Cidades Inteligentes
O ranking de cidades mais inteligentes do Brasil é realizado todos os anos realizado a partir de 75 indicadores divididos em 11 eixos temáticos: mobilidade; meio ambiente; empreendedorismo; educação; energia; governança; urbanismo; tecnologia e inovação; saúde; segurança; e economia. Cada eixo avalia alguns indicadores: em mobilidade, por exemplo, analisa-se a proporção de automóveis por habitantes, a idade média da frota de veículos, a quantidade de ciclovias e assim por diante.
De 2021 para 2022, a cidade de Curitiba avançou da 3ª posição para a 1ª e sua evolução é considerada notável, principalmente em aspectos como empreendedorismo, tecnologia e inovação. Veja o ranking das 10 cidades mais inteligentes do Brasil pelo Connected Smart Cities 2022 a seguir:
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- São Paulo (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Campinas (SP)
- Brasília (DF)
- Vitória (ES)
- Niterói (RJ)
- Salvador (BS)
- Rio de Janeiro (RJ)
Quais as lições de Curitiba para o Brasil?
A boa posição de Curitiba no ranking pode ser atribuída a alguns fatores como:
- Pioneirismo na adoção e desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo.
- Pioneirismo na testagem de luminária inteligente com antenas 5G integrada e as iniciativas para disseminação de energias renováveis.
- Implantação do Vale do Pinhão, um programa criado pela prefeitura, que visa fortalecer o ambiente de inovação, empreendedorismo, economia criativa e tecnologia da cidade. Trata-se de um projeto voltado para universidades, centros de pesquisa, startups e outros atores sociais.
Ter ambientes de inovação, como hubs de inovação e conexão entre as instituições e cidadãos que participam da construção da cidade é importante para seu desenvolvimento de um ecossistema produtivo.
O Vale do Pinhão se divide em cinco pilares: urbanização e desenvolvimento, educação e empreendedorismo, integração e articulação, fomento fiscal e, por fim, tecnologia. Dessa conjuntura surgiram iniciativas como a lei de inovação, a lei das antenas, a lei de liberdade econômica, o projeto faróis do saber e o conselho municipal de tecnologia e inovação.
Leia mais em: As cidades mais inteligentes do Brasil - Estadão Imóveis
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!