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Tue May 23 18:39:34 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Quanto custa vender na Amazon?

Conheça as opções antes de escolher o plano que melhor encaixa na sua realidade.

· Atualizado em 23/05/2023
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O custo de vender no marketplace da Amazon varia de acordo com a categoria de produto e com a forma de enviar seus pedidos. A empresa oferece diversas opções que permitem ao empreendedor encontrar a combinação para criar um negócio de sucesso. 

A Amazon oferece dois tipos de planos aos comerciantes, divididos pela quantidade de itens vendidos mensalmente. Por isso, antes de criar uma conta na plataforma, é importante que a empresa ou pessoa física estime o volume de vendas que terá.

Os planos são "Individual", para quem planeja vender até 10 itens por mês, e "Profissional", para aqueles que comercializam mais de dez produtos em 30 dias.

O plano individual não tem mensalidade e custa R$ 2,00 por item vendido. O profissional, por sua vez, cobra R$ 19 mensais do comerciante. Ambos os planos têm o acréscimo das comissões, que devem ser levadas em consideração na precificação.

O valor mínimo cobrado por comissão é de R$1,00 e varia de acordo com a categoria. A empresa cobra 15% do valor do produto sobre os livros vendidos, 12% para celulares e 8% para comidas e bebidas, por exemplo.

Vale esclarecer que a Amazon desconta o que for maior: a porcentagem da comissão ou a comissão mínima por item calculada em relação ao preço total de venda do produto (o valor total pago pelo comprador, que inclui o preço do produto, despesas de envio, embalagem de presente e impostos de importação aplicáveis à categoria).

O vendedor também pode optar por controlar todo o processo de envio dos produtos ou dar essa responsabilidade à própria Amazon.

Pensar em estratégias para aumentar sua margem de vendas na Amazon é muito importante, pois irá te ajudar a investir no crescimento gradual do seu negócio dentro do marketplace.

As vendas estão diretamente ligadas a visibilidade que sua loja virtual tem, ou seja, o quanto ela está aparecendo para possíveis clientes. Seu produto pode ser o melhor de todos, mas se ninguém encontrá-lo, seus esforços não serão recompensados.

Existem várias estratégias para aumentar sua margem de vendas, principalmente dentro da Amazon, que disponibiliza uma série de ferramentas para melhorar ou destacar seus anúncios. 

  1. Utilize a ferramenta de palavra-chave da Amazon

Para que seus produtos apareçam na primeira página dos resultados de pesquisa no marketplace da Amazon, é necessário analisar o uso de palavras-chaves procuradas pelos seus clientes em potencial.

Você pode fazer isso através da Amazon Keyword Tool. Insira o nome do seu produto na caixa de busca, confira se o país e o idioma estão corretos (Brazil / Portuguese) e clique no ícone da lupa.

Como resultado, irá aparecer uma lista de palavras-chave por ordem de volume de busca, ou seja, quais palavras estão relacionadas ao seu produto e que terão mais chance de aparecer quando seu cliente fizer uma busca.

  1. Otimize ofertas para pesquisa

Agora que você já sabe onde encontrar suas palavras-chave, é preciso aplicar essa dica em seus anúncios.

Veja como funciona a procura de um produto dentro do marketplace: a busca é feita através de um sistema de palavras-chave, ou seja, o cliente faz uma consulta no site e os resultados que irão aparecer serão os que mais se assemelham com o que foi digitado.

Por isso, faz toda a diferença incluir termos estratégicos como, por exemplo, informação de cor, marca, modelo, entre outros, no título do anúncio e na descrição do produto.

  1. Crie uma Oferta Especial

Nas ofertas especiais, o produto aparece em destaque, por tempo limitado, na página de ofertas da Amazon. Essa é uma estratégia para conquistar maior visibilidade e uma oportunidade para que o cliente conheça a sua loja.

Para criar ofertas especiais, é preciso ser um vendedor do plano profissional, ter a entrega Prime disponível para o produto em todas as regiões do Brasil e contar com um bom histórico de vendas, com uma avaliação dos clientes de ao menos 3 estrelas.

  1. Conteúdo A+

Proprietários de marcas, que possuem o plano profissional, podem usar o recurso do Conteúdo A+ para fazer uma descrição exclusiva dos seus produtos, de forma a atrair consumidores mais qualificados.

Com essa ferramenta, você consegue aprimorar a identidade da sua empresa e oferecer informações ainda mais completas sobre os itens da sua loja.

  1. Buy Box (Oferta em destaque)

Em meio a variedade de produtos e vendedores no marketplace Amazon, é necessário pensar em formas do seu produto se destacar e ser visualizado, a Buy Box (Ofertas em destaque) pode fazer a diferença neste sentido.

Ela é uma caixa branca que fica no lado direito da página de detalhes de cada item, em que os clientes podem adicioná-la ao carrinho.

Quando mais de um vendedor é elegível para comercializar o mesmo item, eles podem competir para conquistar este espaço (desde que o produto possa ser entregue no endereço do cliente).

Para se qualificar à Buy Box (Ofertas em destaque), é importante ter um preço competitivo, oferecer um excelente atendimento ao cliente e ter estoque disponível. Outro diferencial é oferecer frete grátis.

  1. Utilize o consultor de vendas da Amazon

Através do consultor de vendas da Amazon, você contará com informações personalizadas sobre como melhorar a eficiência da sua loja e, por consequência, vender mais. Ao utilizar este serviço, você será notificado quando oportunidades forem identificadas.

Este recurso está disponível na página inicial do Seller Central. Você pode configurar para receber as informações pelo seu e-mail e escolher as preferências de notificação. Além disso, é possível fazer o download de várias recomendações no Amazon Marketplace Web Services.

  1. Crie promoções ou ofereça descontos

As promoções são uma alternativa para aumentar as vendas e atrair mais clientes, você pode oferecer descontos ou brindes. Mas, para obter sucesso, é importante analisar quais tipos de ofertas seus consumidores em potencial consideram interessantes e investir na divulgação.

Quando você oferece descontos, aumenta suas chances de conquistar a Buy Box (Oferta em destaque). Além disso, essa é uma estratégia que pode ser pensada de diversas formas, por exemplo, um desconto para quando o cliente adquire mais itens ou na primeira compra ou enviar um código promocional para fidelizar o consumidor.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Fonte: Portal Sebrae MS

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