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Inovação

Fator experiência é decisivo na hora de comprar online

3 em cada 2 clientes desistem de comprar online por conta de más experiências, por isso é fundamental entender a jornada de compra do cliente

· Atualizado em 04/04/2023
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Jornada do cliente online

O CX Trends 2022, estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, respondido por mais de 2000 mil pessoas, aponta que 62% dos potenciais clientes brasileiros que pretendem comprar online, acabam desistindo de concretizar a compra por conta de uma experiência negativa. 

As principais queixas são os altos custos do frete, preço dos produtos e falta de credibilidade transmitida pela empresa. Além disso, na área de atendimento aponta problemas como: atendentes mal preparados, alto tempo de resposta e falta de canais de atendimento.

Dos respondentes, 74% consideram o WhatsApp fácil ou muito fácil de usar para se comunicar com as empresas,  isso mostra a importância de estar e disponibilizar esse meio de contato ao cliente. Outro ponto, é que 39% preferem à noite ou madrugada para fazer compras online, por isso, saem à frente negócios que conseguem manter as operações ativas nesses horários.

Otimizar a experiência de compra dos clientes traz resultados de maiores conversões e maiores retornos dos clientes, não só no varejo online, mas também na loja física. Conheça seu cliente, faça pesquisas, converse com ele e entenda como ele se sente em cada ponto de sua jornada de compra, e em quais dele seu negócio pode se aperfeiçoar para promover experiências agradáveis, e quem sabe até memoráveis.

Leia mais em: Canaltech

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