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Fri Nov 18 01:55:46 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
20 dicas para aumentar o seu engajamento e vendas

Confira sugestões de marketing digital para engajar e vender mais pela internet.

· Atualizado em 18/11/2022
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Para ter resultados nos seus negócios, é preciso ter estratégias e saber como engajar e vender pela internet. Por isso, a Comunidade Sebrae-PR separou 20 dicas de marketing digital que vão te ajudar a aumentar o seu engajamento e alavancar as suas vendas. Confira!

1. Conheça seu público e crie sua persona

Entender o seu público e definir a sua persona serve para compreender o que os seus clientes ideais tem como necessidades, dores, interesses e desejos. Lembre-se que quanto mais você souber sobre eles, mais direcionada e assertiva pode ser sua estratégia de marketing digital. 

Conheça as características, o perfil pessoal e profissional e os gostos. Dessa maneira, será possível escolher os consumidores que realmente fazem sentido para o seu negócio. 

2. Tenha um site 

Ter um site é essencial para apresentar o que você vende de forma organizada e profissional. Apesar de não ser fundamental, criar um blog logo de início pode ser uma alternativa para quem não pode investir em um domínio. O ideal é ter um site que hospede o blog, mantendo o acesso integrado entre os dois.

Ter um blog é uma das ferramentas mais úteis na criação de conteúdo de valor para o seu público-alvo, além de ser essencial para a construção de uma autoridade na internet.

Com a produção de conteúdo, é possível sanar as principais dúvidas do seu público. Seu blog pode fortalecer sua autoridade e presença on-line, ampliando seu alcance e suas vendas. 

3. Foque na experiência do cliente

O objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar clientes por meio de experiências satisfatórias e positivas. A chance de clientes satisfeitos recomendarem o seu produto ou serviço cresce ainda mais e a venda “realizada” pelos próprios clientes é uma das mais qualificadas que existem.

Cheque se o seu site está otimizado e organizado, se os dados e links estão corretos e carregam de forma rápida, se o processo de compra é fácil, se seu site é responsivo e se as suas redes sociais estão visíveis e integradas entre si e ao seu site. 

4. Conheça o funil de vendas 

O funil de vendas serve para situar o vendedor sobre a jornada do consumidor. Ou seja, por meio dele, é possível visualizar as etapas pelas quais os possíveis clientes passam até chegar na aquisição do seu produto.

É importante saber como divulgar e abordar os clientes em cada etapa do funil de vendas. Qual a linguagem e os termos que devem ser utilizados e como fechar negócios de forma mais eficiente são questões que o funil de vendas pode mostrar.

5. Invista em SEO

SEO significa search engine optimization e representa a otimização feita nos motores de busca para que a sua empresa apareça na primeira página de resultados do Google. Com o SEO, você obtém tráfego orgânico para o seu site.

Utilizando as palavras-chave corretas, ou seja, de acordo com as pesquisas feitas pelas pessoas, é possível produzir conteúdo útil e relevante. É isso que chama a atenção dos algoritmos que entregam no momento exato que os usuários pesquisam.

6. Utilize o tráfego pago

Tráfego pago consiste em investir recursos para que seus anúncios atinjam um maior número de pessoas. À medida que seu produto chega a mais pessoas, a chance de conversão de clientes aumenta. Consequentemente, crescem as vendas e o seu lucro.

7. Explore as redes sociais

Redes sociais são excelentes para impulsionar as vendas. Mas, para isso, é necessário ir além da criação de contas em diferentes redes ou ficar postando e compartilhando conteúdo de maneira desorganizada. 

Você precisa saber o que produzir e como fazer isso de maneira qualificada para poder estabelecer um relacionamento com as pessoas e, assim, encontrar os clientes ideais. Mantenha as suas plataformas sempre ativas, com conteúdos atuais e relevantes e invista nos seus sistemas de tráfego orgânico e pago.

8. Produza conteúdo para o YouTube

A plataforma do YouTube é muito acessada e não pode ser negligenciada. Ela pode entregar conteúdos orgânicos no formato de vídeo, bem como de forma paga por meio dos anúncios. 

Um fator importante a ser mencionado é que os conteúdos mais relevantes do YouTube são direcionados também para o Google, quando as pessoas estão fazendo pesquisas. Significa que existe uma maior possibilidade de alcance para o seu negócio.

9. Teste o e-mail marketing

E-mail marketing é a comunicação entre empresa e público. O e-mail permanece sendo uma das comunicações mais fundamentais e práticas. Use como estratégia de relacionamento, bem como fonte de divulgação de produtos e serviços. 

10. Facilite a comunicação pelo WhatsApp

WhatsApp é um canal digital de suma importância para o marketing e para as vendas das pequenas empresas. Além de ser uma ferramenta muito utilizada pelos clientes, também é possível estabelecer uma via de comunicação mais personalizada e produtiva por meio de um atendimento mais dinâmico e personalizado.

O WhatsApp também é um excelente meio de concluir vendas, manter atualizações sobre os momentos das compras, enviar promoções, novidades, convites, facilitar o recebimento de valores, entre outros.

