poderá oferecer de diferente em relação aos seus concorrentes, para que possa se destacar no mercado.
4. Analise o potencial cliente
Descreva as características do perfil do público consumidor e qual deles se adapta ao tipo de negócio escolhido para seu empreendimento. É nesta etapa que grande parte do sucesso de um negócio se concentra. Por isso, conheça o mercado da sua região, os tipos de nicho de mercado, tipos predominantes de classes sociais, sexo, idade, lugares e tipos de lazer realizados pela localidade, nível de renda e escolaridade.
É preciso que toda e qualquer informação sobre seus clientes potenciais sejam levantados, sejam eles amigos, vizinhos, parentes e tantas outras formas. Você pode desenvolver uma pesquisa informal para identificar o que influencia seus potenciais consumidores na decisão de comprar produtos ou procurar por serviços; ou, se na hora da escolha, são levados em consideração: preço, qualidade, embalagem, facilidade de acesso, praticidade ou mesmo a conveniência.
5. Faça projeções financeiras
Viabilidade financeira – todo negócio precisa levar isso em consideração. Faça, então, projeções para entender qual será o custo mensal da sua operação: custos fixos (água, luz, condomínio, folha de pagamento, etc.) e os variáveis (fornecedores, manutenção, etc.).
Faça uma simulação de vendas para entender como chegar no ponto de equilíbrio do negócio – quando as vendas são suficientes para cobrir todos os custos do negócio.
Saiba mais
- Curso Aprender a empreender
- Curso Como agir de maneira empreendedora
- Curso Como controlar o fluxo de caixa
Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.
Foi um prazer te ajudar :)