Indicações Geográficas
As Indicações Geográficas - IGs, são conhecidas por serem certificações que agregam valor ao produto, melhorando a remuneração do produtor rural e artesão, representam a cultura de uma região e protegem a biodiversidade local, enquanto promovem cadeias de produção mais inclusivas e justas à comunidade.
No V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, realizado em Curitiba, a sustentabilidade socioambiental das IGs foi o tema central. O objetivo é incentivar que as associações de produtores e entidades de gestão dos selos de IG construam suas políticas de funcionamento e desenvolvam seu entorno com justiça social e ambiental aliada à produtividade e qualidade.
As parcerias entre o Brasil e programas internacionais de fomento ao desenvolvimento de IGs poderão proporcionar o compartilhamento de experiência e know-how em desenvolvimento com sustentabilidade.
No Brasil já temos exemplos de IGs que se desenvolveram com sustentabilidade, como a DO (Denominação de Origem) Cerrado Mineiro, que atingiu a marca de um milhão de sacas de cafés comercializadas em 2022, em um trabalho coletivo com mais de 10 organizações e cooperativas.
O evento contou ainda com um Demoday, em que startups e empresas apresentaram estratégias para a diferenciação dos produtos de pequenos produtores na gôndola do varejo e também com uma Feira dos Produtores de Origens Brasileiras de várias partes do país integrando a programação
Para saber mais acesse o portal Agência Sebrae de Notícias
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!