No processo criativo de produtos, a questão da sustentabilidade já é tratada há muito tempo e se traduz através de práticas que enfatizam, uso de matérias-primas naturais, escolha de materiais que causam o menor impacto possível ao meio ambiente, soluções voltadas a criar mais de uma funcionalidade em um só produto, busca de alternativas para aumentar a vida útil do produto e, com isso, reduzir o descarte, entre outras.
Porém o design de embalagens ainda tem muito o que evoluir, pois para uma gama muito grande de produtos, a embalagem, por não ser parte constituinte do produto, fica em segundo plano e não é tratada da mesma maneira que o produto.
A inteligência aplicada ao design de embalagens é uma questão vital para a economia. Nesse sentido, uma iniciativa promovida pela Braskem, o Cazoolo, um centro de desenvolvimento de embalagens voltado para economia circular, contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias que reduzirão o impacto ambiental provocado pelo descarte de embalagens. Essa é uma das áreas da economia criativa que tem um mercado enorme ainda para ser conquistado e bastante promissora para empreender.
Esse hub de inovação da Braskem é uma ótima oportunidade não só para, marcas, starturps, designers, como também para fomentar novos empreendimentos criativos relacionados ao mercado de embalagens, uma vez que disponibiliza todas as condições para o desenvolvimento de protótipos, que podem ser executados em até cinco dias.
Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra aqui.
Aproveite e comece a seguir o canal do telegram Sebrae Economia Criativa. Um universo à parte para descobrir tudo o que está rolando sobre EC.