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Planejamento | DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Como estruturar o processo de vendas no varejo

O processo de vendas no varejo envolve entender as necessidades dos clientes, criar conexões emocionais e oferecer soluções personalizadas.

· 24/04/2023 · Atualizado em 05/05/2023
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Para te fornecer mais informações sobre o processo de vendas no varejo no varejo, selecionamos as dicas do especialista Lucas, da Berrytech. 

Hoje abordaremos sobre como estruturar um processo de vendas no seu varejo.

Independente do tipo de empresa, há um time que tem um papel fundamental para alcançar o sucesso, e a gente tá falando do time de vendas, que tem a função de converter as oportunidades, transformando elas em vendas e, consequentemente, em lucro para a empresa. 

O que é um processo de vendas? Consiste num modelo de regras, ações e atividades que são utilizadas pelos envolvidos na área comercial da empresa. Ao usá-lo, busca-se sempre ganhar eficiência e produtividade, além de reduzir a margem de erro.

Para que esse processo seja efetivo e proporcione os resultados positivos que são esperados por ele, a venda precisa ser ensinável, ou seja, ele precisa ser possível de ser ensinado aos colaboradores, podendo ser utilizado por qualquer um dessa área, escalável para crescer de forma uniforme, mesmo com o aumento de demanda, mensurável, com indicadores claros para fins de análise dos resultados, e previsível, ou seja, o surgimento claro de resultados a serem atingidos. 

Por que a sua empresa precisa de um processo de vendas?

A resposta é que, se o colaborador da equipe de vendas tiver um guia detalhado das atividades e ações que também seja um guia para os resultados, o que se espera é um ganho de eficiência e produtividade. Ver um processo bem estruturado também evita a utilização de práticas que sejam negativas para o modelo de vendas da empresa. 

Como a maioria das empresas não possui um processo de vendas definido e estruturado com cuidado, elas acabam surpreendidas pelo poder de análise dos gargalos na operação, além de abrir precedente para que o colaborador perca o controle e a organização da rotina de vendas. 

E, por último, escalar um time colaborativo, que dê suporte ao crescimento escalável da área comercial.

Selecionamos quatro passos básicos que podem facilitar a construção do primeiro modelo estruturado de processo de vendas da sua empresa, mas, antes de passarmos por eles, precisamos ressaltar que, antes mesmo da criação, é necessário clareza e simplicidade na estrutura e no linguajar. A equipe comercial possui um foco principal na atração de novas receitas para a empresa.

Portanto, não serão regras burocráticas que vão auxiliar na utilização dos seus esforços. É importante pensar na avaliação da jornada de compra do ponto de vista do seu cliente, desde o momento do primeiro contato até a venda. Por isso, você deve conhecer as etapas pelas quais o cliente vai passar e os gatilhos que mostram avanços nessa trajetória.

É importante lembrar que a Persona deve ser conhecida meticulosamente em todos os seus detalhes, pois sem isso não é possível o início da criação do processo de vendas de uma empresa. 

Agora, passaremos efetivamente pelos quatro principais passos para a construção e estruturação do seu processo de vendas.

O primeiro passo consiste em saber em qual etapa de venda o seu cliente se encontra. Não há um padrão exato do número de etapas necessárias, e isso é uma variável de cada empresa. Porém, a perspectiva do cliente pode auxiliar a delimitar o processo em etapas claras e definidas com precisão. 

Aliás, deve-se realizar uma avaliação nos seguintes fatores: diagnosticar o problema que o cliente possui com clareza, o problema que faz a empresa funcionar, ter uma solução para o problema diagnosticado, ou seja, o que a gente percebe como solução afetada por você e se encaixa na resolução do problema dele, alinhar valores e prazos, o prazo para o retorno da proposta oferecida, se existem objeções a serem analisadas, ouvir o mapeamento do fluxo burocrático, jurídico e contratos, o pagamento, definir os passos seguintes, aceitação da proposta, o prazo delimitado para pagamento e esse tipo de coisas. 

Assim que forem claramente definidas as etapas desse processo, é preciso definir também os gatilhos binários, que não são passíveis de múltiplas interpretações, o que auxilia a tornar visual cada etapa, bem como as regras que estabelecem um momento da venda de um bom aproveitamento.

Essas definições devem ser de fácil compreensão pela equipe de vendas, para que haja uma padronização dos tempos, facilitando o alinhamento dentro do time e com a equipe gestora dentro da empresa. Cada colaborador tem a sua unidade nos resultados. Os bons lucros aparecem quando você e seus colaboradores trabalham como um conjunto de engrenagens, e isso só é possível com o processo de vendas bem definido. 

Tudo começa por definir claramente o processo de vendas, a jornada do cliente na empresa e como ele deve ser entregue pelo marketing, além das informações que são necessárias e os procedimentos realizados. A agenda do vendedor deve ser preenchida de forma integral com atividades que visem atingir a meta.

Uma boa rotina de vendas inclui diariamente abordagem de novos líderes, ou seja, a geração de oportunidades de venda para a empresa. Deixe claro qual a função do vendedor e suas responsabilidades, o que evita com que ele fique sobrecarregado ou às vezes à toa. Aqui, os vendedores podem operar sem sobrecarregar-se.

Nessa etapa da estruturação do processo de vendas, o ideal é ter uma visão crítica e analítica dos indicadores operacionais da equipe. As principais atividades que orientam o fechamento de uma venda são aquelas que fazem com que os líderes avancem para as próximas etapas no processo. Portanto, a quantidade de atividades é um importante indicador. 

Os principais indicadores comerciais que buscam mensurar o ritmo de trabalho e a sua eficiência são: quantidade de atividades realizadas ao longo do dia, como por exemplo, orçamentos realizados e mensagens enviadas, reuniões propostas que foram feitas, visitas aos clientes ou tentativas de contato telefônico e, por último, o número de novas entradas de leads e o percentual de negócios fechados. Isso é necessário para evitar dupla interpretação das mensagens ou não execução das tarefas definidas.

No caso, o time de vendas, por exemplo, incorre no não cumprimento de um gatilho. Isso acarreta no avanço inadequado de um lead, e o processo de vendas precisa, obrigatoriamente, ser fonte das informações mais importantes quando se fala em digitalização dos processos e regras de convivência numa área comercial. Ou seja, toda e qualquer informação que oriente a área comercial desde o início da jornada de compra precisa constar nos documentos, a fim de manter os padrões de operação sempre nivelados. 

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Essas foram algumas das principais informações sobre a estruturação do processo de vendas no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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