O investimento em inovação por parte das grandes empresas é cada vez mais necessário para se manterem competitivas no mercado global. A inovação é o que torna a organização capaz de criar produtos e serviços de qualidade a um preço competitivo, aprimorar a experiência do usuário, melhorar a eficiência dos processos e desenvolver novas tecnologias.
De acordo com a edição 2022 do Índice Global de Inovação (IGI) divulgada em setembro do ano passado, o Brasil subiu três posições no ranking anual de inovação, atingindo o 54º lugar. Iniciativas governamentais também impulsionam o setor, através de incentivos fiscais como a Lei Informática, Lei do Bem e programas como o Sebrae.
Para Paulo Eduardo Vichi Padula, Brazil General Manager da Plug and Play Brazil, o mercado brasileiro de inovação vem crescendo e se tornando cada vez mais importante para as grandes empresas. 'O país tem uma força de trabalho qualificada e com grande potencial de avanço, além de uma economia em constante expansão que tem criado oportunidades para empresas inovadoras", explica.
Ele pontua que existem vários tipos de investimentos em inovação que as empresas podem fazer:
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): 'investir em pesquisa e desenvolvimento é uma das principais formas de inovar e ganhar vantagem competitiva. A P&D tem por objetivo desenvolver novos produtos e serviços, melhorar processos existentes e expandir mercados', exemplifica.
Novas Tecnologias: 'as novas tecnologias são outra maneira de inovar. Esses investimentos podem incluir a aquisição de tecnologia de terceiros, desenvolvimento de novas tecnologias internamente ou parcerias com outras empresas'.
Aquisição de Startups: 'as empresas também podem investir em startups e adquirir ou investir em empresas emergentes. Isso permite às empresas acesso a novos mercados, tecnologias e talentos', declara.
Inovações nos Processos: 'investir em inovações nos processos permite às empresas melhorar seus processos existentes e tornar seus produtos e serviços mais eficientes', comenta. 'Isso pode incluir a automação de processos, a adoção de práticas de gestão de qualidade melhoradas e a implementação de práticas de trabalho mais eficientes'.
Apesar de ainda longe do topo, Paulo pontua que o Brasil oferece vantagens fiscais e facilidades para a criação de startups, o que pode se tornar ainda mais atraente para as grandes empresas investirem.
O empresário reforça que investir em inovação é uma estratégia de negócios inteligente que pode ajudar as empresas a alcançar um crescimento saudável. 'Investir em inovação é uma ótima maneira de garantir o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo da empresa', finaliza.