Compras online
É inegável que a internet aumentou o poder de decisão e de informação do consumidor, e esse o hábito de pesquisar online antes de comprar se consolida cada vez mais no Brasil, chegando a atingir 9 em cada 10 brasileiros, segundo estudo da Offerwise, encomendado pelo Google.
Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil, citou no evento Think Commerce, que aqui o consumidor entra em cerca de seis canais de varejistas antes de decidir onde comprar. Mesmo mais bem informados, no último natal, os consumidores que seguiram esse padrão de pesquisa gastaram duas vezes mais e fizeram 2,9 vezes mais compras do que aqueles que acessaram um ou dois locais antes de tomar sua decisão.
A diretora também contou que essa fase de pesquisa virtual na jornada do cliente, costuma iniciar com buscas no Google e costuma avançar para encontrar avaliações nos sites e tutoriais no YouTube.
Outro ponto relevante destacado é que o brasileiro não busca necessariamente por produtos mais baratos, mas, às vezes, foca em diferenciais como entrega rápida,entrega grátis, cashback ou cupons. Nas pesquisas o termo "barato" caiu 17% em 2022, em relação a 2021, e outros como "promoção", "cashback" e "cupom" cresceram 10%. Atributos qualitativos como "melhor" e "confiável" também cresceram em 9% e 17%, respectivamente.
Isso mostra que assim como no mundo offline, no online os negócios também precisam definir seu diferencial, para atrair uma parcela do público que opta por determinados atributos. Também fica evidente a importância de ampliar a presença digital de sua empresa, estar nos diversos canais online onde seu cliente costuma visitar.
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