11. Estabeleça parcerias agregadoras

Fazer parcerias e estar conectado a marcas ou pessoas relevantes é fundamental. Estabeleça parcerias que agregam valor ao seu negócio, sejam elas do mesmo ramo ou não. O importante é que elas tenham afinidade com o seu nicho.

É possível realizar: 

  • Promoções cruzadas, beneficiando os respectivos públicos;
  • Parcerias com influenciadores digitais que comuniquem mensagens
  • semelhantes aos da sua empresa;
  • Networking: ter uma rede de contatos viabiliza processos e gera autoridade;
  • Comarketing: união de empresas que possuem o mesmo público-alvo para gerar mais impacto;

12. Conecte-se a um marketplace

Marketplace é um portal digital de e-commerce cujo propósito principal é reunir vários produtos e serviços de diferentes empresas em um só lugar. No marketplace, o cliente pode encontrar seu negócio facilmente e sentir segurança e confiança, ajudando no processo das vendas e no reconhecimento da marca no espaço digital.

13. Estude seus concorrentes

Observar a performance do seu concorrente ajuda a entender como investir nas oportunidades certas e evitar as erradas. Por meio de um processo comparativo, é possível alinhar estratégias, encontrar espaços inexplorados, atualizar o seu negócio no mercado e ampliar a sua perspectiva.

14. Cuide da imagem da sua empresa

Cuide da imagem da sua empresa por meio de branding, isto é, a gestão da sua marca. Essa gestão vai além de criar uma logo para o seu negócio. Trabalhe bem o propósito do seu negócio e cuide da sua reputação, fortaleça a aparência e a qualidade da sua marca, faça uma ponte entre a história da sua empresa e seus clientes, defina a sua cultura organizacional e, de alguma forma, marque a vida das pessoas por meio do seu produto ou serviço.

15. Marque presença fora do digital

Se você já tem site e blog, está nas redes sociais de forma ativa e útil, é hora de reforçar sua presença física, participando de eventos locais, regionais ou nacionais. Fazendo bom uso das estratégias de marketing digital também nos espaços físicos, além de alcançar mais pessoas, é possível inovar e ganhar destaque.

16. Crie programas de fidelização

Mais do que buscar novos clientes, é preciso manter e fidelizar os já consagrados. Isso porque captar consumidores gera gastos maiores para o seu negócio (custo de aquisição de clientes - CAC). E também porque diz respeito à segurança que um cliente fidelizado passa para o seu negócio. 

Por isso, invista em programas ou iniciativas simples de fidelização de clientes, o que impactará diretamente no processo de recompra. Conhecendo seu público, observe o que ele mais gosta e o que é mais útil como recompensa. 

Depois, veja o custo benefício da estratégia a ser adotada e divulgue-a de maneira clara, em todas as plataformas da sua empresa. Você pode realizações as seguintes ações de fidelização: voucher ou cupom de desconto; assinatura mensal ou anual; troca de pontos acumulados; brindes ou prêmios e grupo VIP.

17. Realize pesquisas de satisfação

A chamada cultura do feedback é um dos métodos mais eficazes para sanar problemas e aumentar a produtividade e inovação de todo e qualquer negócio. Por meio da pesquisa de satisfação, é possível entender a expectativa que o cliente tem em relação a sua empresa e, dessa maneira, tomar conhecimento acerca dos pontos que devem ser reforçados ou afastados da sua atividade.

18. Fale sobre o diferencial do seu negócio

Sempre evidencie o que você oferece de valor com o seu produto ou serviço, mesmo que existam outras pessoas vendendo itens parecidos. Produza conteúdo de valor, esteja presente nos diversos meios de interação social e virtual, cuide da imagem da sua empresa, estabeleça planos, avalie seus concorrentes e demonstre preocupação com os seus clientes.

19. Não seja insistente e chato

Faça tudo o que tiver ao seu alcance para engajar e alavancar os seus negócios, mas não faça isso de modo impertinente e maçante, para não correr o risco de cansar a sua audiência e perder clientes. Sempre comunique-se de forma leve, criativa e autêntica. Assuma a fala da sua marca de forma dinâmica, sem robotizar esse processo e nem massificar a produção de conteúdo ou as vias de comunicação. 

20. Analise seus resultados

Avalie as suas ações com frequência. A cada estratégia que for traçada e depois colocada em prática, convém medir quais foram os resultados alcançados. Desse modo, observe com atenção a métrica de vendas, de faturamento e de evolução. Isso te ajudará a entender o que é válido e o que não é para o seu próprio negócio. Além disso, trará segurança para continuar explorando ações e inovando.

Todas essas 20 ideias de marketing digital são diferentes entre si, mas conectam-se de alguma forma.Com isso,  para obter maior empenho nos negócios e impulsionar as suas vendas. Aproveite esse grande sistema de oportunidades do marketing digital para gerar ótimos resultados.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: 20 dicas de marketing para engajar e vender mais

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Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


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