O marketing de geolocalização tornou-se parte integrante do cenário digital das empresas.
Ao aproveitar os dados de localização, as marcas podem criar campanhas direcionadas que são adaptadas aos usuários em áreas específicas e impulsiona campanhas altamente segmentadas.
A estratégia também auxilia na coleta de informações relevantes sobre os consumidores, como características pessoais e hábitos de consumo, para construir personas mais assertivas e desenvolver conteúdos mais personalizados.
O que é
Também conhecido como geomarketing, usa a localização do público para otimizar e implementar campanhas de divulgação da marca.
O objetivo é alcançar o consumidor no local e no momento ideal e utiliza tecnologias relacionadas à inteligência sobre localização para obter dados relevantes.
Como funciona
Na prática, o marketing de geolocalização baseia-se em dados de localização para chegar ao público-alvo. A metodologia funciona com o auxílio de soluções tecnológicas, como o GPS, por exemplo.
Com o crescimento digital, a técnica ganhou mais destaque, especialmente pela ampliação do serviço de geolocalização nos celulares.
Segundo dados da Statista a nível mundial, 2,5 bilhões de pessoas têm um smartphone com GPS conectado à internet – quase um terço da população.
O marketing por localização faz uso de ferramentas de inteligência artificial e Big Data e assim a empresa consegue saber onde o seu público está e quais são os comportamentos de consumo dessas pessoas.
Os critérios para uma campanha de marketing baseada em geolocalização são amplos, assim como as ferramentas que auxiliam na implementação das estratégias.
Existem muitas soluções para atender a essa demanda de busca dos usuários e otimizar a implementação da geolocalização na prática. As principais são:
· Check-in
· Geotargeting
· Geofencing
· Geotagging
· Beacons
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