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Thu Dec 01 21:29:00 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA DE PRODUTO E VENDA
Elasticidade na demanda pode tornar seu negócio mais lucrativo

Entenda a elasticidade da demanda para aplicar no seu negócio.

· 29/11/2022 · Atualizado em 01/12/2022
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Existem diversas táticas de vendas para lucrar mais, e aproveitar a elasticidade de produtos pode ser uma delas! O seu produto se encaixa nesse cenário?

Uma geladeira, por exemplo, é um produto inelástico. Isso porque quem deseja esse item tem uma demanda específica e não vai comprar mais ou menos quantidade a depender do valor. Já roupas ou itens alimentícios, por exemplo, podem se valer da premissa de “o preço está bom, então vale a pena comprar mais de um”!

Elasticidade na demanda de produtos pode ser uma tática para você. Esta técnica serve para avaliar o quanto os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço em função de suas características. Entenda como esta técnica pode ajudar o seu negócio neste artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais.

Muitos fatores impactam no preço que o consumidor está disposto a pagar por um produto. Condições diversas como marca, conteúdo, embalagem, status, experiência no consumo e, até mesmo, a avaliação de outros consumidores. Por isso, não basta olhar o produto concorrente para definir seu preço, o ideal é mensurar junto aos consumidores, seja testando no ponto de venda, ou, de maneira mais inteligente, com uma pesquisa de mercado.

Em alguns produtos pode valer a pena diminuir o preço para vender mais. Mas, atenção! Você precisa calcular qual a quantidade mínima de vendas necessárias para esse desconto te dar retorno.

Na elasticidade da demanda, é fundamental entender o comportamento do consumidor em relação aos preços. Se o preço for muito barato, pode causar desconfiança. Se for muito caro, o cliente não compra. O ideal é o equilíbrio destes extremos, quando o cliente considera o preço excelente e não perderá a oportunidade, ou considera um pouco caro, mas ainda assim faria um esforço para adquirir.

Entender o preço máximo e mínimo que o consumidor pagaria por seu produto ou serviço proporciona uma visão abrangente do mercado e orienta suas estratégias. Conhecer o seu público-alvo é importante para medir se você está praticando o preço ideal, sem perder vendas ou dinheiro. 

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar a alavancar suas vendas. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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