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Wed Mar 15 11:38:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
E-mail marketing deve ser usado como estratégia de engajamento

E-mail marketing mantém o relacionamento com o seu cliente e pode aumentar suas vendas.

· Atualizado em 15/03/2023
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O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais utilizados pelas empresas. Trata-se de uma estratégia de grande alcance, de formato flexível, de baixo custo e alto retorno financeiro. 

Como a lista de contatos é um ativo da sua empresa, o e-mail marketing é um canal próprio, excelente oportunidade de conexão e fidelização do seu cliente. Com o fim dos cookies (cookieless), o e-mail marketing ganha mais relevância e deve ser priorizado na sua estratégia on-line. 

Os cookies guardam informações de visitas ao site e facilitam a navegação dos usuários em futuros acessos. Além disso, sempre foram utilizados pelo marketing digital para personalizar a experiência do internauta.

No entanto, por questões de segurança dos dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe alguns ajustes com relação aos cookies. Agora, é preciso avisar o uso desse recurso via notificação assim que o usuário entra no site. 

Sem poder utilizar os cookies em sua estratégia de marketing digital, o e-mail marketing passa a ganhar destaque. Com ele, você pode construir sua base de clientes, qualificar, converter e fidelizar. Veja algumas vantagens do e-mail marketing:

Manter relacionamentos

Por ser uma comunicação direta com o cliente, é possível manter um relacionamento. Os usuários autorizam o envio de comunicações e, assim, já esperam receber suas mensagens. Aproveite para manter o seu negócio sempre na lembrança do cliente, com uma comunicação de valor relevante para eles.

Promover conteúdos

O e-mail pode ser usado para divulgação do conteúdo do seu site ou blog. Você pode enviar atualizações ou criar um newsletter para enviar links dos conteúdos. Assim, você pode levar visitantes para o seu site e aumentar a sua visibilidade.

Educar leads

É uma estratégia para qualificar seus leads, para converter e fidelizar clientes. Por isso, envie conteúdo de qualidade e relevante sobre sua área de atuação e negócio. O potencial cliente passa a entender melhor o seu produto e pode amadurecer a decisão de compra. 

Vender

Com e-mail marketing, também é possível realizar vendas. Envie ofertas e descontos de acordo com o perfil do seu cliente. Além disso, você pode realizar o pós-venda também pelo e-mail. Envie pesquisa de satisfação, dicas de melhor uso do seu produto ou se coloque à disposição para eventuais dúvidas ou problemas.  

Como engajar clientes com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de engajamento e fidelização porque você pode alimentar os seus clientes com conteúdo de valor e qualidade. Aproveite o e-mail marketing para: 

  • Enviar recompensas: aproveite para enviar descontos, cupons ou materiais exclusivos. É uma forma de demonstrar que se interessa pelo seu cliente.
  • Envolver clientes menos participativos: às vezes o cliente demonstra interesse por algum item, mas não finaliza a compra por falta de convicção. Envie mensagens com conteúdo de qualidade para qualificar esse lead e mostrar que você tem uma solução específica para ele.
  • Hiperpersonalização: automação de marketing, listas segmentadas e integrações de sistemas internos ajudam a personalizar suas mensagens e, assim, engajar o seu cliente.
  • Engajar com um design diferenciado: envie mensagens com diferentes formatos, imagens de qualidade e atrativas. Lembre-se de garantir que seu e-mail seja responsivo e possa ser visualizado de maneira correta em qualquer dispositivo.  

O e-mail marketing está ganhando cada vez mais espaço nas estratégias das empresas. Com o fim do uso dos cookies, as empresas precisam diversificar suas estratégias e construir suas bases de contatos. O e-mail marketing é fundamental para conquistar e fidelizar o seu cliente. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

20 dicas para aumentar o seu engajamento e vendas

Crie e-mail marketing para atrair mais clientes

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