Lançado em dezembro de 2022, o ChatGPT mostra o potencial da inteligência artificial e atingiu um milhão de usuários em apenas uma semana.
Todo este movimento se deve ao que o robô entrega – o que não é pouco
O serviço está disponível gratuitamente e possui várias funções diferentes, incluindo responder perguntas, resolver equações matemáticas, escrever textos, depurar e corrigir códigos, traduzir entre idiomas, criar resumos de textos, fazer recomendações, classificar e explicar coisas.
A ferramenta pode simplificar o dia-a-dia de muita gente pela qualidade das informações entregues.
O ChatGPT não faz pesquisas na internet nem faz cruzamento de dados externos. Todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas nele. Inclusive, quando perguntado, o próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar novas coisas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.
Para usar o ChatGPT a experiência é bem simples e direta.
O primeiro passo é acessar o site aqui (você vai ser direcionado à página inicial). Em seguida crie uma conta, se for a primeira vez que estiver usando, clicando em “Sign up”, insira um e-mail válido e cadastre uma senha.
Ao entrar, a plataforma vai dar instruções, então leia com atenção. Depois, selecione uma categoria para o uso e dê o comando.
Para ver todas as opções de ferramentas disponíveis (tem muita coisa), clique aqui.
Como ele está fazendo muito sucesso e tendo muitos acessos, pode ser que a página demore um pouco para ficar disponível. Até porque, a ferramenta é gratuita - por enquanto - e não tem limite de uso.
De onde surgiu
O ChatGPT (também buscado como Chat GPT) é fruto da OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos focada em pesquisa em inteligência artificial (IA). Ela foi fundada por ElonMusk e Sam Altman e o lançamento mais recente foi o sistema chamado ChatGPT, especializado na geração de textos a partir de um comando. Ele já é uma evolução – dois anos atrás, a versão GPT-3 havia escrito todo um artigo publicado no Jornal The Guardian.
Leia mais em: https://www.startse.com/artigos/chatgpt-openai-o-que-e/